SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
THIERRY MUGLER - PHOTOGRAPHER
Em Paris, a galeria Polka comemora desde novembro a exposição THIERRY MANFRED MUGLER : PHOTOGRAPHER, apresentando os trabalhos fotográficos do costureiro, diretor, fotógrafo, criador, perfumista, exibindo sua bagagem diversificada.
Após o sucesso da retrospectiva COUTURISSIME, no Museu de Belas Artes de Montreal e em Roterdã. Thierry Mugler, no momento lança seu novo livro "Thierry Manfred Mugler:Photographe", que apresentamos algumas fotos da exposição e do livro.
THIERRY MUGLER ( divulgação Purity Scents)
THIERRY MUGLER E JERRY HALL ( ANOS 90) ( revista Life)
CLAUDIA SCHIFFER EM 1995 MODELO DE THIERRY MUGLER ( The telegraph - divulgação)
THIERRY MUGLER ENTRE JERRY HALL E CID CHARISSE , EM 2012 ( Pinterest)
LINDA EVANGELISTA (1992) MODELO THIERRY MUGLER, FOTO PATRICE STABLE
MODELO TONI GARM, COM MODELO PLASTIFICADO DE THIERRY MUGLER, EM 1995, CLICADA POR KARL LAGERFELD PARA A REVISTA VOGUE ( divulgação)
COLEÇÃO "ANNIVERSAIRE DES 20 ANS" DE THIERRY MUGLER, NO OUTONO;/INVERNO DE 1995, FOTOGRAFADO POR KARL LAGERFELD ( divulgação)
PHOTO BY THIERRY MUGLER ( divulgação)
CÂNOVA E THORVALDSEN
Em Milão, acontece pela primeira vez, desde o mês de outubro, uma importante exposição com mais de 150 obras , em 17 seções do artista italiano Antonio Cânova (1757-1822) e do escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen (1770-1844), dois ilustres pares e rivais, que foram aclamados como os verdadeiros pais da escultura moderna.
A exposição acontece na Galeria de Itália, na Piazza Scala, com curadoria de Fernando Mazzocca e Stefano Grandesso, numa oportunidade única de admirar as obras mais famosas e populares dessas estrelas da escultura neoclássica e românica, que influenciaram uma multidão de estudantes seguidores e emuladores.
A exposição fica em cartaz até 15 de março de 2020.
OS ESCULTORES CÂNOVA E THORVALDSEN ( Art SixMic - divulgação)
MONUMENTO DO TÚMULO DO PAPA PIO VII, BASILICA DE SÃO PEDRO EM ROMA
(obras dos escultores - divulgação)
BERTHEL - APOLO BELVEDERE ( divulgação)
ANTÔNIO CANOVA - HEBE ( divulgação)
BERTHEL - ESCULTURA GAMINEDES COM A ÁGUIA DE JUPITER ( divulgação)
(divulgação)
(divulgação Art Sixmic)
UMA HOMENAGEM A LINDA BATISTA
No Rio de Janeiro, a cantora Linda Batista (1919-1988) foi lembrada com duplo tributo nos 100 anos do seu nascimento, com espetáculos musicais no Teatro Maison de France e no Teatro Prudential ( antigo Teatro Adolpho Bloch).
As cantoras e atrizes Adriana Quadros e Mona Vilardo, interpretaram, nos diferentes teatros, a eterna Linda Batista que obteve por mais tempo a faixa de Rainha do Rádio (11 anos com o título), entre as décadas de 1930 e 1940, quando desbancou as cantoras Marlene, Emilinha e Dalva de Oliveira
No espetáculo as músicas ganharam nova roupagem, emocionando a platéia, com clássicos de Lupicínio Rodrigues, como Volta, Vingança, Foi Assim e as conhecidas "Ô Abre Alas", Madalena e "Quem sabe da minha vida sou eu", com textos lidos em off por Ricardo Cravo Alvim. Vale a pena assistir esse tributo a Linda Batista até dia 11 de dezembro.
EMILINHA BORBA, MARLENE, ÂNGELA MARIA, DALVA DE OLIVEIRA E LINDA BATISTA
ÂNGELA MARIA, EMILINHA, LINDA BATISTA, MARLENE E DALVA DE OLIVEIRA
LINDA BATISTA (divulgação) |
LINDA BATISTA (divulgação)
BALLON D'OR 2019
Em Paris, aconteceu na última segunda-feira (2), no Théâtre du Châtelet, a 64th Cerimonia da premiação Bola de Ouro 2019, promovida. pela revista francesa France Football que premiou os melhores jogadores do mundo.
Pela primeira vez, a recompensa de melhor goleiro do mundo, foi para o brasileiro Alisson Becker, gaúcho de 27 anos, atuante no Liverpool e Brasil, ganhador do Troféu Yashin.
O argentino Lionel Messi, atuante no Barcelona e Argentina, conquistou pela 6ª vez o título de melhor jogador, desbancando Cristiano Ronaldo.
LIONEL MESSI, O MELHOR JOGADOR DO MUNDO 2019
(Reuters- Christian Hartmann - Agência Brasil)
ALISSON BECKER (BRASILEIRO) FOI PREMIADO COMO O MELHOR GOLEIRO DO MUNDO)
( Reuters - Christian Hartmann - Agência Brasil)
(divulgação FIFA)
BELMONTE CARICATURAS DOS ANOS 1920
No Rio de Janeiro, foi lançado no último dia 28, na Livraria da Travessa do Leblon, o livro da historiadora Marissia Gorberg Stambowsky, "Belmonte Caricaturas dos anos 1920", ( "Parc Royal, Um Magazine na Belle Époque Carioca"), pesquisa que durou seis anos, fruto de seu mestrado, e pesquisas nas revistas da época "Frou-Frou" e "Careta, além de inúmeros periódicos e revistas do mesmo período..
Marissia analisou a trajetória do artista paulista Benedito Carneiro Barros Barreto (1896-1947), mais conhecido como BELMONTE, comprovando a atualidade de sua visão debochada, que reúne desenhos sobre temas e situações polêmicas para a época que ainda ecoam fortemente na sociedade atual.
Belmonte foi um caricaturista, pintor, cartunista, cronista, escritor e ilustrador brasileiro, produziu cerca de 300 caricaturas entre 1923 e 1927. Era negro, o que nos faz pensar na trajetória e dificuldades que teve para mostrar seu talento num país preconceituoso na época.
BELMONTE, EM 1936 ( divulgação Veja São Paulo)
BELMONTE ( divulgação)
BELMONTE (divulgação)
BENEDITO CARNEIRO BARROS BARRETO ( BELMONTE )
(divulgação)
BELMONTE ( divulgação)
BELMONTE ( divulgação)
BELMONTE ( divulgação)
BELMONTE ( divulgação)
REVISTA CARETA, 932 DE MARÇO DE 1926 (BELMONTE - divulgação)
PINOCCHIO
Em Roma, os cinéfilos aguardam a estreia do filme Pinocchio, dia 19 de dezembro e simultaneamente em toda a Itália. A nova adaptação de Pinóquio, clássico da literatura infanto-juvenil, criado por Carlo Collodi (1826-1890), tem a direção do premiado cineasta Matteo Garrone e produção de Roberto Benigni, vencedor do Oscar no papel de "Geppetto" e Federico Ielapi na pele do boneco de madeira que sonhava em ser menino de verdade.
As filmagens começaram em março, perto de Roma.
(divulgação)
ROBERTO BENIGNI , FOTO ABAIXO-( Snoow) - NO PAPEL DE GEPPETTO - ANSA BRASIL
MATTEO GARRONE (Facebook) |
EUGENE ONEGUIN
No Rio de Janeiro, o Theatro Municipal apresentou no domingo (1), último dia da curta temporada, o Ballet Eugene Oneguin, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, com cenas líricas em 3 atos e 7 quadros, baseado na obra de Aleksandr Puchkin, pelos 220 anos de nascimento, com participação da Orquestra Sinfônica, coro, ballet, solistas do Theatro Municipal e solistas convidados com regência do maestro titular Ira Levin, com direção cênica de André Heller-Lopes.
Há 140 anos o espetáculo estreou no Teatro Maly, em Moscou. No Rio de Janeiro, teve sua primeira apresentação em 1989 e neste ano de 2019, teve sua segunda apresentação.
No elenco o barítono Homero Velho, encena Eugene Oneguin., a soprano Marina Conndera, interpreta Tatiana e um elenco grandioso de cantores, incluindo tenor, mezza soprano e personagens do clássico secular..
A obra é baseada no romance em versos de Alekandr Puchkin, um dos grandes poetas russos da história que estaria completando 220 anos de idade neste ano.
A história é recheada de drama, intriga e morte.
ÓPERA EUGENE ONEGUIN ( Divulgação - O Globo)
CÂNDIDO DE FARIA
Em Brasilia, o o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, apresenta a exposição "Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris" reunindo uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a campanha Cinematográfica Phaté, maior produtora de cinema da época, como parte da 10ª Festival Internacional de Filmes.
Cândido de Faria retrata a Belle Époque francesa e a boemia parisiense, povoada de artistas e intelectuais, em um momento em que Paris se tornava o mais dinâmico e progressista centro cultural do ocidente. através de cartazes mostrados na exposição.
Com curadoria de Germana Araújo, a exposição faz um resgate cronológico de obras em litografias, entre 1902 e 1911
Cândido Aragozes de Faria (1849-1911), foi ilustrador e publicitário, nascido em Laranjeiras (Sergipe), tido hoje como um dos maiores caricaturistas e ilustradores do Brasil e um dos maiores do seu tempo, produzindo centenas de peças de humor e publicidade por 45 anos.
CÂNDIDO DE FARIA ( divulgação CCBB)
CÂNDIDO DE FARIA ( divulgação CCBB)
CÂNDIDO DE FARIA (divulgação CCBB)
CÂNDIDO DE FARIA ( divulgação CCBB)
CÂNDIDO DE FARIA ( divulgação CCBB)
MISS UNIVERSO 2019
Em Atlanta, na Georgia, acontece nesse domingo (8), a 68ª edição do Certame Miss Universo 2019, com a participação de 90 candidatas de diversos países do mundo. O concurso será realizado no Tyler Barry Studio. Os países participantes com suas comitivas sonham com o título para seu país e conformam-se com o resultado final. com as surpresas inesperadas.
O Brasil, representado por Julia Horta, jornalista e modelo, desponta como uma das preferidas.
MISS BRASIL 2019 JÚLIA HORTA, UMA DAS CANDIDATAS PREFERIDAS.
( Divulgação)
JÚLIA HORTA ( divulgação Instagram)
FESTIVAL DE FILMES DO RIO
No Rio de Janeiro, a 21ª edição do Festival Rio, que correu o risco de ser cancelado por falta de verba, começará na segunda-feira (9), graças a uma mobilização coletiva.
Uma seleção compacta de cerca de 100 filmes estrangeiros, com grandes highlights do ano e os filmes mais esperados da próxima temporada, destacando os novos filmes dos diretores Clint Eastwood, Terrence Malick, Jim Jarmusch, Ken Loach, Pedro Costa, Abel Ferreira e Christophe Honoré.
O público terá a oportunidade de conferir filmes estrangeiros e brasileiros, os premiados, os mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e sessões especiais.
O Cine Odeon será palco da abertura do festival, com convidados especiais e a apresentação do filme ADORÁVEIS MULHERES, dirigido e escrito por Greta Gerwig, estrelado por Emma Watson, Saiorse Ronan e Florence Pugh, com a participação de Meryl Steep e Timothée Chalomet. O filme de época é inspirado no livro "Mulherzinha", de Louise May Alcott.
FILME DE ABERTURA DO FESTIVAL NO CINE ODEON
CINE ODEON, NA CINELÂNDIA ( divulgação)
MÉTIERS D'ART
Em Paris, a apresentação da marca francesa Chanel, antecipou para ontem (4), o desfile "Métiers D'Art" ( Profissões de Arte), previsto para hoje (5), para evitar a greve geral na França
A apresentação teve como objetivo valorizar o trabalho artesanal de atelier, muitos deles ameaçados de extinção.
FINAL DO DESFILE MÉTIERS D'ART DA CHANEL, ONTEM (4), QUE REPRODUZ ESCADARIA ESPELHADA DA LOJA DA MARCA EM PARIS. Á ESQUERDA, VIRGINIE VIARD, DA CHANEL,
(REUTERS - GONZALO FUENTES)
O CARROSSEL REGISTRA OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS:
Em Feira de Santana, Rita Jambeiro Dórea, recebe selecionados convidados para o triplo festejo: aniversário de Herval e comemoração dos 18 anos da filha Bárbara e aprovação da herdeira no curso de Medicina. O acontecimento será no Palacete Fróes da Mota.
HERVAL E RITA JAMBEIRO COM A FILHA BÁRBARA
Em Paris, o artista plástico Murilo Ribeiro com Marta Menezes, fazem um tour cultural europeu, visitando exposições em cartaz em Paris, Amsterdã e outras cidades.
MURILO RIBEIRO E MARTA MENEZES NO LOUVRE DE PARIS
CARROSSEL CULTURAL
Em Feira de Santana, acontece amanhã (6) o show musical com Santini Trio a partir das 18h, no Centro Cultural e Restaurante SESC, dentro do Projeto Som da Bahia.
Em Salvador, começa hoje (5), no Museu de Arte Sacra a exposição Arquitetos e Artistas, comemorando os 60 anos da Faculdade de Arquitetura da UFBA, até deia 19.
Em Feira de Santana, acontece dia 12 de dezembro mais uma edição da premiação dos destaques de 2019 "QUEM É QUEM", coordenado pelo jornalista Antônio José Larangeira.
No Rio de Janeiro, acontece a partir de sábado (7), a 3ª Ocupação Cultural, na Rua Moraes e Vale, capitaneado pelo artista plástico Paulo Branquinho, nos finais de semana até 22 de dezembro.
Em São Paulo, começa sábado (7), até 17 de dezembro, a exposição coletiva ARTE NO CAFÉ,, no Octávio Café, na Brigadeiro Faria Lima, em parceria com a Abrasci, Dentre os participantes, está a artista plástica baiana e internacional Maria Nazaré Santos
No Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles apresenta amanhã (6), PIANO DUO HIRSCH-PINKAS, lançado em um concerto no dia dos namorados na Universidade de Dartmouth (USA)
No Rio de Janeiro, o Teatro Riachuelo, apresenta dia 11 de dezembro o espetáculo musical "QUATRO ESTAÇÕES DE VIVALDI",com apresentação da Nova Orquestra ao lado do guitarrista Davi Moraes, com a proposta moderna, com destaque para o violino.
O CARROSSEL HOMENAGEIA NA EDIÇÃO 158, OS SANTOS (ORIXÁS) FESTEJADOS EM DEZEMBRO, SANTA BÁRBARA, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SANTA LUZIA ATRAVÉS DOS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DIVULGADOS NAS REDES SOCIAIS:
ED RIBEIRO - IANSÃ
DJANIRA - SANTA BÁRBARA
MENOTE CORDEIRO
ADELSON DO PRADO - NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
CARLOS BASTOS - SANTA LUZIA
CHICO MAZZONI - IANSÃ, SENHORA DOS RAIOS
MARIA NAZARÉ SANTOS
GUILHERME NETO
JOSÉ DE DOME
MENOTE CORDEIRO - OXUM
ENCERRAMOS A EDIÇÃO Nº 158 COM A FRASE DE DALE CARNEGIE:
OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E INCENTIVO. SEGUIMOS EM FRENTE MOSTRANDO UM TRABALHO INFORMATIVO E CULTURAL.
ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 159. ATÉ LÁ !!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário