CARROSSEL SÓCIO-CULTURAL, 27 DE JUNHO DE 2019, EDIÇÃO Nº 139
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
OLÁ AMIGOS,
COMEÇAMOS A EDIÇÃO 139, DANDO DESTAQUE A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA, COMEMORADA EM 2 DE JULHO, CUJAS SOLENIDADES ACONTECERÃO EM SALVADOR, NAS CIDADES DO RECÔNCAVO BAIANO DESTACANDO CACHOEIRA E TODOS AS CIDADES QUE LUTARAM PARA NOSSA INDEPENDÊNCIA.
A COMEMORAÇÃO NO DIA 2 DE JULHO É UMA CELEBRAÇÃO ÁS TROPAS DO EXÉRCITO E DA MARINHA BRASILEIRA QUE, ATRAVÉS DE MUITAS LUTAS CONSEGUIRAM A SEPARAÇÃO DEFINITIVA DO BRASIL DO DOMÍNIO DE PORTUGAL EM 1823, DEPOIS DE INTENSOS EPISÓDIOS DE LUTA.
MARIA QUITÉRIA
MARIA QUITÉRIA, SÓROR JOANA ANGÉLICA, MARIA FELIPA E O CORNETEIRO LOPES, PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA.
( JORNAL AÇÃO POPULAR - DIVULGAÇÃO)
A Cabocla ícone da Independência da Bahia (divulgação)
A Cabocla no desfile cívico da Independência da Bahia
(FOTO TATIANA AZEVICHE - SETUR BA)
OLÍVIA DE HAVILLAND - 103 ANOS
Em Paris, onde vive há décadas, a atriz Olívia de Havilland, completa na segunda-feira. 1º de julho, 103 anos de vida.
Uma das verdadeiras lendas de Hollywood, Olivia Mary de Havilland nasceu em Tóquio em 1916 e começou a atuar no cinema em 1935.
Ganhou dois Oscar como melhor atriz em 1946, com o filme 'TO EACH HIS OWN" - ( SÓ RESTA UMA LÁGRIMA) e
"THE HEIRESS" - ( TARDE DEMAIS OU A HERDEIRA", em 1949.
Seu personagem "Melaine" do filme "E o Vento Levou"até hoje é lembrado pelos nossos avós e pais. Olívia trabalhou em dezenas e dezenas de filmes com grande atores.
Olívia tem nacionalidade britânica, americana e francesa.
OLIVIA DE HAVILLAND
DAVID LIVINGSTON - GETTY IMAGES - VULTURE
OLIVIA DE HAVILLAND
(divulgação Stars Inside)
OLIVIA DE HAVILLAND ( MELAINE DO FILME "E O VENTO LEVOU" (1939)
(divulgação)
OLIVIA DE HAVILLAND
(Photo by Rosie Hallam - PA)
![]() |
SÓ RESTA UMA LÁGRIMA |
![]() |
1964 |
![]() |
1964 |
![]() |
1938 |
FÉLIX FÉNÉON
Em Paris, o Museu do Quai Branly, presta uma homenagem a Félix[ Fénéon, jornalista e galerista que fez muito pelo reconhecimento das artes da África e da Oceania
. A exposição Félix Fénéon (1861-1944) - Os Novos Tempos de Seraut a Matisse teve início dia 28 de maio e permanece até 29 de setembro de 2019..
Félix Fénéon foi editor de Marcel Proust, galerista, de Matisse, colecionador e crítico de arte no final do século XIX, recolhendo nas suas viagens pela África e Oceania uma notável coleção de obras de arte.
MUSÉE DU QUAI BRANLY - JACQUES CHIRAC ( divulgação)
MUSÉE DU QUAI BRANLY - JACQUES CHIRAC ( divulgação)
PORTRAIT DE FÉLIX FÉNÉON BY PAUL SIGNAC (divulgação)
MUSÉE DU QUAI BRANLY - JACQUES CHIRACK (divulgação)
MUSÉE DU QUAI BRANLY - JACQUES CHIRAC (divulgação)
FOTO 2 - FÉLIX FÉNÉON ( foto wikipedia)
FOTO 3 - HENRI MATISSE (foto wikipedia)
CELINE DION
Em Londres, o Hyde Park recebe pela primeira vez o concerto de Celine Dion, numa única apresentação no solo europeu. O espetáculo está inserido no British Summer Time Festival e contará com vários artistas no show de abertura, dia 5 de julho



CELINE DION (Facebook e Jornal O Tempo - divulgação)
HYDE PARK LONDON (divulgação)

LES GUEULES DE PARISIENS
Em Paris, o Hotel de Ville, na Rue Rivoli, acolhe a exposição 'LES GUEULES DE PARISIENS" - ( AQUELES QUE FAZEM O CORAÇÃO DE PARIS BATER), da fotógrafa Stéphanie Pfeiffer que fotografou homens e mulheres, idosos e crianças que ela conheceu quando caminhava pelas ruas de Paris, com sua inseparável câmera.
Stéphanie apresenta 70 retratos imortalizando um povo : poetas, professores, artesãos e anônimos cidadãos. que começou a fotografar em 2014 e não parou mais.
A exposição fica em cartaz até 10 de agosto de 2019.
A exposição fica em cartaz até 10 de agosto de 2019.

STÉPHANIE PFEIFFER ( FGS.COM) divulgação)

(divulgação)
![]() |



STÉPHANIE PFEIFFER E SEUS RETRATADOS (divulgação)

COPENHAGEN JAZZ ESTIVAL
Em Copenhagen, na Dinamarca, acontece o tradicional "Copenhagen Jazz Festival,"sempre no mês de julho, desde 1979, completando 40 anos. O festival transforma a capital dinamarquesa no maior Clube de Jazz do mundo, apresentando artistas com muitos gêneros de música jazz, para um público colorido de todas as idades, nas praças, parques, cafés, Tivoli, canais e becos de Copenhagen, de 5 a 14 de julho.
Das atrações internacionais, destacam-se os brasileiros, Flora e Airton Purim (6), Gilberto Gil (10) Eliane Elias (12) e a portuguesa Mariza (9).
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)
(divulgação)

COPENHAGEN JAZZ FESTIVAL 2019 (divulgação)

WILLIAM KLEIN - MANIFESTO
Em Madri, o Espacio Fundación Telefônica apresenta desde o dia 7 de junho a exposição "William Klein - Manifesto", na primeira retrospectiva na Espanha dedicada ao fotógrafo de Nova York, Willian Klein, considerado um dos pais da fotografia, que revolucionou a linguagem fotográfica visual. Esta exposição coincide com a comemoração dos seus 90 anos.
A exposição monográfica "Manifesto" coloca seu trabalho fotográfico em diálogo com suas pinturas, obras de papel e peças cinematográficas para render uma representação abrangente do artista.
A estética de William Klein nos fala de um século em movimento, um século constante em todo seu trabalho, desde suas pinturas como aluno de Fernand Léger, até os experimentos abstratos no início dos anos 1950, a fotografia de rua, livros e até filmes.
Klein criou durante uma série de imagens dos anos 1950 no coração de Nova York, em Roma, Moscou e Tóquio - que hoje são ambientados na história da fotografia.
Com curadoria de Raphaelle Stopin, a exposição tem como objetivo unir todos os segmentos do trabalho pictório, fotográfico, gráfico e cinematográfico do artista, a fim de conhecer suas "vidas nativas" - filmes, modelos e protótipos para mostrar as diferentes e muitas vezes desconhecidas facetas de um artista que muitas vezes só pensa em si mesmo como fotógrafo.
Willian Klein nasceu em 19 de abril de 1928 em Nova York.


WILLIAM KLEIN (wikipedia - divulgação)
MODELOS ANTÔNIA E SIMONE NO BARBERSHOP EM NEW YORK, EM 1961 - VOGUE

VERUSCHKA, BY WILLIAM KLEIN
BRIGITTE BARDOT - 1958 - BY WILLIAM KLEIN



DOROTHY BY WILLIAM KLEIN ( divulgação)

WILLIAN KLEIN ( divulgação)

MONTPELLIER DANSE
Em Montpellier, comuna no sul da França, começou no dia 22 o 39º Festival Montpellier Danse, celebrando o centenário de Merce Cunningham, pioneiro da dança contemporânea. O festival é um encontro anual dos maiores coreógrafos internacionais com muitas apresentações gratuitas em Montpellier e nos municípios da metrópole. Mais de 300 empresas de dança de todo o mundo se reúnem , apresentando dezenas de shows por dia durante os dias do festival.
Para celebrar a arte de um de seus ícones, o pioneiro norte-americano Merce Cunningham, com duas obras revisitadas pelo ballet da Ópera de Lyon, Summerspace (1968) e Exchange (1978),
O festival apresenta ainda o esperado retorno de William Forsythe com a estreia de " A Quiet Evening of Dance" e a nova criação da belga Anne Therese de Keersmaeker, Le Six Concerts Brandebougeois, além dos novos talentos emergentes dos quatro cantos do planeta.
O festival continuará até 6 de julho de 2019.

(divulgação)
![]() |
WILLIAM FORSYTHE ( wikipedia) |
(divulgação)
(divulgação)

GIORGIO DE CHIRICO
Em Gênova, na Itália, o Palácio Ducale abriga desde o mês de março a exposição de Giorgio de Chirico "Ilm Volto Della Metafísica" A exposição apresenta cerca de 100 obras, feita pela Pictor Optimus ao longo de toda sua carreira. A exposição investiga o mundo dos exteriores metafísicos, um dos temas mais reconhecidos de sua arte, como os panoramas urbanos (praças da Itália ou torres), e os misteriosos banhos.. Também são explorados as figuras que frequentemente povoam seus trabalhos, de 1910 a 1970, como os trovadores, os personagens mitológicos como Diana, Mercury, Hector e Andromache, as musas e arqueólogos.
A exposição também apresenta a seção em que o metafísico encontra a tradição, com vários retratos figurativos do século XV,
Giorgio de Chirico nasceu na Grécia em 1988 e faleceu em Roma em 20 de novembro, aos 90 anos.
A exposição fica em cartaz até 7 de julho de 2019.



GIORGIO DE CHIRICO (Fondazone Giorgio e Isa Chirico



GIORGIO DE CHIRICO - RETRATO DA MÃE - 1911 (divulgação) (

GIORGIO DE CHIRICO ( divulgação)



GIORGIO DE CHIRICO ( divulgação)
![]() |
GIORGIO DE CHIRICO ( divulgação) |

GIORGIO DE CHIRICO - RETRATO DE MATILDE TORTI, MULHER DE GIORGIO CASTELFRANCO
(divulgação)

GUIDO SANT'ANNA
Em Londres, o brasileiro Guido Sant'Anna de 13 anos é o primeiro latino-americano a ser chamado para participar da Competição Menuhin, a mais prestigiosa premiação do mundo para violonista, Ele foi um dos seis finalistas entre 317 músicos de 51 nacionalidades.
Guido Sant'Anna impressionou o júri de músicos profissionais e, ainda foi o mais talentoso pelo público pela internet.
GIORGIO SANT'ANNA (divulgação Papo Cultura)
ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS:
Em Feira de Santana o São João teve início na sexta-feira (21) com o Forrozona, festa de aniversário, da empresária Ozana Barreto, no Salão de Eventos do Boticário, reunindo convidados de vários segmentos empresarias, políticos e sociais, prestigiado pelo prefeito Colbert Martins e a primeira dama da cidade, Adenilda Martins, do renomado cirurgião plastico internacional, o feirense Dr.Volney Pitombo, (que passou os festejos juninos na Princesa do Sertão) e dezenas de conterrâneos que raramente vemos no dia-a-dia social...
Animada por uma banda de forró, os convidados se abraçavam, dançavam, bebericavam desde o whisky e as variedades de licores, refrigerantes e cervejas, complementado com um farto e variado buffet típico da época além do jantar, que agradou aos convivas. Foi uma noite esplêndida.
No"day after (22)" o empresário Antonio Carlos Caribé (Caribezinho), recebeu convidados em sua belíssima morada-chácara na Santa Mônica, para drinks e papos, ao som de um trio de forró. Antônio Carlos Caribe é um dos anfitriões feirenses que sempre recebe seus convidados com classe e categoria.
Na noite de São João, os festejos começaram com drinks na casa de Kátia Carvalho seguindo para a residencia do casal amigo Marcone Lomanto e Nilma Albuquerque Veloso, que ofereceu aos convidados uma típica festa, com um"sarapatel light" divino, bebidas e a variedades de bolos feitos em casa. Iara Moares Albuquerque ajudava a receber os amigos convidados.
No dia seguinte, Maria José Quintela e sua filha Camila Quintela receberam amigos e a equipe ,de produção da TV Bandeirantes, do programa semanal 'MISTURA BAIANA apresentado por Camila Quintela.
OZANA BARRETO ENTRE CID DALTRO E JOSÉ F. BRANDÃO
PREFEITO COLBERT MARTINS E A PRIMEIRA DAMA DA PRINCESA DO SERTÃO, NO FORROZANA.
CHICÃO CARIBE, AURÉLIO DÓREA E SILVIO PEDRA BRANCA
LIEGE MASCARENHAS BAHIA E VOLNEY PITOMBO
RAFAEL CORDEIRO, LUA BARRETO, OZANA BARRETO E AURÉLIO DÓREA
JOSÉ ÁTICO ENTRE LIEGE MASCARENHAS BAHIA E OZANA BARRETO
ANTONIO ALENCAR, HAMILTON BACELLAR, CHICÃO CARIBÉ E AURÉLIO MIGUEL
VOLNEY PITOMBO, CID DALTRO, OZANA BARRETO E JOSÉ F. BRANDÃO
CHICÃO CARIBE, AURÉLIO MIGUEL, ELIANA BACELLAR E ANTONIO ALENCAR
IOLANDA MASCARENHAS, JOSÉ F. BRANDÃO E SOLANGE RODRIGUES, NO SÃO JOÃO NA CHÁCARA DE ANTONIO CARLOS CARIBE
CID DALTRO, VOLNEY PITOMBO, JACY SANTANA E JOSE f. BRANDÃO, NO SÃO JOÃO NA CHÁCARA DE ANTONIO CARLOS CARIBE
HAPPY BIRTHDAY TO:
DAGMAR CARNEIRO
FABÍOLA PORTUGAL
ACONTECIMENTOS CULTURAIS:
Em Feira de Santana, o cantor Byafra se apresenta dia 6 (sábado), na Arena FAT, acompanhado da Banda Flash Back e da cantora Rosana.
No Rio de Janeiro, no Teatro do Leblon, na Sala Fernanda Montenegro, a cantora e atriz Sylvia Massari apresenta o show "Dalva in Concert", acompanhada do pianista Eduardo Henrique, dia 5 de julho (sexta-feira)..
Em Salvador, a Galeria Paulo Darzé, apresenta a exposição "Handmade"do artista plástico Vik Muniz, com abertura dia 4 e visitação de 5 de julho a 10 de agosto..
No Rio de Janeiro, o Blue Note apresenta sábado (29), a Banda Blue Note Rio e convidados João Donato, Roberto Menescal, Alma Thomas e Ricardo Silveira
Em Salvador, O Café Teatro Rubi, apresenta o show " Astoria Pink Floyd Cover, com os grandes sucessos do conjunto Pink Floyd, dias 28 e 29, às 20h30.
Em Nice, na França, o artista internacional, o baiano Ed Ribeiro, participa de workshop com exposição e conferência, na Festa de Yemanjá., durante um festival de Cultura, sábado dia 6 de julho.
No Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles, apresenta hoje (27), o show estonteante com Roberto Menescal, apresentando a cantora Pille-Rite Rei
No Rio de Janeiro, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana, abertura da exposição Abstratos Líricos de John Nicholson, hoje (27), a partir das 19h. A partir de amanhã (28) visitação pública até 12 de julho de 2019.
O CARROSSEL ILUSTRA A EDIÇÃO 139 COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:
MENOTE CORDEIRO - SÃO PEDRO
CHICO MAZZONI
GUILHERME NETO
RAIMUNDO OLIVEIRA
RITA CAVALLARI
DJANIRA
RUY GARCEZ
MOEMA GUSMÃO
MENOTE CORDEIRO
ENCERRAMOS A EDIÇÃO 139 COM O PENSAMENTO DE DALE CARNEGIE
OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 140. ATÉ LÁ !!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário