Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2020

 CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 2 DE JULHO DE 2020, EDIÇÃO Nª 188                                               


                    SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


O CARROSSEL RELEMBRA A DATA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA, 2 DE JULHO DE 1823, FERIADO ANTECIPADO PARA 26 DE MAIO, DEVIDO AO COVID-19.
NÃO HOUVE O TRADICIONAL DESFILE CÍVICO PELAS RUAS DE SALVADOR E DE  CIDADES DO RECÔNCAVO BAIANO., MESMO ASSIM, SEM FESTEJOS E SEM AGLOMERAÇÕES, OS BAIANOS LEMBRARAM ESSA IMPORTANTE DATA PARA OS BAIANOS, COMEMORANDO EM CASA.


                                    MURAL BATALHA DE PIRAJÁ (1978)  - CARYBÉ


DESTACAMOS  AS FIGURAS SIMBÓLICAS E HISTÓRICAS  DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA, SEMPRE LEMBRADAS, E AS FIGURAS DOS CABOCLOS CRIADOS PARA HOMENAGEAR OS BATALHÕES E AS HEROÍNAS DE 1823, QUE, PELA BRAVURA  E CORAGEM, ENTRARAM PARA LIBERTAR O BRASIL DOS PORTUGUESES.
A HISTÓRIA CONTA  QUE O POVO RESOLVEU FAZER SUA PRÓPRIA COMEMORAÇÃO E, EM 1826, LEVOU UMA ESCULTURA DE UM ÍNDIO PARA REPRESENTAR AS TROPAS E, VINTE ANOS DEPOIS A CABOCLA FOI INCLUÍDA NAS COMEMORAÇÕES.
ILUSTRAMOS O SIMBÓLICO MOMENTO COM A PINTURA DOS CABOCLOS ATRAVÉS DOS PINCEIS DO ARTISTA PLÁSTICO CHICO MAZZONI.

                                                              CHICO MAZZONI
MARIA QUITÉRIA, MARIA FILIPA, E JOANA ANGÉLICA, SE DESTACARAM NA LUTA PARA VENCER AS TROPAS PORTUGUESAS.         (Divulgação Arquivo G1)



ORAZIO BORGIANNI

Em Roma, o Palazzo Barberini reabriu no último dia 11 de junho, com a exposição "Orazio Borgianni, Um gênio Inquieto na Roma de Caravaggio", com curadoria de Gianni Papi.
Esta é a primeira  exposição monográfica dedicado a Orazio Borgianni (1574-1616) e acontece  exatamente no, local onde são preservados duas obras-primas do artista, o Auro-Retrato  e a Sagrada Família com San Giovannino, Santa Elisabetta e um Anjo, juntos em um dos núcleos mais rico e importantes de pintura Caravaggescas do mundo.
Na primeira parte da exposição, são exibidas 18 obras autografadas que descrevem a história histórico-artista de Borgianni na capital romana, enquanto uma segunda seção, com 17 obras em exibição, diz respeito ao grupo de grandes pintores com quem a influência de  Borgianni foi significativa e as três vezes decisivas. Estes incluem Carlo Saraceni, Antiveduto Gramatica, Giovanni Lanfranco, Simon Vouet e Giovanni Serodine.
A exposição foi prorrogada até 1 de novembro de 2020.
AS FOTOS DAS IMAGENS SÃO DAS REVISTAS ITALIANAS  L'AMLETICO, SEGNONLINE, ARTPIÚ,´E  PALAZZO BARBERINI.

PALAZZO BARBERINI  (facebook)

UMA DAS SALAS DA GALERIA DO PALAZZO BARBERINI
 (FOTO ALBERTO NOVELLI - L'AMLETICO)
ORAZIO BORGIANNI   - SAN CARLO BORROMEO 
(DIVULGAÃO ARTEPIÙ)
ORAZIO BORGIANNI - SAN SEBASTIANO 
(DIVULGAÇÃO PALAZZO BARBERINI - SEGNONLINE)
 GIOVANNI LANFRANCO DAVIDE COM A CABEÇA DE GOLIAS, NA EXPOSIÇÃO DE ORAZIO BORGIANNI, NO PALAZZO BARGIANNI    ( DIVULGAÇÃO PALAZZO BARBRINNI)
ORAZIO BORGIANNI  - ST CHRISTOPHER (Divulgação Palazzo Barberine) 
ORAZIO BORGIANNI  - SAGRADA FAMÍLIA COM SANT'ANNA  (Divulgação Palazzo Barberine)
ORAZIO BORGIANNI - SAGRADA FAMÍLIA COM SANTA ISABEL, SÃO JOÃO BATISTA E UM ANJO
(Divulgação Palazzo Barberini))
ORAZIO BORGIANNI - MARTÍRIO DE SANT'ERASMO ( Divulgação Palazzo Barberini)
ORAZIO BORGIANNI - LAMENTAÇÃO SOBRE O CRISTO MORTO 
(Divulgação Palazzo Barberini)
GIOVANNI SIRODINE ( PALAZZO BARBERINE)
ANTIVEDUTO GRAMATICA ( PALAZZO BARBERINE)
SIMON VOUET ( PALAZZO BARBERINI)



DIANA ROSS -TOP OF THE WORLD


Em Londres, a turnê de Diana Ross  Top Of The World, programado para junho e julho deste ano foi reprogramado para junho e julho de 2021, devido ao Covid-19.
A ex-estrela do Supremes não se apresenta no Reino Unido desde 2007.
Nascida Diane Ernestine Earte Ross, de 76 anos, nasceu em Detroit, Michigan, é uma  atriz e cantora americana de jazz, soul, R&B e pop conhecida mundialmente e detentora de vários prêmios.
Iniciou sua carreira com o grupo The Supremes, em 1959,  originado de Detroit, formado por Florence Ballard (1943-1976), e Mary Wilson, como estrelas da Motown Records no anos 1960. a 1970, quando Diana Ross desligou-se do grupo seguindo sua carreira solo.  Estreou no cinema com o filme "Lady Sings The Blues" ( O Ocaso de uma Estrela), em 1972), baseado no livro autobiográfico de Billie Holliday, escrito por William Dufty


FACEBOOK                        SCOTT FAIN DESIGNS             WIKIWAND    
(Divulgação Facebook - GETTY IMAGES)
                                           THE SUPREMES   (Divulgação XL SEMANAL)                          
                        FOLRENCE BALLARD(1943-1976), DIANA ROSS e MARY WIKSIN (CIFRA CLUB)
                          BILLIE HOLLYDAY E DIANA ROSS ( Divulgação Paramount Filmes)
                   BILLIE HOLLIDAY E DIANA ROSS  ( Crédito HERMAN LEONARD FILME PARAMOUNT)



                              INDEPENDENCE DAY


Nos Estados Unidos da América,  República  Constitucional Federal  composto por 50 Estados e um Distrito Federal, celebrará  244 anos neste sábado, 4 de julho, o " Independence Day", comemorando  a adoção da Declaração de Independência em 4 de julho de 1776,  aprovado pelo Congresso  e redigida em grande parte por Thomas Jefferson, com votação de representantes das 13 Colônias  que votaram com unanimidade a favor da Declaração da Independência  para libertar os Estados Unidos  do domínio da Grã-Bretanha
Assim, a cada ano os americanos celebram uma luta  pela independência e comemoram a assinatura da Declaração da Independência  dos Estados Unidos da América.
Um fato curioso, aconteceu com dois dos pais e principais fundadores da Nação Americana Thomas Jefferson e John Adams que  morreram no mesmo dia, 4 de julho de 1826, em horas diferentes.
Lembrando que o primeiro presidente dos Estados Unidos foi George Washington (1732-1799), com mandato de 1789 a 1797),  o segundo John Adams (1735-1826), com mandato de  1797 a 1801, e o terceiro Thomas Jefferson (1735-1826), com mandato de 1801 a 1809,



                                                               (Divulgação Freepik)
             GEORGE WASHINGTON (1732-1799), JOHN ADAMS (1735-1826), THOMAS JEFFERSON (1743-1826) 
                                                              (Divulgação Wikipedia)

                                      

                OLIVIA DE HAVILLAND - 104 ANOS

Em Paris, onde reside atualmente, Olivia de Havilland  completou ontem (1), 104 anos de idade.  Considerada um fenômeno de longevidade, a mais antiga atriz ainda viva dos anos dourados do cinema de Hollywood, vencedora  de dois Oscar nos anos 1940, é  considerada a última das grandes estrelas da era de ouro  dos estúdios.
Há três atrás, quando completou 101 anos, foi a mais velha mulher a receber o título "Dame Commander of Rhe Order of The Bristish Empire, pela Rainha Elizabeth II.
Dos 49 filmes que atuou, um dos mais famosos "Gone  With The Wind", ( E O Vento Levou), de 1939, baseado no livro de Margaret Mitchell, um drama histórico-romântico que tem como pano de fundo a Guerra da Sucessão,  venceu 8 estatuetas do Oscar, incluindo o melhor filme,  e até hoje é apreciado e comentado  pelos cinéfilos,. 
Olivia de Havilland ganhou o primeiro Oscar em 1946, com o filme "Só Resta Uma Lágrima" e, em 1949 com o filme "Tarde Demais." como melhor atriz. Contracenou com os maiores atores e atrizes de Hollywood, .

                                                     OLIVIA DE HAVILLAND (MGM e 50 MAIS  G1
                                        OLIVIA DE HAVILLAND -  GETTY IMAGES - FACEBOOK)
OLIVIA DE HAVILLAND (Twitter)
                                                                           MGM  (divulgação)
                        OLIVIA DE HAVILLAND E RAY MILLAND NO OSCAR 1947 ( LOS ANGELES PUBLIC LIBRARY)
                             OLIVIA DE HAVILLAND ( DIVULGAÇÃO RINGSIDE REPORT, BY GEOFFREY HUCHEL)
                               OLIVIA DE HAVILLAND ( MONTAGEM DE FOTOS  1936,1948 E 1958) BY AHAMILTON FOY 50  PLUS WORLD
                          OLIVIA DE HAVILLAND AOS 103 ANOS DE  BIKE PHOTO JAMES L.NERBAUR
               1938                                                           1946                                              1949



                                       

            PORTO CARTOON WORLD FESTIVAL 2020


Em Porto, Portugal, teve início no último dia 22 de junho, na Reitoria da Universidade de Porto, o 22º Porto Cartoon World Festival 2020, com a participação de mais de 600 artistas de 70 países, cujos trabalhos contou com mais de 2600 obras.
A edição  deste ano, contemplou dois prêmios especiais de caricatura, centrados nas figuras de Chico Buarque (Prêmio Camões 2019) e Albert Einstein ( Nobel de Física), vencendo dois brasileiros Dálcio Machado, natural de Campinas  e Augusto Filho.
O vencedor do Festival foi o francês Jean Plantu, ícone emblemático do jornal diário Le Monde, e um dos mais importantes caricaturistas do mundo, que desenha para a primeira página do jornal Le Monde, há quase 30 anos,e conquistou  o Grande Prêmio do 22º Porto Cartoon. O segundo lugar foi atribuído  ao alemão Helmut Jacek e o terceiro ao espanhol David Vila.
A edição de 2020 volta a reforçar o lugar deste certame no pódio dos concursos internacionais de desenho de humor e mostra a pertinência da classificação do Porto, como capital do Cartoon, proclamado desde 2008.
O Prêmio Especial de Caricaturas contou com 70  desenhos vindos da Nova Zelândia, México, Vietname, China , Índia, Angola, Marrocos e vários países da Europa, além de concorrentes do Brasil, Irã e Portugal e até mesmo da Arábia Saudita que participa pela primeira vez..
A exposição foi organizada pelo  Museu da Imprensa  e permanece até 18 de setembro de 2020






                                                 JEAN PLANTU - (wikimedia commons)

                                                           DÁLCIO  MACHADO ( foto RENAN LOPES)
                      HELMUT JACEK ( Alemanha)                              DAVID VILA ( ESPANHA)





         SEMANA DE ALTA COSTURA DE PARIS 2020


Em Paris, a Federação de Alta Costura,  pela primeira vez na história adotou o modelo digital para cumprir o calendário de desfiles de Semana de Alta-Costura,  online de 6 a 8 de julho, enquanto a temporada de moda masculina acontece de 9 a 13 de julho, com  as 33 principais marcas,, Chanel, Dior, Giambatista Valli, Gaultier etc, além dos estilistas estrangeiros que farão apresentações citando  Elie Saab, Viktor & Rolf, Ralph & Russo, entre outras.
O desfile começará com Schiaparelli,  e terminará com Valentino.
O desfile de Haute Couture da grife italiana Valentino acontecerá em duas etapas. A primeira será digital, no dia 8 e integra as apresentações de Alta Costura em Paris. Alguns dias depois, dia 21 de julho, ocorrerá o evento presencial, com direito a show ao vivo no Cinecittá Studios, um complexo de teatros situado no subúrbio de Roma
A Federação de Alta Costura, anunciou uma série de acordos com o YouTube, Google, Instagram e Facebook para as próximas temporadas digitais, com o objetivo  final  de abrir as portas para uma audiência global.







                                          CHANEL  ( divulgação Fashion Network) Getty Images)

                                  JEAN PAUL GAULTIER HAUTE COUTURE  (GETTY IMAGES)
                      
                                                        VALENTINO    ( Getty Images
                                              COLEÇÃO VALENTINO   ( Getty Images)

                                        

                 FESTIVAL CANADA DAY - CCBC ONLINE

 No Canada, em todo o país,  começou ontem (1) até domingo (5), o   Festival Canada Day CCBC Online, em comemoração aos 153 anos de fundação do Canada. Um grande festival online, proporciona aos brasileiros uma imersão completa da cultura canadense.
O dia 1º de Julho  foi o dia em que o Ato Constitucional de 1867 foi assinado, estabelecendo a formação do Canada. Desde então, essa data é comemorada pelos canadenses que cobrem as cidades de vermelho e branco e muitas folhas de maple.
O Festival  de Comércio Brasil-Canada, reúne parceiros culturais e empresarias  para celebrar com diversas atividades os eventos virtuais.
Nesta 1ª/ edição  do Canada Day CCBB Online Festival , foi escolhido quatro temas ao DNA do Canada e da própria CCBC:  Inovação e Empreendedorismo, Diversidade, Educação e Cultura.




                                        

           ACONTECIMENTOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Em Feira de Santana, o jornalista e blogueiro Dimas Oliveira, divulgou  uma nota sobre meu primeiro livro "REMINISCÊNCIAS DE FEIRA DE SANTANA", lançado em 1º de novembro de 2013, no Casarão Fróes da Mota, que está à venda nos sebos, em Salvador, no Farol das Letras e Graúna Bons Livros, usados, pelo site Estante Virtual.
Aliás, o livro também é solicitado por feirenses residentes em vários lugares do Brasil e até no exterior, conforme o Secretário Municipal de Planejamento  Prof. Carlos Brito que sempre é procurado por cidadãos para adquirir  exemplares.

                
               



RELEMBRANDO O SUCESSO QUE FOI  A NOITE DO LANÇAMENTO,  EM VENDA E PÚBLICO, DESTACO ALGUMAS FOTOS:


NARON VASCONCELOS, MARY BARBOSA, DIMAS OLIVEIRA E NEILZA MENEZE


SAUDOSO JOSÉ OLIMPIO MASCARENHAS, NEILZA MENEZES, ADA MASCARENHAS BAHIA, ISADORA LEAL E ESTELA FRAGA.

                         O ESCRITOR COM A GRANDE MESTRA ELZA SANTOS SILVA

                                       CIDA CARNEIRO COM AILTON ALMEIDA

                     SOLANGE RODRIGUES, LUCI SILVA E A SAUDOSA ZAURY PITOMBO

                                                                GUTO E LUCI SILVA

                    ADA MASCARENHAS BAHIA E  JOSÉ FRANCISCO BRANDÃO DE FREITAS
                     
                 
                                             CÉLIA SILVA FREIRE E O ESCRITOR

                 CEIÇA CARVALHO, NEILZA MENEZES,ESTELA FRAGA E ISADORA LEAL

                                                       VALDNA E LUCIANO RIBEIRO

LUCI BARBOSA, ALVACELI RAMOS,O ESCRITOR, GILDARTE RAMOS E MÉRCIA SILVA

ISA GAMA, DIONISIO MEDRADO, RAIMUNDO GAMA E JOSÉ FRANCISCO BRANDÃO

                 MARY BARBOSA E O ESCRITOR JOSÉ FRANCISCO BRANDÃO DE FREITAS

MURILO E ADHANARA BARBOSA SILVA E JOSÉ FRANCISCO BRANDÃO DE FREITAS


                                   

O CARROSSEL  ILUSTRA A EDIÇÃO 188 COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS  MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:


                                                             MENOTE CORDEIRO
                                                              LEDA MARGARIDA
                      
                                                                EINAR JOLIN (1937)                                         
                   
                                                                    ERNANE CORTAT
            
                                                               CÉCILE VEILHAN

                                                            SEBASTIÃO MENDES

                                                                            JOÃO BEJA
                    
                                                                       KAREN DUPRE
                                                             RITA CAVALLARI
                                                                   ED RIBEIRO


                             


ENCERRAMOS A EDIÇÃO 188 COM O PENSAMENTO DE DALE CARNEGIE




OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 189.  ATÉ LÁ !!!!!!!





























































































































































































            































































                             









                                                       











                                                             

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário