Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 14 DE FEVEREIRO DE 2019, EDIÇÃO 120.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


OLA AMIGOS,


Em Salvador, o Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho, apresenta neste sábado 16, um desfile pelas ruas do bairro, com o objetivo de preservar e resgatar um dos símbolos do carnaval  que é o palhaço, com fantasias, marchinhas dos antigos carnavais, lembrando o saudoso Bando Anunciador do Carnaval, que existia nos anos 1960, no Rio Vermelho. O Movimento vai reunir segmentos artísticos como artes plásticas, circenses e teatro, transformando o bairro em um grande picadeiro. Personalidades da imprensa  e figuras ligadas a cultura serão homenageadas. 






BIBI FERREIRA


No Rio de Janeiro, faleceu ontem (13), no seu apartamento na Av. Rui Barbosa, Flamengo, aos 96 anos, uma das grandes divas do show bussiness brasileiro e internacional, a brasileira Abigail Izquierdo Ferreira, nascida em Salvador, em 10 de junho de 1922.
Bibi Ferreira foi atriz, cantora, diretora, intérprete e compositora brasileira que brilhou nos palcos até agosto de 2018, quando anunciou sua aposentadoria da ribalta.
Nos últimos dez anos, fez temporadas em diversos palcos brasileiros e estrangeiros, com shows que incluía músicas do cancioneiro popular e internacional, cantadas em inglês, francês, espanhol, lembrando trechos de conhecidas óperas, como O Barbeiro de Sevilha, os musicais: My Fair Lady, Hello Dolly, O Homem de la Mancha, Gota D'água, Brasileiro Profissão Esperança e as interpretações perfeitas de Amália Rodrigues e Edith Piaf.
Seu último espetáculo "Bibi Ferreira canta repertório Sinatra", foi o último, dos muitos que assisti, em julho de 2016, no Teatro Marlene Serrador, na Cinelândia. A  saudade da inesquecível Diva, é compensada,ouvindo seus raros CD'S e DVD.

BIBI FERREIRA (divulgação)
BIBI FERREIRA(divulgação)

BIBI FERREIRA  (divulgação Livraria Cultura)
BIBI FERREIRA (divulgação internet)
BIBI FERREIRA E O REI PELE, EM 1962, NO TEATRO CARLOS GOMES, ANTES  DO MUSICAL MY FAIR LADY
(acervo O Globo divulgado na internet)




BALTHUS

Em Madri, dia 19, o Museu Nacional Thyssen-Bornemisze, inaugura  uma retrospectiva  temporária do lendário artista e um dos  grandes mestres da arte do século XX, Balthasar Klossowski de Rola, conhecido como Balthaus (1908-2001)..
A exposição é organizada em conjunto com a Fundação Beyeler en Riehen/Basil, com curadoria de  Raphael Bouvier com o apoio de Michiko Kono e Juan Angel Lopez Marizanares, reunindo pinturas de todos os períodos da  carreira do artista, a partir de 1920.
Balthus foi um artista plástico francês de origem polaca.

(divulgação)
BALTHUS BY IRVING PENN (divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
BALTASAR KLOSSOWSKI DE ROLA - BALTHUS




WEST SIDE STORY - REMAKE


Em Los Angeles (USA), o remake do clássico musical de 1961, "West Side Story" (Amor Sublime Amor), tem previsão do início das filmagens no começo do verão e ganha forma com a definição do elenco e algumas ideias da produção.
Para o papel de Maria, vivido por Nathalie Wood,  foi escolhida a estudante de teatro de 17 anos, Rachel Zegler, de Nova Jersey, entre 30 mil candidas latinas que fizeram o teste para o papel.
O ator escolhido para interpretar  Tony foi Ansel Elgot, vivido por Richard Beymer. A veterana Rita Moreno que interpretou Anita, em 1961, viverá Valentina.
A nova produção lançada pela FOX tem direção e produção de Steven Spielberg, ao lado de Kevin McColleim e Kristie Macosko Krieger..
 O filme original de 1961, ganhou 10 prêmios Oscar, em 1962, inspirado na peça  de William Shakespeare Romeu e Julieta e uma adaptação do musical da Broadway de 1957, com o mesmo nome. A música é de Leonard Bernsteis e Irvin Kostal


RICHARD BEYMEN E NATALIE WOOD ( TINO E MARIA
(divulgação da Metro)
RACHEL ZEGLER E ANSEL ELGOT (MARIA E TONI)
 Divulgação Fox)
NATALIE WOOD E RACHEL ZEGLER
 (divulgação Ophah Magazine)
ANSEL ELGOT E RICHARD BEYMER
( divulgação Popsugar)



RITA MORENO


Em Los Angeles, Califórnia, o remake de West Side Story, de 1961, traz de volta  Rita Moreno, que interpretará Valentina, uma versão reconcebida e ampliada do personagem de DOC, o dono da loja de esquina, em que Tony trabalha. Na primeira versão, Rita Moreno interpretou a dançarina Anita.
Rita Moreno, é uma cantora, dançarina e atriz porto-riquenha, nascida em 11 de dezembro de 1931.

                            RITA MORENO - WEST SIDE STORY DE 1961   - Gifhy - Gif
RITA MORENO  (divulgação internet)
RITA MORENO, AOS 87 ANOS, NO REMAKE DE WEST SIDE STORY
(photo by Marc Colina)




LEGACY BRANDON TARTIKOFF 2019


Em Las Vegas, Nevada, foi apresentado, no final de janeiro, no Aria Resort & Casino.os vencedores do 16º Prêmio Anual Brandon Tartikoff da Natpe, que incluiu Rita Moreno, vencedora  dos prêmios, Emmy, Oscar e Tony; Byron Allen, magnata de mídia; Mara Brock Akil (ex-presidente da NBC Entertainment; Robert Greenblatte e os ícones da industria Betty White,  Rita Moreno  e Henry Winkler.
O Nevada Ballet Theatre (NBT) homenageou Rita Moreno  durante o baile "Black & White  Ball 2019, no seu 35º aniversário, em janeiro passado.
Durante a Conferência NATPE MIAMI MARKETPLACE, que ocorreu no Fontainebleu Hotel em Miami Beach, também foram homenageados ícones femininas de renome nacional, nos últimos 35 anos por suas conquistas artísticas, contribuições filantrópicas e conexão com Las Vegas.







LONDON FASHION WEEK 2019


Em Londres,  o London Fashion Week 2019 LFW-19, acontece de 15 a 19 de fevereiro, num festival de quatro dias de passarela, compras de designers e plateia sobre a industria da moda para o público. É o único evento que se cria o mundo da moda e oferece acesso inigualável à industria, apresentando novos talentos e tendências para a próxima estação.




         TOM + LORENZO              ( tomandiorenzo com).

AuloinPhotography com.




MEU BRASIL EM PARIS


Em Paris, foi inaugurada uma exposição  coletiva, na última segunda-feira (11), dando seguimento até 17 (domingo), que começou dia 3 no Coitre des Billettes, num claustro medieval  do século XVIII, no coração de Paris, enfocando   cenas de artes fotográficas do Brasil através  das lentes dos fotógrafos:  Luiz Todeschi, Rose Aguiar, Marlene Reinaldo Marina Almeida Prado, George Neri, Marco Escada, Heloísa Medeiros e Igor Gomes.



COITRE DES BILLETTES, NO CLAUSTRO MEDIEVAL  -   LUIZ TODESCHI (facebook)
Luiz Todeschi  (divulgação facebook_
LUIZ TODESCH (facebook)



JAPAN HOUSE


Em São Paulo, a exposição Japan House, apresenta desde 19 de janeiro,  uma programação diversificada para o público que frequenta a Avenida Paulista, 52.
A nova exposição "Architecture for Dogs : Arquitetura  para cães" conta com visitas guiadas, mostrando  espaços para experimentação dos pets e concurso de design autoral de casas para cachorros, com inscrições abertas até dia 21 de fevereiro. É proibida a entrada de animais de estimação. A curadoria é do design japonês Kenya Hara A exposição vai até 7 de abril de 2019.

divulgação
divulgação
divulgação




INTERNATIONAL FASHION SHOWCASE - IFS
                   


Em Londres, com o tema "Adorável Mundo Novo", acontece desde terça-feira (12) até 24 de fevereiro, o Internacional Fashion Showcase (IFS) 2019, apresentando trabalhos dos melhores talentos da moda de todo o mundo. 
Designers de 16 países, selecionados, mostram uma série de instalações atraentes para representar seus respectivos países, Sri Lanka, Ruanda, Uruguai, Países Baixos, Colômbia, Lituânia, India, Líbano, Georgia, África do Sul, Canada e Brasil.
O brasileiro David Lee é um designer de moda masculina com sede em Fortaleza. Em 2017 ele ganhou o prêmio GQ + Reserva New Talent.
A apresentação de moda bienal é uma parceria entre o British Council, o British Fashion Council, o London College of Fashion, a UAL e a Somerset House.

DAVID LEE (ESTLISTA CEARENSE) ( divulgação)
DAVID LEE (divulgação)
TRIBUNA DO CEARÁ (divulgação)






O CARROSSEL CIRCULANDO NAS ESFERAS SOCIAIS E CULTURAIS:



HAPPY BIRTHDAY TO:

PRISCILLA QUINTELA
LIA SENA
JANE DÓREA
DR, PÉRICLES NOVAIS COM SUA FILHA VITÓRIA  E SUA ATUAL ESPOSA NAIANE LOPES,  NA REINAUGURAÇÃO DO SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, NA ALUÍSIO REZENDE.


NA ESFERA CULTURAL :

No Rio de Janeiro, o Bloco Simpatia é Quase Amor, lança amanhã (15), seu samba e a camiseta 2019, no Bar Paz e Amor, em Ipanema. A camiseta é criação do artista Toz.



Em Campinas, São Paulo, a a exposição "Pintando Espanha" foi inaugurada no último dia 4 até 28 de fevereiro, na Academia Campinense de Letras.




No Rio de Janeiro, a artista e carnavalesca Rosa Magalhães, ganha exposição no Centro Cultural Hélio Oiticica, na Praça Tiradentes. A exposição começou no último dia 8 e fica em cartaz até março.


Em Salvador, no Café Teatro Rubi  acontece o Baile de Carnaval "Paroano Sai Milho", dias 15 e 16, das 20h,30 às 23h




Em Salvador, no Palacete das Artes, o artista visual Christian Cravo, apresenta a exposição "Filhos de Gandhy, a partir do dia 19, mostrando 57 imagens de membros do Afoxé. A exposição fica em cartaz até 31 de março.

 (PHOTO BY)   CHRISTIAN CRAVO (divulgação)


Em Salvador,  no Teatro Castro Alves, a Orquestra Sinfônica da Bahia, sob a regência de Carlos Prazeres,  promove O Baile Concerto, dia 24, as 11 horas.



No Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, apresenta o Festival Beethoven, sob a regência de Lee Mills, dias 16 as 20h e  dia 17 as 11h, no 2º Concerto para a Juventude.




A EDIÇÃO  DO CARROSSEL 120, MOSTRA OS TRABALHOS DE ARTISTAS PLÁSTICOS  APRESENTADOS NAS REDES SOCIAIS:

REGINA COSTA
MARY CASSATT
CARLOS BASTOS
TAMARA  DE LEMPICKA
EDMUNDO SIMAS
MURILO RIBEIRO
GUILHERME NETO
ED RIBEIRO
MOEMA GUSMÃO
ZEILTON MATTOS



ENCERRAMOS A EDIÇÃO Nº 120, COM O PENSAMENTO DE CORA CORALINA





AMIGOS, ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 121.  ATÉ LÁ.






Nenhum comentário:

Postar um comentário