Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

 

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 20 DE AGOSTO DE 2020, EDIÇÃO 195



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA



A EDIÇÃ DO CARROSSEL 195 FALA DA EXPOSIÇÃO BEAUTIFUL PEOPLE  - TRANSFERIDA PARA 3 DE SETEMBRO, DA EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA DO  FOTÓGRAFO  PETER LINDBERGH CONSIDERADO , O PAI DAS SUPERMODELOS MAIS FAMOSAS DO MUNDO, O NOTTING  HILL CARNIVAL  ONLINE, O BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA, E OUTRAS INTERESSANTES NOTÍCIAS.




BEAUTIFUL PEOPLE, THE BOUTIQUE 


Em Londres, a exposição Beautiful People, The Boutique in 1960's Contraculture, ( Pessoas Bonitas : a boutique na Contracultura nos anos 60) prevista para  3 de julho foi transferida para 3 de setembro no Fashion and Textile Museum de Londres. 
A exposição explora os designers extravagantes inoperados por ideias românticas do passado que confundiam as fronteiras de gênero e serviam como estética para o espírito livre da juventude.
Roupas usadas pelos Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, modelos e atrizes que fizeram sucesso nos anos 60, bem como acessórios, bolsas, roupas em geral e tendências que marcaram uma geração.
Beautiful People explora exemplos fabulosos e raros de lojas e designers que definiram a era, examinando a liberdade da juventude  compartilhado de boutiques populares ao redor do mundo, como parte  das recriações dessas boutiques icônicas.
A exposição remarcada para 3 de setembro fica em cartaz até 2 de janeiro de 2021, se não houver alteração.


(DIVULGAÇÃO  TEXTILE MUSEUM)



(DIVULGAÇÃO PINTEREST)          


CHICMI COM ( DIVULGAÇÃO)


FOTO  1  -  VERUSCHKA ( MODELO) PINTEREST
FOTO  2  -  SHARON TATE ( ATRIZ) PINTEREST
FOTO  3  -  JIMI HENDRIX E JANIS JOPLIN ( STATE COM.)


STATE COM, JIMI HENDRIX E JANIS JOPLIN
BRIGTTE BARDOT, JANE BIRKIN, TWIGGY E UMA MODELO ( DIVULGAÇÃO THE TREND SPOTTER)
JIMI HENDRIX - CIDADÃO CULTURA - DIVULGAÇÃO)


UNTOLD STORIES ( HISTÓRIAS NÃO CONTADAS)



Em HAMBURGO, na Alemanha, o  Museu MK&G, apresenta desde junho a exposição "Untold Stories"do fotógrafo Peter Lindbergh, (1944-2019), reunindo 140 obras  que datam dos anos 1980 até 2019, antes da sua morte..
Peter Lindbergh, nascido na Polônia, em Leszno transformou supermodelos em mulheres reais( e mulheres reais em supermodelos). Seu trabalho durou mais de quatro décadas e incontáveis capas das maiores revistas de moda do mundo, incluindo a Vogue, documentando a ascensão das supermodelos dos anos 1990, a exemplo de Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford entre inúmeros modelos e artistas. desconhecidos antes de serem fotografados por ele.
Antes da sua morte, Lindbergh passou dois anos trabalhando em sua coleção "Untold Stories", ultrapassando os limites da fotografia de moda.
Durante a criação da coleção ele declarou: "A exposição dará oportunidade de pensar mais detalhadamente nas minhas fotos em um contexto diferente da moda, com o objetivo de abrir as fotos para outros leitores e perspectivas.
Peter Lindbergh é considerado o pai das supermodelos. 

LINDA EVANGELISTA, MICHAELA BERCU AND KITSTEN OWEN EM 1988
PETER LINDBERGH  ( DIVULGAÇÃO  MK&G)
NAOMI CAMPBELL, LINDA EVANGELISTA, TATIANA PATITZ, CHRISTY TURLINGTON E CINDY CRAWFORD BY PETER LINDBERGH   ( MK&G)

( DIVULGAÇÃO MK&G)


FOTO  1  -  CAROLYN MURPHY BY PETER LINDBERGH
FOTO  2  -  CLAUDIA SCHIFFER BY PETER LINDBERG
FOTO  3  -  UMA THURMAN BY PETER LINDBERGH
FOTO  4  -  MILLA JOVOVICH BY PETER LINDBERGH
FOTO  5  -  BIRGIT KOS  - BY PETER LINDBERGH
FOTO  6  -  NADIA AUERMANN - BY PETER LONDBERGH
FOTO  7  -  KATE MOSS BY PETER LINDBERGH
FOTO  8  -  CHIARA FERRAGNI BY PETER LINDBERGH
FOTO  9  -  PENÉLOPE CRUZ BY PETER LINDBERGH
FOTO 10 -  GENA ROWLANDS - BY PETER LINDBERGH
FOTO 11 -  MEGHAN MARKLE BY PETER LINDBERGH
FOTO 12 - NICOLE KIDMAN BY PETER LINDBERGH













NOTTING HILL CARNIVAL 2020


Em Londres, pela primeira vez em 54 anos de história, o Notting Hill Carnival será online durante o fim de semana do feriado de  29 a 31 de agosto de 2020.
Devido a pandemia, os organizadores anunciaram a alternativa digital, com Acess All Areas, um programa gratuito de aparelhagens, apresentações e entrevistas.
O carnaval de Notting Hill trocará as ruas do West London por telas de computadores em todo o mundo, uma vez que o evento será online.
O carnaval atraí mais de um milhão de visitantes e é visto como um símbolo de tolerância inter-racial que remonta à década  de 1960 e celebra a comunidade afro-caribenha.




PHOTO JOHN PHILLIPS - GETTY IMAGES PARA REDBULL
IMAGENS REUTERS




CHART  ART FAIR 2020

Em Copenhague, na Dinamarca, o Palácio de Charlottenborg apresenta a 2ª edição do  Chart Art Fair, de 28 a 30 de agosto, com sede em Copenhague, é o principal evento de arte e designer contemporâneo na Região Nórdica.
A organização sem fins lucrativos visa fomentar a colaboração e promover as práticas artísticas como um importante reservatório para repensar a sociedade. 
Este ano, a Feira Virtual, ocorrerá  em formato descentralizado nas cinco capitais nórdicas, Copenhague, Helsink, Oslo, Reykjavik e Estocolmo, com o novo formato que combina componentes físicos e online mostrando artistas 100%  mulheres.
Os principais locais serão Kunsthal Charlottenborg e Den Fire Centre old Contemporary Art.



                                        PALACIO DE CHARLOTTENBORG, COPENHAGUE
MAMA ANDERSSON
                                                              ESSI KUOKKANEN


                                               


                         BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA

Em Salvador, o Balé Folclórico da Bahia,  (BFB) reconhecido como melhor companhia de dança folclórica do mundo, sediado em Salvador no Teatro Miguel Santana, no Centro Histórico, fundado em 1988, corre o risco de encerrar as atividades por causa das dificuldades impostas pelo Covid-19.
Atualmente, sem patrocínio e com dívidas acumuladas, lançou uma vaquinha virtual online para arrecadar recursos e pagar artistas e funcionários, que estão sem receber desde abril.
Neste ano, que completa 32 anos de fundação, seu diretor geral  e fundador Vavá Botelho está fazendo malabarismo para manter a única Companhia  especializada em dança do folclore baiano, reconhecida  internacionalmente que  já se apresentou em mais de 200 cidades e 24 países.

                                                                     IAN EBALLE ( Divulgaão)
         
                                                       FLÁVIO FIGUEIREDO ( FACEBOOK)
                                                            FLÁVIO FIGUEIREDO ( FACEBOOK)
                                                        FLÁVIO FIGUEIREDO ( FACEBOOK)
                                                FLAVIO FIGUEIREDO ( FACEBOOK)
                                                    FLAVIO FIGUEIREDO ( FACEBOOK)


                                         


                                 MARTIN MARGIELA


Em Paris, a Foundation Lafayette Antecipation, apresenta uma coleção de obras e colagens do estilista  belga,  Martin Margiela, que ilustram seu percurso artístico e os laços que estabelecem entre  suas criações pessoais e as destinadas à alta costura, mostrando um mundo que deixou há mais de 10 anos para se concentrar única e discretamente nas artes plásticas. 
Martin Margiela não é apenas designer de moda e ex-assistente de Jean-Paul Gaultier, mas também artista e escultor.
A exposição programada para começar em 12 de junho a 13 de setembro, teve sua data alterada, a ser confirmada. A exposição tomará  posse de todos os espaço expositivos da Lafayette Anteajations.
O estilista belga revelará sua abordagem conceitual, que revolucionou os códigos de roupas expositivos e moda, do desenho à escultura, à colagem, inspirados também na sua arte.
Martin Margiela foi pioneiro na indústria, fez 41 desfiles em 20 anos de carreira, aposentou-se da moda em 2009, sem nunca ter mostrado o rosto ou feiro entrevista. Nesse período glorioso da industria fashion foi documentado no livro " Marrin Margiela: The  Women's Collections 1988-2009.


(DIVULGAÇÃO  MUBI)
                                               DESFILE MAISON MARGIELA (Divulgação)
                             DESFILE DA COLEÇÃO MARTIN MARGIELA   ( GETTY IMAGES)
                            ( REPRODUÇÃO DA MAISON MARTIN MARGIELA)

 LAFAYETTE ANTICIPATIONS", inaugurado em 2018,  é a base corporativa da Galeria Lafayette. O espaçooferece exposição, reunião, conferência e exibições, Na origem do projeto, o colecionador Guillaume Houzé, um dos herdeiros das Galarias Lafayette, frente a Fundação tem a colaboração da Diretora Adjunta Rebecca Lamarche Vadel.

                                                                    (DIVULGAÇÃO)
   
                            

                                                  


OBJETOS DE DESEJO, SURREALISMO E DESIGN -1924-2020


Em Madri, a Caixa Fórum Madri, apresentaria  de 10 de julho a 25 de outubro, a Exposição Objetos de Desejo, Surrealismo e Design 1924-2020,  remarcada para 12 de novembro de 2020 à 21 de março 2021. A exposição  explora o intercâmbio bidirecional em ambas as direções onde o surrealismo e o design estabelecem uma relação entre obras de arte surrealista e destacadas peças do design dos últimos 100 anos, A mostra inclui pinturas, esculturas, objetos de coleção, cartazes, revistas, livro e fotografias bem como documentário históricos de artistas como Salvador Dalí, Gae Aulente, Bjork, Claude Cohun, Achille Castigioni, Giorgio de Chirico, Le Cosbustier, Isamu Noguchi, Menet Oppenheim entre outros.
O Surrealismo nasceu na década de 1920 e foi um dos movimentos artísticos mais  influentes do século XX. A vanguarda de Paris foi responsável por receber nomes como Salvador Dalí, René Magritte e Meret Oppenheim
As fotos das imagens são de Andreas Sutterlin, Don Tobin Smith e Aldo \Tura,


            



                                               RENE MAGRITTE - 1958
                                ROSTO DE  MAE WEST - SALVADOR  DALI
                                                              MARCEL CARAM
                                                        LE CORBUSIER
                                           GIORGIO DE CHIRICO


                           


FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS



Em São Paulo, começa hoje (20), a Cerimônia Virtual de abertura do 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens - Curta Kinoforum - São Paulo, com 212 filmes produzidos em 46 países.
A programação 2020 será online de forma gratuita até 30 de agosto.
Para a curadora e diretora do Festival Zita Carvalhosa, a realização do Festival de forma virtual foi grande desafio e uma oportunidade para que um público maior possa ter acesso aos curtas-metragens.
Durante o Festival, estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.




                                      


O CARROSSEL 195 DESTACA OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS:


                           HAPPY BIRTHDAY TO :

                           
                                                               ENEIDA CERQUEIRA
                     
                      SOLANGE RODRIGUES E MARIA JOSÉ QUINTELA (aniversariante)
            
             KATIA SILVANA FALCÃO E ELIZABETH TORRES MARTINS  ( aniversariante)


                                 SAUDADE NÃO TEM IDADE:

        KÁTIA E ELIANA CARVALHO, NUM REVEILLON NO CLUBE DE CAMPO CAJUEIRO
CÉLIA  CALAZANS NASCIMENTO, BROTO DO ANO,  COM ANA MARIA E SEUS PAIS ZULINÁ E FRANCISCO NASCIMENTO  NUMA FESTA NO FEIRA TÊNIS CLUBE
ALDA COELHO, GRAÇAS MASCARENHAS, ESTER LEITE, CÉLIA FREIRE E CELIA NASCIMENTO, NA FESTA BROTO DO ANO, DO SAUDOSO EME PORTUGAL, NO FEIRA TÊNIS CLUBE, NOS ANOS 1960
        LÚCIA MARIA SILVA  CAMPOS VALSANDO COM SEU PAI MAURÍLIO ( DA SAPATARIA A MAGESTOSA)


O CARROSSEL ILUSTRA NA EDIÇÃO 195, AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:

                                                                      ED RIBEIRO - O CICLISTA
                                         MOEMA GUSMÃO - CRUZ DAS ALMAS 
NANJA BRASILEIRO
             
                                                         LÉON BAZILE PERRAULT
             
                                                                   NEY CARDOSO
                                                      GEORGE LEMMEN
                                                                MURILO RIBEIRO
                                                                 MERY GLACY
                                                       CHICO MAZZONI
                                                            MARIA NAZARÉ SANTOS


                                   

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 195 COM O PENSAMENTO DE JIM ROHN



OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 196. ATÉ LÁ  !!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário