Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2021


CARROSSEL SOCIO CULTURAL, 02 DE SETEMBRO DE  2021, EDIÇÃO 249


                  SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O CARROSEL  NA EDIÇÃO  249 LEMBRA A DATA  DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, 7 DE SETEMBRO DE 1822, ATRAVÉS DA TELA  DO  ARTISTA  PLÁSTICO CARYBÉ,  E AS NOTICIAS RECENTES  DO PERÍODO:

GP DA BÉLGICA 2021 /////     GP DA HOLANDA 2021/////O 78th FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA///// ART PARIS 2021/////O LIVRO DE MISS DIOR///// FESTIVAL FLAMENCO ON FIRE/////EXPOSIÇÃO OITAVAS DA OFICINA///// DANTE FERRETTI///// EXPOSIÇÃO DESARMONIA, NO RIO DE JANEIRO  E OUTRAS NOTÍCIAS  DE ENTRETENIMENTO. 

CARYBÉ  QUADRO DE PEDRO AMÉRICO  ADAPTADO PELA PINTEREST    (


                           BELGIAN GRAND PRIX  2021

Em SPA,  na 12ª temporada de F1, o GP da Bélgica, no Circuito Spa-Francorchamps ocorreu debaixo de muita chuva  no domingo (29)     complicando  as condições da pista, atrasando a largada prevista,  3h e 10 minutos, modificando a  relargada   para uma disputa encurtada para 39 voltas.


No final foram dadas 4 voltas atrás do carro de segurança, mais uma bandeira vermelha, e os pilotos de volta aos boxes finalizando a prova. Com isso, a direção  decidiu  não retornar ao GP e encerrou a etapa  com a vitória de MAX VERSTAPPEN ( 1º lugar da  Red Bull/Honda,  seguido de GEORGE RUSSELL ( 2º lugar da Williams/Mercedes), LEWIS HAMILTON ( 3º lugar da Mercedes), DANIEL RICCIARDA ( 4º lugar da McLaren/Mercedes) e SEBASTIAN VETTEL ( 5º lugar da Aston Martin/Honda)

                                   MAX VERSTAPPEN, CAMPEÃO DO GRAND PRIX DA BÉLGICA 2021 ( PH MARK SUTTON -LAT IMAGES) LEWIS HANILTON ( 3º lugar), GEORGE RUSSEL ( 2º lugar) e  MAX VERSTAPPEN ( 1º LUGAR)  ( ELEVEN)

O Fórmula 1 Rolex Belgian Grand Prix 2021, assinalou a 66ª vez que a Bélgica participa no   Campeonato Mundial de Fórmula 1, na 53ª corrida do circuito Spa-Francorchamps, considerado o mais longo de todo o campeonato.


                         

                                   

                GRAND PRIX  DA HOLANDA DE F1


Em Zandvoort. município dos Países Baixos, na província da Holanda Norte, acontece domingo (5), a 13ª' etapa  da temporada de F1  com o Grande Premio da Holanda..  O governo holandês divulgou novas medidas restritivas por conta da pandemia e, por isso, Zandvoort receberá público de 70 mil pessoas por dia, de 3 a 5 de setembro.

O evento  vai marcar  o regresso do GP da Holanda ao calendário da Fórmula 1, depois de 36 anos, a última vez foi em 1985.

CIRCUITO ZANDVOORT NA HOLANDA  (FÓRMULA 1)  (divulgação)

                                

   

              78th FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA 

Em Veneza,  começou  ontem (1º), o 78th Festival Internacional de Cinema de Veneza, no Lido de Veneza, com a participação de 59 países, disputando 21 títulos pelo Leão de Ouro, seguindo os mesmos esquemas de segurança. como medidas sanitárias rígidas, locais reservados e uso de máscaras, além da exigência  do passaporte sanitário. Um "muro" protegeu o tapete vermelho para evitar a presença de multidões de fãs e caçadores de autógrafos.


O filme "Madres Paralelas", drama de Pedro Almodóvar,   abriu o festival, ontem (1º), concorrendo ao Leão de Ouro como melhor filme, entre  outros  20  selecionados.

                                                                 (Divulgação/ Instagram)
                   PEDRO ALMODÓVAR ENTRE MILENA SMIT E PENÉLOPE CRUZ  ( Photo Miguel Medina AFP)

 ALGUMAS  CONVIDADAS QUE  DESFILARAM NO TAPETE VERMELHO DO 78th FESTIVAL DE VENEZA, ONTEM ( 1º),  NA ESTREIA DO FILME "MADRES PARALELAS".

                         PENELOPE CRUZ, (Chanel), HELEN MIRREN (Dolce & Gabana),  CYNTHIA ERIVO ( Versace) By Corbis via Getty Images)

                                       CHLOÉ ZHAO,ADRIANA LIMA ( Etro)  - Getty Images
SARA SAMPAIO E ISABELLE HUPPERT ( Armani) - Getty Images
                          SARAH GORDON, LADY ELIZA SPENCER E LADY AMÉLIA SPENCER ( Alberta Ferrreti) - Getty Images

O Júri   presidido pelo  diretor sul coreano  Bong Joon-Ho, com os jurados internacionais formado por Chloé Zhao ( diretora chinesa, premiada com com o Leão de Ouro 2020), Chyntia Erivo ( atriz britânica),  Alexander  Nanau ( diretor romeno),  Saverio Costanzo ( cineasta italiano),  Sarah Gordon ( atriz canadense)  e Virginie Efira ( atriz belga)

                                                         (PHOTO BY FILIPPO MONTEFORTE - AFP)
     BONG JOON-HO, DIRETOR COREANO, PRESIDE O JÚRI DO FESTIVAL DE VENEZA 2021 ( Time Out/ Páginas de Delphi/Wikipedia)
CHLOÉ ZHAO ( wikipedia), ALEXANDER NANAU (twitter) e SAVERIO COSTANZO (Molly Bloom)
                                            VIRGINIE EFIRO ( wikipedia), CHYNTIA ERIVO (Adoro Cinema) e SARAH GORDON ( wikipedia)


 RECEBERÃO O LEÃO DE OURO  HONORÁRIO 2021:

JAMIE LEE CURTIS (On This Day), PAOLO SORRIENTINO (All Movie), ROBERTO BENIGNI (DirecTV)

ATORES ESPERADOS DURANTE O FESTIVAL DE VENEZA 2021:

      KRISTEN STEWART (Latest Hunts), ADAM DRIVER ( Ph by Andreas Laszio Konrath - The Guardian) BENEDICT CUMBERBATCH ( Moviefit me)
                                      MATT DEMON  Photo  by Ray Tamarra  - Getty Images) DAKOTA JOHNSON (twitter com,) TIM ROTH ( Mediatly)
                                       PENELOPE CRUZ (Madame Figaro) OLIVIA COLMAN (Bifa) ANTONIO BANDERAS ( BackStage)
RODRIGO SANTORO E CHRISTIAN MALHEIROS, NO LONGA BRASILEIRO "7 PRISIONEIROS", DIRIGIDO POR ALEXANDRE MORATTO, QUE SERÁ EXIBIDO PELA 1ª VEZ, ONDE CONCORRE AO PRÊMIO ORIZZONTI EXTRA, PELO JURI POPULAR.  ( Cortesia Unifrance.Org)  e Netiflix)

O Festival é oficialmente reconhecido  pela FIAPF ( International Federation of Film  Producers Association),  com o objetivo de sensibilizar e promover o cinema internacional em todos as suas formas de arte, entretenimento e indústria, num espírito de liberdade e diálogo
O Festival também organiza retrospectiva e homenagens a grandes personalidades como contribuição para uma melhor compreensão da história do cinema.





ART PARIS  2021

Em Paris, O Grand Palais Ephémere, inaugura  o ART PARIS 2021, dia  9 até  12 de setembro, com o 1º evento artístico internacional, com uma estrutura espetacular do arquiteto francês  Jean Michel Wilmotte, no Champ de Mars,


JEAN MICHEL WILMOTTE ( Vivre)
(IMG)
GRAND PALAIS ÉPHÉMÈRE ( wikipedia)

A Loft Gallery apresentará uma exposição exclusiva "The 70's Show", mostrando o final de 1960 ao final da década de 1970, numa  verdadeira revolução tanto visual quanto social e cultural, quando o mundo foi sacudido por um vento de liberdade, com a arte passando por mudanças significativas graças as questões trazidas à cena artísticas por grandes movimentos como Superfície de Apoio, Novo Realismo, Arte Pop, Figuração Narrativa, Arte Povera, Arte Minimalista, e Arte Conceitual, nas horas de descobertas e experimentos, desde o design nos Estados Unidos e na Europa, vivendo um momento crucial, notadamente graças à grande contribuição dos artistas plásticos, arquitetos e decoradores, com jogos de perspectivas, movimentos, linhas e formas que respondem e se harmonizam,
A Galeria Loft optou por mergulhar no coração desses anos importantes para oferecer uma visão vibrada desta década, com os trabalhos de Philippe Hiquily ( 1925-2013), Francesco Marino di Trana ( 1920-2012) e Bernard Quentin, com 98 anos de idade.

                                                        LOFT GALLERY  (divulgação)
                                    PHILIPPE HIQUILY  (1925-2013)  (Facebook / Pamono)
                                                      PHILIPPE HIQUILI  ( FEMME MIROIR)     (Gallery Loft)
                                                   PHILIPPE HIQUILY   ( LOFT GALLERY)
                                                         FRANCESCO MARINO DI FEANA  ( 1920-2012)  ( Alchetron / Atelier di Teana)
                                                   BERNARD QUENTIN, 98 anos de idade (wikipedia) ( WordPress com)
       BERNARD QUENTIN  ( Arcadia Com.)
                                                    BERNARD QUENTIN (Arcadja com)

                                   



          UMA HISTÓRIA DE CORAGEM E COSTURA


Em Londres,  aconteceu hoje pela manhã (2) no Meeting Room do Victoria & Albert Museum a  Palestra Online, sobre a vida  importante de Catherine Dior (1917-2008)  com o livro "Miss Dior, Uma História de Coragem e Costura",  de Justine Picardie, romancista, escritora de moda e biógrafa britânica, editora-chefe do Harper's Bazaar UK e Town & Country UK..
Catherine  Dior, a amada irmã de Christian Dior inspirou o famoso perfume lançado em 1947 "Miss Dior" e foi uma heroína da Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra Mundial.
A palestra foi conduzida pelo curador do V&A Museum,  Oriele Cullen  e Justine Picardie.


TOPPING BOOKS
                                                       CATHERINE DIOR E O O PERFUME MISS DIOR  ( Arquivo Dior Charbonneries)
                                           CHRISTIAN DIOR E CATHERINE DIOR ( Arquivo Dior Charbonneries)


                                


                    FESTIVAL FLAMENCO ON FIRE

Em Pamplona, na Espanha, terminou domingo (29), mais uma edição do ciclo de concertos, iniciado na quarta (25), com o tema que  girou em torno de uma reflexão através da pergunta  "QUÉ ES FLAMENCO?", que apresentou  propostas  artísticas no quadro dos principais Teatros Navarra, Baluarte e Gayarre em Pamplona, e Gaziambide em Tutela, sob uma pluralidade de abordagens distintas à arte flamenca.
O "Flamenco On Fire Festival" nasceu em 2014 em Pamplona com o objetivo de criar um evento cultural pioneiro que refletisse as diferentes expressões  da cena flamenca. Anualmente, reúne os artistas mais consagrados e talentos emergentes em todas as disciplinas do flamenco em Navarra.
O Festival,  além de celebrar a figura do Maestro Sabicas e destacar seu legado, incorpora toda a programação sob uma abordagem de design contemporâneo


              




                                                LOIS GRANDE, EM PAMPLONA ÁNGELES TOLEDANO E BENITO BERNAL, EM TUDELA
                            PEPE HABICHUELO E KIKI MORANTE, EM ESTELLA  / RYCARDO MORENO E ANÉ CARRASCO, EM PAMPLONA

                                     
             

               EXPOSIÇÃO OITAVAS DA OFICINA


Em Lisboa, o Museu do Design e da Moda (MUDE),  inaugurou no domingo (29), a exposição do joalheiro José Aurélio. "Oitavas da Oficina", numa antologia do escultor  desenvolvida desde 1950, durante a 1ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa.
O gosto por modos de fazer e pela experimentação de processos explica o título dessa exposição, que é também  o título de um poema de Vasco Graça Moura (1942-2014) sobre o universo criativo do escultor.
A curadoria é de Lúcia Castro que diz que a exposição tem por base uma ampla escolha de peças capaz de transmitir a diversidade e a abrangência do trabalho de José Aurélio como criador de joias, o achado e o acaso, a apropriação e a transformação, o uso de matérias nobres, de materiais pobres, o conhecimento  e a reinvenção oficial, o recurso e técnica entre arcaísmo e erudição cruzam-se numa obra dificilmente classificável.
A exposição apresenta uma seleção de 150 joias nos mais diversos materiais, cerâmicas esmaltadas e vidradas, ouro, prata, chumbo, plástico, coral, elementos preexistentes, que se distinguem pelas sua expressividade e simbolismo. A exposição fica em cartaz até 22 de setembro de 2021.


                                                MUDE - MUSEU DESIGN MODA, EM LISBOA  ( wikipedia)
                                          JOSÉ AURELIO ( Sociedade Nacional de Belas Artes/ MIEC)  E O POETA VASCO GRAÇA MOURA (Portal da Literatura)
JOSÉ AURÉLIO : 1. ESCULTURA EM CERÂMICA 0 CLAMOR, INSPIRADA NA OBRA DE PICASSO (1964)   2. PRATO  PÁSSARO DECORATIVO 
       (foto Margarida Araújo) 3. JARRO TOURO ( MUDE)
                                                     OBRA DE  JOSÉ AURÉLIO -  PRESÉPIO EM FÁTIMA,( WordPress com)
                                                                                                   (divulgação MUDE)

                                            



                                     DANTE FERRETTI



Em MACERATA, comuna na Itália, o cenógrafo e figurinista  Dante Ferretti é o protagonista da exposição "Dante Ferretti, Efêmero Por Engano" no Palazzo Ricci de Macerata até 19 de setembro de 2021. A exposição tem  curadoria de Pierfrancesco Giannangeli e Benito Leonore com a colaboração de Bianca Piacentini e promovido pela Fundação Cassa Di Risparmio,  pela Fundação Carima, dirigida pela presidente Rosana Del Balzo Ruile.
Dante Ferretti, natural de Macerata é internacionalmente  conhecido pelas suas inúmeras colaborações em produções de Hollywood e vencedor de vários prêmios, incluindo três Oscars pelos  filme " O Aviador", "Hugo Gabret" de Martin Scorsese e "Sweeney Todd", O Barbeiro Malvado de Fleet Street", de Tim Burton.
Nos corredores do Palazzo Ricci, são exibidos  dez esboços em pastel sobre alumínio, papel, papelão, compensado e tela, inclusive os dois filmes vencedores do Oscar e um modelo em Roma.



                                        DANTE FERRETI ( MAM)  (AGENCIA DIRE)
PRÊMIOS DE DANTE FERRETTI  -Palazzo Ricci Macerata
                                             ESBOÇO DO FILME O AVIADOR ( Palazzo Ricci Macerata)


                                     




                                            DESARMONIA


No Rio de Janeiro, o artista plástico paraense P.V. DIAS, ( Paulo Vitor Dias)  inaugura  sua primeira exposição individual denominada "Desarmonia", com trabalhos recente e inéditos na Simone Cadinelli, Arte Contemporânea, em Ipanema, com curadoria de Aldones Nino.
O artista PV DIAS, faz uma crônica Visual do movimento popular tecnobrega, com seus jeitos futuristas, e aparelhagens gigantescas.
O artista é conhecido pelas intervenções digitais em fotografia de paisagens urbanas e mostrará pela primeira vez suas pinturas digitais, pinturas sobre papel e sobre tela, e animações.
Estarão também na exposição intervenções sobre registros históricos do fotógrafo português Felipe Augusto Fidanza (1847-1903), numa referência entre os que atuaram no norte do Brasil no século XIX e início do século XX.
                                      
                                  PV DIAS - PAULO VITOR DIAS  ( foto Carlos Pinho - Roma News)  /  DESARTES
                                                                 PV DIAS ( MAM)
PV DIAS ( MAM)
                                           PV DIAS ( Simone Cadinelli Arte Contemporânea)
                                                                          O BÚFALO -  PV DIAS  (Simone Cadinelli Arte Contemporânea)

                                     

CARROSSEL SOCIAL


HAPPY BIRTHDAY  TO :

               VALDNA RIBEIRO ( aniversariante), COM O HUSBAND LUCIANO RIBEIRO
KATIA SILVANA FALCÃO SILVA( aniversariante) COMO HUSBAND LUIS CARLOS  SILVA


                                 


                             CARROSSEL CULTURAL


Em São Paulo, foi lançado em agosto (20), o novo single  "Ao Vento",  um xote de Zé Guilherme, cearense, um dos destaques  nas plataformas de música,  que remonta o Nordeste e suas raízes. A canção é parceria de Zé Guilherme (melodia) com o paulista  Edson Pinho (letra), que fala das lembranças de um amor perdido, que canta  a dor da ausência e as memórias que estão por toda parte, espalhadas no ar. A faixa conta com a participação dos músicos Jonas Dantas ao piano e Ivan Alves na bateria e percussão com arranjos  e produção de Cezinha Oliveira.

                                                              ZÉ  GUILHERME  ( Foto Iago Alencar)

                           

No Rio de Janeiro, estreia dia 10 de setembro no Teatro das Artes,  o musical romântico "Charles Aznavour - Um Romance Inventado", idealizado pela atriz Sylvia Bandeira escrito pelo dramaturgo paraense Saulo Sisnando que criou o texto com humor e leveza sobre o universo da saudade, das paixões e da passagem do tempo a partir das músicas mais icônicas do cantor francês  Charles Aznavour.  Sylvia divide o palco com o ator convidado Mauricio Baduh.



                           

Em Salvador, o Restaurante Espaço 3 Gastronomia, na rua Minas Gerais, na Pituba, apresenta a partir de amanhã (3), nas noites de sextas-feiras, o Stand-up-Comedy, " O Bendita Comédia". que tem se tornado  tradicional no circuito de comédia soteropolitana



                           

No Rio de Janeiro,  o Teatro Vannucci apresenta aos sábados de setembro, a partir de (4),  "Nos Embalos de Sábado a Noite," o musical  relembrando Bee Gees, Abba e Carpenters, dos anos 1974 a 1982. O musical narra a trajetória dos Grupos  e do Duo, apresentando os principais sucessos  ao vivo com atores, cantores e bailarinos de Jaime Aroxa.


                            

Em São Francisco, na Califórnia, na programação de streaming do SFJAAZ, apresenta amanhã (3), no Friday At Five,  a cantora americana de jazz e blues Kim Nalley

                             KIM NALLEY (Piedmont Piano Company) / SFJAZZ / Bandsintown

                              


ILUSTRAMOS A EDIÇÃO 249 COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADAS NAS REDES SOCIAIS:

GLAUCO RODRIGUES
                                                                 THAIS GOMEZ
                                                          LOBO MARCIO BATISTA
                                                                  VALERIE VESCOVI
                                                                       GLÊNIO BIANCHETTI
                                                                      SERGIO AZOL
                                                             DJANIRA    (INDEPENDENCIA)
                                                             FABIO EDUARDO


ENCERRAMOS A EDIÇÃO 249 COM O PENSAMENTO DE MARIO QUINTANA:


OBRIGADO  AMIGOS INTERNAUTAS POR ACOMPANHAR SEMANALMENTE O
CARROSSEL E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 250.

ATÉ LÁ !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário