SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
OLA AMIGOS
APRESENTO EM PRIMEIRA MÃO, A CAPA DO MEU PRÓXIMO LIVRO "AURORA DA NOSSA INFÂNCIA", COM PREVISÃO DE LANÇAMENTO PARA MARÇO E COM DATA A SER DEFINIDA, TÃO LOGO RECEBA OS LIVROS DA GRÁFICA.
AGUARDEM DETALHES, NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO BLOGGER.

Em Paris, a revista Paris Match, nº 3584, de 19 de janeiro, dedica uma edição especial aos 60 anos de carreira do ator Alain Delon, (na capa). O ator recebeu os jornalistas na sua casa no paraíso secreto, no coração da floresta do Vale do Noire. . Na entrevista , o ator recorda o abandono pelos pais quando tinha quatro anos, da beleza, da guerra e a solidão que o acompanhará para sempre e encara o presente com desencanto, dizendo que quer morrer com seus cachorros. Falou que sua primeira história de amor foi com Romy Schneider e que Mireille D'arc foi a mulher de sua vida, que permaneceram juntos durante 15 anos, nas décadas de 70 e 80 e fizeram vários filmes juntos. Atualmente Alain Delon está com 82 anos.


ALAIN DELON - divulgação

Photo by François Guillot - AFP
Brigitte Bardot, uma das personalidades mais famosas da França e símbolo sexual dos anos 50 e 60, na mesma revista Paris Match deu entrevista dizendo: " que muitas atrizes seduzem produtores para conseguir papéis em filmes e depois os acusam de assédio para chamar a atenção", e que a maior parte das atrizes - (não mulheres em geral) - eram hipócritas, ridículas e sem sentido, apoiando a colega Catherine Deneuve, que criticou a mobilização das mulheres contra o assedio sexual.
Brigitte Bardot garantiu à Paris Match jamais ter sido assediada e que apreciava quando era cortejada, Achava charmoso quando lhe diziam que era bela, ou que tinha um corpinho bonito, achando agradável esse tipo de elogio,
Lembrou que o ex-presidente Jacques Chirac, a chamava de "petite biche", equivalente a gatinha, em português. Brigitte Bardot, atualmente com 83 anos é ativista em defesa dos animais, não mais atuando no cinema, há décadas.


GETTY IMAGES REPRODUÇÃO AFP
TAPEÇARIA DE BAYEAUX
Em Sandhurst, na Inglaterra a Prmeira Ministra Britânica Theresa May anunciou no último dia 18, que o Reino Unido vai receber em 2222 a tapeçaria de Bayeaux, joia medieval que sai pela primeira vez da França. O anúncio foi feito após o encontro bilateral com o presidente francês Emmanuel Macron.
A tapeçaria de Bayeaux é um imenso tapete bordado, datado do século XI, que descreve os eventos-chave da conquista Normanda da Inglaterra por Guilherme I, notadamente a Batalha de Hastings.
Esse empréstimo excepcional só vai acontecer em 2222, por causa de trabalhos de restauração nas peças. O ato diplomático está sendo visto como muito significativo.

PRIMEIRA MINISTRA THERESA MAY E O PRESIDENTE DA FRANÇA EMMAUEL MACRON - REUTERS
A tapeçaria de Bayeaux é um tesouro frágil e testemunha singular da história franco-inglesa da Idade Média. Bordado há mais de 900 anos, a obra retrata a conquista da Inglaterra por Guilherme, "o Conquistador", Duque de Normandia
divulgação

GUILHERME I, O CONQUISTADOR. - divulgação
MARIANO FORTUNY
Em Madri, o Museu Nacional do Prado, apresenta a exposição antológica da obra de um dos nomes mais importantes da pintura espanhola, o artista catalão, Mariano Fortuny (1838-1874), e vem sendo muito visitada desde sua inauguração em outubro passado. A retrospectiva aborda a obra do artista como pintor, aquarelista, desenhador e gravador com especial destaque para a influência dos grandes mestres que teve a oportunidade de estudar no Museu do Prado. São apresentados 170 trabalhos, dos quais 30 pertencem à pinacoteca espanhola. O curador da exposição, Javier Barón salienta a importância de Fortuny, o mais internacional dos artistas espanhóis do século XIX, considerado o mais completo pintor espanhol entre Goya e Picasso.
A exposição poderá ser visitada até 18 de março.


divulgação
BANDA DE IPANEMA - 2018
No Rio de Janeiro, a tradicional Banda de Ipanema, considerada Patrimônio Cultural Carioca, desfilou no último sábado (20), apresentando seu padrinho, o cantor e compositor Martinho da Vila, que emocionado recebeu a faixa, reverenciado por 5 mil foliões e disse, " que não esperava chegar aos 80 anos," que completará dia 12 de fevereiro. No dia 19 (sexta feira), lançou seu novo CD. Neste sábado (27), como faz há 54 anos, a Banda de Ipanema abrirá oficialmente o carnaval carioca, desfilando pelas ruas de Ipanema..
DESFILE DO CARNAVAL DE 2017 - divulgação
CARNAVAL 2017 - divulgação
DÉBORAH COLKER - OVO
Em Londres, o espetáculo OVO, escrito e dirigido pela brasileira Déborah Colker, está em cartaz no Royal Albert Hall e tem lotado, ao ponto de prorrogar o espetáculo além de março, quando terminaria a temporada.. O espetáculo foi apresentado no Canadá e Estados Unidos com estrondoso sucesso. O jornal britânico The Times, definiu o espetáculo OVO, como uma das mais bem-sucedidas entre as muitas extravagâncias já realizado pelo Cirque du Soleil. Assim, a temporada brasileira que começaria em março, foi adiada.
DÉBORAH COLKER ( reprodução)
divulgação
divulgação
divulgação
DOROTHY MALONE
Em Dallas, Texas, a atriz norte-americana Dorothy Malone, faleceu no último dia 19, depois de longa enfermidade nos últimos tempos. Dorothy fez muito sucesso nos anos 50 e 60, no cinema e na televisão. Fez dezenas de filmes e ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, pelo filme "Palavras ao Vento", em 1956. Sua última aparição no cinema foi em 1992, no filme Instinto Selvagem, ao lado de Sharon Stone. Na televisão trabalhou na série A Caldeira do Diabo, de 1964 a 1968.
Nascida Dorothy Eloise Malone, em 30 de janeiro de 1932, em Chicago, Illinois, faleceu em Dallas, no Texas dia 19. No dia 30 deste,completaria 83 anos.

DOROTHY MALONE COM A ESTATUETA DO OSCAR EM 1957 - divulgação



DOROTHY MALONE - divulgação
MONA LISA
No Rio de Janeiro, a editora José Olimpio lança, em março, o livro "Mona Lisa : a mulher por trás do quadro", da jornalista americana Diane Hales, que aborda a história de Lisa Gherardini (1479-1542), a Mona Lisa do famoso quadro de Leonardo da Vinci (1452-1519).
A obra conta a história dos Gherardini até o nascimento de Lisa, seu casamento com Francesco Del Giocondo, seu encontro com Da Vinci, depois da sua morte. Traça um panorama do papel das mulheres italianas no Renascimento.
![]() |
MONA LISA |

No Rio de Janeiro a Caixa Cultural, inaugurou no último dia 20, a exposição Dorminhocos com fotos inéditas de Pierre Verger, produzidas entre as décadas de 1930 e 1950, em vários países como: Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México, retratando como as pessoas descansavam em lugares públicos. No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, Maranhão e Pernambuco. São 145 imagens, quase todas inéditas, pertencente ao Acervo da Fundação Pierre Verger
Pierre Edouard Leopold Verger, foi um fotógrado e etnólogo auto didata franco-brasileiro, Nasceu em Paris, em 4 de novembro de 1902 e faleceu em Salvador em 11 de fevereiro de 1996. Naturalizado brasileiro, viveu em Salvador nos últimos 50 anos
A exposição DORMINHOCOS poderá ser visitada até 18 de março de 2018.
![]() |
PIERRE VERGER - divulgação |

PIERRE VERGER - divulgação
divulgação
divulgação
divulgação

DIOR PRIMAVERA-VERÃO 2018
Em Paris, na última segunda feira (22), a marca francesa DIOR, se apresentou no primeiro dia dos desfiles da alta-costura para a temporada primavera-verão 2018, na Semana de Moda, com toques nitidamente surrealista, inspirada na obra da pintora ítalo-argentina Leonor Fini, apresentada a coleção da estilista Maria Grazia Chiuri.
A inspiração surrealista deu o tom do desfile de alta costura da Maison Dior, dominado por branco e preto, acompanhado da decoração também surrealista.
REUTERS / CHARLES PLATIAU
Com máscaras e frases escritas no corpo das modelos, trouxeram a poesia para a passarela de Dior, em homenagem a a artista plástica surrealista Leonor Fini.

REUTERS/ CHARLES PLATIAU
MARIA GRAZIA CHIURI - Photo by Chris Warde-Jones

LEONOR FINI
A coleção primavera-verão Dior 2018, foi inspirada nas telas da artista plástica surrealista Leonor Fini, pintora, desenhista, ilustradora, que se projetou no mundo da moda e criou sets elaborados para teatros e óperas. Foi também conhecida como a rainha da boemia parisiense e considerada a mais abusada e libertina mulher do seu tempo. Foi considerada uma das poucas mulheres a entrar no movimento surrealista francês, dominado pelos homens. Leonor foi uma pintora autodidata.
Leonor Fini nasceu na Argentina, em 30 de agosto de 1907 e morreu em 18 de janeiro de 1996, em Paris, aos 89 anos.

LEONOR FINI - divulgação


divulgação

divulgação

divulgação

RETIFICAÇÃO
Na última edição 69, houve um error na postagem de uma tela, atribuída como do pintor português Amadeo de Souza Cardoso. A tela postada é de Kandinsky
![]() |
WASSILY KANDINSKY |
![]() |
KANDINSKY |


PAUL BOCUSE
Em Collonges-au-Mont-d'Or, vilarejo perto de Lyon, na França, faleceu aos 91 anos, no último sábado o "papa" da gastronomia mundial, o estrelado chef Paul Bocuse. Na sua biografia escrita em 2005, por Eve-Marie Zizza-Lalu, revelou que Paul Bocuse vivia simultaneamente com três mulheres, durante muitos anos : almoçava com uma, tomava o chá com a outra e jantava com a terceira.. Há três anos sofria do Mal de Parkinson.
,
PAUL BOCUSE - AFP / PASCAL GEORGE

FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS
Em Angoulême, a 500 km a sudoeste da Paris, a partir de hoje (25), vira capital internacional de quadrinhos e do desenho animado , até domingo (28). Artistas, editores e leitores do mundo inteiro se reúnem para fazer contatos, divulgar novas obras e trocar idéias.

O CARROSSEL GIROU FOCANDO OS ANIVERSARIANTES, GENTE E ACONTECIMENTOS:
Em Feira de Santana, relembramos a alegria do animado quarteto de amigas no lançamento do livro "Reminiscências de Feira de Santana, no Casarão Fróes da Mota, em 2013.

CECINHA LOPES CARVALHO, NEILZA MENEZES, ESTELA FRAGA E ISADORA LEAL

O simpático casal José Francisco e Tércia Pinto

Em Salvador, em exibição a exposição fotográfica AFÉTO, do fotógrafo Róger Cipó, na Casa do Benin, com curadoria de Marco Antônio Teobaldo, até dia 28 de fevereiro.


Em Santo Amaro da Purificação, a tradicional festa em louvor a Padroeira, começou no último dia 22, com as tradicionais novenas. A famosa lavagem será dia 28 (domingo), e a procissão dia 2 de fevereiro.


Em Armação dos Búzios, Estado do Rio de Janeiro. a artista plástica Vânia Caruso, apresenta a exposição "Um Mundo Chamado Vânia", até 31 de março.
VÃNIA CARUSO

Em Salvador, o jovem Alan Nery, foi coroado pelo terceiro ano consecutivo, Rei Momo do Carnaval Baiano de 2018. Não houve concurso.
ALAN NERY - foto Evandro Veiga/ Correio da Bahia
Em Salvador, a Rainha do Carnaval Baiano 2018, será escolhida dia 1º de fevereiro, no Fiesta Bahia Hotel, na Pituba, Das 30 candidatas inscritas, 12 foram selecionadas para disputar o título, substituindo Milena Além Fonseca, Rainha do Carnaval 2017.
Milena Além Fonseca, Rainha do Carnaval de 2017. divulgação
PARABENIZAMOS OS ANIVERSARIANTES:
SRA. ELZIRA MASCARENHAS

OS ARTISTAS QUE ILUSTRAM A EDIÇÃO DA SEMANA,
HOMENAGEANDO COM PINCÉIS YEMANJÁ.
CARLOS BASTOS
ARMANDO ROMANELLI
ROSINA BECKER DO VALLEARMANDO ROMANELLI
ELISA MARTINS DA SILVEIRA
DINA GARCIA
ED RIBEIRO
MARILTON RODRIGUES
LEONEL MATTOS
PAULLA BOMFIM
MOEMA GUSMÃO
ENCERRAMOS A EDIÇÃO COM AS MENSAGENS:
AMIGOS. ATÉ A PRÓXIMA SEMANA COM A POSTAGEM Nº 71, OBRIGADO. !!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário