SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Ola amigos,
Após as comemorações da chegada do Ano Novo, festejado de várias maneiras em diferentes locais, do mundo, comemoramos outra tradição dia 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos, celebrado em todo mundo, nas diferentes culturas.
Em Madri, em toda Espanha, o Dia de Reis é a maior festividade espanhola, com a tradicional Cavalgada dos Reis Magos, que traz as majestades do Oriente Melchior, Gaspar e Baltasar até o centro da cidade, para transmitir a todo o mundo uma mensagem de paz e solidariedade, quando as crianças recebem os presentes de Natal, trazidos pelos Reis Magos, em 6 de janeiro.
Rei Melchior, representando a raça branca (europeia), traz ouro: Rei Gaspar, representando a raça amarela (asiática), traz incenso:
Rei Baltazar, representado a raça negra (africana), traz mirra.
A Cavalgada acontece dia 5, e começa com os Nuevos Ministérios e vai até o Palácio de Cibeles, onde acontece no final do evento uma queima de fogos.

ANDREIA MANTEGNA (1431-1506), foi um pintor italiano do Renascimento

NAVIDAD MADRI (divulgação)

. OS REIS MAGOS BELCHIOR, BALTASAR E GASPAR
Divulgação - Ptactica Espanhol Com.
Divulgação Turismo Madri
Em Salvador, após a celebração eucarística, acontece o desfile do Terno da Anunciação e a queima das palhas do presépio. Os ternos costumam visitar as residencias das pessoas, como manda a tradição, É comum, a celebração do Dia dos Reis em muitas cidades da Bahia e todo o nordeste.
A Paróquia da Lapinha inicia a comemoração com o Tríduo do Dia dos Santos Reis, lembrando os três Reis Magos: Belchior Gaspar e Baltazar que vieram do oriente, guiados por uma estrela, levando para Jesus, recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade, lembrando que o óleo de mirra servia para embalsamar os mortos.
A Paróquia da Lapinha inicia a comemoração com o Tríduo do Dia dos Santos Reis, lembrando os três Reis Magos: Belchior Gaspar e Baltazar que vieram do oriente, guiados por uma estrela, levando para Jesus, recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade, lembrando que o óleo de mirra servia para embalsamar os mortos.

DIA DE REIS NA LAPINHA,
(A TARDE -divulgação)
FESTA DE REIS NA IGREJA DA LAPINHA EM SALVADOR
(divulgação)
TERNO DE REIS EM SALVADOR
(divulgação Correio da Bahia)
LES PLUS BELLES ANNÉES
Em Deauville, na região da Normandia, França, o diretor Claude Lelouch, finalizou o drama que narra o reencontro de Jean-Louis Trintignant e Anouk Aimée, depois de 52 anos, quando reviveram os mais belos epílogos do filme UM HOMEM E UMA MULHER, nos anos 1960.
Claude Lelouch marcou um encontro com os personagens do filme premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1966, e deu continuidade em LES PLUS BELLES ANNÉES, seu mais novo filme, que deverá estrear no Festival de Berlim (de 7 a 17 de fevereiro), em competição pelo Urso de Ouro, e apreciação do júri do festival.
O diretor Claude Lelouch, (81 anos), e os personagens Jean-Louis Duroc, (interpretado por Jean Louis Trintignant (88 anos) e Annie Cauthier (interpretada por Anouk Aimée (86 anos), se emocionaram nas filmagens da continuação do filme O HOMEM E UMA MULHER, que foi um dos maiores filmes de sucesso popular na França.
Com música de Francis Lai e letra de Pierre Barouh, a trilha sonora teve a participação de Baden Powell com o samba Saravah com letra de Vinicius de Morais, que ficou conhecida como "CHABADABADA."

Divulgação das fotos Cinematheque
(divulgação)

ANO DE 2018 - CLAUDE LELOUCH, JEAN LOUIS TRINTIGNANT E ANOUK AIMÉE

ANOUK AIMÉE E JEAN LOUIS TRINTIGNANT - (Paris Matcha)
THE FEVERS
No Rio de Janeiro, a banda carioca mais popular do Brasil, The Fevers, criada em 1964, no auge da jovem guarda e do yé-yé-yé, comemoram 54 anos de sucesso, e fará dois super shows na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana dias 11 e 12. Por décadas, a banda tem se apresentado em inúmeros locais nacionais e estrangeiros cantando os sucessos dos anos 60, 70, 80 e 90. Provavelmente a Banda excursionará por todo o Brasil neste ano que se inicia.

THE FEVERS - LUIZ CLÁUDIO (vocais), Liebert Ferreira (baixo e fundador da Banda), Claúdio Mendes (teclados), Rama ( guitarra e violão), e Otávio Henrique (bateria) - (divulgação)
VOLTAIRE/ROUSSEAU - LA DISPUTA
Em Madri, a peça teatral Voltaire/Rousseau - La Disputa. estreou em 2018, e dará prosseguimento a partir do dia 12 de janeiro a 3 de março, no Teatro Maria Guerrero.
A peça é sobre o encontro de dois dos pensadores mais influentes do século XVIII, que se encontram para falar sobre um panfleto anônimo que acusa Jean Jacques Rousseau de abandonar seus cinco filhos e Rousseau insiste que o grande Voltaire é o autor dessa abominação.. Isso nos dá a oportunidade de assistir a uma grande cena doméstica onde os dois filósofos confrontam suas idéias sobre Deus, igualdade, educação e teatro.


