Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2020



CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 6 DE AGOSTO DE 2020, EDIÇÃO 193
   


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA



O CARROSSEL  APRESENTA NESTA EDIÇÃO 193,  OS ACONTECIMENTOS EM DESTAQUE: A EXPOSIÇÃO SOBRE HENRIQUE IV, AS ATRIZES ARLENE DAHL E RHONDA FLEMING. A EXPOSIÇÃO DE JOAN JONES, O FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS E OUTRAS NOTÍCIAS VARIADAS.


RECONCILIAÇÕES, HENRIQUE IV E ROMA 


Em Paris, o Musée du Château de Pau, apresenta a exposição "Réconciliations Henri IV  et Rome ( 1589-1610), desde 18 de julho até 18 de outubro de 2020.
A exposição tem como objetivo realizar eventos para convidar a reflexão sobre os métodos de representação de reconciliação como um motivo e valor de referência, com base em 100 obras de grandes instituições europeias. A  exposição propõe descobrir como o monarca e protestante em 1589 ao trono da França e atingido pela excomunhão por Sisto V, opera seu retorno à graça papal a partir de 1595, onde ele conseguiu entender sua influência por muitos recursos financeiros, políticos e culturais, a ponto de conseguir em poucos anos uma espetacular reversão de alianças em detrimento do partido espanhol, com as consequências  de paz na Europa, reconciliação no Reino da França, disseminação da reforma católica em andamento na Itália
Os artistas inspirados em uma importante tradição iconográfica romana, tratam o assunto de acordo com várias modalidades estatísticas ecoando as múltiplas nuances que animam a paisagem estética da Roma barroca no início  do século XVII.
No Museu do Pau pode ser admiradas as tapeçarias de gobelins de  Charles Le Brun (1619-1690)


CASTELO DO PAU   (facebook)
(Divulgação)
                                                                   HENRIQUE IV DE FRANÇA, REI DA NAVARRA  (WIKIPEDIA)
HENRY IV CONFERINDO A REGÊNCIA A MARIA DE MÉDICI (1825-1830),  EUGÉNE DELACROIX ( Divulgação)

TAPEÇARIA EM GOBELINS DE CHARLES LE BRUN - PORTA DO TANQUE TRIUNFAL
( Divulgação Museu de Pau)

TAPEÇARIA DE CHARLES LE BRUN  ( DIVULGAÇÃO MUSEU DE PAU)



FESTIVAL INTERNACIONAL DE HARPAS 2020


No Rio de Janeiro, acontece desde sábado (1), o XV Festival  Internacional de Harpas, Concertos OnLine, apresentando até dia 31, 62 concertos com 35 músicos de 27 países, via internet. As atrações incluem brasileiros e orquestras de projetos sociais.
Na abertura no sábado (1), teve a apresentação do harpista italiano Enrico Euron, direto do Castelo de Carmagnola, próximo a Torino, na Itália.
O espectador encontrará diversos estilos e atrações que vão desde o clássico e céltico às regionais "ilanera paraguaia, koto-japonesa, kora-africana, além das indianas e iranianas, destacando a francesa Claire le Fur, a mais conhecida do evento, que filmou recentemente apresentações no fundo do mar do Caribe.
Para os fans do rock, tem a opção  do italiano Raoul Moretti, tocando o gênero, em sua guitarra elétrica, dentro da programação.

CLAIRE LE FUR  (DIVULGAÇÃO DO FESTIVAL)
JANA BOUSKOVA, PREMIADA HARPISTA TCHECA 
(FOTO VOJTECH VIK -DIVULGAÇÃO YAHOO NOTICIAS) 
ENRICO EURON ( DIVULGAÇÃO DO FESTIVAL )
HARPISTAS INTERNACIONAIS  (divulgação)
RAOUL MORETTI   (WIKIPEDIA)




CINEMA EGÍPCIO ONLINE

No Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil CCBB, apresenta via internet, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, iniciado no último dia 29 de julho até 23 de agosto. A mostra acontece pela primeira vez online, como todos os acontecimentos culturais.
São apresentadas 24 obras selecionadas  pelo produtor e curador Amro Saad, egípcio naturalizado brasileiro, que selecionou títulos lançados de 2011 a 2019, que revelam a nova geração de cineastas egípcios através de documentários e ficções de diversos gêneros da comédia ao terror.
Além da exibição diária dos filmes são transmitidos palestras  e debates com diretores dos filmes.


(DIVULGAÇÃO)






TAYLOR SWIFT  -  FOLKLORE


Em Nova York, a cantora pop Taylor Swift lançou seu último álbum "Folklore", na última sexta-feira de julho, que se tornou em apenas uma semana o mais vendido do ano, segundo confirmação das lojas. Lançado  de surpresa, produzido e gravado na pandemia. O disco, em apenas 24 horas, se tornou o mais transmitido nas Apple Music.
Taylor Swift se tornou a primeira artista na história das paradas nos Estados Unidos, a ter sete álbuns vendidos com mais de quinhentos mil cópias numa única semana.
A turnê "Reputation Tour", que se apresentaria no Brasil foi  remarcada para uma data a ser definida.
Aclamada pela crítica, Taylor Swift passaria pelo Hard  Rock Stadium  em Miami, em agosto, mas, foi cancelado devido a pandemia e será remarcado para outra data, assim como todas apresentações.
A turnê Reputation tem a participação das cantoras Camila Cabelo e Charli XCX.




FOTO  1  - TAYLOR SWIFT - BY JAMIE MaCARTNEY- GETTY IMAGES
FOTO  2  - TAYLOR SWIFT  -  WIKIPEDIA 

 TAYLOR SWIFT  - REPUTATION TOUR 2020  - ( DIVULGAÇÃO DAILY NEWS )
TAYLOR SWITF, CHARLI XCX E CAMILA CABELO, NO REPUTATION TOUR
(REX/SHUTTERSTOCK - DIVULGAÇÃO )
(Divulgação)



ARLENE DAHL / RHONDA FLEMING

EM NOVA YORK, a atriz estadunidense, Arlene Dahl, completará 95 anos de idade na terça-feira (11). Estrela de Hollywood com maior destaque nas décadas de 1950 e 1960, foi casada com um dos tarzans do cinema, ator Lex Barker (1919-1973), com o ator Fernando Lamas (1916-1982), com quem teve um filho Lorenzo Lamas, e seu terceiro marido Alexis Lichine.
Trabalhou com grandes atores da época em dezenas de filmes de diferentes gêneros.

( DIVULGAÇÃO WIKIPEDIA -ACTIV - SAPO)
VINTAGE EVERYDAY - DIVULGAÇÃO
 ARLENE DAHIL E FERNANDO LAMAS ( Divulgação YouTube


FOTO  1  ARLENE DAHL  - SUN SENTINEL COM.
FOTO  2  -  ARLENE  DAHL - WIKI-UPI COM )
FOTO  3  -  ARLENE DAHL - PAPER DOLL BY PDGREGG ON DEVIAN ART



RHONDA FLEMING

Rhonda Fleming, atriz e cantora americana, nascida Marilyn Louis em 10 de agosto de 1923, completará 97 anos, na segunda feira ( 10 de agosto). Batizada  pela mídia dos anos 1940 como a Rainha do Technicolor, trabalhou em dezenas de  filmes de ação e aventura  de 1943 até 1990.


FOTO  1  -  RHONDA FLEMING  - VIENNA CLASSIC HOLLYWOOD COM.
FOTO  2  -  RHONDA FLEMING  - LISTAL COM.
FOTO  3  - RHONDA FLEMING - GOTA PURA - WIKIPEDIA
(Divulgação Wikipedia)




FESTIVAL DE INVERNO ON LINE


Em Petrópolis e Nova Friburgo,  teve início ontem (5) até domingo (9), a XX Edição do Festival de Inverno organizado pela Dell Arte, com 55 horas diárias de músicas grátis.. O evento é dividido em: " Meu Primeiro Festival", "Concertos ao Meio Dia", "Da Serra" e "Diálogos Musicais", com mais de 80 atrações de diferentes gêneros musicais.
Dos concertos e récitas boa parte é dedicada a Ludwig Van Bethoveen, cujo nascimento completa 250 anos, em versão gratuita e pela primeira vez, 100% digital, em virtude da pandemia.
O festival é produzido por Steffen Dausberg, CEO da Dell'Arte, organizadora do festival.
Um dos destaques do festival é o pianista brasileiro de Diadema, São Paulo, Cristian Budu.


JOÃO BOSCO E A COMPANHIA DE DANÇA FLAMENCA FUNDAÇÃO ANTÔNIO GADES, SÃO ALGUMAS DAS ATRAÇÕES DO FESTIVAL DE INVERNO  ( Divulgação O Globo)

                          PIANISTA CRISTIAN BUDE, SE APRESENTA DIA 8 EM FESTIM EM TEMPOS DE PESTE
                                                                                                FOTO KATE LEMINON -  DIVULGAÇÃO)


FOTO  1  -  LUDWIG VAN BETHOVEEN  ( CONSEVATÓRIO REGIONAL DO ALGARVE, PORTUGAL
FOTO  2  -  LUDWIG VAN BETHOVEEN  - ( THEATRO DE SÃO PEDRO)


MARILYN MONROE 

Em Los Angeles, foi lembrado no dia 4 (terça-feira), o 68º aniversário da morte de Marilyn Monroe, atriz, modelo e cantora morte-americana, considerada um dos maiores símbolos sexuais do século XX, imortalizada pelos cabelos loiros e suas formas voluptuosas
THALIA,  modelo e atriz, agitou seus seguidores nas redes sociais, ao surgir caracterizada como Marilyn Monroe

THAÍLA E MARILYN MONROE   ( Divulgação Metrópoles)
MANCHETE Nº 539 - AGOSTO DE 1962



ORLANDO DIAS, " REI DO BREGA"


No Rio de Janeiro, foi lembrado no último sábado (1), o aniversário do saudoso  Rei do Brega, cantor e compositor Orlando Dias, nascido em Recife, em 1 de agosto de 1923, se mudando para o Rio de Janeiro na década de 1950, onde  consolidou sua carreira de cantor. 
Nossa geração acompanhou sua carreira e seus sucessos e, em muitas residências e casas de tolerâncias,  ouvia-se suas músicas que falavam de amor, separação e reconciliação  através das letras das suas composições, a exemplo:  " Eu Preciso de Ti", Tenho Ciúme de Tudo", "Mentiste-me", "Minha Serás Eternamente", "Nunca Mais", e outras mais. Costumava se apresentar com um lenço branco nas mãos e repetir por várias vezes "Obrigado minhas Fans" Esteve por mais de uma vez em Feira de Santana se apresentando no extinto Cine Santanópolis e se hospedando no antigo Hotel Euterpe.
Faleceu no Rio de Janeiro, aos 78 anos, em 11 de agosto de 2001.

                                                    ORLANDO DIAS ( WIKIPEDIA)

                                   


                                           EXPOSIÇÃO JOAN JONES

Em Madri, o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, expõe desde o mês de junho, a exposição "Joan Jones - Moving Off The Land II, da artista plástica nova-iorquina que rende sua particular homenagem aos mares, à sua fauna e flora, à sua biodiversidade e a sua delicada ecologia.
Esta exposição , foi instalada pela primeira vez no Ocean Space em Veneza em 2019.
Ela se concentra no papel que o oceano desempenhou nas culturas ao longo da história como uma referência totêmica, espiritual e cultural.. Apresenta  esculturas, desenhos, sons e novas produções de vídeo, seguindo a metodologia que ganhou sua reputação. Jonas combina poesia e prosa de escritores como Emily Dickinson e Herman Melville com textos de Rachel Carson e Sy Montgomery, com imagens em movimento filmados em aquários  e na Jamaica, onde as algas florescem e pesquem demais, que representam ameaças urgentes ao meio ambiente.
A exposição fica em cartaz até 23 de setembro de 2020.



FOTO  1  -  JOAN JONES - THE ART STORY
FOTO  2  -  JOAN JONES -  FACEBOOK

                                             JOAN JONES ( MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA)
                                          JOAN JONES   (MUSEU THYSSEN- BORNEMISZA)
JOAN JONES ( MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA)
JOAN JONES ( MUSEU THYSSEN-BORNEMISZA)



LIVES PELA ARTE


No Rio de Janeiro, o Blue Note lança amanhã o "Festival Lives pela Arte" com a apresentação de Wanda Sá e Nelson Faria. O evento  instituído, também busca conscientizar o público da importância de arrecadar fundos em prol dos artistas  para continuarem com a arte,  por meio de ingressos consciente. 
Em São Paulo, o Blue Note paulista  já apresenta há algumas semanas, shows virtuais,

(Divulgação)


O CARROSSEL GIRA NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL:


HAPPY BIRTHDAY TO:

DIMAS OLIVEIRA (aniversariante) E LUCIANO RIBEIRO
ALAIDE BARRETO  CARNEIRO
LUCI BARBOSA

ELIANA BACELLAR, LÚCIA CAMPOS  E DORALICE OLIVEIRA
HAMILTON E ELIANA BACELLAR, JOSÉ FRANCISCO BRANDÃO, E OS IRMÃOS LUIS CARLOS E LUCIA NASCIMENTO, NO LANÇAMENTO DO LIVRO "CID DALTRO - 50 ANOS DE GLAMOUR", DE AUTORIA DE JOSÉ FRANCISCO BRANDÃO
WILSON REIS COM WILSON JUNIOR E MARY BARBOSA, MURILO SILVA, ADHANARA, VITORIA E GABRIEL SILVA

A EDIÇÃO 193 APRESENTA TRABALHOS DOS ARTISTAS MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:

OSVALDO RIBEIRO
NEY CARDOSO

ALFRED GUILLOU

LUCIO RANUCCI

CLAUDE THEBERGE
HENRI CARRIERES

QUERALT PRAT
CATHERINE NOLIN

OLGA KVASHA



ENCERRAMOS A EDIÇÃO 193 COM O PENSAMENTO DE FRANÇOIS LA ROCHEFOUCOULD




OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO 194. 
ATÉ LÁ !!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário