Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 13 DE AGOSTO DE 2020, EDIÇÃO 194


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA



O CARROSSEL DESTACA NESSA EDIÇÃO 194 OS ACONTECIMENTOS  DA SEMANA, EM ESPECIAL A 1ª COMEMORAÇÃO DA CANONIZAÇÃO DA IRMÃ DULCE DOS POBRES, A EXPOSIÇÃO DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, O LEILÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DA CINÉDIA,  A 9ª EDIÇÃO DO ECOFALANTE, A EXPOSIÇÃO DAS PORCELANAS CHINESAS  E OUTRAS NOTÍCIAS INTERESSANTES.



Em Salvador, terminou hoje (13), a 1ª edição da festa em honra a SANTA DULCE DOS POBRES, canonizada em 2019, no Vaticano,. Os festejos online iniciaram dia 1º de agosto com sarau com artistas e lançamento do filme sobre o legado de Irmã Dulce. 
Hoje, pela manhã, houve missa solene celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, transmitida pelas redes sociais do Santuário.

PAINEL DA IRMÃ DULCE  DO ARTISTA PAULISTA, MUNDIALMENTE CONHECIDO EDUARDO  KOBRA (
(Divulgação))

9ª MOSTRA ECOFALANTE ONLINE

Em São Paulo, começou ontem (12), a Mostra Ecofalante, focada em filmes com temas socioambientais, com exibição de 98 filmes produzidos em 24 países, com sessões online até 20 de setembro.
O diretor do festival, Chico Guariba, declarou que tentou enxergar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus como uma possibilidade para chegar a novos públicos, dizendo encarar isso como uma oportunidade e fazer uma grande mostra digital.




ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Em Londres, o Museu Victoria & Albert, apresenta neste verão londrino, desde junho, uma grande exposição de uma das histórias mais inspiradoras, icônicas e imaginativas de todos os tempos, Alice No País Das Maravilhas", "Alice, Couriouser and Gurlouser" numa jornada imersiva e alucinante pela toca do coelho, explorando o fenômeno global de Alice através  da arte, literatura, cinema, performance musical e moda, na extravagância digital de displays multimídia, detalhando suas origens, adaptações e reinvenções ao longo de 157 anos, através de mais de 300 objetos
A exposição traça sua evolução do manuscrito do seu criador Lewiss Carroll, para um fenômeno global, amado por todas as gerações, explorando o impacto cultural do livro, algumas das primeiras ilustrações da Disney e as fotos das sessões mágicas de moda da Vogue tiradas por Tim Walker.
Os visitantes poderão experimentar a vibração de tamanho reduzido, graças aos cenários teatrais da exposição, às projeções digitais de larga escala e os ambientes envolventes, tudo cortesia do talentoso Tim Piper, premiado designer, mais conhecido por seus projetos de palco para o Royal Shakespeare Company e Royal Opera House, e talvez seu trabalho mais famoso e emotivo, a instalação de papoulas da Torre de Londres.
A exposição teve início no dia 27 de junho e fica em cartaz até 10 de janeiro de 2021.

ZENAIDA YANOWSKY BY JOHAN PERSSON



LEWISS CARROLL


    Nascido Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewiss Carroll, em 27 de janeiro de 1832, no Reino Unido, foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico. Lecionou matemática no Christ College, em Oxford. Faleceu em 14 de janeiro de 1898.

RETRATO DE CHARLES DODGSON, TAMBÉM CONHECIDO COMO LEWISS CARROLL
( DIVULGAÇÃO  POETA PXEL)

                                                ALICE NA FESTA NO CHÁ DO CHAPÉLEIRO MALUCO, 
                                                     ILUSTRAÇÃO PARA ALICE' ADVENTURES IN WONDERLAND,, BY JOHN FENNIAL                                                                             
PHOTO KONBIN ( DIVULGAÇÃO)
IMAGEM  DO FILME  DE WALT DISNEY DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS DE 1951
(PHOTO KONBIN)
ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS ( DIVULGAÇÃO  WALT DISNEY - KONBIN)




MOHAMED DEME

No Rio de Janeiro, a jornalista  Mariana Coutinho, do Globo,  noticiou o surgimento de um dos modelos. de sucesso do momento, da Joy Model. Trata-se de Mohamed Deme, senegalês que veio para o Brasil em busca de uma vida melhor e se tornou modelo.
Mohamed, de 31  anos, trabalhava como  costureiro em Dakar, no Senegal. Certo dia, foi abordado em um supermercado em São Paulo por um dos "olheiros" e chamado para fazer um pequeno desfile e, a partir daí não parou mais.
Seu rosto já estampa campanhas de várias empresas brasileiras.

MOHAMED DAME ( PHOTO LEANDRO FRANCO - DIVULGAÇÃO)


        


THE PORCELAIN ROOM


Em Milão, os espaços expositivos da Torre  Fundazione Prada, acolhe desde 30 de janeiro, com interrupção em março devido a pandemia, a exposição  "The Porcelain Room - Chinese Export Porcelain " que reabriu em julho. A  exposição com curadoria de Jorge Wilsh e Luisa Vinhais, concebidos para explorar o contexto histórico, o propósito,  o impacto da história  e cultura das porcelanas chinesas de exportação do século XVI ao século XIX.
Localizado no 4º andar da Torre, a vitrine apresenta mais de 1700 porcelanas distribuídas por três secções - uma espécie de sala dentro da sala, onde os artefatos são dispostos em uma estrutura de veludo escuro com vitrines e um espaço mais intimista em tons de ouro, em destaque a capacidade dos produtores chineses do passado de adaptarem sua produção às diversas necessidades do mercado.
A exposição dá lugar a um diálogo artístico entre a arte antiga e a contemporânea, bem como a uma comparação entre objetos e instalações provenientes de diferentes mundos culturais.




 
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
(DIVULGAÇÃO FUNDAZIONE PRADA)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA -( DIVULGAÇÃO)

FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA - (DIVULGAÇÃO)
FUNDAZIONE PRADA ( DIVULGAÇÃO)




EXPOSIÇÃO E LEILÃO  DA COLEÇÃO CINÉDIA


No Rio de Janeiro, a Casa de Leilão Soraia Cals, localizada na Gávea, vai expor de 19 a 23 de agosto, a Coleção Cinédia  que será leiloada dias 24 e 25, limitado a três pessoas por vez, com uso obrigatório de máscara. A coleção reúne 437 fotos autografadas  de astros e estrelas  do cinema mundial, Hollywood, da primeira metade do século XX, que pertenceu ao Arquivo Cinédia.
São nomes como, Walt Disney, Charles Chaplin, Olivia de Havilland, Fritz Lan, Robert Taylor, Gary Cooper, Ava Gardner, Shirley Temple, Maurice Chevalier, Gloria Stuart, Creighton Chaney e muitos outros. O acervo é mantido pela dedicação de  Alice Gonzaga, filha do fundador da Cinedia, Adhemar Gonzaga. 
O crédito das fotos dos artistas abaixo são do Escritório de leilão Soraia Cals:


FOTO  1  -  CREIGHTON CHANEY  ( SORAIA CALS)
FOTO  2  -  GLORIA STUART  ( SORAIA CALS)
FOTO  3  -  SHIRLEY TEMPLE  ( SORAIA CALS)
FOTO  4  -  CHARLES CHAPLIN   ( SORAIA CALS)
FOTO  5  -  WALT DISNEY ( SORAIA CALS)
FOTO  6  -  MARLENE DIETRICH  (SORAIA CALS)
FOTO  7  -  CLARK GABLE  (  SORAIA CALS)
FOTO  8  -  ANN SHERIDAN  (  SORAIA CALS)
FOTO  9  -  OLIVIA DE HAVILLAND  (  SORAIA CALS)
FOTO 10  -  MARLENE DIETRICH  ( SORAIA CALS)











ADHEMAR GONZAGA 


Nasceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 1901, foi um cineasta e jornalista brasileiro, editor da revista Cinearte no Rio de Janeiro, e criador do estúdio Cinedia, há 90 anos atras.
Em suas viagens a Hollywood na década de 1920, recebia muitas fotos dos artistas autografadas após entrevistas com os astros e estrelas. Em 1930 fundou os estúdios Cinedia, na primeira tentativa de industrializar a produção cinematográfica no Brasil.. Produziu mais de 50 filmes de diretores como, Humberto Mauro, Gilda de Abreu e Luis de Barros.
Sua filha Alice Gonzaga, cuidou desse rico acervo de fotografias que vão ser leiloados pelos Escritório de Leilão Soraia Cals.
Faleceu em 29 de janeiro de 1978, no Rio de Janeiro, aos 77 anos.

ADHEMAR GONZAGA ( 1901-1978)   WIKIPEDIA 
ALICE GONZAGA, FILHA DE ADHEMAR GONZAGA   ( WIKIPEDIA)





FERNANDO CABRAL, PREMIADO NA FRANÇA


Em Paris,o coreógrafo brasileiro Fernando Cabral, radicado há 15 anos na França, ganhou  recentemente  um prêmio importante no Institut Français por seu novo projeto  "Matter - O Corpo como Feitiço"
Nascido em Uruguaiana (RS), no extremo sul do Brasil, o coreógrafo e bailarino conviveu desde cedo com a diversidade cultural do Rio Grande do Sul, um repertório eclético, com raízes indígenas, africanas e europeia que configuram uma mistura nada previsível.
A frente da Cia Corpo Material, subvencionado pelo Ministério da Cultura Francês. para Fernando "Matter - O Corpo Como Feitiço", realiza uma intersecção  entre uma dança de incorporação entre uma dança de espíritos, ao mesmo tempo pós-escravagista e familiar, com sua própria prática do corpo, para provocar o surgimento de novas formas desconhecidas".

FERNANDO CABRAL ( PHOTO BY ALEXANDRE DREYFUS)




SUMMER UNDER THE STARS


Em Nova York, durante todo mês de agosto ( de 1 a 31),  serão exibidos filmes, com horários determinados, no TCM - Turner Classic Movie,  homenageando uma estrela  de cinema todos os dias, através de filmes que consagraram os mesmos.
Dos inúmeros filmes, consta o  brasileiro "O ÉBRIO", campeão de bilheteria, produzido pela Cinedia, em 1946, inspirado na famosa canção de Vicente Celestino (1894-1968). O filme integrará uma mostra dedicada a cineasta mulheres. O ÉBRIO foi dirigido por Gilda de Abreu (1904-1979), cineasta e atriz franco-brasileira casada com Vicente Celestino.



VICENTE CELESTINO E GILDA DE ABREU (Wikipedia)

GILDA DE ABREU ( Wikipedia)



ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS :


HAPPY BIRTHDAY TO:

IEDA LIMA
LIANA SOUTO
VÂNIA MARIA PINHO DA ROSA
GIL XAVIER, ISADORA LEAL, ÂNGELA LAGO E ANA REGINA GONÇALVES, NO LANÇAMENTO DO LIVRO "EME PORTUGAL, O MITO SOCIAL FEIRENSE", DE AUTORIA DE JOSÉ F. BRANDÃO DE FREITAS
BERNARDINO E ADA BAHIA, REGINA E HÉLIO DÓREA, NO LANÇAMENTO DO LIVRO EME PORTUGAL, O MITO SOCIAL FEIRENSE, DE JOSÉ F. BRANDÃO DE FREITAS




ACONTECIMENTOS CULTURAIS:


EM SALVADOR acontece "Agosto das Artes 2020," virtual,  dia 16 de agosto, com a participação de dezenas de artistas plásticos. . Dos artistas, destaca-se  um dos leitores do Carrossel, Chico Mazzoni, 






No Rio de Janeiro, O Blue Note, apresenta  amanhã mais uma edição do Lives pela Arte, com Carlos Lyra, com show intimista.




O CARROSSEL 194 HOMENAGEIA O ORIXÁ E O SANTOS DA SEMANA ATRAVÉS DOS PINCÉIS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS:
LUIZ HUMBERTO - SANTA DULCE DOS POBRES
ED RIBEIRO    -OBALUAYÊ

MENOTE CORDEIRO -NOSSA SENHORA DA GLORIA
HENRI CARRIERES
THOTA VAIKUNTAM
GABRIEL ALIX
JUAREZ MACHADO
LUIZA CAETANO - OBRAS DE FERNANDO PESSOA
AÉCIO
GEORGES LEMMEN
RAIMUNDO NETTO




ENCERRAMOS A EDIÇÃO 194 COM O PENSAMENTO DE ANNA PAULLA




OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 195.
ATÉ LÁ !!!!!!!!




Um comentário:

  1. Parabéns Brandão e Mary, trabalho constante e cheio de informações. Continuem expandindo seu blog. Vai uma sugestão que é pequenas entrevistas com pessoas que fazem a diferença na nossa cidade, nas áreas de educação , saúde, sociocultural e das artes. Abraço.

    ResponderExcluir