Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2021

CARROSSEL SÓCIO-CULTURAL, 27 DE MAIO  DE 2021, EDIÇÃO 235


                       SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


O CARROSSEL NESTA EDIÇÃO 235, DIVULGA OS ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM, OCORREM E OCORRERÃO PELO MUNDO, COM NOTÍCIAS DIVERSIFICADAS, COMO : BILLBOARD MUSIC AWARDS 2021 ///// A EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO ///// SKATE NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO /////  A CANTORA POMME E SUA APRESENTAÇÃO NO OLYMPIA ///// GRANDE PRÊMIO DE F1 DE MÔNACO ///////  150 ANOS DA  COMUNA DE PARIS ////// REGATA VOGALONGA DE VENEZA ///// EUROVISION 2021 /////MUSEU DO LOUVRE 2021 /////  ENTRE OUTRAS NOTÍCIAS.

          

                        BILLBOARD MUSIC AWARDS 2021


Em Los Angeles, Califórnia, aconteceu no domingo (23), no Microsoft Theater Los Angeles, a 32ª   cerimonia de entrega de prêmios realizado pela revista Billboard para homenagear artistas da indústria musical, baseado nas vendas e popularidade das tabelas musicais, pesquisado pelo Nelsen Company, que   acontece desde 1989. A premiação foi transmitida ao vivo pelos canais de televisão TNT.


MICROSOFT THEATER LOS ANGELES  ( divulgação)

O apresentador Nick Jonas, do Jonas Brother, anunciou os vencedores :"The Weeknd", recordista com 16 indicações, levando o melhor em 10 categorias, como o melhor artista masculino, Artista Top 100, Top Artista do Rádio, Top Artista do R&B, entre outras categorias.

 O CANTOR  THE WEEKND, O GRANDE VENCEDOR DA CERIMÕNIA COM 10 TROFÉUS. ( Photo by Rich Fury / Getty Images  América)
CANTORA PINK, RECEBEU O PRÊMIO ÍCONE AWARDS E O CANTOR DRAKE, O MELHOR ARTISTA DA DÉCADA ( CNN ENTERTAIMENT)
THE WEEKND, TAYLOR SWIFT E DRAKE   ( OTAKUKART)
 PINK, NASCIDA ALECIA BETH MOORE HART, RECEBEU O PRÊMIO ÍCONE AWARDS 2021  ( Daily Mail)

A cantora  americana Pink, com seu estilo electronic dance music,  foi homenageada com o Prêmio Ícone Awards e o cantor  rapper Drake, como artista da década. A cantora Taylor Swift, Pop-rock,  foi a melhor artista feminina. 

        TAYLOR SWIFT, A MELHOR CANTORA FEMININA (Music Mundial)               DRAKE  (TWITTER)

NICK JONAS, APRESENTOU A CERIMÔNIA, DRAKE E PINK (New York Post)

                                       


                 SEBASTIÃO SALGADO - AMAZÔNIA 


Em Paris, foi inaugurada na última quinta-feira (20), a mostra "Amazônia", do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado, na Filarmônica de Paris. fruto de uma viagem de sete anos pelas entranhas da maior floresta tropical do mundo, que nasceu com vocação internacional e vai viajar  por cidades como Londres e Roma, além de São Paulo e Rio de Janeiro.


A exposição, inédita, apresenta  200 fotografias,  fazendo o visitante empurrar  uma porta para a floresta tropical e entrar em uma jornada de fotografias em preto e branco que caminham na penumbra, como uma expedição na selva.
A viagem é acompanhada por música composta para a ocasião pelo compositor francês  Jean Michel Jarre, um dos pioneiros da música eletrônica.
Na inauguração, Sebastião Salgado afirmou às redes sociais  que a Amazônia é a Pré-História da Humanidade, o Paraíso da Terra.
A exposição tem a curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa de Sebastião Salgado, que montou as fotografias para a ocasião.

 SEBASTIÃO SALGADO ( Photo Joel Saget - AFP)                      (twitter)(Photo Lucia Muzell - RF1-IMG)

SEBASTIÃO SALGADO  ( divulgação
SEBASTIÃO SALGADO. LELIA WANICK, SALGADO E O COMPOSITOR JEAN-MICHEL  JARRE  (  Photo  by LUCIA MUZELL RF1)

LELIA WANICK SALGADO É A CURADORA DA EXPOSIÇÃO AMAZONIA  ( LUCIA MUZELL RF1




             SKATE NA OLIMPÍADA DE TÓQUIO 2020


Em  Des Moines, Iowa (USA) terminou no último domingo (23), o Dew Tour,  a última seletiva do Park antes dos jogos  Olímpicos de Tóquio e a penúltima  da modalidade Street, cujo mundial será disputado entre os dias 31 de maio e 6 de junho, em Roma.
Pedro Barros se tornou o quinto brasileiro a garantir vaga para a disputa do Skate na Olimpíada de Tóquio, em julho. Matematicamente, Pedro Barros está confirmado após os resultados de classificação da modalidade Park masculino, ocorrido na última sexta-feira (21) Além de Barros,  outros quatro skatistas brasileiros garantidos são: Luiz Francisco, Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp.

CBSK ( divulgação)
LUIZ FRANCISCO (Vans Park Series) CBSK
INNERSPORT     CBSK ( divulgação)
ISADORA RODRIGUES PACHECO ( Isaskt)
DORA VARELLA, ISADORA PACHECO E YNDIARA ASP ( Crédito Tauana Sofia)
( divulgação Julio Detefon)




POMME


Em Paris, a cantora e compositora  francesa Pomme de 24 anos,  nascida Claire Pommet acrescentou uma terceira data na sua turnê no Olympia, para sábado (29).
Pomme com a força da 36ª edição do "Victoire de la Musique", ( Vitórias da Música), foi  premiada como  artista feminina do ano,  em fevereiro .O Prêmio Victoire, acontece desde 1985 é uma premiação anual francesa entregue pelo Ministério da Cultura da França, aos melhores artistas que se destacam na atualidade.  



                                                                  POMME COM O TROFÉU VICTOIRES DE LA MUSIQUE ( Facebook)
(Facebook)  2º  ÁLBUM LANÇADO EM 2020 

POMME     (By SABINE LECOCA)
   POMME ( BY SABINE LECOCA)
POMME - ( PORTRAIT BY CHRISTY ANDTHE MAGICIANS)





   GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO 2021


Em Mônaco, aconteceu  no último domingo (23), a 5ª etapa  da temporada de Fórmula 1, com a vitória do holandês Max Verstappen, na sua 12ª vitória da carreira  e a segunda neste ano do Campeonato de 2021. Com o triunfo, Verstappen lidera o mundial de F1 com 105 pontos, passando Lewis Hamilton o segundo  com 101 pontos, que foi o 7º colocado em Mônaco.
O segundo lugar ficou com o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari: o terceiro com o britânico Lando Norris,  o quarto com o mexicano Sergio Pérez  e o quinto lugar com o alemão Sebastian Vettel.
Charles Leclerc, o favorito dos monegascos, teve problemas com seu carro e a Ferrari explicou que "um problema no eixo esquerdo do motor", deixando Leclerc fora da corrida. 

TWITTER

CARLOS SAINZ, , VICE-CAMPEÃO E MAX  VERSTAPPEN, CAMPEÃO DA F1 DE MÕNACO 2021  ( RED BULL COM


O PRÍNCIPE ALBERTO II  DE MÔNACO LEVOU OS FILHOS GÊMEOS JACQUES E GABRIELA, DE SEIS ANOS PARA ASSISTIREM AO EVENTO DE FÓRMULA 1, SEM A COMPANHIA DA ESPOSA, PRINCESA CHARLENE.

                          OS MEMBROS DA FAMILIA REAL, ASSISTIRAM A COMPETIÇÃO A PARTIR DO LUGAR ONDE ESTAVA O PÓDIO.  ( Getty Images)
SUA ALTEZA SERENÍSSIMA, PRÍNCIPE ALBERTO II DE MÔNACO, COMPARECEU  COM OS FILHOS GÊMEOS  JACQUES E GABRIELA. A PRINCESA CHARLENE NÃO COMPARECEU AO EVENTO ( Photo Getty Images)
MAX VERSTAPPEN  COM OS CONVIDADOS ESPECIAIS DO GP DE MÔNACO    (MSN)
O PRÍNCIPE ALBERTO  II E OS VENCEDORES DO GRANDE PRÊMIO DE MÔNACO 2021 ( Getty Images /Caras/Sapo)
  VISTA AÉREA DE MÔNACO  ( divulgação)


                                     




150 ANOS DA COMUNA DE PARIS


Em Paris,  aconteceu na última sexta-feira (21), uma exposição virtual, organizado pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. a Expressão Popular,  reunindo  trabalhos de dezenas de artistas e designers, com  a participação   25 editoras internacionais para celebrar os 150 anos do fim da Comuna de Paris, uma das mais importantes insurreições populares do século XIX.
A exposição divulga trabalhos de 39 artistas de 15 países ao redor do mundo e reúne dezenas de capas eleboradas para o livro "Paris Comune 150", que será lançado amanhã (28 de maio), em 15 idiomas, data que marca  o fim do primeiro governo popular da história.
Elaborado sob o conceito de solidariedade internacional, o projeto gráfico e as artes da expressão trazem reflexões sobre a história  e legado da Comuna de Paris e o que esse momento histórico significa para as lutas dos povos de hoje.
A obra retrata com detalhes o contexto quando operários franceses escolhidos por meio de sufrágio universal organizaram uma gestão provisória após a queda do imperador Napoleão III, com o objetivo de realizar reformas e reduzir as desigualdades sociais na França.


ILUSTRAÇÃO - JUNAINA MUHAMMED (INDIA) ( divulgação Tricontinental)





REGATA VOGALONGA DE VENEZA 2021


Em Veneza, aconteceu no último domingo (23), a tradicional e histórica Regata Vogalonga, que é realizada todos os anos no mês de maio,  desde 1975, iniciada pelos clubes de remo locais,  que este ano obedeceu as medidas  sanitárias implementadas pela pandemia.  e também  para proteger o trânsito pedonal no Centro Histórico de Veneza.
É uma celebração  não competitiva,  que reúne  centenas de venezianos e  remadores  de todo o mundo, com barcos a remos, caíques e canoas  com estilos venezianos. Nesta   regata  todos os remadores e participantes,   protestam  pacíficamente  contra os donos das ondas causadas por barcos e navios que  degeneram a lagoa.
O evento teve início na Praça de São Marcos com um tiro de canhão, seguindo os remadores pela Lagoa de Burano, descendo até a Ilha de  Murano até a chegada na Ponte Dell' Arsenale., onde os participantes   receberam a medalha pela participação.
 Mais de 400 barcos  de vários tipos e tamanhos de 50 clubes de Veneza e barcos particulares participam desse evento único.
O Vogalonga é celebrado no dia de Pentecostes que, de acordo com a tradição de Veneza, está relacionado ao casamento simbólico do Doge (homem nobre de Veneza) com o mar. 
A Regata de Vogalonda  foi dedicada neste ano  aos 1600 anos de fundação de Veneza.


(divulgação)
(divulgação)
                                                                        (divulgação)
                                                                      (divulgação)
                                                                              (Facebook)
                                                       FOTO  MANUEL SILVESTRI - REUTERS
                                                                          (divulgação)
                                                                      (divulgação)
                                                                    (divulgação)
                                                                                (divulgação)
                                                                   (divulgação)

                     


                               EUROVISION 2021



Em Rotterdam, na Holanda, aconteceu  a 65ª edição do Eurovision Festival de Música Pop do Mundo, realizado no último sábado (22),  com os mesmos artistas programados para 2020. quando a OMS decretou a pandemia, cancelando o festival.  Este ano os artistas se apresentaram na gigantesca Arena Ahoy, com aglomeração de público, sem distanciamento social   e sem máscaras  nas arquibancadas, num total de 3500 fãs,  num sinal de que a vida está voltando ao normal.
A Itália após 31 anos  venceu o Eurovision com a  Banda Italiana  de Punk Rock, "Maneskin", com a música "Zitti e Buoni": o segundo lugar  venceu a cantora francesa Barbara Pravi, com a música "Voilá": o terceiro lugar foi para o cantor suíço Gjon's Tears, com a música "Tout Univers", o quarto lugar  foi para banda irlandesa, "Daôi Og, Gagnamagnio" e o quinto lugar venceu a Ucrânia, com o grupo "Go.A"





