Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2018

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL DE 22 DE MARÇO DE 2018, EDIÇÃO Nº 78


SOCIEDADE  CONTEMPORÂNEA


Ola amigos.


Em Feira de Santana, o  lançamento do livro AURORA DA NOSSA INFÂNCIA", acontece dia 23 (sexta-feira), às 19h30. no Casarão Fróes da Mota. O livro com 214 páginas, narra os costumes e a história, com fotos,   de antigos moradores da Rua da Aurora, hoje, Desembargador Filinto Bastos.  O livro está belíssimo com conteúdo agradável de ler, reler e lembrar dos inesquecíveis momentos vividos nos anos 1950, 1960 e 1970.






        SYLVIE VARTAN,  CONCERT SUPPLÉMENTAIRE



Em Paris, a cantora Sylvie Vartan, teve a primeira apresentação, no último dia 16, com o teatro  Grand Rex, totalmente lotado, e retornará dia 14 de abril, no mesmo teatro, repetindo o show que inclui uma sequência nostálgica em homenagem a Johnny Hallyday e seus "Ternos Anos," com música e fotos ao vivo. No show Sylvie  Vartan faz uma homenagem ao seu primeiro e grande amor Johnny Hallyday, com quem compartilhou sua vida de 1965 a 1980.

                


                JOHNNY HALLYDAY E SYLVIE VARTAN  - FOTO ERIC FEBERBERG AFP
                                                                PHOTO           PUREPEOPLE
                    SYLVIE VARTAN E SEU FILHO DAVID HALLYDAY    -        REVISTA CLOSER
                                                                      PINTEREST COM.

LE EXPRESS  FR










CINDERELLA. O MUSICAL

No Brasil, a versão do musical da Broadway Cinderella, após apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo,  esta em turnê pelas capitais do nordeste desde 16 de março até 1 de abril. Apresentou-se em Recife  nos dias 16 a 18. se apresentará em Natal dias 24 e 25, e em Fortaleza de 29 a 1 de abril.. O espetáculo tem apoio cultural do Ministério da Cultura e Bradesco Seguro. 
O clássico criado pelos irmãos Grimm bateu asas, saiu dos livros, foi para o cinema,  teatro  e chegou a musical na Broadway, com músicas de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein;
Bianca Tadin, interpreta Cinderella  e Bruno Narchi, o príncipe.



divulgação
divulgação
divulgação UOL
BRUNO NARCHI E BIANCA TADIN       divulgação
IRMÃOS GRIMM
MAESTROS RODGERS & HAMMERSTEIN



AZZEDINE ALAIA


Em Paris, desde  o dia 22 de janeiro está em exibição uma exposição, pequena e belíssima, em homenagem ao estilista franco-tunisiano morto em 18 de novembro de 2017, aos 77 anos. A exposição intitulada AZZEDINE ALAIA : JE SUIS COUTURIER. apresenta uma série de vestidos icônicos criados por Alaia desde os anos 80 e usados por artistas como Grace Jones e Rihanna. na amostra, pode ser observado detalhes de cada peça, a confecção, a técnica e o savoir faire necessários para realizar cada um dos vestidos considerados verdadeiras esculturas. A exposição reúne 41 criações do estilista considerado como o mais sexy dentre os estilistas.. A exposição poderá ser visitada até 10 de junho, no Design Museum de Paris.



AZZEDINE ALAIA - divulgação






AZZEDINE ALAIA E GRACE JONES    divulgação
RIHANNA CREDITO PINTEREST
A EX- PRIMEIRA DAMA AMERICANA MICHELLE OBAMA  VESTIU ALAIA DURANTE O BANQUETE DO PREMIO NOBEL QUANDO BARACK OBAMA RECEBEU O NOBEL DA PAZ, EM 2009
FOTO LISE ASERUD - AFP



CHURCHILL AND ORWELL

No Rio de Janeiro, a Editora Zahar comprou os direitos de uma dupla biografia de duas importantes figuras do século XX. Apesar de não terem se conhecido ou  se relacionado, foram a favor da luz e da liberdade. São os ingleses Winston Churchill (1874-1905) e George Orwell (1903-1950).
O livro de autoria do jornalista Thomas E. Ricks foi eleito um dos  mais notáveis  de 2017 pelo New York Times. No Brasil  será lançado em 2019.



ORPHÉE  ET EURYDICE


Em Paris, no Palais Garnier, apresentação do Ballet de L'Ópera   de Paris,  ORPHÉE ET  EURYDICE, nos dias 24 de março a 6 de abril.
Inspirado na mitologia grega, Orfeu era poeta e médico, filho da musa Calíope e de Apolo, apaixonou-se por Eurídice e resolveram se casar, no entanto , pouco antes do casamento Eurídice, que era muito bonita,  foi mordida por uma cobra, ao tentar fugir de um admirador, Aristeu, acarretando sua morte.







gifcat.com   - internet
gifcat -internet


VISÕES DA TERRA - O MUNDO PLANEJADO


Em Madri,  o Santander Art Room, desde o dia 20 de fevereiro, acolhe a exposição "VISIONS OF THE EARTH" - 'THE PLANET WORLD", a primeira exposição que mostra as obras do colecionador brasileiro Luis Paulo Montenegro, que começou sua coleção com uma tela adquirida em um leilão de Cândido Portinari, "  India Carajá". 
Hoje, Luis Paulo Montenegro possui uma das mais importantes coleções de Arte Moderna e Contemporânea do Brasil. A mostra tem uma seleção de 218 peças de diferentes disciplina artística, entre brasileiras e estrangeiras.
 O curador da exposição é Rodrigo Moura. A exposição poderá ser visitada até 10 de junho.



divulgação
INDIA CARAJÁ DE CÂNDIDO PORTINARI



JIM CARREY - CARTUNISTA

Nos Estados Unidos, Jim Carrey, premiado ator, comediante, roteirista, produtor américo-canadense, conhecido por interpretar papéis cômicos em filmes como: O Máscara, Débi & Loide entre outros, abraçou a nova carreira de cartunista e pintor, aos 56 anos,  se dedicando a desenhos e pinturas criticando, através da pintura o presidente Donald Trump e os políticos conservadores dos  USA.


JIM CARREY     -  O MÁSCARA  -  GETTY IMAGES

DONALD TRUMP TRANSFORMADO NA BRUXA DO FILME O MÁGICO DE OZ, COM PUTINS VOANDO AO SEU REDOR - REPRODUÇÃO O GLOBO



FRANTISEK KUPTA

Em Paris, foi aberta  ontem (21) a retrospectiva  do pintor checo Frantisek Kupta, no Grand Palais. A retrospectiva apresenta o percurso de Frantisek Kupta desde sua época marcada pelo simbolismo e sua progressiva evoluçao em direção à abstração, do que foi um dos pioneiros. 




A Banhista


divulgação

divulgação
COROAÇÃO DE HELENA 


CHEGA DE SAUDADE

No Rio de Janeiro, o histórico LP da divina Elizeth Cardoso 'CANÇÃO DO AMOR DEMAIS", vai virar um show no dia 8 de abril, no  Instituto Moreira Sales  - IMS, às 18h. O dico marcou a transição do samba-canção para a bossa nova. O show tem direção  de André Salermo e traz canções da parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Morais, com o clássico "Chega de Saudade", lançado em 1958, há 60 anos.

divulgação

A HERANÇA DE JOHNNY HALLYDAY

Em Paris, a revista Paris Match, 3593, desta semana (de 22 a 28), traz na capa, a exclusiva revelação do advogado de Johnny Hallyday dos desejos e dos arranjos feitos pelo roqueiro para sua herança, quando em 2014  estabeleceu seus últimos desejos, em testamento.




O CARROSSEL  FOCALIZOU OS AGITOS SOCIAIS E CULTURAIS:

AGITOS SOCIAIS :

CEIÇA CARNEIRO ENTRE HAMILTON E ELIANA PINTO BACELLAR

TANIA FRANCO
OLGUINHA E LANA FRANCO
SERGIO CARVALHO, MÔNICA SANGALO LADEADO PELAS IRMÃS, OLIVIA E CLAUDIA MARQUES
FRANK BORGES, JOSÉ. F. BRANDÃO, ELIANA PINTO BACELLAR E KÁTIA CARVALHO

GIL MÁRIO MENEZES, LILIAN CAMPOS E LIGIA MOTTA



 AGITOS CULTURAIS :


Em Feira de Santana, a Câmara Municipal outorgou a Comenda Áureo Filho a professora Maria Cristina de Oliveira Menezes. Na foto com seu filho, artista plástico, Gil Mário Menezes.
GIL MÁRIO MENEZES E MARIA CRISTINA  OLIVEIRA MENEZES



Em Feira de Santana,  Seminário  Saúde e Espiritualidade, dias 24 e 25, no Teatro do CDL.





Em Salvador, no Palacete das Artes, exposição A Vastidão dos Mapas, começou  terça (20), e permanecerá até 20 de maio para visitação.







Em Salvador,  no Palacete das Artes, no próximo domingo (25), acontece  Vivência para Mulheres, com a arteterapeuta Nara Peixoto.







OS ARTISTAS  PLÁSTICOS  DA SEMANA QUE ILUSTRAM A EDIÇÃO DO CARROSSEL:

                                                  CARYBÉ

GILDÁSIO JARDIM

IVANISE DO VALE

RUI DE PAULA
WALDOMIRO SANT'ANNA
FRIDA KAHLO E DIEGO RIVERA
MESTRE JUSTINO
ANTONIO GOMIDE
JULIO QUARESMA
ADILTON  MATOS  DO CARMO


ENCERRAMOS A EDIÇÃO  Nº 78 COM  A FRASE DO  SAUDOSO EMPRESÁRIO OLACYR DE MORAES.


OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA COM A EDIÇÃO Nº 79.

Nenhum comentário:

Postar um comentário