Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 23 DE DEZEMBRO DE 2020, EDIÇÃO 213


                     SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA



O CARROSSEL SÓCIO-CULTURAL DESEJA AOS AMIGOS E  LEITORES VIRTUAIS UM FELIZ NATAL COM SAÚDE E TRANQUILIDADE, COM REFLEXÕES POSITIVAS PARA O MOMENTO QUE ESTAMOS PASSANDO, DESEJANDO   QUE  AS PESSOAS SEJAM MAIS UNIDAS, SOLIDÁRIAS COM O PRÓXIMO, SEM EGOISMO, SEM AVAREZA, SEM INVEJA,  SE CONSCIENTIZANDO QUE TODOS SOMOS IGUAIS, LEMBRANDO  QUE NOSSA PASSAGEM PELA TERRA  É EFÉMERA,  INDEPENDENTE DE   POSIÇÃO SOCIAL OU FINANCEIRA, UMA VEZ QUE, O DESTINO  DE CADA UM DE NÓS ESTÁ DETERMINADO PELO NOSSO CRIADOR E NENHUM SER HUMANO É MAIS QUE DEUS E NEM VAI TIRAR DE NÓS O QUE ESTÁ TRAÇADO EM NOSSAS VIDAS.


ABRIMOS A EDIÇÃO 213 COM A TELA DE DOMINIK KUSTRA TEÓLOGO E PEDAGOGO QUE RETRATA ATRAVÉS DOS PINCÉIS O NASCIMENTO DO MENINO JESUS.

                                                               DOMINIK KUSTRA 


                            

                 ÓPERA BAILE DO MENINO DEUS

Em Recife, a tradicional peça natalina encenada há 17 anos ganha versão audiovisual sem público, devido a pandemia do Covid-19.
O Auto de Natal escrito nos anos 1980 por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima com música de Antônio Madureira é encenada desde 2003 na Praça do Marco Zero, e este ano, terá um formato alternativo, adotado em vídeo. 
Em 2019, a ópera popular teve um público de 70 mil pessoas, e desta vez, a peça foi filmada, com exibição que começa 23 (hoje), 24 e 25 de dezembro pelo canal YouTube e no dia 26 pela TV Globo de Pernambuco.


                                ÓPERA BAILE DO MENINO DEUS  ( Photo by HANS MANTEUFELL)
                                   FOTO   PEDRO SOTERO - RELICÁRIO PRODUÇÕES  (Crédito)
                                             Foto:  ANDRÉ NERY - JORNAL DO COMÉRCIO - IMAGEM
                                                               FOTO: HANS MANTEUFELL 
               Foto:   MARLON COSTA / PERNAMBUCO PRESS
                                              FOTO:  MARLON COSTA / PERNAMBUCO PRESS


                                      


IMAGENS DE NATAL DE ALGUNS LUGARES NO MUNDO


NA SEQUÊNCIA,    ALGUMAS  IMAGENS DO NATAL DE 2019, DE ALGUNS LUGARES NO MUNDO, UMA VEZ QUE, NESTE ANO TEREMOS  UM NATAL ATÍPICO, RECORDANDO O QUE JÁ VIMOS, ATRAVÉS DE LUZES, DECORAÇÃO, ARQUITETURA, TRADIÇÕES, CULINÁRIA E LENDAS QUE GOSTAMOS DE ACREDITAR SOBRE O NATAL.

                  SIDNEY - AUSTRÁLIA   (PHOTO  LESLEY-ANN MAGNO - MOMENT EDITORIAL -GETTY IMAGES)
                COPENHAGEN - DINAMARCA   (PHOTO FRANCIS DEAN - CORBIS NEWS - GETTY IMAGES)
                                HONG KONG - CHINA  (PHOTO RICHARD BROOKS - AFP - GETTY IMAGES)
                                  DRESDEN - ALEMAN HA - (PHOTO BY SEAN GALLUP - GETTY IMAGES)
                       NOVA YORK - ESTADOS UNIDOS  - (PHOTO BY JOHN LAMPARSKI - GETTY IMAGES)
                             PRAGA- REPÚBLICA TCHECA - (PHOTO  BY MATEJ DIVIZNE - GETTY IMAGES)
                                   RIO DE JANEIRO -  (PHOTO BY YASUYOSHI CHIBA - GETTY IMAGES
                         TÓQUIO-JAPÃO. NATAL NO SUNSHINE AQUARIUS - PHOTO KAZUHIRO NOGI - AFP - GETTY IMACES)
                                                                                 PARIS - FRANÇA    ( UOL)



                                            

                   
                                GESÚ É NATO A NAPOLI


Em São Paulo, o Museu de Arte Sacra, em celebração às festas natalinas, apresenta desde novembro a exposição "GESÚ É NATO A NAPOLI" sob a curadoria de Marcelo Sampaio Ramos.
Os visitantes, ao chegar às dependências do museu, são transportados  para o Velho Continente, mais precisamente a Itália, e recebidos por uma mesa de festa guardada por Anjos Heráldicos, que são os grandes anfitriões  do caminho. Eles pontuam  o percurso revestido de transparência e sobreposição, em verde.
Os 11 anjos de alumínio foram preparados pelas mãos hábeis de Vagner Rodrigues, que inserem a contemporaneidade ao ambiente histórico e assumem a função de guardar e indicar o caminho  a ser percorrido até a cena mais representativa : Um exemplar  do "Presépio Napolitano" elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi. Chegando na sala principal, onde se encontra o Presépio  Napolitano de 129 peças, uma ária da Ópera  " La Cantata Dei Pastore", de Andrea Perrucci, obra de texto religioso do século XVII, que representa o nascimento de Jesus, cuja obra musical conta a lenda de um menino pastor que sonhou com a nascimento de Jesus em Nápoles. 
A exposição fica em cartaz até  6 de janeiro de 2021.


                                                  PRESÉPIO  NAPOLITANO ( Reprodução Internet)
                   PRESÉPIO NAPOLITANO, ELABORADO PELO ARQUITETO OMAR MORESCHI (Reprodução)
                                                                          ANJOS ( Foto
SILVIA BALADY)
                                               MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO ( Divulgação)




                            MARIAH CAREY - A RAINHA DO NATAL


Em Cupertino, na Califórnia, "a Apple TV+"  transmitirá diretamente dos USA, o especial de "Natal Mágico e Mariah Carrey". descrito como "inovador" e promete misturar músicas da carreira da cantora, danças, animação e participações especiais de outros artistas, como Ariana Grande, Billy Eilish, Tiffany Haddish, Jennifer Hudson, Misty Copeland, Mykal-Michelle Harris e os filhos gêmeos de Mariah Carey, Moroccan e Monroe de 9 anos.
Entre as canções esperadas, a mais aguardada é "All I Want For Christmas is You", que pela primeira vez, alcançou a posição nº 1  na Billboard Hot 100, principal parada dos Estados Unidos, canção lançada em 1994.
A Apple afirma que será  "uma viagem mágica" de férias para animar o espírito da Natal em todo o mundo, alegrando as pessoas.
O especial acompanha o livro "The Meaning of Mariah Carrey", que conta a trajetória da artista que comemora  30 anos do seu álbum homônimo.

                                                                          (Divulgação)
                         MARIAH CAREY NO ESPECIAL NA APPLE TV+   (Photo JAMES DEVANEY - WIREIMAGE)
                                                                         (DIVULGAÇÃO)
                                                                                                                     GIPHY (Divulgação)
                  JENNIFER HUDSON, MARIAH CAREY E ARIANA GRANDE         (NOTORIUS PRESS VANDERLAN NADER)
                                                                           (YOU TUBE)






PAPAI NOEL NO PARQUE  AQUÁTICO


No Rio de Janeiro,  em clima natalino, foi inaugurado na segunda feira (21), no "AQUARIO," (aquário público), no bairro da Gamboa, a chegada de Papai Noel em terras brasileiras, melhor dizendo, cariocas, acompanhado por seus duendes e pela Mamãe Noel, que vão mergulhar a partir das 14h até 27 de dezembro.  
Os anfitriões  são Margarida, Donald e Gastão - tubarões da espécie Mangona e mais dois mil animais marinhos. O Grande Tanque Oceânico recebeu decoração natalina, com árvore que três metros de altura e um boneco de neve.
Para completar os festejos, de 23 a 25, o atrativo incluirá um concerto natalino debaixo d'água, com mergulhadores simulando que irão tocar um violino, uma harpa, e um trompete e serão conduzidos por um maestro. Do lado de fora, no circuito da visitação, o público poderá escutar a música.

                                                     PAPAI NOEL MERGULHADOR ( divulgação)
        PAPAI NOEL NO AQUARIO CARIOCA  DURANTE OS FESTEJOS NATALINOS  (Divulgação Sopa Cultural)
                         PAPAI NOEL E O TUBARÃO NO GRANDE TANQUE OCEÂNICO ( Foto Guido Moreto - O Globo)
                   PAPAI NOEL E OS DUENDES VISTOS PELO PÚBLICO ( Foto Guido Moreto - O Globo)
                             PAPAI NOEL ACARICIANDO O TUBARÃO ( Foto Guido Moreto - O Globo)
                   MAMÃE NOEL E PAPAI NOEL DESEJANDO FELIZ NATAL ( Foto SOLANGE FREITAS - TV TRIBUNA)






                             MONDRIAN Y DE STIJL


Em Madrid, a exposição em cartaz desde novembro "Mondrian And De Stilj"  cujo protagonista, é o artista holandês Piet Mondrian (1872-1944), explora  em profundidade o estilo artístico que desenvolveu o neoplasticismo, uma corrente do abstracionismo que se baseou nas relações entre formas retangulares, planos e linhas retas.
A exposição é organizada pelo Museu Reina e pelo Stichting Kunstmuseum Den Haag com a colaboração da Comunidade de Madrid, que  aborda a obra do artista  holandês Piet Mondrian, no contexto De Stijl, movimento com o qual marcou o Curso da Arte abstrata geométrica da Holanda na mudança drástica na cultura visual após a Primeira Guerra Mundial.
PIET MONDRIAN (1872-1944) é o protagonista desta exposição presente no Museu Reina Sofia, que explora em profundidade o estilo artístico que desenvolveu o neoplasticismo, uma corrente do abstracionismo que se baseia nas relações entre forma retangular, planos  e linha reta.  A concepção de beleza de MONDRIAN  é baseada na superfície, estrutura e composição de cores e linhas que formam um estilo inovador que buscou quebrar as fronteiras entre as disciplinas e ir além dos limites tradicionais dom espaço pictórico.




                            O ESTILO CISNE DE MONDRIANI PELO ARTISTA JONATHAN GODOY ( divulgação)

YVES SAINT LAURENT CRIOU UMA COLEÇÃO EM 1965, INSPIRADO EM MONDRIAN (Divulgação)

PIET MONDRIAN (WIKIPEDIA)

DE STIJL ( O Estilo),  foi uma a revista homônima criada por um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses liderado  pelo pintor e crítico Theo Van Doesberg, na cidade de Leida, em 1917, para divulgar a  associação de artistas  holandeses,
A exposição  faz parte das comemorações dos 30 anos do Museu Reina Sofia, que revê nesta perspectiva a trajetória e a enorme influência de Mondrian, considerado juntamente com Picasso como a grande referência da modernidade. Uma ideia que seu curador, Hans Janssen, corrobora no catálogo da mostra, lembrando que há razões inferiores para afirmar que Piet Mondrian, um herói das artes visuais, é o artista moderno por excelência.
O público que visitar a exposição poderá ver 95 obras, 35 Mondriani e 60  do artista De Stijl,  formado por  Theo Van Doesburgm, Bart Van Der Leck, Georges Vantongerloo,  Vilmos Huszar, JJP Oud,   entre outros. ( DIVULGAÇÃO  SARTRE BLOG)


FOTO  1  -  THEO VAN DOESBERG ( PINTOR, JORNALISTA E CRÍTICO
FOTO  2  -  BART VAN DER LECK ( PINTOR, DESIGNER E CERAMISTA)
FOTO  3  -  PIET MONDRIAN ( PINTOR  E ARTISTA MÚLTIPLO)
FOTO  4  -  GERRIT RIETVELD ( DESIGNER DE MÓVIES E ARQUITETO)
FOTO  5  -  VILMOS HUSZAR  ( PINTOR E DESIGNER HÚNGARO)
FOTO  6  -  JACOBUS JOHANNES PIETER OUD  - JJP OUD  ( ARQUITETO)


THEO VAN DOESBURG
                              VILMOS HUSZÁR                                          BART  VAN DER LECK
                                PIET MONDRIAN - ÁRVORE VERMELHA  - 1910  ( Divulgação)
                                                                              GERRIT RIETVELD
                                     JACOBUS JOHANNES PETER OUD - JJP OUD  (Divulgação)




                                      



                                     HÉLIO OITICICA


No Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna MAM em parceria com o Museu de Arte de São Paulo MASP apresenta  a exposição "HÉLIO OITICICA - A DANÇA NA MINHA EXPERIÊNCIA" com a obra experimental  e inovadora do carioca  Hélio Oiticica (1937-1980),  e com a mostra de filmes sobre o artista na Cinemateca.
 Parangolés são o ponto de partida da individual que ocupa o Museu de Arte do Rio - MAM, desde a abertura no último dia 12 de dezembro, com curadoria de Leandro Vieira carnavalesco da Estação Primeira da Mangueira, curador convidado a ocupar o museu durante toda exposição.
Correalizada com o Museu de Arte de São Paulo MASP , a mostra reúne cerca de cem obras de Hélio Oiticica, relacionadas ao ritmo, à música, ao corpo e à dança sob curadoria de Adriano Pedrosa e Tomas Toledo, respectivamente diretor artístico e curador-chefe fo MASP. 
Com programação  paralela  de dezembro a março de 2021, a mostra "Em Torno de Hélio Oiticica" exibirá 9 filmes realizados pelo artista, outros filmes sobre ele e sua obra, e outros sobre assuntos importantes de seu universo cultural..
As obras em exposição são:   "METAESQUEMA - 1956-1960":  "RELEVOS ESPACIAS -1959-1960" : "NÚCLEOS - 1969-1966" : "PENETRÁVEIS - 1961-1980": "BOLIDES - 1963-1979": "PARANGOLÉS - 1964-1979"



                                                            HELIO OITICICA  ( DIVULGAÇÃO MAM)
 HELIO OITICICA  ( DIVULGAÇÃO MAM)
                   PARANGOLÉ  - REVISTA ART, Nº 4 , JULHO DE 2014  (divulgação)





                                             MA RAINEY, A MÃE DO BLUES




Em São Paulo, a Netflix Brasil, exibiu no último dia 18, o longa-metragem "A Voz Suprema do Blues", título nacional de "Ma Rainey's Black Bottom", que agradou aos espectadores e a crítica  cinematográfica.
O filme embalado em um estúdio de gravação em 1927,  acompanha uma sessão de gravação de "Ma Rainey", interpretada por Viola Davis, a "Mãe do Blues", e os conflitos dela com o talentoso e inovador trompetista   interpretado pelo saudoso Chadwick Boseman, (na sua última atuação no cinema).
Ma Rainey representa o tradicional, enquanto Levee tentava emplacar uma modernidade ao som da banda.
O filme adaptado da peça teatral de August Wilson é dirigido por George C. Wolfe e produzido por Denzel Washington, com roteiro de Ruben Santiago Hudson, além dos atores premiados como  Glynn Turman, Colman Domingo e Michael Potts.
Ma Rainey,  é catalogada como a "Mãe do Blues" por ser a primeira a gravar as canções que interpretava,  influenciando toda uma geração, como nomes como Bessie Smith e outras cantoras.


                                 VIOLA DAVIES COMO MA RAINEY  ( Photo DAVID LEE - NETFLIX)
             VIOLA DAVIES E SUA BANDA RABBIT FOOT MINSTRELS EN CHICAGO ( Photo DAVID LEE - NETFLIX)
           VIOLA DAVIS COMO MA RAINEY DURANTE UMA PERFORMANCE NO PALCO  (Photo  DAVID LEE - NETFLIX)
VIOLA DAVIES E MA RAINEY ( Divulgação WOMEN'S HEALTH)
MA RAINEY E SUA BANDA RABBIT FOOT MINSTRELS EM CHICAGO  - (ARQUIVO MICHAEL OCHS - GETTY IMAGES


 DOZE CANTORAS  AMERICANAS CONHECIDAS   DE BLUES, DIVULGADAS POR "FRIENDS OF MUSIC HALL"

FOTO  1 - MA RAINEY ///  FOTO 2- BESSIE SMITH ///  FOTO 3 - CLARA SMITH ///
FOTO  4 - IDA COX ///  FOTO  5 - FLORENCE MILLS ///  FOTO  6 - LUCILLE HEGAMIN///
FOTO  7 - TRIXIE SMITH ///  FOTO  8 - MARY STAFFORD ///  FOTO  9 -ALBERTA HUNTER///
FOTO  10 - ROSE HENDERSON ///  FOTO  11 - GERTRUDE SAUNDERS ///  FOTO 12 - VICTORIA SPIVEY

                    CHADWICK BOSEMAN, VIOLA DAVIS E DENZEL WASHINGTON (Divulgação NETFLIX)


                                          


                                                        MUSEU AVA GARDNER

Em Smithfield, Carolina do Norte (USA), o Museu Ava Gardner, lembrará dia 24 de dezembro o aniversário de uma das divas do cinema que completaria 98 anos se fosse viva.
Ava Lavínia Gardner, nasceu em 24 de dezembro de 1922, em Grabtown, Carolina do Norte, e alcançou fama internacional como atriz e cantora  durante uma carreira que durou mais de quatro décadas, desde seu contrato com MGM para atuar no filme "WHAT'S YOUR IQ":, em 1941. 
Casou-se pela primeira vez com o ator Mickey Roney separaram-se e ela casou pela segunda vez com o músico, compositor e regente Artie Shaw , casando-se mais tarde, com seu terceiro marido o cantor  e ator Frank Sinatra, cujo casamento não durou muito tempo.
O Museu possui uma extensa coleção de artefatos da carreira  e da vida privada de Ava Gardner, coleção iniciada em 1941 por um fã Tom Banks, que aos 12 anos a conheceu no colégio que estudavam.
A família Banks dedicou a maior parte  de suas vidas a colecionar memorabilia de todas as fontes possíveis.
O Museu Ava Gardner foi incorporado em 1996 como uma organização  501 (c) 3 para gerenciar e cuidar da coleção e itens pessoais do acervo de seus filmes, incluindo fotografias e  vestiário. O Museu foi reaberto em setembro, após cinco meses fechado devido a pandemia.
Uma destilaria da Carolina do Norte fez parceria com Ava Gardner TM Trust e Legacy Talent and Entertainment para produzir  com exclusividade o uísque  "Bourbon Ava Gardner Select, cuja empresa  Seven Jars Distillery, tem sede em Charlotte,






                    AVA GARDNER E MICKEY ROONEY, PRIMEIRO CASAMENTO  (Museu  Ava Gardner)
AVA GARDNER E ARTIE SHAW, SEU SEGUNDO CASAMENTO (Museu Ava Gardner)
AVA GARDNER E FRANK SINATRA , O TERCEIRO CASAMENTO ( Museu Ava Gardner)
AVA GARDNER E FRANK SINATRA ( Museu Ava Gardner)


AVA GARDNER ( Museu Ava Gardner)
AVA GARDNER E ELIZABETH TAYLOR NO FILME "PÁSSARO AZUL", DE 1976 ( Divulgação MovieStillsDB. com)
                               DIVULGAÇÃO DO UÍSQUE AVA GARDNER SELECT
(Divulgação)


                                       


                          MERRY CHRISTMAS  TO::


                                       MARIA NAZARÉ SANTOS E CARLOS ÁLAMO
                                WILSON PINHEIRO REIS   E MARY BARBOSA


                              


O CARROSSEL  ILUSTRA A EDIÇÃO 213 COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, COM TEMAS NATALINOS MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:

                                                CAROL LAWSON  - PAPAI NOEL CUBISTA
                                                                         DJANIRA
                                                                              DUPÉ
                                                              ROSA MIRTA PAZ
                               GIOTTO DI BODONE ( 1306) -  NATIVIDADE
                             TARSILA DO AMARAL - 1927  -RELIGIÃO BRASILEIRA
                                                                CARLOS BASTOS
                                                                       DUPÉ

                                          
ENCERRAMOS A EDIÇÃO 213 COM O PENSAMENTO DE ELLEN DEGENERES:


OBRIGADO AMIGOS, MAIS UMA VEZ , FELIZ NATAL  A TODOS E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO  Nº 214.
ATÉ LÁ !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário