Páginas

quinta-feira, 13 de abril de 2017

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL,   13 DE ABRIL DE 2017, EDIÇÃO Nº 42


                   SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


Ola Amigos,
Observamos um registro de visualizações na edição anterior (41) maior  que as anteriores. e nos surpreendeu o número de visitantes. Como falamos anteriormente, alguns  amigos virtuais e pessoais  leem mas não curtem, não comentam e nem compartilham, mas acompanham nosso trabalho.
É muito prazeroso e incentivador quando o elogio é pessoal, ou seja, pessoas que encontramos esporadicamente na rua elogiar.. Assim vamos editando a cada semana nosso blogger com  notícias variadas e informações sobre cultura e entretenimento em diferentes lugares do mundo.
BOA LEITURA !

                                         SEMANA SANTA

A celebração da Semana Santa em todo o planeta é comemorado de acordo com a cultura do local, ou seja, o ritual católico  é o mesmo, que mobiliza milhares de fies e curiosos para reviver os últimos  passos de Jesus.
Em Feira de Santana, o Grupo de Teatro Renascer, apresenta no Parque de Exposições João Martins da Silva, o espetáculo "Paixão e Morte de Cristo", com a participação de cerca de 150 atores e atrizes que encenam  a história da humanidade.

                     GRUPO DE TEATRO RENASCER DE FEIRA DE SANTANA

               EM GOIÁS VELHO A PROCISSÃO DO FOGARÉU, TRADIÇÃO DE 300 ANOS.
                                 SEMANA SANTA  EM MADRI, NA ESPANHA
                                               NOVA JERUSALEM - PERNAMBUCO
                                                                       ESPANHA
                                                                 ESPANHA


       
                                                                       ESPANHA



                    FESTIVAL DE FILARMÔNICAS

Em Feira de Santana, nos dia 27 e 28 às 19h, acontecerá a VI Edição do Festival de Filarmônicas Pricesa do Setão,` no Casarão Fróes da Mota.A Sociedade Filarmônica 25 de Março terá a regência do maestro Tony Neves com a participação dos alunos da Escola de Música Estevão Moura.




                         ALUNOS  DA ESCOLA DE MUSICA ESTEVÃO MOURA

                                        CAMILE CLAUDEL

Em Nogent-sur-Seine, na França, foi inaugurado o Museu Camile Claudel, neste ano  que se comemora o centenário de falecimento de Auguste Rodin.
Camile Claudel escultora francesa nascida em 8 de dezembro de 1864, de tradicional família francesa, foi devorada, aos 20 anos, pela paixão pelo escultor Auguste Rodin, de 40 anos, de quem foi aluna e amante, Em 1911, aos 47  anos, apaixonada pelo escultor, foi internada num hospício, onde passou os últimos 30 anos de sua vida, até morrer aos 78 anos, em 19 de outubro de 1943,  apaixonada por Rodin.. 
A casa de dois andares que Camile morou com seu irmão, o poeta Paul Claudel, foi transformada num museu moderno e luminoso, Neste museu estão exposta obras de Camile, Alfred Boucher, Paul Dubois e Auguste Rodin. A curadora do Museu, Cécile Bertran declarou que o museu é a forma de reconhecer a influência de Camile na obra de Rodin. O museu reune mais de 300 obras.






                        DIVULGAÇÃO




                                                                         A VALSA






CAMILE CLAUDEL




                                     BETTE DAVIS

Os eternos fans da atriz Bette Davies lembraram no último dia 5 seu aniversário, que se estivesse viva faria 99 anos. Muito lembrada no atual momento no teatro, seriado de televisão e no cinema, pelo  filme "O  que terá acontecido a Baby Jane", de 1962. Além dos  inúmeros filmes estrelados pela diva, mostramos cenas dos filme A Malvada , O Aniversário, Jezebel e outros.
.

                                                                  A MALVADA
                                                             O ANIVERSÁRIO
                                                                     JEZEBEL (1938)

                                                   EU SOUBE AMAR - 1939
                                                                BABY JANE


                                TODAS AS VOZES

No Rio, no último domingo (8), aconteceu no Theatro Municipal o concerto "Todas as Vozes" idealizado pelas sopranos Gabriella Pace e Carolina Faria que reuniram artistas do mundo erudito para o concerto em benefício da Casa das Mulheres da Maré.. O evento foi apresentado por Ana Botafogo e abrangeu árias de óperas que falou de mulheres fortes, com recital do Trio Capitu, números de danças coreografadas para a ocasião..


                                                                 ANA BOTAFOGO

                                 THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO



                                                          ÓPERA  JENÚFA

No Rio,  a Opera Jenúfa abriu a temporada 2017, no Thetro Municipal, no último dia 2   a  9 . Jenúfa é uma  das óperas mais emblemáticas do século XX, do compositor Leos Janácek.  É uma história de amor, em três atos, onde o amor ganha versões pós-românticas e contemporâneas, abordando a opressão da mulher na sociedade. No elenco  as sopranos que participaram do concerto    Todas as Vozes, Gabriella Pace, Eliane Coelho ,  Juliana Starling, Carolina Faria, Lídia Schafferm Eric Herrero e outros cantores  eruditos, com a direção de André Heller-Lopes.





FOTOS  LEO AVERSA






GABRIELLA PACE E  ELIANE COLEHO

                                                         ANDRÉ HELLER-LOPES



                                AQUEDUTO    ROMANO  

Em Roma, na Vila Celimontana, perto do Coliseu, os operários que trabalham na construção da nova linha do metrô, descobriram um Aqueduto, a 17 metros de profundidade, numa área onde será construido um poço de ventilação para o metrô. O Aqueduto tem 32 metros de cumprimento e  40 km de extensão e foi inaugurado no ano 109 e era um dos que abastecia Roma.. O Aqueduto está sendo removido para outro local, para ser estudado, datado e depois exposto ao público. A descoberta do Aqueoduto romano mais antigo, data do século III, antes de Cristo. As escavações do metrô revelaram outros achados incluindo um túmulo com mais de 3000 anos. A  descoberta ocorreu em 2016, mas agora. dia 5 de abril, em uma Convenção na Universidade de Roma La Sapienza foi divulgado.
FONTE AG, ANSA.



                                                                  DIVULGAÇÃO
                                                                                   COLISEU

                                            VILA  CELIMONTANA , EM ROMA



                                         ANTONI GAUDI

No Rio, a exposição "Gaudi: Barcelona, 1900", no Museu de Arte Moderna - MAM, fica em cartaz até dia 30. A exposição, que começou dia 16 de março, continua sendo visitada por arquitetos, decoradores e artistas em geral.  que admiram as 46 maquetes, três delas em tamanho monumental, 25 peças de designer, entre objetos e mobiliário, criado pelo arquiteto catalão, conhecido mundialmente pelo seu estilo único. Todas as peças pertencem ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, em  Barcelona, que apoiam a exposição.. Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artista e artesãos que faziam parte dessa época avançada em Barcelona.
Antoni Gaudi nasceu em 25 de junho de 1852 e morreu em 10 de junho de 1926 e foi figura de destaque no Modernismo Catalão.

















                                             DALIDA

Em Paris,  a partir do dia 27 os incontáveis fans da saudosa cantora francesa Dalida, contemplarão a exposição  do seu guarda roupa desde o cotidiano aos shows lembrando os 30 anos do seu falecimento, ocorrido em 5 de maio de 1987. Na curadoria podem ser vistos os vestidos assinados pelos grandes nomes da moda francesa, Carven, Saint Laurent, Loris Azzaro, Balmain, Paco Rabane, Givenchy, Dior, Chanel entre outros. 



                                                 MUSEU DA MODA DE PARIS














divulgação


                                                                DIVULGAÇÃO

                       REVISTA VOGUE  BRITÂNICA

Em Londres, a edição britânica da revista de moda feminina Vogue, que completou 100 anos em 2016, anunciou que o ex-modelo britânico de origem ganesa, Edward Enninful   vai dirigir e comandar a publicação  no lugar de Alexandra Schulman, após 25 anos no comando.
Edward Enninful, de 45 anos, nascido em Gana, chegou a Londres ainda criança, trabalhou como modelo aos 16 anos, tornando-se dois anos depois, em 1991, editor de moda da revista, trabalhando em edições italiana e americana. O novo diretor da revista Vogue UK é um ferrenho defensor da visibilidade dos negros na moda.

                                                EDWARD ENNINFUL     FOTO RICARDO TISCI (reprodução)

      EDWARD ENNINFUL COM NAOMI CAMPBELL   -     FOTO PHILIP TOSCANO/REUTER

                        EDWARDS ENNINFUL E MICHELLE OBAMA                              DIVULGAÇÃO


                          STEVE JOBS, O VISIONÁRIO

No Rio,  está em cartaz desde o dia 28 de março, a" Exposição Steve Jobs, O Visionário", no histórico prédio do Touring Club, no Pier Mauá, até 7 de maio.
São mostrados artigos que marcaram a história do cofundador da Apple e organizado em seis etapas podem ser vistos  na exposição : negócios, inovação, sonho, falência, competição e espiritualidade.








O CARROSSEL CIRCULOU, E REGISTROU OS ACONTECIMENTOS DA SEMANA:



Em Feira de Santana, aconteceu o  Encontro de Compositores, na última quarta-feira (12).


O Carrossel presta uma homenagem a uma brilhante mulher feirense, Zaury Araújo Caribé (ex-Pitombo),  leitora do nosso blogger, que após cumprir sua missão na terra, partiu para a eternidade, no último dia 7 (quinta feira), em Salvador.
Zaury foi uma das mulheres de destaques de Feira de Santana pela elegância, beleza, cultura, inteligencia e simplicidade, que a todos cativava. 
Descanse em Paz, ZAURY.




No Rio, Osmar Milito, cantor, tecladista,  compositor  e um dos grandes pianistas de jazz e bossa nova conhecido internacionalmente se apresenta no Hotel Novo Mundo. acompanhando a cantora Clarisse Grova.
:

Em Feira de Santana, dia 20,  apresentação do Clube dos Patifes,  no Empório., as 21h





LUCIA CAMPOS RETORNOU DA AUSTRÁLIA, DEPOIS DE TRÊS MESES. DE ASSISTÊNCIA A NOVA NETA., NA FOTO, COM SUA LINDA IRMÃ ANGELA  LAGOS ,


PARABENIZAMOS OS ANIVERSARIANTES:


ANTONIA IARA CARNEIRO SANTOS


JORGE MELLO

NINA BAHIA (ANIVERRIANDO) e CLAUDIA CRISTIANEZ DE SOUZA

WILSON REIS JUNIOR


ILUSTRAMOS  ESTA EDIÇÃO COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS:


                                           RUY GARCEZ  -  CONTEMPORÂNEO

                                                           ED RIBEIRO  -  IANSÃ
                                                      MARCELO SIMÕES DIAS
                                                           NANJA BRASILEIRO


AOS AMIGOS LEITORES, DESEJAMOS UMA FELIZ PÁSCOA:

                           AS FRASES DA SEMANA:




AMIGOS ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO  COM O NÚMERO 43. OBRIGADO PELA LEITURA   E  RECOMENDEM AOS SEUS AMIGOS E CONHECIDOS. !!!!!!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário