Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 23 DE MAIO DE 2019, EDIÇÃO 134.



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA



OLÁ AMIGOS,  


O CARROSSEL  GIRA AO REDOR DO MUNDO E VAMOS   AS NOTÍCIAS:



Em São Paulo, foi inaugurado no último dia 7, a Exposição " A CIDADE DA BAHIA, DAS BAIANAS E DOS BAIANOS", no Museu Afro-Brasil, no Parque do Ibirapuera. 
O Museu Afro-Brasil foi fundado  pelo artista plástico baiano Emanoel Araújo, nascido em Santo Amaro da Purificação, radicado em São Paulo há décadas.
Emanoel é diretor do Museu  curador da exposição, e declarou que esta exposição fala de alguns fatos e pessoas, sobretudo dos artistas, dos homens e mulheres, que fizeram da Bahia a mágica inusitada e preciosa da cidade, de todos os santos, de muita sensualidade e de pouco pudor.
A exposição poderá ser visitada até 1º de setembro.





BAIANAS DE MADEIRA E METAL (coleção particular) ( foto Jailton Leal)

TAPEÇARIA DE GENARO DE CARVALHO  (divulgação)
O SAGRADO E O PROFANO (divulgação)
OS ORIXÁS (divulgação)
O SAGRADO E O PROFANO (divulgação)

EMANOEL ARAÚJO ( foto André Ligeiro - divulgação)




PHIL COLLINS

Em Lyon, na França, começa a turnê europeia de um dos maiores músicos britânicos PHIL COLLINS, com o Concerto Variedade Internacional "Still Not Dead Yet Live", em apresentação única na França, dia 4 de junho, no Groupama Stadium.


(divulgação)




MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE


No Rio de Janeiro,  foi reaberto no último sábado (18), o Museu Histórico da Cidade, na Gávea, que inaugurou um espaço para abrigar mais de 20 mil itens, entre eles,  estátuas, da cabeça do Cristo Redentor que serviu de base para construção do Cristo Redentor, do autor Paul Landowski (1875-1961), autor da escultura, e responsável pela estátua  que abençoa a Cidade Maravilhosa e,  é um dos maiores cartões-postais do mundo.
Das raridades , " a cabeça do Cristo" pode ser visitada no Museu Histórico da Cidade e itens como pinturas de Eliseu Visconti e Antônio Parreiras e esculturas do Mestre Valentim..


MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE, NO PARQUE DA CIDADE, NA GÁVEA (divulgação)
ELISEU VISCONTI ( 1866-1944) (divulgação)
ANTÔNIO PARREIRAS (1860-1937) (divulgação)
MESTRE VALENTIM (1745-1813) (divulgação)
PAUL LANDOWSKI (1875-1961)   (Wikipedia)
PEÇA QUE INSPIROU A CRIAÇÃO DO CRISTO REDENTOR (EXPOSTA NO MUSEU)
(divulgação)
A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA  COMEÇOU EM 1922 E FOI INAUGURADA EM 12 DE OUTUBRO DE 1931.
CRISTO REDENTOR  (divulgação)




O TALISMÃ DE SÉRUSIER

Em Paris, o Museu D'Orsay apresenta até dia 2 de junho, a exposição  LE TALISMAN DE PAUL SÉRUSIER. UNE PROPHÉTIE DE LA COULEUR.
Paul Sérusier  foi um pintor francês  pré-impressionista, estudou  na Academia Julian e foi monitor na mesma instituição nos meados de 1880, juntando-se a um grupo de jovens artistas liderados por Paul Gauguin, que serviu de inspiração a Sérusier na sua carreira.


PAUL SÉRUSIER ( 1864-1927)  - wikipedia
O TALISMà (divulgação)
PAUL SERUSIER   -, A LAVADEIRA (divulgação)
PAUL SÉRUSIER   -UM DOMINGO BRETÃO (divulgação)
PAUL SÉRUSIER  (divulgação)
PAUL SÉRUSIER  - A CHUVA  (divulgação)
 PAUL SÉRUSIER - THE HAYMAKER (divulgação)
 PAUL SÉRUSIER  -AS FILHAS DE FILISTEU (divulgação)
PAUL SÉRUSIER - A FLORESTA SAGRADA (divulgação)
PAUL SÉRUSIER - A LUTA BRETANHA (divulgação)





A PÉROLA DA MARQUESA

Em Genebra, na Suíça,  foi cancelado  três dias antes,  o leilão de uma peça apresentada  como uma das jóias estrelas  do "Magnificent Jewels, da Casa Christie. Seu. dono  desistiu de leiloar a raridade em cima da hora, tirando-a do catálogo..Era  uma das peças mais esperadas, um  tesouro único, conhecida como "Pérola de Ana Maria", joia de mais de 30 quilates, que remonta do século XVI.. 
A preciosidade foi um presente que o Rei Carlos I da Espanha presenteou ao Secretário de Estado, Francisco de Los Cobos e sua esposa Maria di Mendoza.
Atualmente a joia é um broche com esmeraldas e vários diamantes, pertencente aos herdeiros do primeiro dono,  que mantem o anonimato.

REVISTA VANITY FAIR  DA ESPANHA DE MAIO ( divulgaçáo)





PRÊMIO EUROVISÃO 2019


Em Tel Aviv, em Israel, terminou no último sábado (18)  a 64ª edição  do Festival Eurovisão, na Feira de Israel  & Convention  Center, que teve início no último dia 14.
A canção "Arcade", que fala sobre a perda de um familiar, levou a Holanda a conquistar o primeiro lugar no Festival Eurovisão.2019.
O cantor holandês Duncan Lawrence, venceu com 492 pontos, o Festival conquistando para a Holanda  o quinto prêmio na história, ao longo dos 64 anos de  Festival.


DUNCAN LAWRENCE


                                                                       Foto 1 -  photo by Sebastian Schneiner (AP) 
                                                                     

DUNCAN LAWRENCE ( photo Abir Sultan EFE/EPA)







PRIMAVERA DO FORRÓ

Em Toulouse, na França, a cantora brasileira Nazaré Pereira, radicada na França há décadas, disco de ouro na França nos anos 80 com a música "Amarelinha", ou "La Marelle", é considerada a pioneira  do forró na França. Ela é uma das convidadas de honra do festival "Primavera do Forró de Toulouse", que começou, na última terça-feira (21) e vai até domingo (26).
Nazaré Pereira há cinco anos promove a cultura do nordeste brasileiro do sudoeste da França. 
Maria Nazaré Pereira, nasceu em Xapurí, no Acre, em 1940.
No dia 25 (sábado), Maria Nazaré se apresenta  ao lado de Lucas Notário e Gorentin da Sanfona.








MARIA NAZARÉ PEREIRA (divulgação)

(divulgação)



SEMANA DA AMÉRICA LATINA E CARIBE


Em Toulouse e Occitania, na França,  acontece a partir de hoje (23) até 8 de junho a 6ª edição que  comemora a Semana da América Latina e do Caribe, por. meio de 500 eventos culturais, científicos, políticos, econômicos e festivos. é uma oportunidade para destacar as relações históricas e múltiplas entre a América Latina e o Caribe e a França.
A programação é baseada nas iniciativas das embaixadas dos países da América Latina e Caribe na França, Associações, Instituições Acadêmicas e de Pesquisa. Serão exibidos  filmes, seminários, concertos, espetáculos de dança e música,  artesanato, degustações, exposições literárias de Toulouse para Marselha a partir de Lyon para  Caiena, de Paris para Mont St. Aignan,  Bordeaux e Cochabamba., oferecendo um panorama energético  de criatividade da América Latina e o Caribe, na França.


(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)





CAMP NOTES ON FASHION - MET 2019


Em Nova York  foi inaugurada na 1ª segunda-feira de maio (6), no Metropolitan Museum of Art de Nova York, MET, a exposição "Camp Notes on Fashion", MET GALA 2019 concentrando grandes nomes da moda, artistas e personalidades, organizada por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, com curadoria de Andrew Bolton.
A exposição é inspirada pelo ensaio de 1964, "Notes On Camp", escrito por Susan Sontag
O MET definiu Camp, como uma estética exuberante, caracterizada pela ironia, o humor, o fetiche, o artifício, a teatralidade e o exagero.
A exposição poderá ser visitada até  8 de setembro.


(divulgação)
SUSAN SONTAG -  TOWN & COUNTRY MAGAZINE   -  GETTY IMAGES

Adicionar legenda
FOTO 1 - ANNA WINTOUR , photo by Nelson Barnard - Getty Images.    FOTO 2 - ANNA WINTOUR ,  ilustração  por Michael Roberts, fotógrafo e ex-diretor da Vanity Fair Americana.
(divulgação)

(divulgação MET)
(divulgação MET)
 MET 2019  (divulgação Montagem - Reprodução)
LADY GAGA NO TAPETE VERMELHO DO MET 2019 (Getty Images)
BILLY PORTER, CHEGANDO AO MET 2019 (Getty Images)
JANELLE MONAE, USANDO UM VESTIDO CHRISTIAN SIRIANO (Getty Images)
EZRA MILLER VESTINDO UM TERNO DA BURBERY (Getty Images)
LUPITA NYONG, VESTINDO CALVIN KLEIN, NO MET 21019
(Getty Images)




MARIAH CAREY  - CAUTION


Em Londres, o Royal Albert Hall apresenta três shows de Mariah Carey, na  sua   turnê europeia  CAUTION WORLD TOUR, dias 25, 26 e 27. A  lendária superstar pop é uma das artistas femininas mais vendida de todos os tempos. Durante a turnê ela apresenta  o seu  15º último álbum gravado em estúdio, lançado em novembro de 2018
A estreia teve início ontem (22), em Dublin, na Irlândia..

(divulgação)
(divulgação)
MARIAH CAREY (divulgação NewNowNext)

MARIAH CAREY (Facebook e PopLine)

MARIAH CAREY  - THAT GRAPE JUICE (divulgação) 
NewNowNext (divulgação do show CAUTION nos Estados Unidos em abril)
ROYAL ALBERT ROYAL (divulgação)
ROYAL ALBERT ROYAL ( divulgação)




PRÊMIO CAMÕES  2019

No Rio de Janeiro, foi anunciado na última terça-feira (21), o vencedor da 31ª edição do Prêmio Camões, ao compositor, cantor  e escritor Chico Buarque de Holanda. O anúncio foi feito na Biblioteca Nacional do Rio, pela sua presidente Helena Severo.
O evento é organizado pelos governos do Brasil e Portugal. O Prêmio Camões é o principal Troféu Literário da Língua Portuguesa;
.
CHICO BUARQUE DE HOLANDA       (reprodução instagram)

 (divulgação Facebook)




O CARROSSEL FOCALIZA OS ACONTECIMENTOS SOCIAS E CULTURAIS:


HAPPY BIRTHDAY TO:

EXPEDITO (ANIVERSARIANTE) E CÉLIA SILVA FREIRE
FRANK BORGES (ANIVERSARIANTE) COM SUA MÃE ROSÁLIA  MARIA DE OLIVEIRA
SRAS, REGINA RIQUE, BETH PINTO GUIMARÃES, ANGELA BRANT (aniversariante) e LUCIA GROSSI


 

Em Amélia Rodrigues, na Bahia,  o prefeito Paulo César Falcão, reuniu no último domingo (19),  antigos operários da Usina Itapetingu  i para um almoço de confraternização. Alguns operários compareceram com seus familiares, assim como  os herdeiros da família Falcão, que administraram a Usina de Açúcar, há décadas atrás.
Dos muitos que compareceram, anotamos: Walter Filho, Adnil e Maria Thereza, filhos do saudoso Walter Falcão e dona Tereza (que não pode comparecer), Beto, filho dos saudosos José da Costa e Lourdes Falcão, Ricardo Falcão,  além de filhos e netos do clã Falcão. Foi uma confraternização emocionante, que levou o organizador do evento, Paulo César, às lágrimas.
O crédito das fotos abaixo é do  noticiário Berimbau Notícias 

PAULO CESAR FALCÃO, PREFEITO DE AMÉLIA RODRIGUES
RICARDO FALCÃO COM O ANTIGO OPERÁRIO MANOEL DOS SANTOS, PAULO CÉSAR FALCÃO, WALTER FALCÃO  FILHO E BETO FALCÃO.  (Crédito Berimbau Notícias)



Em Secretário,  distrito de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, aconteceu no último sábado (18), o apoteótico e deslumbrante "marriage"de Paula Pitombo e Fábio Monteiro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição  seguido de recepção na Fazenda Paraíso. O mau tempo não atrapalhou o brilho da  recepção que foi um acontecimento único e marcante  para a Região Serrana.  

OS  RÉCEM-CASADOS FÁBIO MONTEIRO E PAULA PITOMBO, LADEADOS PELOS PAIS DA NOIVA, MARGOT E VOLNEY PITOMBO.  (Photo by Cristina Granato)
IVANA E VOLNEY ARAÚJO PITOMBO ( photo by Ivana)


No Rio de Janeiro, acontece amanhã (24), o Forró de Gonzaga, com Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzada, que receberá convidados para o Forró, no Clube Caiçaras, na Ilha da Gigóia, comemorando 30 anos de Gonzagão..


DANIEL GONZAGA ( crédito  Ana Cavalcante / Cacau Fernandes



Em Feira de Santana, acontece neste domingo (26), o Sarau Aberto "Poesias de Botequim, na Cúpula do Som, a partir das 17 h 30.





Em Feira de Santana,  acontece hoje (23), na Cidade Cultura, apresentação de Roberto Mendes, com o show "A Chula do Recôncavo com o Canto do Sertão"




No Rio de Janeiro, acontece pela primeira vez, a partir de hoje (23) até sábado (25), o MISSISSIPI DELTA BLUES FESTIVAL, com apresentação de Beto Saroçdi. 
O Festival acontece há 11 anos em Caxias do Sul - RS, e pela primeira vez  chega ao Rio de Janeiro.





No Rio de Janeiro, a Casa de Shows Imperator, no Méier, apresenta  "As Divas do Sambalanço", com Eliana Pittman, Claudette Soares e Dóris Monteiro, dia 29 de maio.





Em Sepetiba, Rio de Janeiro, a exposição  "UMA ARTE EM INSTANTES", começou no último dia 19 e vai até 19 de junho, na Casa de Fátima.




Em São Paulo,  começa hoje (23) a 5{ Ciranda  de Filmes, com a exibição de 79 filmes (entre inéditos e re-exibições), e a realização de atividades paralelas, no Espaço Itaú da Rua Augusta.
A curadoria é de Fernanda Heinz e Patrícia Durões.



CIRANDA DE FILMES




No Rio de Janeiro, o cantor Byafra, apresenta o show "Vôo de Ícaro", no Teatro Rival, amanhã, sexta feira (24), quando autografará o livro inspirado na sua famosa canção






No Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, apresenta  domingo (26), às 16h,  o show dentro da Serie "Sala PopClassic",  "Dudu Oliveira e Choro da Glória"




No Rio de Janeiro, o Blue Note apresenta amanhã, (24),  Nelson Batata, com o "Batuk do Marley, às 22h30.




Em Salvador, o  Teatro SESI, do Rio Vermelho, apresenta sua programação de 22 a 29 de maio, com diferentes atividades.







O CARROSSEL ILUSTRA A EDIÇÃO 134 COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:




GUILHERME NETO
MARTINS DE PARANGOBA - O CIRCO
ELISA MARTINS DA SILVEIRA - PROCISSÃO 1953
MARIA NAZARÉ SANTOS
THEO VAN RYSSELBERGHE -   MULHER NO ESPELJO - 1907
DHI FERREIRA
MARIA DI GESU - PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DO CARMO
VICENTE CODA CODA
IEDAMARIA
CARLOS BASTOS



ENCERRAMOS A EDIÇÃO 134, COM OS PENSAMENTOS DE:  SUSAN SONTAG E ARISTÓTELES 





AMIGOS, OBRIGADO PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 135. ATÉ LÁ !!!!!!!




Um comentário:

  1. Esta edição, está muito rica em eventos importantes, e como o espaço é exíguo, destaquei:A Exposição "A CIDADE DA BAHIA, DAS BAIANAS E DOS BAIANOS-A Reabertura do Museu Histórico da cidade, na gávea-O Prêmio Camões 2019, recebido pelo escritor Chico Buarque de Holanda-Primavera do Forró na França com a cantora Nazaré Pereira!

    ResponderExcluir