KAHLIL GIBRAN ( A PURIFICAÇÃO E AS ESCADAS DO TEMPLO 1920-1923) KAHLIL GIBRAN (EQUILIBRIO DO ABSOLUTO -1918)KAHLIL GIBRAN
KAHLIL GIBRAN
FEIRA DE MÁLAGA 2023
Em Málaga, cidade de Andaluzia, na Espanha, a tradicional FERIA DE MÁLAGA, começou no sábado (12), com uma programação diversificada para os oito dias de festa, até 19 (sábado).
A Feria de Málaga comemora todos os anos no mês de agosto, a reconquista da cidade pelos Reis Católicos Rainha Dona Isabel de Castela e do Rei Fernando II de Aragão.
Os Reis Católicos concretizaram a união dinática entre os dois Reinos Ibéricos, criando a Monarquia Católica, que em 1512 passou a ser conhecida por Monarquia de Espanha.
A Feria ocorre em dois locais diferentes em Málaga, ou seja, no Centro da cidade, para a Feria diurna, que concentra a maior parte dos eventos. e no Real Del Cortijo de Torres para os festejos noturnos.
MÁLAGA, ANDALUZIA, ESPANHA (divulgação)
FERIA DIURNA )(facebook)
FERIA NOTURNA (Facebook)
OS REIS CATÓLICOS, RAINHA ISABEL DE CASTELA E O REI FERDINANDO II DE ARAGÃO (wikipedia)
PROGRAMAÇÃO DIURNA DE MÁLAGA (divulgação) FERIA DE MÁLAGA (Andre Adler & Marlow)FERIA DE MÁLAGA (Andre & Marlow)
XADREZ, AS REGRAS DO JOGO
Em Milão, o Museo Dell Novecento, apresenta a exposição "Le Regole del Gioco", ( As Regras do Jogo), de Massimo Kaufmann com quatro esculturas, 4 tabuleiros de xadrez com cores que derrubam as reras do jogo, que assumem uma forma específica e se reinventa ocasionalmente no diálogo com os outros, em jogos casuais, reflexivos e inteligentes.
Filósofos, escritores e historiadores da arte discutiram o antigo jogo de origem indiana conhecido na Pérsia e defendido na Europa pelos árabes entre os séculos IX e X d.C.
As cores vivas se inspiram nas obras dedicadas à guerra do pintor renascentista Paolo Uccello (1397-1475) com seus extraordinários Cavaleiros e Boccioni em que as cores representam energia dinâmica, com toques de trombetas e rufar de tambores, uma expressão que da vontade de poder que sempre acompanhou a retórica da guerra..
O Xadrez Policromático de Kaufmann remete-nos para a guerra, mas também o apelo assinado pelos xadrezitas russos, entre os quais o grande mestre internacional Ian Nepomniachtchi.
A exposição iniciada em 31 de maio fica em cartaz até 31 de agosto de 2023.
MUSEO DEL NOVECENTOS, MILÃO (Wikipedia)
MASSIMO KAUFMANN / IAN NEPOMNIACHTCHI (Facebook)
PAOLO UCCELLO
PAOLO UCCELLO ( Wikipedia)
JAZZ VITÓRIA FESTIVAL
Em Vitória, (ES), acontece de amanhã (17) até sábado (19), o 1º Jazz Vitória Festival, com 32 atrações musicais, entre locais, nacionais e internacionais, que farão 4 shows por noite, em dois palcos, o Panela de Barro e o ExtraPlus, na Praça do Papa que serão ocupados por artistas consagrados como Indiana Nomma, James Boogalos, Stefania Tallini, Bruno Marques, Mauro Senise, Cristovão Bastos, Rosa Passos. Lo Steele entre outros talentos.
O Jazz Vitória terá toda produção baseada na sustentabilidade, tendência das superproduções mundiais do segmento.
PRAÇA DO PAPA, NA ENSEADA DO SUÁ, EM VITORIA (Folha de Vitoria) LO STEELE E JAMES BOOGALOO (Folha de Vitória) ROSA PASSOS / INDIANA NOMMA (Folha de Vitória) (Metrópoles) STEFANIA TALLINI (Facebook)QUINTETO PENTÁGONO, FORMADO POR ESTUDANTES DE MÚSICA CAPIXABA, ABRE O FESTIVAL, DIA 17 (amanhã) (Facebook)
ATP TORONTO OPEN 2023
Em Toronto, capital da Província de Ontário, no Canadá, aconteceu o ATP TORONTO NATIONAL BANK OPEN 2023, apresentado por Rogers, em quadras dura ao ar livre, no Sobeys Stadium, o torneio masculino, e no Iga Stadium, o torneio feminino disputados entre os dias 7 a 13 de agosto.
JANNIK SINNER, tenista italiano venceu o ATP Toronto Open 2023 deixando o segundo lugar para o tenista australiano Alex de Minaur.
JESSICA PEGULA, norte- americana venceu o torneio feminino, derrotando a tenista russa Liudmila Samsonova.
ALEX DE MINAUR E JANNIK SINNER (ATP) JANNIK SINNER (ATP/Facebook) JESSICA PEGULA (ATP/Facebook) SOBEYS STADIUM EM TORONTO ( ATP) IGA STADIUM EM TORONTO (ATP TOUR TORONTO)
IGA STADIUM, EM TORONTO (Koobit/ ATP)
FESTIVAL DA RAINHA EMILINHA BORBA
No Rio de Janeiro, o fã club da eterna Rainha do Rádio, Emilinha Borba, nascida Emília Savana da Silva Borba, em 31 de agosto de 1923, comemoram o centenário da Rainha do Rádio, com um Festival de Comemorações, iniciado com um show em 2 de agosto, seguindo com uma diversificada homenagens no decorrer do mes, com apresentações de filmes e shows, e encerramento com uma missa solene na belíssima Igreja de São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco
Uma das mais animadas comemorações públicas é na Feira do Rio Antigo, na Rua do Lavradio que tem atraído desde jovens aos fiéis e tradicionais fãs que acompanharam a trajetória da diva na Rádio Nacional, nos anos 50 e 60.
Na Rua do Lavradio, na Lapa, aos sábados, tradicionais fãs de vários locais do Rio de Janeiro e de outras cidades, comparecem ao happening, formados por curiosos, jovens, adultos e veteranos da terceira idade, que a conheceram na Rádio Nacional, cantarolando alguns sucessos de antigos carnavais como Cabeleira do Zeze, Mulata IÊ, IÊ,IÊ, Chiquita Bacana, Pó de Mico, Marcha do Remador e muitos outros sucessos
Não será surpresa se após a missa solene dia 31, o Largo de São Francisco se transformar numa apoteótica festa de encerramento das comemorações.
EMILINHA BORBA, faleceu em 3 de outubro de 2005, no Rio de Janeiro, aos 82 anos.
EMILINHA BORBA, RAINHA DO RÁDIO 1953, COROADA POR MARY GONÇALVES, RAINHA DE 1952 (Facebook)
FAKE NEWS - A FÁBRICA DE MENTIRAS
Em Madrid, o Espaço 3 da Fundação Telefônica apresenta uma exposição que aborda a revisão do fenômeno de notícias falsas ao longo dos séculos, propondo ao público uma reflexão sobre o impacto que estas produzem atualmente na sociedade.
A mostra abre com uma introdução ao mundo das fakes news ( o que são, como se geram e como se transmitem), e uma explicação da predisposição do cérebro para as aceitar com facilidade.
Através de um percurso ao longo da história, desde a Antiguidade até os nossos dias, conheceremos algumas das grandes mentiras de diferentes períodos da história, analisando como os meios contribuíram para a sua propagação em que a internet, as redes sociais e a inteligância artificial desempenham um papel determinante.
A exposição finaliza com um decálogo de luta contra a desinformação, um dos principais desafios do século XXI, segundo o Foro Econômico Mundial e o último relatório de Repórteres Sem Fronteiras de 2023.
FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2023
Em Gramado (RS), na Serra Gaúcha, aconteceu no sábado (12), a abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado 2023, no Palácio dos Festivais, considerado o maior festival de cinema ininterrupto no Brasil, em constante reinvenção e transformação.
O Troféu KIKITO é o símbolo e prêmio máximo concedido aos filmes vencedores do Festival.
A atriz LEA GARCIA seria homenageada ontem (15), com o Troféu Oscarito junto com LAURA CARDOSO, atrizes que receberiam o reconhecimento pela primeira vez pelos seus trabalhos.
LEA GARCIA, faleceu na manhã de terça-feira (15), aos 90 anos, de um infarto e receberia o Troféu Oscarito à noite, mas seu filho Marcelo Garcia recebeu o prêmio em nome da mãe.
No sábado (12) LEA GARCIA passou pelo Tapete Vermelho, tirou fotos com o Kikito e segui para o Palácio dos Festivais onde acompanhou as atrações e festejos ao lado de Laura Cardoso, de 94 anos.
O Festival terminará no sábado (19), com as premiações.
LEA GARCIA, tem no seu currículo mais de 200 trabalhos, com prêmos entre cinema e televisão.
(Foto ADRIANA ANDROVANDI) LEA GARCIA E LAURA CARDOSO (Cleiton Thiele/ O Globo) Instagram/reprodução)ADHEMAR FERREIRA DA SILVA, LOURDES OLIVEIRA, MARCEL CAMUS, BRENO MELLO, LEA GARCIA E RAUL SOARES, NA PRÉ ESTREIA DO FILME ORFEU DO CARNAVAL EM SÃO PAULO, EM 3 DE JULHO DE 1959 (FolhaPress) VANJA ORICO, ALEX VIANNY E LEA GARCIA, EM PARIS EM 1960 ( FolhaPress)MARCELO GARCIA RECEBEU O TROFÉU OSCARITO, NO LUGAR DE SUA MÃE LEA GARCIA. ONTEM 15 DE AGOSTO), (Foto Dilson Silva - Ag News)
MARTA MINUJIN: AO VIVO
Em São Paulo, a Pinacoteca de São Paulo, na Praça da Luz, apresenta desde 29 de julho a primeira mostra panorâmina no Brasil de uma das artistas latino-americanas mais relevantes de sua geração. MARTA MINUJIN.
A mostra apresenta mais de cem obras de Martha desde 1963 até hoje. No estacionamento da Pinacoteca o público é recebido pela "Escultura de Los Deseos", um inflável de 17 metros e o público também poderá percorrer a galeria de tramas e colchões multicoloridos.
A exposição também conta com videoinstalações e fotoperformances como "El Pago de la Deuda Externa con Maíz ( O pagamento da dívida externa com milho, de 1985).
MARTA MINUJIN, nasceu em Buenos Aires em 1943 e trabalhou por muitos anos com o artista ANDY WARHOL (1828-1987)
A exposição fica em cartaz até 28 de janeiro de 2024.
MARTA MINUJIN (divulgação)
MARTA MINUJIN (divulgação)
MARTA MINUJIN (divulgação) ANDY WARHOL E MARTA MINUJIN (Billiken) MARTA MINUJIN (Facebook) MARTA MINUJIN (Pinacoteca SP)
MARTA MINUJIN (Pinacoteca SP)MARTA MINUJIN (Pinacoteca SP)  |
SAEED ROUSTAEE |
Em Teerã, capital do Irã, o jornal reformista "Eternaud", divulgou ontem (15), que o
Nenhum comentário:
Postar um comentário