Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020



CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 10 DE DEZEMBRO DE 2020, EDIÇÃO 211





SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA




O CARROSSEL 211, APRESENTA  NOTÍCIAS   CULTURAIS, "ALL OVER THE WORLD", DESTACANDO O FESTIVAL INTERNACIONAL DE NANCY///  A EXPOSIÇÃO SOROLLA FEMININO PLURAL /// CHANEL MÉTIERS D'ART 2021 /// LANÇAMENTO DO NOVO ÁLBUM DE PAUL McCARTNEY /// CAMPEONATO MUNDIAL DE CAVALOS ÁRABES //// A EXPOSIÇAO DE LORENZO LOTTO /// TEATRO BOLSHOI NO BRASIL /// EXPOSIÇÃO DOS 75 ANOS DA REVISTA ELLE/// OLIMPÍADAS 2024///  O OSCAR 2021 ENTRE OUTRAS  NOTICIAS.




SAINT NICOLAS,


Em Nancy, comuna situada no departamento de Meurthe-et-Moselle,  na região de Lorena, no oeste da FRANÇA, fundada na idade Média, celebra os festejos natalinos  durante seis semanas , de 20 de novembro a 3 de janeiro de 2021, quando toda a cidade festeja o padroeiro de Loraine, Saint Nicolas (6 de dezembro),  cujo personagem inspirou o Papai Noel.
Devido ao Covid-19  os tradicionais festejos  que reunia grande números de visitantes e habitantes da região, foram reduzidos  ao longo das celebrações, que  incluía luzes, espetáculos de rua e desfiles imaginados  de carros alegóricos, máquinas de doces e personagens da lenda de São Nicolau criados por empresas de França e da Europa, com vilas gastronômicas, mercados de arte, jogos passeios e concertos.
O  Festival Tradicional de Nancy em louvor a Saint Nicolas,  foi cancelado, sem o desfile de fim de semana, programado para  4, 5 e 6 de dezembro com a Procissão de São Nicolau, festejado no dia 6 com a tradicional  banda de música local. 

                                          SAINT NICOLAS E PAPAI NOEL ( divulgação Infobae)
                                   PLACE STANISLAS EM NANCY   ( divulgação French Moments)
                A HISTÓRIA DE SÃO NICOLAU NA FACHADA DA PREFEITURA DE NANCY(divulgação French Moments)
                                                 BANDA LOCAL DE NANCY ( Nancy Tourisme)


                                


                         SOROLLA FEMENINO PLURAL


Em Madrid, o Museu Sorolla mantém em cartaz uma exposição que apresenta uma proposta para uma nova leitura da obra do pintor espanhol,  focada na figura da mulher, protagonista de muitas obras do famoso pintor.
Trata-se de uma mostra que proporciona ao público a visão de Sorolla e de toda uma época, o da Espanha de finais do século XIX a início do século XX, construindo uma ideia do feminino através de uma multiplicidade de imagens que refletem a vida quotidiana das mulheres, os estereótipos e os mitos que as rodeia.
Esta exposição faz o público descobrir e refletir sobre a mulher mítica,  " a femme fatale", a inocente, a mulher trabalhadora, a aristocrata e burguesa, a mãe, a mulher devota e outros tipos de mulher, que Sorolla retrata nas suas obras.
Joaquin Sorolla y Bastida nasceu em Valência em 1863 e faleceu em 1923, aos 60 anos. Foi considerado o mais político dos pintores espanhóis, com mais de 2200 obras em seu poder, além de ser um retratista notável.


                                                JOAQUIN SOROLLA  ( wikipedia)
                                                               JOAQUIN SOROLLA               (Divulgação)
                                                   JOAQUIN SOROLLA        (Divulgaçao)
                                                            JOAQUIN SOROLLA            (Divulgação)
                                                       JOAQUIN SOROLLA      (Divulgação)
                                                          JOAQUIN SOROLLA         (Divulgação)
                      JOAQUIN SOROLLA  -  PESCADORAS VELENCIANAS (Divulgação Museu Sorolla)
                                             JOAQUIN SOROLLA                 (Divulgação Museu Sorolla)
                                           JOAQUIN SOROLLA     (Divulgação Museu Sorolla)
                                         JOAQUIN SOROLLA            (Divulgação Museu Sorolla)
                                                JOAQUIN SOROLLA      (Divulgação Museu Sorolla)



                                  
                                



                         CHANEL, MÉTIERS d'ART 2021

Em Chenonceau, na região do Vale do Loire, na França, aconteceu no último dia 3, o  grande e último desfile da Coleção Métiers d'Art da Chanel, no Le Château Des Dames, também conhecido como Château das Sete Damas. O desfile, sem público, teve como convidada a atriz e embaixadora da Chanel Kristen Stewart.
Virginie Viard, diretora artística de moda da Chanel encontrou nesta obra arquitetônica  do século XI do Renascimento, construído pelo arquiteto  francês Phillibert Delorme ( 1514-1570)  o ambiente do símbolo do poder  e empoderamento feminino  projetado e vivido por mulheres, incluindo Diane de Poitiers, Catherine de Médice entre outras rainhas e figuras da aristocracia francesa.
As tendências da coleção apresentadas refletem tanto o glamour da nobreza renascentista francesa como a linha arquitetônica do próprio castelo, refletido em padrões de xadrez, tweed ou bordados florais, seguindo os tons na linha  monocromática, maioritariamente pretos e brancos.


                               MÉTIERS D'ART DA CHANEL 2020/21 ( divulgação Chanel- Vogue Portugal)
                        CHÂTEAU DE CHENONCEAU ( CHÂTEAU DAS SETE DAMAS (wikipedia)
                                                  GABRIELLE CHANEL  (Divulgação Maison Chanel)

            VIRGINIE VIARD (HARPER'S BAZAAR SINGAPORE)                                                      VIRGINIE VIARDI  ( PressFrom)
              KRISTEN STEWART  ( Getty Images)                                            Chanel (Getty Images)
                                      KRISYEN STEWART BY MARIO TESTINO  (SÉRIE COLLECTION EYES)
.                                              COLEÇÃO  MÉTIERS D'ART  2020/21 DA CHANEL ( Divulgação Chanel e Zougla com).

                                         COLEÇÃO  MÉTIERS D'ART  DE 2019/2020   (divulgação Chanel)


AS FOTOS SEGUINTES SÃO DA MAISON CHANEL PUBLICADAS NAS REVISTAS MÁXIMA E VOGUEL PORTUGAL:






                          DUAS DAS SETE DAMAS DO CHÂTEAU DE CHENONCEAU ( wikipedia)




                                      
PAUL McCARTNEY III


Em Londres, Sir Paul McCartney, de 78 anos, cantor e compositor britânico,  lança amanhã (11), nas plataformas digitais  e em formato físico, seu 18º álbum de estúdio gravado  no inicio do ano em Sussex, Inglaterra,  construído a partir de tomadas ao vivo, no estúdio, com Paul nos vocais e guitarra ou piano, sobre o qual ele gravou o baixo, a bateria e os demais instrumentos,
Cinquenta anos depois do lançamento de McCartney, em 1970, sucedido em 1980 por McCartney II, o músico, compositor e ex-beatle Paul McCartney inaugura a década de 2020 com o álbum McCartney III. O primeiro álbum marcou a estreia solo do McCartney após a ruptura dos Beatles, no final dos anos 1960. O segundo álbum da trilogia McCartney II inaugurou a década de 1980.
O terceiro álbum, McCartney III, além de CDs, haverá uma tiragem de três mil LPs vermelhos numerados a mão e 333 LPs em vinil amarelo com prontos pretos, em vinil reciclado com 33 cópias  dos discos de McCartney II. Haverá também uma prensagem exclusiva de varejo  nos Estados Unidos de quatro mil LPs em vinil branco, fabricados pela Third Man Pressing.
A gravadora  é a  americana Capitol Records fundada em 1942, de propriedade da Universal Music Group.  A partir de 18 de dezembro serão comercializados nas lojas especializadas.
As fotos são de autoria de Mary McCartney, filha de Paul McCartney

                                                PHOTO BY MARY McCARTNEY      (DIVULGAÇÃO)
                                    PAUL McCARTNEY BY MARY McCARTNEY  ( Divulgação)



                                                                               (divulgação)
                                                                     (Divulgação)



                                     




          CAMPEONATO MUNDIAL DE CAVALOS ÁRABES


Em Paris, o Campeonato Mundial de Cavalos Árabes, programado para 4-6 de dezembro, foi transferido para 8-10 de janeiro, devido a pandemia do Covid-19.
O agricultor Jean-Luc Poulain,  proprietário da maior fazenda da França,  foi reeleito presidente da CENECA ( Centro Nacional de Exposição e Competições Agrícolas), no ano que o campeonato completa 40 anos. O campeonato será no Paris Expo Porte de Versailles.
O Campeonato é uma exposição diferente  que  representa a maior conquista para todos os amantes dos cavalos árabes, reunindo proprietários, criadores, instituições, jornalistas e formadores de opinião, tornando definitivamente um lugar para admirar os mais belos cavalos árabes de raça pura do mundo.

                   NOVA DATA DA EXPOSIÇÃO 8 a 10 de JANEIRO DE 2021  ( divulgação)
                                ANTIGA DATA TRANSFERIDA PARA JANEIRO DE 2021   ( divulgação)
                                                                    (divulgação)
                                                                          (divulgação)



                                        


              LOTTO: A INQUIETAÇÃO DA REALIDADE


Em Lecco, comunidade italiana da região da Lombardia, foi inaugurada no último sábado (5),  mesmo " a porta fechada" devido a pandemia, a exposição "Lotto A Inquietação Da Realidade,  O Olhar de Giovanni Frangi" no rés-do-chão  do Palazzo Delle Paure.
A exposição, online, foi transmitida pela Única TV, para as províncias de Lecco, Milão e toda a Lombardia.
A exposição é promovida pela Comunidade Pastoral e da Associação Cultural Madona Del Rosario.
O curador da exposição  Giovanni Valagussa declarou que o artista Lorenzo Lotto viveu uma vida difícil, que o levou a ser muitas vezes incompreendido pela sociedade em que vivia. Foi um artista sensível, que revelou essa veia na delicadeza  e na humanidade de seus personagens.
Lorenzo Lotto ( 1480-1557) foi um pintor, desenhista e ilustrador italiano da Escola de Veneza, que pintou altares, obras religiosas e retratos, na era chamada "Alta Renascença".
Das obras expostas  destaca-se a obra-prima "Madona e o Menino entre os santos São João Batista e Catarina de Alexandria, assinado e datado de 1522 e mantido em coleção particular.


PALAZZO DELLE  PAURE, EM LECCO  ( divulgação)
LORENZO LOTTO ( 1480-1557) - ( wikipedia)
LORENZO LOTTO - MADONA  E O MENINO ENTRE OS SANTOS  SÃO JOÃO BATISTA E SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, DATADA DE 1522 E MANTIDO EM COLEÇÃO PARTICULAR
LORENZO LOTTO -ADORAÇÃO DOS PASTORES ( divulgação)
LORENZO LOTTO  -NATIVIDADE 1523  ( divulgação)
LORENZO LOTTO  - ANUNCIAÇÃO  ( divulgação)
                                                    LORENZO LOTTO  - ANJOS   ( divulgação)
                                  LORENZO LOTTO - RETÁBULO DO ESPÍRITO SANTO 1521 ( divulgação)
        LORENZO LOTTO - MADONA  E O MENINO COM SANTA CATARINA E SÃO TOMÉ 1528-1530 ( divulgação)
                                                LORENZO LOTTO - O RETÁBULO DE FERMO ( divulgação)


                                      



                     TEATRO BOLSHOI NO BRASIL



Em Joinville, Santa Catarina, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil forma sua 13ª turma, em um evento totalmente Online, que acontece nos dias 11 (amanha), 12 e 13 (domingo).
São 22 alunos oriundos de 12 Estados Brasileiros (Bahia, Mato Grosso Sul, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe,  São Paulo e um argentino, que se tornam bailarinos, e  pela primeira vez, com a ausência física dos familiares nesse momento delicado que passamos. Os novos bailarinos profissionais iniciarão uma nova fase em busca de oportunidade no mercado de trabalho.
As apresentações acontecem com a transmissão ao vivo e aberta ao público pelo canal do Youtube "Escola Bolshoi do Brasil". A colação de grau acontece no dia 13 em transmissão exclusiva para convidados via plataforma Zoom.

             A 13ª TURMA DE BAILARINOS DA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL- 2020  (Divulgação Bolshoi)

TATIANA LESKOVA, de 98 anos é sempre lembrada pelos alunos e bailarinos profissionais, como a pioneira bailarina que muito contribuiu para a História da Dança no Brasil.
Filha de pais russos  que se exilaram em Paris durante a Revolução Russa, Tatiana Hélène Leskova nasceu em Paris em 6 de dezembro de 1922.
Nascida Tatiana  Hélène Leskova  casou-se com um brasileiro nos anos 1940, naturalizando-se brasileira.

                                                                          (facebook)
        ESCOLA DE DANÇA PETITE DANSE (divulgação)                          (FACEBOOK)                                             PETITE DANSE
( Facebook  - GISELLE 1953)
           RUDOLF NUREYEV ( 1938-1993) E TATIANA LESKOVA, EM 1985 ( Facebook)



                                      


                                       THIAGO SOARES


No Rio de Janeiro, aconteceu ontem (9),  com estreia nacional e presencial no Teatro Riachuelo, o espetáculo "Trans Point The Art of Fusion, dirigido e coreografado pelo bailarino brasileiro Thiago Soares.
Após dançar 18 anos no Royal Ballet de Londres, como primeiro bailarino, decidiu tornar-se um artista independente, voltar para o Brasil e criar um centro de dança, inaugurado em março, o Studio TS+DANÇA, e o projeto "Talentos" apresentando o espetáculo que estreou ontem, presencial, respeitando as regras de proteção a saúde.


        THIAGO SOARES  ( Royal Ballet)                                (WIKIPEDIA)                                         (People UK e Royal Ballet)






ELLE - 75 ANOS


Em Madrid, o Espaço Cultural CENTRO/CENTRO, apresenta no terceiro piso, desde 19 de novembro até 10 de janeiro de 2021, a exposição comemorativa dos 75 anos da Revista Elle, fundada em 1945  reunindo  mais de 140 capas da revista  desde sua fundação até o presente.
A Revista Elle homenageia as mulheres que sonharam, cresceram e evoluíram com a revista desde sua aparição nas bancas. As capas escolhidas compartilham valores universais, que unem as suas protagonistas para além das nacionalidades, idades ou raças, através de atitudes positivas, comprometidas, sobrenaturais, independentes, elegantes, apaixonadas, criativas, influentes, sensíveis e intemporais.



A revista foi fundada pela jornalista  francesa   Hélène Lazareff (1909-1988),  dirigida a mulher com um conteúdo que incluía temas de moda, beleza e cultura. Ao longo dos anos a revista apoiou grandes  desenhistas de moda, como Christian Dior, Gabrielle Chanel, Christóbal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain entre outros., mostrando para  as suas leitoras o mundo da alta costura.
Nos anos 1960 a 1970, deu voz à revolução da mulher, e as suas capas incluíram modelos como Twiggy e cantoras como Françoise Hardy, para dar protagonismo na seguinte década a fotógrafos como Peter Knapp, Hans Feurer, Oliviero Toscani e Gilles Benslom..
Nos anos 1980 e 1990 foram os anos das supermodelos, a maioria descobertas por Elle, como Claúdia Schiffer, Naomi Campbell, Carla Bruni, Aitana, Linda Evangelista, Inês Sastre, Vanessa Lorenzo,  Elle Macpherson, Hilary Duff, entre outras que se tornaram conhecidas e famosas..
Nos anos 80 a revista dá início à sua projeção internacional, com edição nos EUA, Reino Unido e Espanha, continuando  a sua missão de acompanhar a mulher, promover o seu talento, aplaudir os seus êxitos, dar voz as suas lutas e animá-la a perseguir os seus sonhos.

HÉLENE LAZAREFF (1909-1988)  GRANGER COM
       TWIGGY 1966 - BRIDGEMAN IMAGES                     FRANÇOISE HARDY - BLOGGER TRIUNFE COM O FRANCÊS
CLAUDIA SCHIFFER - GETTY IMAGES      AITANA - GETTY IMAGES         ELLE MACPERSON - GETTY IMAGES
        NAOMI CAMPBELL BY TERENCE DONOVAN         LINDA EVANGELISTA BY REGIS MARTIN   AITANA BY PERSEPHONE WORLD PRESS 
                                                            INÊS SASTRE - BY BELLAZON
VANESSA LORENZO  BY IMG MODELS
ZENDAYA, SCARLETT JOHANSSON, GWYNETH PALTROW E NICOLE KIDMAN ( divulgação ELLE)
                                               HILARY DUFF   PORTAL POPLINE COM./ELLE






OLIMPÍADAS  2024 - PARIS


Em Paris, o Comitê Olímpico Internacional - COI, confirmou na última segunda feira (7) a entrada  das modalidades do Break Dance, do Skateboard, da Escalada e do Surf como esportes olímpicos em 2024 nas Olimpíadas de Paris.
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos haverá paridade no número de atletas homens e mulheres a participarem do evento. A paridade fará sua estreia na mesma cidade em que as mulheres competiram pela primeira vez em 1900, nos jogos Olímpicos  de cento e vinte e cinco anos atrás. Foram 22 pioneiras em um universo de 975 homens.
A competição do Break Dance e a de Skateboard serão realizadas na Praça da Concordia, no final da famosa Avenida Champs Élysées.
A disputa da Escalada será em um muro feito em Bourget, ao norte de Paris, ainda a ser construído.
Os surfistas competirão no Taiti, enfrentando as míticas ondas de Teahuppa.

                                                                     (divulgação)
                  PARIDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NAS OLIMPÍADAS DE PARIS - 2024  (divulgação COI)




OSCAR 2021

Em Los Angeles, Califórnia, a  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, divulgou na última terça-feira  (8), que os organizadores da Cerimônia do 92ª do Oscar, previsto para 25 de abril de 2021, precisam decidir se será realizado de forma presencial ou virtual, como fez o Emmy, ou mesmo uma combinação de ambos os formatos. A premiação terá que flexibilizar suas regras de elegibilidade para os filmes devido à falta de salas de cinemas fechadas por causa da pandemia do Covid-19, uma vez que, todo o Estado da Califórnia, incluindo Los Angeles estar sob confinamento.
A Cerimônia do Oscar 2021 será produzida por Steven Soderbergh, diretor de  "Contágio". filme de 2011, que se assemelha ao momento  de suspense, medo  e pânico que todos nós estamos passando.


CINEASTA STEVEN SODERBERGH -( photo STEFANIE LOOS - AFP )
(Divulgação)
               MATT DEMON E GWYNETH PALTROW, PROMOVEND O FILME CONTÁGIO NO FESTIVAL DE VENEZA.  (GETTY IMAGES)
                                      FILME CONTÁGIO DE 2011 ( Divulgação Warner Bros.)





CARROSSEL SOCIAL E CULTURAL:



MOMENTOS  INESQUECÍVEIS:

A CONSAGRADA BAILARINA ANA BOTAFOGO, ENTRE SEUS CONVIDADOS,  JOSÉ F. BRANDÃO E MARY BARBOSA, APÓS   SUA APRESENTAÇÃO NO TEATRO NET-RJ. NUMA NOITE INESQUECÍVEL, PARA ASSISTIR O MUSICAL QUE ANA DANÇOU COM O BAILARINO CARLINHOS DE JESUS. SENTAMOS NA PRIMEIRA FILA,.  CAUSANDO O MAIOR FRISSON NA NOSSSA CHEGADA, COM OS OLHARES DA PLATÉIA DIRECIONADO PARA  NÓS.

CHICÃO CARIBÉ, VOLNEY PITOMBO E HAMILTON BACELLAR NUM ALEGRE ENCONTRO SOCIAL, NIVER DE OZANA BARRETO, EM 2019.
 A ESCRITORA CLARICE LISPECTOR, NASCIDA CHAYA PINKHASOVNA LISPECTOR, COMPLETARIA  100 ANOS, HOJE DIA 10 DE DEZEMBRO, SE FOSSE VIVA. 



O CARROSSEL PRESTA UMA HOMENAGEM À PADROEIRA DA BAHIA, NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO,  ATRAVÉS DOS PINCÉIS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS:


             EDSOLEDA SANTOS
CHICO MAZZONI
                 LUIZ HUMBERTO CARVALHO
ED RIBEIRO - OXUM
                        
                                                              DJANIRA - OXUM
             MURILO RIBEIRO - SANTA BÁRBARA
                          MOEMA GUSMÃO - SANTA BÁRBARA
WILLIAM HENRY MARGETSON 
          MARIA NAZARE SANTOS - YANSÃ
CARYBÉ



ENCERRAMOS A EDIÇÃO 211 COM O PENSAMENTO DE PAULO COELHO:





OBRIGADO AMIGOS,  PELA LEITURA E  ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 212
ATÉ LÁ !!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário