Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2019

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL 2 DE MAIO DE 2019, EDIÇÃO 131.


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA




OLA AMIGOS,



Mais uma edição voltada para a cultura e entretenimentos, mostrando de maneira clara o que acontece ao redor do mundo,  com  um toque diferencial.




Em Nova York, o Metropolitan Museum abriga desde o último dia 8, a exposição "Play It Loud Instruments of Rock & Roll, reunindo 185 objetos, entre eles 130 instrumentos musicais de ícones entre 1939 e 2017. Entre os artistas, cujos instrumentos fazem parte da exposição estão : Os Beatles, Chuk Berry, Jimmy Page, Elvis Presley e Jimmy Hendrix.
São 78 anos de história do Rock através de seus instrumentos.
A exposição fica em cartaz até 1 de outubro.


                                                               (divulgação The MET)

                                                THE BEATLES - GETTY IMAGES

                                                                 (divulgação MET)


                                       CHUCK BERRY (divulgação)  (Daily Express)

                                                                  (divulgação MET)

                                         JIMMI HENDRIX   (  Divulgação Concerts Wiki Fandom)

                                                               Photo Don Emmert AFP (divulgação)

JIMMY PAGE (wikipedia)

         JIMMY PAGE   (divulgação Vagalume)
                            GUITARRAS DE ELVIS PRESLEY    ( divulgação MET - NIT)

ELVIS PRESLEY ( Az Central)

ELVIS PRESLEY ( Getty Images)



                             POEMAS DE PORTINARI

No Rio de Janeiro, a FUNARTE, lança neste mês de maio,  a reedição, que está na gráfica, da  obra "Poemas de Portinari", com pinturas do criador. O nosso grande pintor também escreveu poesias, mas nunca quis publicar. Os poemas estão relacionados com a sua produção iconográfica e nasceu do sonho de por em diálogo a produção poética com a plástica.
Os prefácios originais de Manuel Bandeira e Antônio Callado, foram preservados, além da organização em três lotes de poemas :  O MENINO E O POVOADO, APARIÇÕES e A REVOLTA.
O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchessi assina a nova apresentação.
A reedição terá  uma tiragem  de dois mil exemplares, uma metade será doado a Biblioteca Pública e a outra vendida.
Cândido Portinari nasceu  em 30 de dezembro de 1903, na cidade de Brodowski (SP) e faleceu em 6 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro, aos 59 anos
As telas do  Cândido Portinari, mostradas na sequência, foram tiradas da internet.


                                                   
CÂNDIDO PORTINARI  (by Alessandra Nogueira)
CÂNDIDO PORTINARI (Wikipedia)

       CAFÉ  (1938) DE PORTINARI  (ACERVO DO PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA -RJ)
                              JANGADAS DO NORDESTE  (1939) _ CÂNDIDO PORTINARI
                                              ARRASTÃO - 1959 - CÂNDIDO PORTINARI
                            MENINO COM CARNEIRO - 1954 - CÂNDIDO PORTINARI
                                   BUMBA MEU BOI - 1956  - CÃNDIDO PORTINARI
                                                             CÂNDIDO PORTINARI


                                        

              ÓPERA, PAIXÃO, PODER E POLÍTICA


Em Madri, a Caixa Forum Madri apresenta desde sexta feira (26), a exposição; ÓPERA: PAIXÃO, PODER E POLÍTICA, que aborda o desenvolvimento e a evolução da Ópera, através  de estrelas de óperas, em 8 cidades europeias. Esta  mostra dá para conhecer o desenvolvimento da ópera desde o século XVII até os nossos dias, numa experiência imersiva que reúne mais de 200  obras procedentes de 25 museus, coleções e arquivos internacionais.
A exposição utiliza a mais avançada tecnologia multimédia para explicar a evolução deste apaixonante gênero lírico que teve início em 1642, em Veneza, com a estreia de L'Incoronazone Di Poppea até 1905, na cidade de Dresden, da ópera Salomé de Richard Strauss e finalizando com a estreia da obra Lady Macbeth di Mtsensk, em 1932, de Dimitri Shostakovich.
A exposição fica em cartaz até 18 de agosto de 2019.

                      











                                


                                    JAMES BOND - 25

Na Jamaica, em Goldeneye, teve inicio no último domingo (28) as filmagens, ainda sem nome, do 25º filme  do Agente Secreto 007 - James Bond.
Durante um evento em Goldeneye, na casa de Ian Fleming (1908-1964) onde foi criado o personagem James Bond, em 1952, os produtores Michael G. Wilson e Barbara  Broccoli, confirmaram o início das gravações, no último domingo (28). O novo filme,  tem a direção de Cary Jofi Fukunaga e pela quinta vez, depois de muitos  acertos e desacertos, foi confirmada a participação de  Daniel Craig, como protagonista  007.
As filmagens começaram na Jamaica e continuarão nos Estúdios Pinewood em Londres, e locações  pela Itália (Matara), Noruega e Jamaica. Confirmados no elenco: Rami Malek (o vilão do filme), Ralph Tiennes, Naomi Harris, Léa Seydoux, entre outros veteranos,
A estreia está prevista para abril de 2020.



IAN LANCASTER FLEMING (Wikipedia) -   BOND 25 (divulgação)

                              DANIEL CRAIG, O AGENTE 007, E O VILÃO RAMI MALEK
                                                              (divulgaçãso - Getty Images)
DANIEL CRAIG E RAMI MALEK    FOTO INFOGLOBO/ REUTERS/ AFP
ELENCO DO FILME BOND 25  ( divulgação Diskgram)
SEAN CONNERY, GEORGE LAZENBY, ROGER MOORE, PIERCE BROSNAN, TIMOTHY DALTON E DANIEL CRAIG   (Fonte Espaço Z -Divulgação)

DANIEL CRAIG E JEFFREY WRIGHT, DURANTE AS GRAVAÇÕES DE BOND 25, NA JAMAICA, NO ÚLTIMO DOMINGO (28).      (Divulgação SPLASH NEWS)





BOURBON FESTIVAL PARATY


Em Paraty, no Rio de Janeiro, acontecerá o  11º Bourbon Festival Paraty, dentro da programação "Rio de Janeiro a Janeiro", nos dias 10, 11 e 12, com atrações e convidados nacionais e internacionais.
Um desses convidados  é o pianista  e cantor Kenny Barron, vencedor de 12 Grammy, que vem ao Brasil pela primeira vez em turnê solo.
Estão confirmadas as presenças de Dawn Tyler Watson, cantora e atriz canadense, performática e com influência do jazz, soul e gospel, além de Clarence Bekker e o brasileiro Zeca Baleiro. 


      KENNY BARRON, CLARENCE BEKKER, DAWN TYLER WATSONE ZECA BALEIRO      (REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO) 




FROM THE WORLD  MADE IN LISBOA


Em Lisboa, a Galeria Underdogs inaugurou no último dia 12 de abril,  uma exposição coletiva com 13 artistas internacionais que tiveram total liberdade para criar as peças que integram a exposição "From The World Made  In Lisboa. A diretora e fundadora da galeria a francesa Pauline Foessol e o português Alexandre Farto convidaram os artistas expositores.  que já ocuparam as paredes da galeria desde sua inauguração em julho de 2013.




FINOK  ( ARTISTA BRASILEIRO)   (divulgação)
PITCHAVO (divulgação)
CLEMENTS BEHR
CYRCLE    (divulgação)
FELIPE PANTONE (divulgação)
OKUDA SAN MIGUEL (divulgação)



XIV  RIO HARPA FESTIVAL

No Rio de Janeiro, começou ontem (1) o XIV Rio Harpa Festival, no Centro Cultural Banco do Brasil CCBB, apresentando na estreia a Orquestra de Gaitas e Foles, com a participação da harpista Vanja Ferreira e o músico argentino Walter D'Harpa.
Participam do festival 35 músicos  de 22 países , incluindo importantes nomes brasileiros de projetos sociais que se apresentarão até 31 de maio. Cerca de 100 concertos estão programados em espaços culturais e pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.
Das novidades na programação, destacam-se: a integração entre a harpa e a gaita de foles, apresentados por uma orquestra comunitária. o harpista belga Jacques Vandelvede em uma harpa dupla e os Ecos Latinos de Nova Orleans que se apresentarão com a Orquestra Violões do Forte.
Todas as apresentações são gratuitas, começando a partir das 15h.



GRUPO LES ALIZES (divulgação)
PATRICIA FISCHER, DO ECOS LATINOS DE NEW ORLEANS (divulgação)
DARIO ANDINO (divulgação) Secretaria Especial de Cultura




CONQUÊTE URBAINE

Em Calais, na França,  foi inaugurada no último dia 6 de abril, a exposição "Conquête Urbaine - Street Art au Musée, no Museu de Belas Artes de Calais.
Pela primeira vez na França , a Street Art entra no Museu, através de mais de 60 obras  de artistas que propõe o retorno às origens e à evolução da arte urbana. A exposição mostra um discurso de proliferação, sem unidade de preconceito, refletindo a riqueza e a diversidade de indivíduos que se oferecem para mostrar sua arte. 
Os organizadores declararam que não existe  uma doutrina ou ideia que  percorre toda a arte de rua, por isso, é difícil querer ligá-lo a um movimento artístico, como foi feito até agora com a história da arte.
A curadoria é de Mathilde e Gautier Jourdain. A exposição fica em cartaz até 3 de novembro.


JEF AEROSOL - CASABLANCA (divulgação)
JACE - THE DEATH É SERVIDA    (divulgação)
JEAN FAUCHEUR (divulgação)
ALEXONE - CONQUISTA URBANA 2019
(Foto Fred-Collier)



FLORIPA FESTIVAL JAZZ 2019

Em Florianópolis, a edição do Festival de Jazz 2019, reunirá mais de 30 atrações locais, nacionais e internacionais, de 13 a 19 de maio, em 12 palcos espalhados por Floripa. para apresentações do jazz mundial contemporâneo, a exemplo da cantora brasileira Céu, o saxofonista Joshua Redman e outros nomes conhecidos.
O grande destaque é o ícone musical e patrimônio brasileiro EUMIR DEODATO, pianista, arranjador e produtor musical, radicado nos Estados Unidos desdo os anos 1970,  trabalhou ao lado de nomes como Frank Sinatra, Tony Bennett, Tom Jobim, Aretha Franklin e Bjork.
Com o Quinteto Eumir Deodato, celebrarão os principais sucessos do maestro que soma em trabalho mais de 500 discos, um Grammy Award e muita composições para o cinema. Um dos seus maiores sucessos  está a música "Assim falou Zarathustra"


UMA DAS ATRAÇÕES É A CANTORA CONTEMPORÂNEA  CÉU (divulgação ND)

EUMIR DEODATO (foto atual e quando iniciou sua carreira nos anos 1970)
(Facebook - divulgação)


EUMIR DEOGATO (You Tube)
JOSHUA REDMAN (divulgação)





XXII FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA


Em Manaus, a temporada de ópera teve início no último dia 26, com a apresentação da ópera ERNANI, de Verdi, com o cantor lírico  brasileiro (baixo), radicado nos Estados Unidos, que interpretou Dom Ruy, na versão em concerto da ópera ERNANI, de Giuseppe Verdi, com a regência de Luiz Fernando Malheiros.
A ópera ERNANI, de quatro atos,  é baseada na obra de Victor Hugo e estreou  no Teatro La Fenícia de Veneza, em 1844.


TEATRO AMAZONAS ( divulgação)
ENCONTRO DAS ÁGUAS NO TEATRO AMAZONAS, DO ARTISTA CRISPIM DO AMARAL

Adicionar legenda

ÓPERA ERNANI  (foto Ive Rylo G1 AM)
ÓPERA ERNANI  (foto Ive Rylo G1 AM)
ÓPERA ERNANI  (Foto Michael Dantas - divulgação SEC)




O CARROSSEL DIVULGA OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS, REGISTRANDO O QUE ACONTECE:




HAPPY BIRTHDAY TO :

LIEGE MASCARENHAS BAHIA
CARMEN VERONICA
RITA JAMBEIRO DÓREA (aniversariante) COM  O MARIDO HERVAL DÓREA

NO GIRO SOCIAL

SOLANGE RODRIGUES E IOLANDA MASCARENHAS





NO GIRO CULTURAL:


Em Feira de Santana, acontece no domingo (5), a Meia Maratona de Feira da União Médica.



No Rio de Janeiro, acontece amanhã (3), na Sala Cecilia Meireles, apresentação da pianista Corda, tocando Astor Piazzola.



Em Feira de Santana, dando inicio aos festejos de São João, acontece amanhã (3), o FORROTARY com Dr. Ed. numa realização da Associação Regional de Trabalhadores em materiais recicláveis. 


Em Salvador, acontece sábado (4), a Confraria do Sax Arturo Braga, no Mercado do Peixe no Rio Vermelho, às 17h


No Rio de Janeiro, o Blue Note apresenta  Tributo a Tim Maia, a partir das 20h, com a participação  de João Senise com Gilson Peranzzetta e Mauro Senise com a participação de Leny Andrade.




Em Salvador, o Teatro Castro Alves apresenta sua programação do mês de maio, com a Orquestra Sinfônica da Bahia, a partir de hoje (2).




Em Salvador, a Caixa Cultural  apresenta Oficinas de Outono, com Dança Flamenca para iniciantes, com Emanuela Tosta, dias  sexta feira )2), sábado (3) e domingo (4).


Em Feira de Santana,  dentro do programa Domingo Tem Teatro, apresentação neste domingo (5) do espetáculo infantil  Dom Quixote e as Aventuras de Majú, às 10H30 no CUCA. 




Em Salvador o Café Teatro Rubi apresenta  o espetáculo Rock Forever dias 3, 4, 10 e 11.
Em Niterói, Dóris Monteiro se apresenta dia 8 (quarta-feira), no Centro de Artes da UFF, homenageando Billy Branco, um dos precursores da Bossa Nova.




Em Salvador, começa hoje (2) até domingo (5), a 1ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte, com várias atividades e encontros culturais.




Em Feira de Santana,  acontece neste domingo (5) uma programação  cultural, no Museu Regional de Arte, das 9h até 12h, com diferentes atividades.






O CARROSSEL ILUSTRA A EDIÇÃO 131 COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS  MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:


SHIORI MATSUMOTO
FINOK
RITA CAVALLARI
JUAREZ MACHADO
AMY CHEHORE
MARI BUENO
  KIMI KURUHARA
CLÓVIS IRIGARAY
XUL SOLAR
JOÃO SEBASTIÃO



ENCERRAMOS A EDIÇÃO 131, COM O PENSAMENTO DE GEORGES BRAQUE




OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 132. ATÉ LÁ !!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário