Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020



CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 17 DE DEZEMBRO DE 2020, EDIÇÃO 212


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O CARROSSEL ABRE SUA EDIÇÃO 212 COM A IMAGEM DO PAPAI NOEL  MERGULHADOR, CELEBRANDO O NATAL,  NADANDO DURANTE UMA APRESENTAÇÃO,  NO SUNSHINE AQUARIUS, EM TÓQUIO. 

                                                    PHOTO BY HIM KYUNG HOON
( REUTERS)
                       


                               O QUEBRA NOZES  (CASSE- NOISETTE)


No Rio de Janeiro, a Dell' Art Soluções, apresenta hoje 17 de dezembro, às 19.30h, diretamente do canal Youtube, encerrando a temporada digital, com  a surpreendente versão do espetáculo de fim de ano, o Ballet Du Grand Théâtre de Genéve, o famoso balé Quebra Nozes "Casse Noisette".
Antes da apresentação "ONLINE,  o  coreógrafo belga JEROEN VERBRUGGEN será entrevistado no Youtube.
O coreógrafo  oferece, no espetáculo uma visão original da obra prima de 1892, com trilha sonora de Tchaikovsky e a apresentação contextualiza em um ambiente barroco
Criado em 1960, o Ballet  Du Grand Théâtre de Genéve, explora  a pluralidade da dança dos séculos XX e XXI, integrada por 22 bailarinos de formação clássica, possuindo numerosas releituras de grandes clássicos do ballet sob a direção de PHILIPPE COHEN.
             
                                            PHOTO  BY GREGORY BATARDON
                                                              (DIVULGAÇÃO DELL ARTE DIGITAL )
                                                           (DIVULGAÇÃO THEÂTRE DE GENÉVE)
                                                         PHOTO BY GREGORY BATARDON
                                             GRAND THÉÂTRE DE GENÉVE ( GRANDE TEATRO DE GENEBRA) ( Divulgação)
                                               GRAND THÉÂTRE DE GENÉVE   ( Divulgação)


JEROEN VERBRUGGEN    (LUXSURE)                      PHILIPPE COHEN - (TRIBUNE DE GENÉVE)


                                   

                         PALACIO DO REI  HERODES 

Em Israel, após anos de escavações, arqueólogos israelenses descobriram no último domingo (13), bem preservados, um anfiteatro no Herodium entre Jerusalém e Belém,  sítio arqueológico localizado sob controle civil e militar israelense.
O Palácio de Herodes, O Grande, tirano que reinou sobre  a Judeia Romana, foi  localizado em plena montanha no deserto da Judéia.
Nesta montanha, o rei Herodes, o Grande, pai do rei Herodes Antipas, ordenou  a construção de um palácio fortaleza, onde deveria ser enterrado depois da sua morte.
De acordo com os arqueólogos e historiadores, o soberano que reinou em 73 a.C e 4 a.C decidiu  no fim de sua vida, mandar enterrar seu palácio com terra extraída do sopé da própria montanha, o que provocou um efeito inesperado de preservar a estrutura.
Para o arqueólogo Roi Porat que coordenou as escavações, o sítio é um "laboratório arqueológico único", comparável a Pompéia, conservado pelas cinzas vulcânicas na Itália.
O público visitante poderá subir pela primeira vez a ampla escadaria coroada de arcos, que leva ao salão  principal do palácio, cujas paredes são decoradas com magníficos afrescos  em tons de marrom, verde e preto, representando o estilo da época.

VISTA AÉREA DE HERODIUM, PALÁCIO DE HERODES NA ANTIGA JUDÉIA.  (Photo MENAHEM KAHANA - AFP)
MAQUETE DE COMO ERA O PALÁCIO NA  FORTALEZA DO REI HERODES NO TOPO DA MONTANHA
                                                             (PHOTO BY MENAHEM KAHANA AFP)
            MONTANHA DA FORTALEZA DO PALÁCIO DO REI HERODES, O GRANDE (DIVULGAÇÃO PILGRIM COM) 
                          O TEATRO COM 300 LUGARES  E UM CAMAROTE VIP PARA HERÓDES E SEUS CONVIDADOS( MENAHEM KAHANA) 
                               ESCAVAÇÕES DA FORTALEZA DO PALÁCIO DO REI HERODES
  (MAGNUS MUNDI)
                              HERODIO, A FORTALEZA DO REI HERODES  ( Magnus Mundi)


DENTRO DO CONTEXTO SOBRE O TIRANO REI HERODES , ILUSTRAMOS NESTA ÉPOCA NATALINA,  PINTURAS BARROCAS E RENASCENTISTAS DOS MESTRES DA PINTURA UNIVERSAL,  QUE REGISTRARAM O MOMENTO COM SEUS PINCÉIS. RELEMBRANDO O EVANGELHO DE SÃO MATEUS:

Um episódio de infanticídio pelo rei Herodes, O Grande, aparece no evangelho de São Mateus, que  inspirado por um anjo, reporta que Herodes teria ordenado a execução de todos os meninos da Vila de Belém para evitar perder o trono para o recém-nascido, "Rei dos Judeus", cujo nascimento foi revelado pelos Três Reis Magos.
Herodes levou os Magos para sua casa e lhes fez muitas perguntas sobre a Estrela que tinham visto. Os Magos disseram-lhe que os Anjos lhes haviam aparecido e que haviam anunciado o nascimento do Rei dos Judeus, Cristo, o Messias prometido, o Filho de Deus, e ordenou que fossem adorá-lo
Herodes agradeceu-lhes, dizendo-lhes : "Vão a eles, descubram mais sobre  esse menino em Belém, e, quando o encontrarem, voltem e me avisem, para que eu também possa ir adorá-lo"

                        O REI HERODES RECEBENDO OS  REIS MAGOS (Photo   divulgação SAINT  LOUIS PSALTER)
 OS TRES MAGOS DIANTE DE HERODES  (DIVULGAÇÃO 123RF.com)
MÃES PROTEGENDOS OS FILHOS  (Divulgação  PICUKI COM.)
               ANDREA MONTEGNA  - PINTOR ITALIANO RENASCENTISTAS 1431-1506 (Divulgação)
                                ADORAÇÃO DOS MAGOS - 1475 -  DE  SANDRO BOTTICELLI (Divulgação)
DIEGO VELASQUEZ - ADORAÇÃO DOS MAGOS (Divulgação)
                 
           RAFFAELLO SANZIO  - 1517 (´PINTOR RENASCENTISTA)   (Divulgação)
                      HENDRICK TER BRUGGHEN - ADORAÇÃO -PINTOR BARROCO HOLANDES  1588-1629
                               GIOTTO  DI BONDONE ( PINTOR  GÓTICO ITALIANO  1267-1337)
                            DOM LORENZO MONACO - ADORAÇÃO PERÍODO GÓTICO ITALIANO 1370-1435
                                                         ANDREA MONTEGNA - ADORAZIONE - 1431

                          

                           O HOMEM DE LA MANCHA

Em Paris, o Châtelet, Theatre Musical cancelou provisoriamente  o musical "L'HOMME DE LA MANCHA - RÊVER UN IMPOSSIBLE RÊVE", que estrearia no último dia 11 (sexta-feira),  até 3 de janeiro de 2021, devido ao Covid-19.
O musical foi adaptado e traduzido para o francês em torno de Dom Quixote, o lendário herói de Cervantes, que na cela, aguarda sua audiência perante a Inquisição, preparando sua defesa aos prisioneiros, como uma peça, em um julgamento simulado.
Ele interpreta Alhonson Quiana, um homem que deixou de lado sua própria realidade para se tornar Dom Quixote de La Mancha. Ajudado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança, ele tenta evitar seu inimigo mortal, o Encantador. Determinado a defender seu tudo o que é bom e no momento em que as probabilidades estão contra ele, Quixote se arma com coragem ilimitada e todos somos compelidos a seguir sua estrela inatingível. Junte-se a Dom Quixote enquanto ele persegue seu sonho impossível de perseguir a bela Princesa Dulcineia e alguns moinhos de vento.
O musical  Dom Quixote de La Mancha é baseado no livro do escritor espanhol Miguel de Cervantes ( 1547-1616), que todos conhecem a história com seus personagens : Dom Quixote, Sancho Pança, Dulcineia  de Toboso, Padre e Barbeiro, Sansão Carrasco.
Durante a inquisição espanhola Miguel Cervantes, poeta, roteirista e ator é preso com seu servo e levado para uma masmorra. Uma vez lá dentro, ficam vulneráveis aos outros prisioneiros, em sua maioria criminosos. 
No cinema, em 1972, foi estrelado por Peter O'Toole e Sofia Loren. No Rio de Janeiro, o extinto Teatro Bloch (Manchete), foi inaugurado com a peça protagonizada com Paulo Autran, Bibi Ferreira e Grande Otelo.




         OCTAVIO OCAMPO                                    PABLO PICASSO (1955)
       


                     RÊVER UN IMPOSSIBLE RÊVE

                   
MITCH LEIGH (1928-2014),foi um compositor de teatro musical  americano  e produtor mais conhecido pelo musical "Man of La Mancha", nos anos 1960, autor da música  "Rêver un Impossible Rêve" ou " The Impossible Dream (The Quest), ou "Sonho Impossível"
Desde sua criação em 1965, a canção tornou-se padrão internacional gravado por Frank Sinatra, Elvis Presley, Diana Ross e Ken Boothe. No Brasil a música tornou-se conhecida nas vozes de Bibi Ferreira, no musical apresentado no Rio de Janeiro nos anos 1970 e na voz de Maria Bethânia. 
JACQUES BREL ( 1929-1978), nascido Jacques Romain Georges Brel  foi um compositor e cantor belga francófono, atuante no cinema que  tornou-se internacionalmente  conhecido pela música "NE ME QUITE PAS" e adaptou a canção "La Quête" (The Quest), em 1968  tornando  um sucesso nas interpretações  por Julien Clerc, Johnny Hallyday, Maurane, Jean Piat, entre outros cantores franceses.
Cinquenta anos depois, a produção de Michael De Cock e Junior Mthombeni é uma ode a Jacques Brel e Bruxelas, à imaginação, à poesia, e aos sonhos impossíveis de que esta época  tanto precisava. 

MITCH LEIGH (THE WASHINGTON POST)                  JACQUES BREL  (CAJIBI)                 JACQUES BREL (WIKIPEDIA)






EXPOSIÇÃO DEGAS


Em São Paulo, o MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, abriu  no último dia 4 de dezembro, a exposição  DEGAS: DANÇA, POLÍTICA E SOCIEDADE, que reúne o conjunto completo de bronzes pertencentes ao museu e que não era exibida ao público há 14 anos, no total 76 obras, sendo 73 bronzes, 2 desenhos e uma pintura.
Com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu, e de Fernando Oliva, curador da Instituição, a mostra esta inserida no ciclo das histórias da dança, eixo temático que o museu dedicou em 2020.. 
A exposição reúne um artista europeu, Edgard Degas ( 1814-1917 ) do século XIX e uma artista brasileira do século XXI, Sofia Borges, ambos com interesse em comum: pesquisar e explorar o corpo no espaço e movimento, trazendo um interessante diálogo e  criando performances entre os artistas.
Com o patrocínio do Bradesco, o MASP explora  a relação do artista com o universo da dança, registro vivo da realidade social e histórica das bailarinas de sua época.
A exposição será obrigatoriamente com agendamento online. e permanecerá em cartaz até 1º de agosto de 2021. 



        BAILARINA DE CATORZE ANOS - DEGAS COM FOTOGRAFIAS DE SOFIA BORGES E JOSÉ MUSA ( Divulgação)
                                              DEGAS  - SOFIA BORGES ( CÓPIAS DO CATÁLOGO)
                                                    BAILARINA DE CATORZE ANOS  DE DEGAS POR SOFIA BORGES  (MASP)
 DEGAS - QUATRO BAILAINAS EM CENA - FOUR BALLET DANCER ON STAGE  (FOTO JOÃO MUSA)
                     DEGAS - MULHER ENXUGANDO O BRAÇO ESQUERDO DE 1884 ( FOTO JOSÉ MUSA)  




                                     INDIAN ODYSSEY

Em Madrid, o Teatro Fernán Gómez marca o centenário de nascimento do famoso intérprete Ravi Shankar (1920-2012), exibindo desde 3 de dezembro, a exposição "INDIAN ODYSSEY: EL UNIVERSO DE RAVI SHANKAR, THE BEATLES EN INDIA", com curadoria de Blanca de La Torre e co-produção da  Casa da India, que analisa a influência do artista indiano no mundo ocidental.
A exposição revela a figura de Ravi, como embaixador da música indiana, seu papel como guru de George Harrison e a importância da viagem dos Beatles à India, como pedras angulares de um antes e um depois da música global.
A exposição "INDIAN ODYSSEY" está dividida em diferentes secções para explicar a história do encontro entre o Sitarista e o Grupo Britânico, a estreita relação que teve com George Harrison e as influências que  a entrada da música indiana teve na cultura ocidental.
A exposição tem como objetivo divulgar a riqueza da Cultura Indíana e seu legado musical no Ocidente, mostrando as trocas culturais e o enriquecimento que eles acarretam.
A exposição pode ser visitada até 17 de janeiro de 2021, se não houver prorrogação.

                                                                       (Divulgação)
                                    GEORGE HARRISON E RAVI SHANKAR  ( Divulgação Daily Mail)
OS BEATLES PARTIRAM PARA A ÍNDIA EM FEVEREIRO DE 1968, DEIXANDO SEUS INCONTÁVEIS FANS PERPLEXOS. ELES FORAM PARA UM "ASHRAM" PARA ESTUDAR ALGO CHAMADO MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL COM O GURU MAHARISHI MAHESH YOGI.       ( DIVULGAÇÃO DAILY MAIL)
AS PRIMEIRAS ESPOSAS DOS BEATLES :JOHN LENNON COM CYNTHIA ´POWELL, GEORGE HARRISSON COM PATTIE BOYD E PAUL MC CARTHEY COM LINDA EASTMAN   (DAILY MAIL)
           JOHN LENNON E YOKO ONO (REVISTA DA MULHER)                       RINGO STAR E  SUA PRIMEIRA MULHER MAUREEN COX  -(FANPOP)
                                      JOHNNY, GEORGE, PAUL E RINGO  ( DIVULGAÇÃO HULTON ARCHIVE)
 GEORGE HARRIOSN E OLIVIA TRINDAD ARIAS NAS BAHAMAS EM 1970 ( REPRODUÇÃO)
           BARBARA BACH ( Blogger  Topa Tudo)                              RINGO STAR COM A SEGUNDA MULHER BARBARA BACH  (UNSIGNED)







FAMÍLIA  KARDASHIAN E A NOVA SÉRIE 
..

Em Los Angeles, Califórnia, foi anunciado na última quinta-feira (10) , que o clã  Kardashian assinou contrato com  a Disney  para lançar um novo projeto com suas estrelas no "Reality Show". O conteúdo criado pelas Kardashian será mostrado  nos Estados Unidos na plataforma HULU e internacionalmente no STAR, o novo serviço de vídeo por assinatura da Disney, com previsão de lançamento  para fevereiro de 2021. 
A  Disney falou sobre esse novo projeto, apresentando como uma "parceria de vários anos" pela matriarca do clã Kardashian, Kris  Jenner, em sua conta no twitter.
Após fim do Reality Show, a família  Kardashian  ( Khloe, Kourtney,  Kim Kardashian e Kylie, Kris e Kendal Jenner),  fecharam contrato com a Disney para nova série.

         KIM, KOURTNEY, KHLOE, KENDALL, KYLIE E KRIS KARDASHIAN/JENNER  ( Reprodução Pinterest)

KHLOE KARDASHIAN, KYLIE JENNER, KRIS JENNER, KOURTNEY KARDASHIAN.KIM KARDASHIAN, KENDALL JENNER ( BY MATTY SAYLES AP)


                                   


NOMBRES AZULES


Em Madrid,  a Galeria Han-Ui, no Centro Cultural Coreano, apresenta pela primeira vez na Espanha,  desde o mês de agosto, a exposição do pintor coreano TSCHOON SU KIM, intitulada "Nombres Azules", (Nomes Azuis), reunindo 80 0bras. A série  principal da exposição mostram aquarelas que nascem como resultado da viagem de Kim durante 43 dias visitando diversas regiões da Espanha.
A exposição incorpora o ressurgimento do uso do pincel, após 25 trabalhos pictóricos puramente corporais. Kim  é também professor de  Belas Artes da Universidade Nacional de Seul, desde 1996.
O pintor, famoso pela cor azul, usa o pincel, captando o brilho, o sentimento de orgulho e a bondade do país tão longe da sua terra.
A exposição fica em cartaz até 15 de janeiro de 2021.


TSCHOON SU KIM  ( Divulgação Centro Cultural Coreano)
( Divulgação  Centro Cultural Coreano) Photo Laura Conde) 
(Divulgação Centro Cultural Coreano)
(Centro Cultural Coreano)





RAPHAELA SIMON - THE FASHION SHOW


Em Paris, a Galerie Max Hetzler apresenta desde 5 de dezembro até 31 de janeiro de 2021,  a terceira exposição individual de Raphaela Simon com a galeria e a primeira em Paris.
The Fashion Show idealizado para a capital da moda, apresenta  uma obra recente que atesta o desenvolvimento do vocabulário visual da artista.
Raphaele Simon, alemã de 36 anos, mostra toda a sua ousadia ao usar de tudo um pouco sapatilhas, estiletes, manequins de tecido, salsichas e raquetes de tênis para apresentar um cotidiano multicolorido. A artista lembra a cultura pop de Andy Warhol, Ed  Ruscha e Ellisworth Kelly, com alguma crítica social e tecnológica. As pinturas são de grande formato 1,50 x 2 metros, nas quais estão expostos os objetos já citados colocados sobre um fundo liso colorido, além de silhuetas de tecido em tamanho natural, instalado como um desfile de moda.


                                                                               (Divulgação)
                                                                        (Divulgação)
                                                                         (Divulgação)
                                                                        (Divulgação)


                                


                              FEED DOG BRASIL 2020

Em São Paulo, acontece desde terça feira (15) até domingo (20), mais uma edição do Feed Dog Brasil, em todo território nacional, Online e gratuito, através das Redes Sociais, conhecido como Festival Internacional de Documentário de Moda.
Com curadoria da jornalista Flávia Guerra, o festival apresenta  uma seleção de 15 títulos brasileiros e internacionais, a maior parte inédita no circuito de cinema, TV ou VOD do país, com duas pré-estreias 
A cerimônia de abertura  aconteceu com a Pré-estreia Nacional, inédito no Brasil, do documentário "O Império de Pierre Cardim" de P. David Abersole e Todd Hughes, filme que mostra um dos maiores ícones da moda mundial, o estilista francês Pierre Cardin, ainda em atividade, aos 98 anos, completados em 2020. Neste filme ele conta  sua história, mostra suas principais criações, fala  sobre suas frustações e dilemas sem, em momento algum, perder o senso do humor.
Na lista dos filmes, estão grandes personagens do mundo fashion, destacando : "Martin Margiela : In His Own Words", de Reiner Holzemer, Alexander MCQueen,   Halston, "Assenção e Queda," de Fréderic Tcheng, entre outros.
O celebrado e esperado filme "The Disappearence of My Mother ( O Desaparecimento de minha mãe), de Beniamino Barrese, filho de Benedetta Barzini fala do perfil de uma das maiores modelos da história da moda italiana, desde 1963, Benedetta Barzini, para tratar de temas feminino.
A modelo e atriz Benedetta Barzini de 77 anos foi a primeira modelo italiana a posar para a capa da Vogue América, fotografada por Irving Penn e Richard Avedon. No auge do sucesso decidiu abandonar a moda e a fama..


                                                    BY KYLE GREENBERG                                         PIERRE CARDIN ( Divulgação)


                                                                 BRITISH VOGUE
       (DIVULGAÇÃO AMAZON)                         (DIVULGAÇÃO)                               BY ANDY WARHOL
                                                                                        (DIVULGAÇÃO)
IMG/ PRESS READER

LEMBRANDO   A FAMOSA MODELO E ATRIZ ITALIANA  NOS ANOS  1960/ ATÉ 1973, QUANDO DECIDIU ABANDONAR A CARREIRA, O  SUCESSO E A FAMA.

 BENEDETTA BARZINI    BY MARCO WALDIS
           BENEDETTA BARZINI     BY NINCONANCO         BY FRANCO RUBARTELLI - GETTY IMAGES         BY IRVING PENN
CORRIERE DELLA SERA                 BY JOSEPH LEOMBRUNO AND JACK BODI                  BY MUBI COM.







CARROSSEL SOCIAL E CULTURAL :




ETERNAS LEMBRANÇAS:

                                 CHICO MAIA ENTRE LULA E BEATRIZ CARVALHO
            CÉLIA SILVA E EXPEDITO FERNANDES - UMA NOITE NO CCC (CAJUEIRO)

HAPPY BIRTHDAY TO:

                                                 IVANA ARAÚJO PITOMBO



A EDIÇÃO 212 DO CARROSSEL REGISTRA  OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS  DIVULGADOS NAS REDES SOCIAIS: 

                                                    LUIZ HUMBERTO CARVALHO
BRIGITTE TUMMLER
 NADIA OSI
 ANDREI POPOV
                                 JOHN WILLIAM WATERHOUSE - ULISES E AS SEREIAS 1891
                                                        GUILHERME NETO
                                                         ALFRED GUILLOU
                                                          OSVALDO RIBEIRO
                                                                 GERALDO CASADO
                                                                      HARRY ELSAS


                                    

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 212 COM O PENSAMENTO DE MIGUEL DE CERVANTES



OBRIGADO AMIGOS PELA APRECIAÇÃO E LEITURA.  ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 213.
ATÉ  LÁ !!!!!11111

Nenhum comentário:

Postar um comentário