Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL DE 5 DE ABRIL DE 2018, EDIÇÃO NÚMERO  80.


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Olá amigos, 


 Atingimos o octogésimo número  do Blog Carrossel Sócio Cultural, cuja proposta é noticiar, informar, transmitir e divulgar acontecimentos e fatos do cotidiano  nacional e mundial.  O Carrossel vem agradando desde a primeira postagem  aos  leitores virtuais e estes,  propagam  tête-à-tête a conhecidos e amigos do cotidiano, para visitar e conhecer o blog. Alguns se identificam com comentários e curtidas, enquanto outros, visitam e leem sem curtir, o que eleva o índice estatístico, satisfatório para continuarmos.
Enfim, é um trabalho prazeroso  e criativo que se renova a cada edição semanal.

                                                                   EDIÇÃO NÚMERO 80


MUSEU JORGE BRANDO BARBOSA

No Rio de Janeiro,  o Museu de Arte de São Paulo inaugura dia 6 (amanhã), sua sede na Cidade|Maravilhosa. O espaço ocupa parte do casarão onde o colecionador e empresário Jorge Brando Barbosa viveu  com sua esposa Odaléa, na Rua Lopes Quinta, no alto do Jardim Botânico  desde os anos 1960 quando o casarão foi comprado pelo casal.
O imóvel do século XIX, faz parte da antiga Chácara da Floresta e  foi o endereço de Jorge e Odaléa Brando Barbosa por mais de 40 anos, A propriedade foi doada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, pela viúva Odaléa, que instalou no Palacete um museu-casa, o  Instituto Jorge Brando Barbosa. O museu reúne  um fabuloso acervo de 4 mil peças catalogadas, que incluem fotografias, quadros, esculturas, móveis, lustres e objetos de arte sacra, garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil.
O casal Brando Barbosa, fez parte do primeiro time da alta sociedade carioca que reunia no  casarão em estilo eclético,  a alta sociedade carioca e brasileira, entre políticos, artistas e personalidades em visitas a cidade, registrados em fotografias.


              SRA ODALÉA BRANDO BARBOSA EM FRENTE AO PALACETE-MUSEU
                                                     FOTO CAMILA MAIA / O GLOBO

                       JORGE E ODALÉA BRANDO BARBOSA - REPRODUÇÃO O GLOBO
                      O INTERIOR DO PALACETE   / CAMILA MAIA / AGENCIA O GLOBO
/   BANHEIRA ESCULPIDA EM MÁRMORE QUE PERTENCEU A DONA TEREZA CRISTINA
                                                            CAMILA MAIA - O GLOBO



                                        GISELE BUNDCHEN


No Rio de Janeiro, a Editora BestSeller, do Grupo Editorial Record comprou  os direitos de editar o livro da supermodelo Gisele Bundchen, em outubro desde ano. Gisele anunciou, no último dia 21, no seu instagram, o lançamento mundial do seu primeiro livro, "Lesson: My Path to a Meaningful Life", ainda sem nome em português.  A obra mistura memórias e ensinamentos de Gisele, desde sua infância, no sul do Brasil, passando pelo início da carreira de modelo aos 14 anos, até a transformação na mais bem-sucedida top model do mundo, com currículo que inclui 600 campanhas, mais de 2 mil capas de revistas e 800 desfiles de modas. Gisele virá ao Brasil para o lançamento.

                                                             divulgação -Facebook
                                                                      reprodução da internet
                                     OLIMPIADAS DO RIO - DIVULGAÇÃO GIFHY
                            GISELE BUNDCHEN                          GIFHY COM.  - DIVULGAÇÃO


                 CAROT, O PINTOR E SEUS MODELOS


Em Paris, o Musée Marmottan Monet, apresenta desde 8 de fevereiro a exposição de Jean-Baptiste Camille Carot,  mostrando suas famosas paisagens, seus diferentes modelos desde figuras anônimas e estranhos, camponesas, monges, crianças, modelos e mulheres da sociedade, abordando todos os gêneros de pinturas com sucesso.
Carot foi um pintor realista francês do século XIX,  nasceu em Paris, em 16 de julho de 1798 e morreu em 22 de fevereiro de 1875, aos 78 anos, em Paris.
A exposição fica em cartaz até 8 de julho de 2018.




                                                    MUSÉE MARMOTTAN MONET



                               JEAN-BAPTISTE CAMILLE  COROT

                  


               







                                                              O INCÊNDIO DE SODOMA






                                         

                       PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSIOS

Em São Paulo, o Palácio dos Campos Elísios, reabre hoje (5), como Centro Nacional de Referência em Empreendimento, Tecnologia e Economia Criativa.  O imóvel foi cedido ao Sebrae-São Paulo, em julho de 2017 pelo governo do Estado com o intuito de servir como HUB para empreendedores, STARTUPS, investidores e grandes empresas  do governo,


    PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSIOS   FOTO  PATRICIA CRUZ - SEBRAE SP - VEJA  SP

                                     

                                     FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO


Em Paris, a brasileira Kátia Adler, idealizadora e diretora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris é destaque  pela comemoração dos 20 anos do festival, que acontece uma vez por ano. O momento  é bastante esperado por parte da comunidade brasileira instalada na Cidade Luz. O festival é produzido pela Associação Jangada, que também é dirigida pela própria Kátia Adler. O festival começou dia 3 e vai até 10 de abril no Cinéma L'arlequin.






                                  KATIA ADLER  - PHOTO CRISTINA GRANATO

                                O ROCHEDO E A ESTRELA

Um dos destaques da programação da edição de 20 anos do Festival do Cinema Brasileiro de Paris é o filme O ROCHEDO E A ESTRELA, que abriu o festival no dia 3. Documentário  da cineasta  pernambucana Kátia, Mesel,  conta a história da primeira colônia judaica das Américas.




            A CINEASTA PERNAMBUCANA KÁTIA MESEL, APRESENTANDO O FILME A RFI

                                    

                                      CANNES 2018

Em Cannes,  na França, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Côte d'Azur, será realizada de 8 a 19 de maio, o 71º Festival de Cinema de Cannes 2018. 
O filme  "TODOS LO SABEN"   o mesmo  EVERYBODY KNOWS,  abrirá o  71º Festival de Cannes 2018, com lançamento mundial para este dia.
 O cineasta, Martin Scorsese será homenageado na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela ao Festival de Cannes, que celebra sua 50ª edição. O cineasta  receberá LE CARROSSE D'OR.



             RICARDO DARIN, ASGHAR FARHADI, PENÉLOPE CRUZ E JAVIER BARDEM
                                                  divulgação
                           JAVIER  BARDEM, RICARDO DARIN E PENÉLOPE CRUZ
                                                                            divulgação
                                  CINEASTA MARTIN SCORSESE  / GETTY IMAGES
           
                                       

                    NARA, A MENINA DISSE COISAS


No Rio de Janeiro, estreará dia 14 de abril, no Teatro Ipanema, o musical 'NARA, A MENINA DISSE COISA', com a atriz Aline Carrocino,  que contou com Isabel Diegues, filha de Nara para a concretização do projeto.
Idealizado pelo jornalista Christovan de Chevalier, com texto de Hugo Sukman e Marcos França. O roteiro alterna momentos marcantes da vida da cantora, com canções significativa de seu repertório como A Banda, João e Maria e História de uma Gata. A direção musical é de Guilherme Borges O musical tem duração de 90 minutos.



                                    ALINE CARROCINO -  crédito Janderson Pires  - divulgação
                                             ALINE CARROCINO -  crédito Janderson Pires
                                                          NARA LEÃO   - divulgação

                                      

                                  CHICAGO,  O MUSICAL


Em Londres, o musical Chicago, retornou em nova temporada, no Teatro Phoenix, no último dia 26. O musical de 2 horas e 30 minutos é baseado  na peça teatral do mesmo nome, escrita pela repórter Maurine Dallas Walkins sobre criminosas reais e crimes que ela noticiou., com sátira à corrupção na administração da justiça criminal e ao conceito de "celebridade criminal" 




                    SARAH SAETAERT, JOSEFINA GABRIELLE E RUTHE HENSHALL
                                      Photos by Jeremy Daniel & May Vadukul/ Privacy

                                                                           divulgação



                                                                        divulgação
                                                            TEATRO PHOENIX

                                 

                            ASICS GOLDEN RUN 2018

Em Salvador, dia 15 de abril,  será dada a largada da temporada Asics Golden Run, circuito de meia-maratona mais tradicional da América Latina. Salvador é a primeira cidade a receber o evento, que em 2018 passará  por outras sete sedes, sendo três delas fora do Brasil.

                                      

                                        CÉLINE DION

Em Paris, a revista Paris Match, (de hoje), 5 a 11 de abril, número 3595, apresenta na capa a cantora canadense Céline Dion e uma entrevista com a cantora, que fala dos 50 anos de idade, 37 de carreira, 240 milhões de álbuns vendidos, 400 mil euros de cachet para uma noite de show. A cantora sofre de uma desordem no ouvido médio e depois de vários meses de tratamento, optou por fazer uma cirurgia. Também traz uma reportagem  do casamento de 10 anos dos cantores Beyoncé e Jay-Z.


photo Sébastien Micke

                                                   CELINE DION  - divulgação
                         BEYONCÉ E JAY-Z COMEMORAM OS 10 ANOS DE CASADOS
                                      Paris Match , edição 3595
                               
Beyoncé anunciou oficialmente, através do instagram  que fará uma turnê conjuntaj com Jay-Z, no  show intitulado 'ON THE RUN TOUR II'. A primeira apresentação irá acontecer em Cleveland, no Estados Unidos, em 25 de julho.

                                                                   JAY-Z E BEYONCÉ  - divulgação

                                 

  DESTACAMOS OS AGITOS CULTURAIS DA SEMANA :

Em Feira de Santana,  acontece de  5 a 15 de abril, a 6ª edição  Feira em Flores de
Holambra, no estacionamento da prefeitura.

                

                                  

Em Feira de Santana, o Restaurante Vivas promove um Baile de Máscaras, dia 13, com jantar animado pela cantora Simone Sampaio,  que apresentará um repertório de antigos carnavais.


                                      
Em Feira de Santana, o Lar do Irmão Velho promove dia 6 (sexta-feira), o  Baile da Alegria, com arações surpresas, cantando marchinhas de Carnaval.





                                  

No Rio de Janeiro, em Vargem Grande,   acontece neste domingo (8), o II Festival Internacional de Cultura Cigana, com diversas atrações e atividades ciganas


                                 
Em Feira de Santana, acontece a 26ª edição da Feijoada do Larangeira, dia 14 de abril, no Sítio São Roque. Várias atrações animarão os convidados.


                                

Em Feira de Santana, outra  badalada feijoada acontece no dia 14, que é o Feijão Chic, comandado pelo jornalista Paulo Norberto Anjos.


                                            
Em Salvador,  A Caixa Cultural apresenta Brasil Cultural, com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia, de 13 a 15 de abril.



                                    

OS AGITOS SOCIAIS DA SEMANA:

Parabenizamos nossas leitoras pelo niver:

                                                       ELIANA CARVALHO LIMA
                                                                NANJA BRASILEIRO
                          ALVACELI E GILDARTE RAMOS, PELAS BODAS DE OURO

                                              CÉLIA CHRISTINA CARVALHO

                              

CIRCULANDO BY NIGHT:

              ANA MARIA NASCIMENTO ENTRE AS IRMÃS JUSSARA E TÂNIA FRANCO
                           LIZI E FLAVIANE DIAS COM O ESCRITOR E  ZEZITO DIAS

              SORAIA SALLOUM ENTRE OS IRMÃOS IVAN E JAIR DÓREA E O ESCRITOR.

                                                    LUCIANO RIBEIRO E O ESCRITOR

                                    

ILUSTRAMOS A EDIÇÃO COM AS TELAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS :

                                                                 RALFE BRAGA
                                                                    ALDO BONADEI
                                                       ALDEMIR MARTINS
                                                                RENATO COSTA
                                                         ALEJANDRO XUL SOLAR

                                                                     ELIAS ANDRADE
                                                                SERGIO CENTURIÓN
                                                          PETRONA VIERA
                                                                         ANA CORTÉS
                                                           DALVA DE BARROS

                                                          ALDEMIR MARTINS

                               

ENCERRAMOS A EDIÇÃO Nº 80, COM A FRASE DE MARIO QUINTANA:



AMIGOS, OBRIGADO PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO NÚMERO 81.

Um comentário:

  1. Muito bela essa edição do Carrossel. Parabéns Mary Barbosa e Brandão. O nível das informações e as escolhas das ilustrações artísticas me encantaram.
    Nanja Brasileiro

    ResponderExcluir