TEATRO MARIA GUERRERO (divulgação)
(divulgação da peça)


(Divulgação da peça)

VOLTAIRE E ROUSSEAU (divulgação internet)
BABYLON ORCHESTER BERLIN
Em Berlim, a partir de hoje (4), o maestro brasileiro, carioca, Marcelo Falcão de 35 anos dirige a "Babylon Orchester Berlin" para filmes de cinema mudo.
A Babylon Orchester Berlin", tem cerca de vinte músicos permanente para as sessões especiais de cinema do Babylon, um teatro tradicional cinematográfico inaugurado em 1929, no centro da capital alemã.
O Babylon comemora seus 90 anos exibindo o brilho original da época da orquestra.
A estréia de hoje (dia 4) será com Metrópolis, obra-prima de Fritz Lang, A programação, prevê outras pérolas do cinema mudo, como Nosferatu de Friedrich Murnau e Sinfonia de uma Grande Cidade de Walter Ruttmann, entre outros. As apresentações continuam até 29 de janeiro.
divulgação

MAESTRO MARCELO FALCÃO (arquivo pessoal)
MAESTRO MARCELO FALCÃO REGENDO DURANTE A EXIBIÇÃO DE NOSFERATU
( foto de Daniela Bustamante)

BABYLON ORCHESTER BERLIN (divulgação Facebook)
ATHOS BULCÃO-
No Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil- CCBB, apresenta até dia 28 de janeiro, a exposição que celebra os 100 anos de nascimento de Athos Bulcão, a maior exposição já realizada sobre o artista, no ano de 2018, que percorreu Brasilia, Belo Horizonte, São Paulo e agora Rio de Janeiro.
A exposição tem curadoria de Marília Panitz e André Severo e reúne mais de 300 obras do artista, dividida em 8 núcleos, que vão do figurativo ao geométrico, passando por todas as fases e múltiplas habilidades do artista.
Athos Bulcão, nasceu em 2 de julho de 1918, no Catete, no Rio de Janeiro, foi arquiteto, escultor, pintor, desenhista e mosaicista, e foi morar em Brasilia em 1958, colaborou e trabalhou nos anos 50/60 com projetos de Oscar Niemeyer.
Athos Bulcão faleceu em 31 de julho de 2008, em Brasilia, aos 90 anos.
A exposição mo CCBB é guiada por profissionais, mediante agendamento programados em três horários, coordenado pela Fundação Athos Bulcão.
ATHOS BULCÃO ( foto Vicente de Mello)
ATHOS BULCÃO - SÉRIE A VIDA DE NOSSA SENHORA, CATEDRAL DE BRASILIA
(foto Vicente de Mello)
ATHOS BULCÃO - SÉRIE A VIDA DE NOSSA SENHORA, CATEDRAL DE BRASÍLIA
(foto Vicente de Mello)
ATHOS BULCÃO - SÉRIE A VIDA DE NOSSA SENHORA, CATEDRAL DE BRASILIA
(foto Vicente de Mello)
ATHOS BULCÃO, SÉRIE AZULEJOS
(foto Vicente de Mello)
ATHOS BULCÃO -SÉRIE AZULEJOS
(foto Vicente de Mello)
CÃMARA DOS DEPUTADOS , EM BRASILIA ( divulgação)
GAL COSTA - A PELE DO FUTURO
Em Portugal, nas cidades do Porto e Lisboa, a cantora baiana Gal Gosta se apresenta em dois concertos, dia 23, na Casa de Música em Porto e dia 25 no Coliseu dos Recreios, Santa Maria Maior,, em Lisboa.. A turnê teve início no Brasil, com o lançamento do seu quadragésimo álbum de estúdio, com músicas de consagrados compositores e de novos talentos. Após a apoteótica apresentação no Réveillon da Paulista,, das apresentações em Portugal, Gal Costa recomeça sua turnê pelo Brasil, em Salvador dia 1 de fevereiro, com direção geral de Marcus Preto.
GAL COSTA EM PORTUGAL
GAL COSTA EM SALVADOR
divulgação
RETROSPECTIVA MARTIN SCORSESE
No Rio de Janeiro, começa hoje (4) a retrospectiva, de um dos maiores cineasta de todos os tempos, Martin Scorsese, pela primeira vez no Brasil. A mostra apresenta 25 longas de ficção , desde o primeiro filme em 1967, mais documentários e curtas até dia 28 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil CCBB.
A mostra tem curadoria de Marina Pessanha e José de Aguiar, que declarou que "a violência encontrada nos filmes do cineasta não é apenas o fruto de sua experiência de vida"
Martins Scorsese, de 76 anos, é um premiado cineasta, produtor de cinema, roteirista e ator norte-americano.
Em 2007 ganhou o Oscar de melhor diretor pelo filme "The Departed".
MARTIN SCORSESE ( divulgação Daily Express e Facebook)
TRIBUTO A SCORSESE ( Divulgação Tramp.Com)
CENAS DE ALGUNS FILMES DE SCORSESE, DIVULGADOS NA INTERNET;
FOTO 1 e 3 - SHARON STONE COM ROBERT DE NIRO, NO FILME CASSINO:
FOTO 2 - ROBERT DE NIRO E LIZA MINNELI, NO FILME NEW YORK, NEW YORK:
FOTO 4 - JODIE FOSTER, NO FILME TAXI DRIVER
MAHATMA GANDHI
Em Nova Déli, na Índia, o National Gandhi Museum, celebra desde o dia 2 de outubro de 2018, aniversário de 150 anos de nascimento de Mohandes Karamchand Gandhi, conhecido mundialmente como Mahatma Gandhi, com uma exposição específica dedicada ao líder da Independência da India, com documentos, fotos, objetos pessoais e até uma gravação dos batimentos cardíacos do homenageado.
As comemorações se estenderão ao longo de 2019, para mostrar a importância do ativista em seu próprio país

NATIONAL GANDHI MUSEUM, EM NOVA DÉLI (divulgação)
PHOTO : HINDUSTAN TIMES
PIANISTA BRASILEIRO NO L'AGE D'OR
Em Paris, ontem (3), o pianista brasileiro, Pedro Henrique Calhao, nascido em Cuiabá, se apresentou na casa noturna francesa "L'Age D'or, pela primeira vez, contrariando as expectativas do público parisiense e brasileiro, executando o ritmo do tango.
O pianista explicou para a imprensa e o público presente que se especializou como intérprete do repertório do argentino Astor Piazzola e que construiu uma carreira baseado principalmente em sonoridades portenhas.
Pedro Henrique é radicado em São Paulo desde os 15 nos de idade e se profissionalizou e estudou ritmos internacionais.


PEDRO HENRIQUE CALHAO, PIANISTA (divulgação Facebook)

O CONFEITEIRO - THE CAKEMAKER
No Brasil, estreou em dezembro, o filme O Confeiteiro em cartaz em dezenas de cinemas, principalmente nas capitais. O filme co-produção alemã concorrerá ao Oscar 2019, representando Israel, na categoria de melhor filme estrangeiro. O filme conta uma empolgante história de paixão, que emociona do começo ao fim.
O filme foi lançado na França em junho de 2018 e tem conquistado elogios da crítica cinematográfica. O filme tem direção, produção e roteiro do israelense Ofir Raul Graizer.



ELENCO DO FILME O CONFEITEIRO : TIM KALKHOF, SARAH ADLER, ROY MILLER, ZOHAR SHTRUSS, SANDRA SADE, ( divulgação)

No Rio de Janeiro, amanhã (5), no Blue Note, a cantora carioca Leny Andrade, recebe homenagens de dezenas de cantores brasileiros, celebrando a obra da maior cantora de jazz do Brasil, com renda destinada para a cantora de bossa nova e jazz, que tem 60 anos de carreira e 75 anos de idade, e atualmente mora no Retiro dos Artistas desde dezembro do ano passado.
Leny Andrade morou cinco anos no México e também em Nova York. e é muito conhecida no exterior. Ela gravou dezenas e dezenas de Cds.
![]() |
divulgação - Facebook

O CARROSSEL REGISTRA MOMENTOS ALEGRES DE ALGUNS LEITORES DURANTE A PASSAGEM DO ANO:
FAMILIA CALAZANS NASCIMENTO : CÉLIA, ANA MARIA, LUIZ CARLOS E LILIAN BEATRIZ, NO RÉVEILLON DE SALVADOR.
JACY SANT'ANNA
NO RIO DE JANEIRO, O REVEILLON DOS JOVENS MURILO, ADHANARA E VICTORIA BARBOSA, COM WILSON REIS JR,, CHEZ MARY BARBOSA
CRISTINA ALMEIDA PEREZ, SERGIO CARVALHO E MARLENE GONDIM
FOTO HISTÓRICA DA FAMILIA CARIBÉ EM FEIRA DE SANTANA:
ZELINA, CHICÃO E ANGÉLICA CARIBÉ
O CARROSSEL DESTACA OS TRABALHOS DE ARTISTAS PLÁSTICOS, MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:
OGUM, DO ARTISTA PLASTICO FEIRENSE CHICO FLAVIANO
DJANIRA
ÁLVARO APOCALYPSE
OGUM DE GUILHERME NETO
RODRIGO ADRIAN
OXOSSI DE TEREZA SOUZA
MOEMA GUSMÃO
RUY GARCEZ
ED RIBEIRO - HOMENAGEM A MÃE STELLA
ENCERRAMOS A EDIÇÃO 114, COM A FRASE DE AUGUSTO BRANCO.
AMIGOS OBRIGADO PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 115. ATÉ LÁ!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário