Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2020

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 16 DE JULHO DE 2020, EDIÇÃO 190



                     SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 190, DESTACA O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DA FADISTA PORTUGUESA AMÁLIA RODRIGUES, AS COMEMORAÇÕES DA QUEDA DA BASTILHA, O DESFILE DA DOLCE & GABBANA, NO MILÃO DIGITAL FASHION WEEK, ENTRE OUTRAS MATÉRIAS SOCIAIS E CULTURAIS, 
CONTINUANDO AS HOMENAGENS  Á NOSSA EXCELSA PADROEIRA SENHORA SANTANA, HOJE,  É RETRATADA PELOS PINCÉIS DA GRANDE PINTORA PAULISTA DJANIRA DA MOTTA E SILVA.
PEDIMOS A EXCELSA PADROEIRA DE FEIRA DE SANTANA, QUE PROTEJA E LIVRE  SEUS FILHOS E OS  ENFERMOS, EM RECUPERAÇÃO,  DO VÍRUS MALIGNO QUE APAVORA TODA A POPULAÇÃO.

                  
                                                                          DJANIRA


 A QUEDA DA BASTILHA

Em Paris, foi comemorado na última terça-feira (14), o Dia da Queda da Bastilha,  festa popular  para os franceses, diferente dos anos anteriores, sem público, com uma  exibição aérea com aviões de Patrouille de France  (Patrulha da França), que coloriram o céu de Paris, com as cores nacionais azul, branco e vermelho.
A coreografia milimetricamente sincronizada, com nove aeronaves, que parecem uma só pilotadas por experientes soldados, que ensaiam em média de 150 a 180 vôos.
A cerimônia militar, tradicionalmente realizada na Avenida Champs Elysées foi transferida para a Praça da Concórdia, com número reduzido de  2000 soldados participantes que desfilaram a pé sem público, que durou uma hora contra as duas horas.
Segundo o Governo Francês, a celebração homenageou o Exército, e os trabalhadores de saúde, que se mobilizaram contra a pandemia do Covid-19,
Como parte das comemorações, houve a exibição tradicional  de queima de fogos na Torre Eiffel, sem público.

FREEPIK - ( DIVULGAÇÃO)

DESFILE NA AVENIDA CHAMPS ELYSÉES  (  BY GONZALO FUENTES / REUTERS
TORRE EIFFEL  (BY PASCAL ROSSIGNOL REUTERS)
JATOS SOBREVOANDO  O ARCO DO TRIUNFO  (PHOTO PHILIPPE WOJAZER / REUTERS)
EM 14 DE JULHO DE 1789, OCORREU A QUEDA DA MONARQUIA FRANCESA, QUANDO O SÍMBOLO DO REGIME ABSOLUTISTA, A BASTILHA, FOI TOMADA PELA POPULAÇÃO  QUE EXIGIA REFORMAS NO SISTEMA POLÍTICO DO PAÍS.  ( Wikipedia)




MILANO FASHION DIGITAL WEEK


Em Milão, o primeiro evento digital da história da Câmara Nacional da Moda Italiana, criada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Agência ICE reuniu 41 marcas nesta plataforma digital e 21 novos nomes internacionais. para apresentar  a coleção masculina e feminina  para a primavera verão 2021.
Ontem (14),  a dupla siciliana  Dolce & Gabbana apresentou a coleção masculina em azul, branco e preto, muito ao estilo da costa amalfitana  com desfile presencial, ao todo, 103 modelos desfilaram pelos Jardins do Campus Universitário do Hospital Humanitas, cujo instituto de pesquisa recebe apoio financeiro de Dolce & Gabbana em sua luta contra o Covid-19
Com a presença de 260 convidados  todos usaram máscaras e tiveram que desinfetar as mãos com gel e medir a temperatura ao entrar.
Arte, designer e moda, a coleção masculina primavera-verão da D&G em 2021, fez uma homenagem ao gênio italiano que se manifestou no Hotel Parco Del Principi, no sul de Sorrento, projetado por Gio Ponti em 1960, explicou a marca D&G que com a marca ETRO, tiveram desfiles presenciais.
Amanhã (17), a Semana da Moda Digital será encerrada com Gucci, Ermenegildo Zegna e Missoni.
FONTES:  FRANCE PRESS, CORRIERE DELLA SERA/ITALIA/  G1 ENTRETENIMENTO





DOMENICO DOLCE & STEFANO GABBANA  ( DIVULGAÇÃO  D&G)

    DESFILE DA DOLCE & GABBANA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO HOSPITAL HUMANITAS 
( PHOTO BY CÉLINE CORNU AFP)

DOMENICO  DOLCE E STEFANO GABBANA, NO FINAL DO DESFILE
( PHOTO CÉLINE CORNU AFP)



ANGELICA KAUFFMAN

Em Londres, ´aconteceria dia 27 de junho a abertura da exposição Angelica Kauffman, cancelada temporariamente  devido ao Covid-19. 
Esta exposição é organizada  pela Royal Academy of Arts em colaboração  com Kunstpalast, Dusseldorf, e concentra no trabalho de Angelica  Kauffman (1741-1807),  no auge de sua carreira, traçando a vida e o trabalho desta consagrada artista, nascida  na Suíça, que rapidamente foi reconhecida como um prodígio, antes de receber mais treinamento artístico na Itália, no final do século XIX. como retratista altamente aclamada, que se identificou  principalmente como pintora de história, trabalhando para clientes em toda a Grã-Bretanha no continente europeu, incluindo Catarina, A Grande, entre outros.


ANGELICA KAUFFMAN, AUTO-RETRATO COM O BUSTO DE MINERVA (1784)
(PHOTO BUNDNER KUNSTMUSEUM, CHUR)
CATARINA  II DA RÚSSIA, A GRANDE  ( Wikipedia)
ANGELICA KAUFFMAN  (Wikipedia)
ANGELICA KAUFFMAN ( Wikipedia)
JOHANN JOACHIM WINCKELMANN, BY ANGELICA KAUFFMAN
(Wikipedia)
ANGELICA KAUFFMAN   (COLEÇÃO BERGER - DIVULGAÇÃO)
RINALDO E ARMINDA BY ANGELICA KAUFFMAN  (dIVULGAÇÃO  RA - PICTIFY)
VALENTINE, PROTEUS , SYLVIA E GIULIA NA FLORESTA BY ANGELICA KAUFFMAN
(DIVULGAÇÃO RA E MUSEU DAVIS)
ANGELICA KAUFFMAN ( DIVULGAÇÃO ROYAL ACADEMY)
ABRAÃO EXPULSANDO AGAR E ISMAEL BY ANGELICA KAUFFMAN 
(DIVULGAÇÃO RA - LIBSON-YARKER COM.)




DAVID DELFIN

Em Madri, a Comunidade de Madri, apresenta na Sala Canal de Isabel II, uma exposição que apresenta uma visão global da trajetória do artista e desenhador de moda espanhol David Delfin, com curadoria de Raul Marino de Miguel. A  mostra analisa os aspectos fundamentais da obra do designer, ao desenhar e mostrar as suas ideias em peças de vestiário, de uma forma única e excepcional. Um estilo particular com uma gama de cores especial esquisitos padrões que o converteram num representante  multidisciplinar. 
Um exemplo claro desta abordagem foi o  projeto DAVID DELFIN uma plataforma coletiva que reúne fotografia, performance, vídeo. música e moda, através de esboços, documentos pessoais, material de trabalho e seu arquivo pessoal.
David Delfin, faleceu em Málaga, em  2017 e completaria este ano 50 anos de idade, e 25 de carreira  como designer de moda.
A exposição começou em 9 de junho e fica em cartaz até 26 de julho, com entrada gratuita.


( Divulgação Wikipedia)

( DIVULGAÇÃO )
DAVID DELFIN photo by PIERRE PHILLIPPE MARCOU

PHOTO  BY IAGO CÓRTON  ( DIVULGAÇAO)
DAVID DELFIN  ( PHOTO BY IAGO CORTON - DIVULGAÇÃO)




 CENTENÁRIO DE AMÁLIA RODRIGUES


Em Lisboa, o centenário de nascimento da Diva do Fado, Amália Rodrigues, prosseguira até 2021 com exposições, conferências e colóquios. A programação celebrativa  apresentará três exposições comissionadas  por José Manuel dos Santos e Frederico Santiago, no Museu do Fado com a exposição "Amália Fado" no Museu do Teatro e da Dança "Amália Palco" e no Panteão  Nacional, "Amália Negro", onde a fadista  e poetisa se encontra sepultada, desde 2001. Também está prevista  outra exposição no Museu do Traje, também em Lisboa.
Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu em  Lisboa,  em 23 de julho de 1920, de uma família originária de Beira Baixa e faleceu em 6 de outubro de 1999.
Começou sua carreira artística, no Teatro de Revista, em 1941.Conhecida mundialmente, se apresentou nos mais importantes teatros e palcos do mundo, como fadista, atriz  e cantora.
No próximo dia 23 de julho, dia do nascimento da fadista,  será lançado  uma caixa com 5 CDs com gravações inéditas de Amália Rodrigues.gravados em Paris, no âmbito da discografia integral.
Amália Rodrigues, quando esteve no Rio de Janeiro, nos anos 1990, se apresentou no extinto Canecão,  hospedou-se na suite Imperial do Caesar Park Ipanema  e exigiu que disponibilizasse, na época, um vídeo cassete com tela ampla de cinema, para ela assistir os filmes que trouxe na sua bagagem,filmes musicais com Fred Astaire e Ginger Rogers ( O Picolino de 1939) e outros da sua coleção.
Durante minha estadia em Lisboa, visitei a famosa Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, onde vendem uma infinidade diversificadas de objetos usados, e comprei um CD, gravado em Paris de Amália Rodrigues, semi novo, "Live in Paris", no Olympia, que será relançado dia 23 de julho.
Fonte LUSA - Agência de Notícias de Portugal.


O ROSTO DE AMÀLIA RODRIGUES ESTA DEFINITIVAMENTE FIXO NO BAIRRO DE ALFAMA, NO CENTRO DE LIS BOA CRIADO PELO ARTISTA DE ARTE URBANO ALEXANDRE FARTO, QUE ASSINA COMO VHILS

FOTO  1  -  AMÁLIA RODRIGUES ( JOSÉ MANUEL RIBEIRO - REUTERS)
FOTO  2  -  AMÁLIA RODRIGUES ( FOTO DO ARQUIVO DO MINHO VIANA DO CASTELO
FOTO  3  -  AMÁLIA RODRIGUES ( MOSAICISTA MIGUEL GOUVEIA)
FOTO  4  -  AMÁLIA RODRIGUES ( PAINTING TITO VILLA)






BIBLIOTECA MUNICIPAL PONTE DE LIMA ( DIVULGAÇÃO)
( DIVULGAÇÃO)
                                 AMÁLIA RODRIGUES BY FREDERICO SANTIAGO (Divulgação)



WORLD PRESS PHOTO 2020

Em Roma, acontece desde 16 de junho a 63ª edição do World Press Photo 2020, no Palazzo Delle Exposizione, com 139 fotos finalistas. O juri examinou 4282 fotografias de 125 países, num total de 73.996 imagens, mas somente 44 fotógrafos de 24 países chegaram a final.
Considerada a maior premiação fotográfica do mundo, Sony World Press Photo,  divulgou na sua 63ª edição os finalistas em oito categorias, desde retratos até assuntos contemporâneos, passando por fotojornalismo e esportes.
Os seis finalistas:  Malugeta Ayene (Etiopia) Farouk Batiche, (Argélia) Yasuyoshi Chiba, Tomasz Kaezor, ( Polônia) Ivor Prickett (Irlanda) e Nikita Teryoshin. receberam dez mil euros cada um.


                                               PALAZZO DELLE EXPOSIZIONE DE ROMA  ( DIVULGAÇÃO)

                                         FOTOGRAFIAS  PREMIADAS  ( DIVULGAÇÃO  FHOX PRESS)
                             FOTOGRAFIAS PREMIADAS ( DIVULGAÇÃO FHOX PRESS)


                                    

                                        EVA MARIE SAINT

Em Nova York a atriz norte-americana Eva Marie Saint, nascida em 4 de julho de 1924 completou 96 anos, no último dia 4. Premiada com o Oscar de melhor atriz coadjuvante no ano de 1954, por seu primeiro trabalho no cinema com o filme "ON THE WATERFRONT" ( Sindicato dos Ladrões), ao lado de Marlon Brando (1924-2004)
A atriz  atuou em dezenas de filmes no cinema  e seriados na televisão e possui duas estrelas na Calçada da Fama em Hollywood, uma por sua contribuição ao cinema e a outra por contribuição na televisão.


                                                    (DIVULGAÇÃO WIKIPEDIA)
       
          MARLON BRANDO E EVA MARIE SAINT, NO FILME SINDICATO DOS LADRÕES,EM 1954
                                                                                                ( Divulgação Wikipedia)

                              EVA MARIE SAINT, NA PREMIAÇÃO DO OSCAR DE 2018)    GETTY IMAGES


ALGUNS,  DOS MUITOS FILMES ESTRELADOS POR EVA MARIE SAINT, NOS ANOS 50 E 60.













'






















GETTY IMAGES







                                     






                                         

                                             LA TRAVIATA


Em Madri, o Teatro Real, apresenta a Ópera Online, na versão semi-encenada. La Traviata, em três atos, de Giuseppe Verdi, baseado na história real da prostituta Marie Duplessis, uma das musas da alta sociedade parisiense na década de 1840. Na peça teatral,  "A Dama das Camélias", Alexandre Dumas Filho trocou o nome de Marie Duplessis para Marguerite Gauthier. Na ópera  La Traviata, Verdi a denominou Violetta Valéry.
As apresentações começaram dia 1 de julho e permanecerá  até 29 de julho.



                                                        ( DIVULGAÇÃO TEATRO REAL DE MADRI)  - GETTY IMAGES
                                                                     PHOTO BY ANTONI BOFILL                 
                                                    ( DIVULGAÇÃO DONKEY-SHOW)


                                   


                              O TESOURO DO DELFIM


Em Madri, o Museu Nacional do Prado, suspendeu temporariamente a exposição  " EL OTRO TESORO,  com previsão  de reabrir em breve  com visitações guiadas,  até 10 de janeiro de 2021
A exposição apresenta o excepcional conjunto de 101 estojos que, junto com as 23  peças que se encontram  na Sala do Tesouro do Delfim que pertenceram  a Felipe IV de Espanha, constituindo  uma das coleções mais completas do mundo, com exemplares dos séculos XVI a XVIII.
Os estojos, de diferentes formatos, fabricados para proteger as obras da Sala do Tesouro do Delfim,  são peças únicas  pelo seu valor e singularidade. Fabricados em madeira e com o seu interior forrado com diversos materiais, os estojos estão revestidos, na sua maioria, por tecidos luxuosos, como o veludo, e por   finas peles decoradas com estampa a ferro em seco e em dourado, nos quais predominam os motivos heráldicos, particularmente alusivos ao Grande Delfim.
Os visitantes do Museu do Prado têm  a oportunidade de apreciar o conjunto excepcional de exclusivas e artísticas peças de decoração, na Sala do Tesouro dos Golfinhos, que constitui um dos mais completos do mundo, com espécimes dos séculos XVI a XVIII.
As peças mostradas abaixo   foram divulgadas pelo Museu Nacional do Prado, com descrição de Henrique Correia Braga e Sofia de Ruival Ferreira, baseados nas obras  "Catálogo de Las Alhajas Del Delfin" e "El Tesoro Del Delfin"
FOTOS DO SITE DO MUSEU DO PRADO - SCRIBD


                       



                 
                                   ESTOJO ORIGINAL COM AS ARMAS DO DELFIM DE FRANÇA 
              
SALEIRO DA 1ª METADE DO SEC XVI, EM ÁGATA E OURO COM APLICAÇÕES DE ESMALTES CRAVEJADOS COM 177 RUBIS E 2 DIAMANTES EM PONTA, CONSIDERADO POR MUITOS COMO A MAIS IMPORTANTE PEÇA DESTE TESOURO.

             
TAÇA EM LÁPIS-LAZÚLI, TRABALHO ITALIANO DO SEC. XVI COM MONTAGEM EM OURO ESMALTADO DE PRODUÇÃO FRANCESA DO SEC,XVIII.
COM O ROUBO EM 1918 PERDEU-SE A PARTE DA BASE E OS 2 DRAGÕES QUE LADEAVAM  A COPA.
                     
TAÇA EM LÁPIS-LAZÚLI COM 2 ANÉIS EM OURO ESMALTE, O 1º TRABALHO  DE MILÃO CERCA DE 1600 ANOS E  TRABALHO DE OURIVESARIA FEITO EM PARIS, EM 1630.
                        

                   TAÇA EM ÁGATA COM APLICAÇÕES DE OURO ESMALTADO, INÍCIO DO SEC. XVII

                       
TAÇA EM ÁGATA EM FORMA DE BARCA, COM MONTAGEM EM OURO ESMALTADO, CURIOSA ASA EM FORMA DE MULHER ALADA.

                     

TAÇA COM TAMPA, POMO COM CABEÇA DE NEGRO, TUDO EM ÁGATA COM APLICAÇÕES DE OURO ESMALTADO, SEC. XVI E XVII.



              
          TAÇA COM TAMPA FEITA DE POMO QUE DEVERIA SER SEMELHANTE  A PEÇA  ACIMA,  EM ÁGATA  COM APLICAÇÕES DE OURO ESMALTADO DO SEC. XVI E XVII



TAÇA EM JASPE MUSGOSO, COM COLUNA DE OURO ESMALTADO EM FORMA DE MULHER, SEC. XVI E XVII

            
TAÇA COM TAMPA EM ÁGATA, COM APLICAÇÕES DE OURO ESMALTADO. DO SEC, XVI E XVII . FALTA UMA DAS ASAS.

       
TAÇA EM ÁGATA SARDÔNICO COM APLICAÇÕES DE OURO ESMALTADO, ASA EM FORMA DE DRAGÃO CAVALGADO POR UM CUPIDO, TRABALHO DE PIERRE DELABARRE, SÉCULO XVI.

              
TAÇA EM JASPE SANGUÍNEO, CORPO E CABEÇA DE AVE COM APLICAÇÕES DE OURO ESMALTADO, SÉCULO XVII


                                      


                            RECORDAÇÕES SOCIAIS:

        MARINALDO CARVALHO, ANTONIO JOSÉ LARANGEIRA, JERÔNIMO RODRIGUES E JOSE F BRANDÃO
                               CONCEIÇÃO CARVALHO E ADA MASCARENHAS BAHIA
                                LINDOMAR BARBOSA, VILMA PORTUGAL E MARY BARBOSA
               DALVINHA E LUCIANO RIBEIRO COM NARON E SONIA VASCONCELOS
                     ANA MARIA NASCIMENTO, KATIA CARVALHO E NILMA ALBUQUERQUE
                                  VERA E CARLOS BRITO, MUITO FESTEJADO PELA RECUPERAÇÃO DO COVID-19
                                                     OZANA BARRETO E MARY BARBOSA



                                       


O CARROSSEL ILUSTRA A EDIÇÃO 190 COM OS TRABALHOS DOS ARTISTAS  APRESENTADOS NAS REDES SOCIAIS:


                                                 LUIZ HUMBERTO CARVALHO

                                                                  MENOTE CORDEIRO

                                                                LUIZA CAETANO
             
                                                      DANIELLE WILLIT RABIN

                                                               WALDOMIRO SANTANA

                                                LUCIO RANUCCI GAGLIARDI
              
                                                                 FLORA MERLEAU

                                                             CHRISTILLA GERMAN
                                                           GERARDO DE SOUZA



                                    

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 190 COM O PENSAMENTO DE EARL NIGHTINGATE



OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 191.  ATÉ LÁ !!!!!!!!



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário