CARROSSEL SÓCIO CULTURAL
NATAL ENCANTADO
Em Feira de Santana, o Natal Encantado teve início no último dia 3 com diversas atrações natalinas, apresentações de artistas nacionais e locais, corais, peças teatrais, Filarmônica 25 de Março entre outras performances, distribuídos em pontos atrativos da cidade, Avenida Getúlio Vargas, Praça Padre Ovídio, Prefeitura Municipal, e outros lugares estruturados e iluminados na cidade. A programação está agradando aos que apreciam os festejos natalinos. A expectativa gira em torno das atrações consideradas de peso, Jorge Vercillo e Diogo Aragão.
ENCENAÇÃO NATALINA NA PREFEITURA MUNICIPAL (divulgação SECOM)
CORAL DO CAPS II - OSCAR MARQUES
SECOM -PMFS
ATRAÇÕES DO NATAL ENCANTADO; DIA 17 - PHOLHAS ; DIA 19 SPOKFREVO ORQUESTRA; DIA 20 JORGE VERCILLO; DIA 21 DIOGO NOGUEIRA
(Crédito - Política in Rosa)
A FILARMÔNICA 25 DE MARÇO, SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO ANTONIO NEVES, AGRADOU AO PÚBLICO PRESENTE QUE APLAUDIRAM POR LONGO TEMPO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA
(SECOM PMFS)
ARQUIVO NACIONAL
No Rio de Janeiro, desde o último dia 7, o Arquivo Nacional promoveu a 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que termina hoje, dia 14, O Festival homenageou o ano da Bossa Nova e a atriz Odete Lara ocorrido dentro do prédio histórico da praça da República e também no Cine Arte da UFF, em Niterói.
O objetivo do festival foi destacar a importância da preservação dos acervos cinematográficos, assim como incentivar o uso destes arquivos em nossa produção exibindo filmes restaurados e raros. O Festival ofereceu oficinas dedicadas a atividade fundamental para a preservação da memória audiovisual brasileira.
ARQUIVO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO (divulgação)
FILMES EXIBIDOS DURANTE O FESTIVAL (divulgação)
ODETE LARA
Durante a mostra "Arquivo em Cartaz", três filmes estrelados pela atriz Odete Lara (1929-2015), foram exibidos, entre eles "Boca de Ouro", "Princípio do Prazer" e "Lara", longa de ficção sobre a vida de Odete Lara, dirigido por Ana Maria Magalhães.
Odete Righi Bertoluzzi, mais conhecida como Odete Lara foi atriz, cantora e escritora brasileira, que nasceu em São Paulo, 17 de abril de 1929 e faleceu no Rio de Janeiro, aos 85 anos em 4 de fevereiro de 2015. Abandonou sua carreira artística e converteu-se ao budismo, partindo para um auto-exílio num sítio em Nova Friburgo. Odete Lara trabalhou em dezenas de filmes nacionais nos anos 1960 e 1970, nas extintas TV Excelsior e TV Tupi, e também na TV Globo.
divulgação
divulgação
ODETE LARA & JECE VALADÃO NO FILME BOCA DE OURO, DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS, EM 1963. (reprodução internet)
ALGUNS FILMES ESTRELADOS POR ODETE LARA (divulgação)
divulgaçao GGN
divulgação
divulgação

divulgação
divulgação
CHAGALL, DO PRETO AO BRANCO, À COR
Em Aix-EN-Provence, na França, o Hotel de Coumont apresenta no Caumont Centre Art, a exposição "Chagall, do Preto ao Branco, à Cor", desde o mês de novembro.
A mostra lança luz sobre uma dimensão inexplorada de Marc Chagall que foi celebrado como um mestre das cores pelos artistas, que destaca sua mudança de estilo e revela cada etapa do processo criativo do artista, de 1948 até sua morte em 1985.
Cerca de 130 obras (pinturas, desenhos, lavagens, guache, colagens, esculturas, cerâmicas, testemunham a exploração do preto e branco para um domínio de cores particularmente brilhante.
CENTRE D'ART CAUMONT, NO HÕTEL DU CAUMONT
(divulgação)
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação
MINA MAZZINI
Em Roma, na Itália, a revista Vogue italiana lançou na capa de sua edição do mês de outubro, a modelo brasileira Gisele Bundchen, quase irreconhecível, transformada na cantora italiana MINA, nascida Mina Anna Maria Mazzini.
O ensaio foi uma homenagem aos 78 anos da cantora MINA, muito conhecida na Itália, com dezenas de discos gravados, e também apresentadora de televisão e rádio italiana.
divulgação
GISELE BUNDCHEN, MODELO E EMPRESÁRIA
(foto reprodução internet)
MINA MAZZINI (divulgação facebook)MINA MAZZINI (reprodução do facebook)


MINA MAZZINI (divulgação Facebook)
divulgação
SUGIMOTO VERSAILLES
Em Paris, o artista japonês Hiroshi Sugimoto, expõe no Palácio de Versailles, seus trabalhos em vários espaços na propriedade do Trianon, no Petit Trianon, no Flat Pool, o Belvedere, o Queen's Theatre, o French Pavillion e o Garden Room, apresentando os trabalhos as sombras de grandes personagens que viveram ou marcaram os lugares de Luis XIV que montou Montespan, para Maria Antonieta, que se refugiava dos murmúrios do Palácio de Versailles.
Hisoshi Sugimoto nasceu em Tóquio em 1948, se mudou para os Estados Unidos em 1970 para estudar fotografia, tornando-se um artista multidisciplinar, com trabalhos em fotografia, esculturas, instalação e arquitetura. Hiroshi optou por apresentar suas obras na Fazendo Trianon, um lugar dedicado a intimidade das memórias.
A exposição teve início em outubro e permanecerá até 20 de janeiro de 2019.

HIROSHI SUGIMOTO (divulgação)
HIROSHI SUGIMOTO, AO FUNDO O TRIANON ( divulgação)
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação
NAPOLEÃO (divulgação)
KIRK DOUGLAS- 102 ANOS
Nos Estados Unidos, a atriz Catherine Zeta-Jones, nora do lendário ator Kirk Douglas, comemorou os 102 anos de vida do sogro, compartilhando no instagram, um tributo da carreira e vida do ator, com um vídeo, incluindo fotografias ao longo de sua carreira no cinema, com os amigos e membros da sua família.
Nascido Issur Daniellovitch, em Amsterdam, bairro de Nova York, em 9 de dezembro de 1916, Kirk Douglas é ator e produtor cinematográfico de origem judaica, Trabalhou em quase uma centena de filmes desde 1946 a 2008, tornando-se um dos homens mais famosos de Hollywood e mundialmente conhecido com o filme Spartacus, em 1960.
KIRK DOUGLAS, ENTRE SEU FILHO MICHAEL DOUGLAS E SUA NORA CATHERINE ZETA-JONES. (crédito Associated Press AP)
KIRK DOUGLAS, CATHERINE ZETA-JONES, MICHAEL DOUGLAS E SEU FILHO
( ASSOCIATED PRESS - AP)
KIRK DOUGLAS ( wikipedia)
divulgação (internet)(divulgação internet)
( divulgação )
ACHILLE CASTIGLIONI
Em Milão, na Itália, acontece na Triennale uma grande exposição monográfica dedicada ao artista milanês Achille Castiglioni (1918-2002), por ocasião do centenário de seu nascimento, com curadoria de Patricia Urginola em colaboração com Federica Sale, que analisa o trabalho de Castiglioni de forma transversal do design, à arquitetura, das exposições às exposições.
A Triennale apresenta uma mostra de seus projetos de maior sucesso, destacando a famosa luminária ARCO, e uma seleção de 130 obras que marcaram a história do design italiano entre os anos 1902 a 1985.
A exposição permanece até 20 de janeiro de 2019.

ACHILLE CASTIGLIONI (wikipedia)

TRIENNALE DE MILÃO (divulgação)
A FAMOSA LUMINÁRIA ARCO (divulgação)
divulgação
divulgação
divulgação
divulgação
DOISNEAU ET LA MUSIQUE
Em Paris, na Cidade da Música - Philarmonie de Paris, pela primeira vez numa exposição, mostra a carreira de Robert Doisneau pontuado por encontros musicais, todos inspirados pelo seu olhar de artista, clicado em bailes populares às fanfarras, passando pelos cabarés, sua convivência com músicos de jazz e famosos do seu tempo.
As fotografias desses momentos, muitas delas inéditas, estão reunidas pela primeira vez nesta exposição.
Todas elas revelam um homem sempre trabalhando, que passou a vida correndo atrás do imprevisível e da surpresa.
A exposição começou no último dia 4 ficará em cartaz até 28 de abril de 2019.


ROBERT DOISNEAU wikipedia)
ROBERT DOISNEAU (divulgação internet)
Clicado por Doisneau: William Rhinelander Stewart Jr, a famosa colunista social Elsa Maxwell e Cole Porter, em 1934. Crédito Pinterest / Commons Wikipedia Org.
ROBERT DOISNEAU ( divulgação)
A FOTO DO BEIJO, CLICADA POR DOISNEAU (divulgação - The Telegraph)
BRIGITTE BARDOT, COM UM MODELO DE JACQUES FATH, EM 1950, FOTOGRAFADO POR DOISNEAU PARA A VOGUE FRANCESA. (divulgação)
EARTHA KITT, CLICADA POR DOISNEAU (divulgação)
Em Bangkok, na Tailândia, aconteceu na última segunda feira (10), a apresentação das candidatas ao Miss Universo 2018, em trajes típicos e, a brasileira Mayra Dias, foi ovacionadíssima quando desfilou com seu traje típico, assinado por Helerson da Maia e confeccionado por artistas de Parintins.
O traje apresentou elementos das duas principais festas culturais do Brasil, a festa do Boi-Bumbá e o Carnaval
O figurino de Mayra Dias repercutiu nas redes sociais e na imprensa de todo o mundo.
Vamos torcer para sua vitória no Miss Universo 2018, que acontece domingo (16), no Brasil e (17), segunda feira na Tailândia.
Lembrando que o último título conquistado pelo Brasil foi há 50 anos, pela baiana Marta Vasconcelos, em 1968.
MAYRA DIAS ( foto instagran por New Adventures, Ltda.)
MAYRA DIAS ( instagram por New Adventures. Ltda).
MAYRA DIAS, MISS BRASIL 2018
O CARROSSEL RELEMBRA ACONTECIMENTOS SOCIAIS E DIVULGA OS CULTURAIS:
MARY BARBOSA, ENTRE SÔNIA DÓREA E NELMA RIBEIRO
ADHANARA E MURILO BARBOSA COM GILDARTE E ALCELI RAMOS
CONCEIÇÃO CARVALHO E ADA MASCARENHAS BAHIA
ANTONIO JOSÉ LARANGEIRAS COM AS FILHAS SYLVIA, INGRID, PRISCILA E ANGEL.
MARLENE GONDIM E SERGIO CARVALHO
CÉLIA SILVA FREIRE E VIVIANE FREIRE ESPERIDIÃO
HAMILTON E ELIANA PINTO BACELLAR
MARIA JOSÉ QUINTELA ENTRE AS FILHAS PRISCILA E CAMILA QUINTELA
OLIVIA MARQUES MACHADO, CLAUDIA MARQUES, ISADORA LEAL, ESTELA FRAGA E TESSA MAIA TIRONI, - (FEIRENSES SOTEROPOLITANAS)
IVANA PITOMBO ( ANIVERSAIANDO) E MÔNICA CARIBÉ
ACONTECIMENTOS CULTURAIS:
No Rio de Janeiro, será lançado no Parque Lage, no dia 20, o livro CARIOCA, da fotógrafa Cristina Granato, com grande festa . A obra reúne 700 retratos de cerca de 1100 personalidades clicados nos últimos 35 anos, todos do Rio, divididos entre os anos 1980, 1990 e 2000.
Em Feira de Santana, no Distrito da Quixabeira da Matinha, acontece neste sábado (15), o 2º Samba de Candieiro, com Chica do Pandeiro, Reza de Ladainha, Samba Chula e Samba Corrido Batuque, das 20h às 5h da manhã.
No Rio de Janeiro, foi lançado ontem (13), na Livraria da Travessa, o livro "Zezé Motta, Um Canto de Luta e Resistência", de autoria de Cacau Hygino.
ZEZÉ MOTTA ( facebook)
No Rio de Janeiro, começa hoje (14), a visitação da 3ª Bienal Internacional da Caricatura, homenageando o grande caricaturista LAN. A Bienal vai até 28 de fevereiro de 2019.
Em Salvador, no Sesc Senac Pelourinho, apresentação do musical DOSES, dia 21, às 20h
No Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles, Tributo a Olga Praguer Coelho, com o grande pianista Nelson Freire, Fábio Zanon, Marcia Taborda e Rosana Lamosa

Em Salvador, no Teatro Castro Alves, domingo (16), acontece o espetáculo NEOJIBA, às 11 horas.

Em Salvador, acontece neste domingo (16), lançamento do CD de Rafaela Costa, A Princesinha do Arrocha, na Casa de Show Maria Luiza, em Patamares.

No Rio de Janeiro, amanhã, dia 15, acontece no Teatro Rival o Baile da Claudete Soares, às 19h30.

O CARROSSEL APRESENTA NA EDIÇÃO 111, OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, POSTADOS NAS REDES SOCIAIS:
NANJA BRASILEIRO
DJANIRA - TRÊS ORIXÁS
VASILY MARTYNCHUK
MURILO RIBEIRO - AS ATRIZES
JACIRA SANTOS
TEREZA SOUZA
ANDRÉ-MASSON
CHARLES BELL
CLAUDIO BRAVO
RAIMUNDO OLIVEIRA
ENCERRAMOS A EDIÇÃO Nº 111 COM A FRASE DE ODETE LARA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário