SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
O CARROSSEL EDIÇÃO 247 DIVULGA OS ACONTECIMENTOS QUE SE DESTACARAM NO PERÍODO :
OS VENCEDORES DO LEOPARDO DE OURO NO FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO ///// A EXPOSIÇÃO DESIGNER OF DREAMS, NA CHINA ///// EXPOSIÇÃO AZUL E OURO, EM LISBOA ///// REABERTURA DO MUSEU CARNAVALET, EM PARIS ///// O FESTIVAL REWIND, NA INGLATERRA ///// A CAPELA SISTINA, PRÉ-HISTORICA /////O MIDNIGHT TRAINS ///// O LANÇAMENTO DO NOVO CLIPE DE ELTON JOHN, EM CANNES ///// AS NOVAS ESCAVAÇÕES EM TRÓIA///// BRASILEIROS FINALISTAS NO CORONA OPEN MÉXICO, ENTRE OUTRAS NOTICIAS.
LEOPARDO DE OURO 2021
Em Locarno, na Suíça, aconteceu no último sábado (14), a premiação do 74th Festival de Cinema, ganhando o Leopardo de Ouro, o curta brasileiro "FANTASMA NEON" (NEON PHANTON), dirigido por Leonardo Martinelli.
FANTASMA NEON, é um filme musical rodado no Rio de Janeiro e embalado na moda do "passinho", sobre entregadores de comida durante a pandemia. A trama tem elementos documentais e gira em torno de um ciclista ( o estreante Dennis Pinheiro) que, entre entrega de lanches, o sonho de comprar uma moto e o desejo de se aproximar de um colega (Silvério Pereira), é atropelado pela violência social.
LEONARDO MARTINELLI ( DIRETOR DO FILME (instagram) E O ATOR DENNIS PINHEIRO (Estadão)
VENCEDORES DO LEOPARDO DE OURO 2021:
MELHOR FILME - VENGEANCE IS MINE, ALL OTHERS PAY CASH, DO CINEASTA INDONÉSIO EDWIM. - O FILME É BASEADO NUMA OBRA LITERÁRIA DE EKA KURNIAWAN, ESTILIZADA COM AS MARCAS CINEMATOGRÁFICAS E MUSICAIS DOS ANOS 80, NUM PAÍS EM PLENA DITADURA DE SUHARTO, CONTA A HISTÓRIA DO ROMANCE ENTRE AJO KAWIR ( MARTHINO LIO), UM EXÍMIO LUTADOR MAS IMPOTENTE, E ITEUNG ( LADYA CHERYL), UMA MULHER EXTRAORDINÁRIAS NAS ARTES DE COMBATE.
EDWIM, CINEASTA INDONÉSIO ( Photo URS FLECELER / EPA/EXPRESSO)
MELHOR ATRIZ (Competição Internacional) - ANASTASIYA KRASOVSKAYA
MELHOR ATOR ( Competição Internacional) - MOHAMED MELLALI AND VALERO ESCOLAR
ANASTASIYA KRASOVSKAYA - MELHOR ATRIZ ( ZIMBIO) O MELHOR ATOR MOHAMED MELLALI AND VALERO ESCOLAR (LOCARNO FILME)
LEOPARDO DE OURO PARA SECÇÃO CINEMA DO PRESENTE :
SASKIA ROSENDAHL (Melhor Atriz) Rotten Tomatoes e FRANCESCO MONTAGNER ( Melhor documentário "Brotherhood) ( C7NEMA)
CHRISTIAN DIOR: DESIGN OF DREAMS
Em Chengdu, na China, o Museu de Arte Contemporânea, apresenta desde 24 de julho, a exposição "Christian Dior, Design of Dreams, com sucesso que a mesma exposição fez no Museu de Artes Decorativas de Paris, no Museu Victoria & Albert, em Londres e no Pavilhão West Bund do Museu Shangai Long.
A abertura da exposição, foi prestigiada por empresários de diversos segmentos e a presença de atores conhecidos do cinema chinês, fotografados pelo Daily China, que aparecem nas fotos : Zhao Liying, Wang Ziwen, Stephen Fung, e Wand Likun.
ATRIZ WANG ZIWEN ( CHINA DAILY)
ATRIZ WANG ZIWEN / ATRIZ WANG LIKUN / ATOR STEPHEN FUNG ( CHINA DAILY)
A exposição foi meticulosamente desenhada pela designer Nathalie Crinière, com uma narrativa inédita para homenagear a paixão criativa que a marca segue há mais de 70 anos.
A exposição engloba 11 áreas extraordinárias temáticas, mostrando o lendário processo de criação de sonhos desta casa de moda de alta qualidade,
O primeiro tema é o "Novo Visual", que começa na Avenida Montaigne, 30, apresentando o estilo "Bar Suit", lançado por Dior em sua primeira coleção em 1947, seguindo o trabalho de referência de Maria Grazia Chiuri, com a interpretação inovadora da versão de uma perspectiva contemporânea em exibição. Essa visão transcende o tempo e o espaço que reflete nas obras dos diretores criativos anteriores a Dior, Os vestidos de Alta Costura que eles criaram aparecem sucessivamente ao longo da retrospectiva, que ao elogiar a longa herança da Dior, também demonstram distinção e estilo pessoal.
BAR SUIT, 1ª COLEÇÃO DE CHRISTIAN DIOR, LANÇADO EM 1947 ( THE NEW YORK TIMES)
Os seguintes temas:
2º - O DESIGNER DA MARCA DIOR.
3º O PERFUME MISS DIOR, CRIADO EM 1947, DEDICADO A SUA IRMÃ CATALINA, QUE DIOR ACREDITAVA FIRMEMENTE QUE UM VESTIDO SEM PERFUME NÃO É PERFEITO, O PERFUME ´E TOQUE FINAL PARA TODOS OS VESTIDOS.
4º JARDIM DIOR: 5º OFICINA DIOR 6º VERSAILHES : 7º DIORAMA
( CHINA DAILY)
( CHINA DAILY)
( CHINA DAILY)
(CHINA DAILY)
(CHINA DAILY)
CHRISTIAN DIOR ( 1905-1957) (BRITANNICA) - NATHALIE GRINIÉRE ( NC AGENCE)
AZUL E OURO
Em Porto, Portugal, o Museu Nacional Soares dos Reis, apresenta a exposição inédita de esmaltes artísticos, AZUL E OURO, desde 29 de julho. A mostra reúne tesouros nacionais, entre os quais o Tríptico da Paixão de Cristo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, uma peça em esmalte existente com maior reconhecimento internacional e uma série de 26 placas de esmaltes pintadas do século XVI, proveniente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra que reúne e confronta de forma inédita várias técnicas de esmalte aplicadas num conjunto sumptuoso de objetos litúrgicos, devocionais e de aparato.

As peças expostas foram produzidas entre os séculos XII e XIX, sobretudo nas oficinas da região de Limoges, reconhecidas como as de maior prestígio.
A exposição inclui outras peças de grande valor como dois cofres da Sé de Viseu, peças do século XII cobiçada pelo mercado ilícito de antiguidades, roubadas em 1980 e encontradas anos mais tarde em Milão, numa ação conjunta com a Polícia Judiciária e da Interpol, e uma placa de encadernação de finais do século XII, princípio do século XIII, encontrado acidentalmente numa escavação entre Leiria e Mosteiro da Batalha
A curadoria é de Ana Paula Machado - DGPC - DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÔNIO CULTURA
A exposição vai até 31 de outubro de 2021 em Porto e seguirá para Coimbra e Lisboa

MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS ( wikipedia)(MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS)
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS
MUSEU NACIONAL FREI MANUEL DO CENÁCULO ( DGPC) MOSTEIRO DA BATALHA (DGPC) MOSTEIRO DE SANTA CRUZ DE COIMBRA ( wikipedia)
HENRI CARTIER-BRESSON - REVOIR PARIS
Em Paris, após quatro anos de reformas, o Museu Carnavalet reabriu as portas para o público, com sua primeira exposição, se unindo a Fundação Henri Cartier-Bresson para oferecer uma visão cruzada de Eugéne Atget (1857-1927) e Henri Cartier Bresson (1908-2004), dois dos maiores fotógrafos franceses do século XX que deixaram um testemunho incomparável, sobre Paris e Cartier as transformações do século XX.
O Museu destaca o papel de Paris na carreira artística de Cartier-Bresson e a maneira como ele olhou para a capital onde viveu entre as várias viagens, após estreias marcadas pela influência de Eugéne Atget e dos surrealistas, trabalhando para a imprensa ilustrada, então a todo vapor. Após a guerra, ele se destacou nos retratos de personalidades e em relatos de longa duração. Cartier-Bresson é testemunha de acontecimentos históricos como a Libertação e Maio de 68.
A exposição apresenta gravuras originais, publicações e também gravações, audiovisuais de artistas. As fotografias fazem parte das coleções do Museu Carnavalet e da Fundação Henry Cartier-Bresson, que também abriga a exposição "Eugéne Atnet - Paris", uma homenagem ao olhar poético do fotógrafo, a partir de gravuras originais das coleções de Museu Carnavalet
Henri Cartier-Bresson, é considerado o pai do fotojornalismo, que faleceu aos 95 anos.
MUSEU CARNAVALET EM PARIS ( wikipedia)
REWIND FESTIVAL 2021Em Henley-on-Thames, no Reino Unido, situada às margens do Rio Tâmisa, acontece mais uma edição do Rewind Festival South, no Temple Island Meadows. O festival, originalmente chamado de 80s Rewind Festival, acontece anualmente no mês de agosto, durante o verão, em duas etapas o Rewind North que aconteceu nos dias 6 a 8, em Copesthone Hall, Congleton Road Macclesfield e o o Rewind South que acontece de 20 (amanhã) até domingo (22).
É o maior festival de verão do Reino Unido, ao ar livre, com a participação do público desfrutando dois dias, alojados em camping e opções como glamping ( hospedagem de acampamento de luxo) bares temáticos, DJ's, fogos de artifícios, barracas, fantasias, discoteca, e apresentações de cantores e bandas que fizeram sucesso na década de 1980 nos estilos Funk, Hip Hop, Jazz, Pop, Rock, Eletrônica, Soul e Blues.
O festival é dirigido pela The River Organization. e The Glove by the River.
Nenhum comentário:
Postar um comentário