         CHANTAL JANZEN, EDSILIA ROMBLEY, JAN SMIT E NIKKIA DE JAGER, OS APRESENTADORES DO EUROVISION 2021  ( Eurovision)
                      1º LUGAR, A BANDA ITALIANA DE PUNK ROCK "MANESKIN" (REPRODUÇÃO REUTERS)

BANDA ITALIANA MANESKIN, 1º LUGAR DO EUROVISION ( Google News Post)
2º LUGAR BARBARA  PRAVI , DA FRANÇA ( La Vanguardia)
3º LUGAR - GJON'S TEARS, SUÍÇA ( Eurovision/ ESC)
                               4º LUGAR VENCEU A BANDA "DAÔI OG. GAGNAMAGNIO"  DA ISLÂNDIA (Eurovision)
                                5º LUGAR GRUPO GO.A, DA UCRÂNIA  ( Eurovision)
                                 MARKET  RESEARCH  TELECAST  ( Eurovision)

DOIS DOS PARTICIPANTES DO EUROVISION 2021, QUE NÃO FORAM VENCEDORES ;

         BAS CANTO, CANTOR ESPANHOL  ( AS. COM)            BLACK MAMBA. PORTUGUÊS ( Luiz Macedo Fotografia)


                             


                 MUSEU DO LOUVRE DE PARIS 2021

Em Paris,  o Presidente Emmanuel Macron, nomeou ontem (26) Laurence Des Cars de 54 anos, a primeira mulher a dirigir o Museu do Louvre, pela primeira  em dois séculos de história,  desde 1793. Laurence Des Cars é curadora e historiadora da arte, especializada  em arte do século 19 e início do século 20, que atualmente é presidente do Museu D'Orsay.

                                  LAURENCE-DES-CARS, NOMEADA DIRETORA DO MUSEU DO LOUVRE DE PARIS ( Photo ALAIN JOCARD AFP)
                                                      MUSEU DO LOUVRE PARIS ( wukipedia)

O MUSEU DO LOUVRE DE PARIS, atualmente expõe obras que foram recuperadas  em aeroportos, na Seção de Antiguidades do museu,  com várias esculturas do Oriente Médio, etiquetadas com descrições. Trata-se de uma exposição sobre o tráfico de bens culturais  que busca sensibilizar e contra-atacar, tornando as obras  expostas "invendáveis".
Entre as obras,  a Deusa Perséfone com seu véu de mármore, é tema de quatro esculturas antigas apreendidas  em 2012 no  Aeroporto parisiense de Roissy. Atrás da deusa do submundo, reproduz uma vista aérea  da Necrópole de Cirene, uma das maiores cidades  antigas do norte da África.
O curador do museu do Louvre, Ludovic Laugier, declarou à mídia que mostrar essas obras é "uma grande novidade", na França e,  segundo especialistas, esses bustos provavelmente permaneceram por mais de dois mil anos ao lado das tumbas em ruínas  do santuário localizado no leste da Líbia, antes de serem roubadas por traficantes.

                                             BUSTO DA DEUSA PERSÉFONE       Photo Alain Jocard AFP
                                                          DEUSA PERSÉFONE ( photo Alain Jocard - AFP)

                              


                    MOVIMIENTOS POR BULERIAS


Em Madrid, a Companhia Antonio Gades apresenta no dia 30, no Gran Teatro Caixa Bank Príncipe Pio, um espetáculo único que pretende ser uma viagem ao longo da evolução da dança e do flamenco, com os solistas Ana Del Rey, Alvaro Madrid e Miguel Lara.
Os bailarinos abordam os diferentes estilos que deram forma à dança estilizada ao flamenco, a Escola do Bolero e ao foclore espanhol. Assim, diversos personagens  da música, da arte, e do baile vão surgindo em palco, incluindo Federico Garcia Lorca, La Argentinita, Francisco de Goya, Mariemma, Pilar Lopez, Antonio Canales, Sergei Diaghllev, Manuel de Falla e o próprio Antonio Gades. O espetáculo tem duração de 1hora e 10 minutos.

                                                                             ALVARO MADRID, ANA DEL REY E MIGUEL LARA  ( divulgação)

          ANTONIO GADES ( BY CARMEN LUNA)                        ANTONIO GADES (1936-2004) (wikipedia)       






36º FESTIVAL MADRID EN DANZA


Em Madrid, encerra no domingo (30),  o  "36º Festival de Madrid en Danza" que apresentou desde seu início, em 7 de abril, cerca de 50 espetáculos com 23 estrelas, 5 absolutas, 2 estrelas en Espanha e 16 n Comunidade de Madrid de empresas nacionais e internacionais. O Festival foi uma grande vitrine de dança em todas as suas expressões e em comunhão com outras artes, dança contemporânea neoclássica, dança teatral, espanhol, flamenco, performance urbano, teatro físico, fantoches, hipermídia 3D, artes plásticas e música experimental.
O festival ampliou pela primeira vez a diversidade das formas de dança em toda a região, com uma programação que foi o epicentro na Capital Madrid e nos Teatros Del Canal, totalizando dois meses com atividades para público mais diversos, respeitando as medidas de proteção à saúde  contra o Covid.


FESTIVAL DE DANÇA EM MADRID ( divulgação)
FESTIVAL DE DANÇA EM MADRID ( divulgação)
FESTIVAL DE DANÇA EM MADRID ( divulgação)





LINA BO BARDI

Em Veneza, a 17ª edição da Bienal de Arquitetura foi aberta ao público no último sábado (22), com um tributo póstumo a arquiteta modernista  ítalo-brasileira LINA BO BARDI (1914-1992). que recebe em memória  o Leão de Ouro, que representa o reconhecimento de uma carreira de prestigio desenvolvida entre a Itália e Brasil , de uma contribuição que visa repassar o papel do arquiteto como facilitador  da sociabilidade.   fazendo  uma homenagem a  mulher  que simplesmente representa o arquiteto  em seu melhor sentido.. Lina Bo Bardi projetou A Casa de Vidro, o Museu de Arte de São Paulo MASP, A Casa Chame Chame, o Sesc Pompéia, o Teatro Oficina, o Solar do Unhão, em Salvador, entre outros projetos.
RAFAEL MONEO, 84 anos,  arquiteto espanhol, também recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto  de sua obra que inclui, o Auditório Kursaal, em San Sabastian, a Estação de trem Atocha, em Madrid, a Catedral de Los Angeles,  entre outros projetos.
O  Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza apresenta o tema "Utopias da Vida Comum" que dialoga com o tema geral do evento "How Will We Live Together"" ( Como Viveremos Juntos). Com curadoria  do estúdio colaborativo Arquitetos Associados e do designer visual Henrique Penha, a mostra é realizada pela Fundação Bienal em parceria com a Secretaria Especial da Cultura (Governo Federal).  O Estúdio  colaborativo  é (composto pelos arquitetos e urbanista, Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Marcel e Paula Zasnicoft

 LINA BO BARDI ( wikipedia)        RAFAEL MONEO ( Net Worth and Salary)

                                                                LINA BO BARDI ( divulgação Bienal de Veneza)






CARROSSEL SOCIAL


AS IRMÃS: ANGELA LAGOS, LUCIA MARIA E ROSÁRIO SILVA
FAMÍLIA BOAVENTURA: JOANA, LURDES, JACIARA E SÔNIA BOAVENTURA
AS IRMÃS FRANCO: OLGUINHA (aniversariante), JUSSARA E TÂNIA FRANCO






O CARROSSEL 235 ILUSTRA  A EDIÇÃO COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS :

LUIZ HUMBERTO CARVALHO
DJANIRA
VITO CANO
MARLINA VERA
JURANDI ASSIS
GERARD CURTIS DELANO
ADOLFO RAMOS ALIAGA
ED RIBEIRO


ENCERRAMOS A EDIÇÃO 235 COM O PENSAMENTO DE ARNALDO JABOR:



OBRIGADO AMIGOS POR ACOMPANHAR, CURTIR, COMENTAR E VISUALIZAR AS EDIÇÕES DO CARROSSEL SÓCIO CULTURAL.
ATÉ  A PRÓXIMA SEMANA COM A EDIÇÃO 236. 
ATÉ  LÁ !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário