Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 08 DE OUTUBRO DE 2020, EDIÇÃO 202


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


OLA AMIGOS


COMEÇAMOS A EDIÇÃO 202, REFERENCIANDO A PADROEIRA DO BRASIL, NOSSA SENHORA APARECIDA, /// AS LEMBRANÇAS DA CANONIZAÇÃO DE  SANTA IRMÃ DULCE DOS POBRES, HÁ UM ANO, EM 2019, NO VATICANO, /// O LANÇAMENTO DO REMAKE DO FILME DE ALFRED HITCHCOCK DE 1940 "REBECCA":/// O NOVO LIVRO SOBRE JANIS JOPLIN,/// O LEILÃO DOS ITENS DA DAMA DA SOCIEDADE CARIOCA LOURDES CATÃO"///,A ÚLTIMA COLEÇÃO DE KENZO TANAKA,/// O DESFILE DO PARIS FASHION WEEK,///O  ADIAMENTO DO FILME NO TIME TO DIE, ///A EXPOSIÇÃO DE GOYA, EM MADRI E OUTRAS INTERESSANTES NOTICIAS.......

SAUDAMOS NOSSA SENHORA APARECIDA, NOSSA MÃE E PADROEIRA DO BRASIL, ATRAVÉS DOS PINCEIS DO ARTISTA MENOTE CORDEIRO.


No Vaticano, a canonização da Santa Dulce dos Pobres e outros quatros beatos pelo Papa Francisco, ocorrido no domingo (13 de outubro de 2019), completará um ano na terça-feira (13). Desembarquei em Roma, vindo de São Paulo,  dia 13 e, no Aeroporto Leonardo da Vinci,  enquanto aguardava o translado para o hotel, os olhares dos incontáveis passageiros procedentes de vários lugares do mundo, voltavam-se  para os aparelhos de televisão que transmitia a cerimônia de canonização.dos novos santos. Na segunda-feira, (14) após a visita ao Coliseu de Roma  emocionado por estar naquele lugar mágico, sagrado  e fascinante, visitei  com centenas de turistas  de todos os lugares do mundo,  o Museu do Vaticano , a Capela Sistina, o interior da Basílica, a Praça de São Pedro, ainda com o cenário   da canonização sendo desmontado. Foram quatro  horas de emoções e inesquecíveis momentos, registrados em fotografias.

    CANONIZAÇÃO DA SANTA DULCE DOS POBRES, NO VATICANO, EM 2019 (Photo by Alberto Pizzoli AFP e Vaticano News)

                  CANONIZAÇÃO DE SANTA DULCE DOS POBRES, EM 2019 ( Divulgação Vaticano News)

BEATOS CANONIZADOS :JOÃO HENRIQUE NEWMAN,( 1801-1890), convertido do Anglicanismo, fundador do Oratório de São Felipe Neri, na Inglaterra. JOSEFINA VANNINI (1859-1911) fundadora das filhas de São Camilo, na Itália. MARIA TEREZA CHIRAMEL MANKIDIYAN (1876-1926), fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, na Índia. MARIA RITA DE SOUZA  BRITO PONTES LOPES (1914-1992), por Ação Humanitária de Caridade e Assistência aos Desfavorecidos, Bahia/Brasil: MARGARIDA BAYS (1815-1879), Virgem Terciária da Ordem de São Francisco de Assis, na Suíça.  ( Divulgação Vaticano News)


                                     


                     MUSEU DE CERA DE APARECIDA


Em Aparecida, em São Paulo, as comemorações da Padroeira do Brasil, teve início sábado (3) e vai até 12  de outubro, online,  sem a peregrinação e presença dos fiéis no Santuário nas tradicionais novenas e missas, que serão transmitidas virtualmente. O Museu  de Cera de Aparecida foi reaberto no último dia 19 de setembro e as visitações são controladas e obedecendo o distanciamento social

O Museu de Cera  fica no Pátio do Santuário Nacional, ao lado do centro de apoio dos romeiros. O museu reúne cerca de 60 peças com 20 cenários. As estátuas em tamanho natural foram produzidas por ateliês especializados e retratam Santos, Papas, Religiosos, Reis, Presidentes da República e alguns nomes contemporâneos

FOTO  1  -  MADRE TEREZA DE CALCUTÁ  ( MUSEU DE CERA DE APARECIDA)
FOTO 2  -- PAPA FRANCISCO  (MUSEU DE CERA DE APARECIDA)
FOTO  3  -  IRMÃ DLCE DOS POBRES (MUSEU DE CERA DE APARECIDA)


                         


                    NO TIME TO DIE ( ADIADO ) 


Em Londres, a Universal Pictures UK, anunciou a remarcação  mais uma vez da estreia do 25º  filme da série do agente secreto 007  James Bond, com Daniel Craig,  "No Time To Die"( Sem Tempo para Morrer), previsto para abril deste ano, transferido para 19 de novembro, foi remarcado  com estreia mundial para 2 de abril de 2021, com o objetivo de ser visto por um público mais amplo, 

               BILLIE EILSH GRAVOU O CLIPE, TEMA DO FILME NO TIME TO DIE - (Divulgação Universal Pictures UK)
                  RAMI MALEK, ( O VILÃO)  E DANIEL GRAIG (AGENTE 007)    UNIVERSAL PICTURES UK

                                       NOVA ESTREIA PARA 2 DE ABRIL DE 2021 ( UNIVERSAL PICTURES UK

                                     ROAD & TRACK   COM O MASERATI DE QUATRO PORTAS, NO TRAILER DO  FILME  "NO TIME TO DIE" (Divulgação You Tube - gif )                                                                                                          UNIVERSAL PICTURES UK 


                                   

                          BARRAGEM EM VENEZA

Em Veneza, foi testada pela primeira vez, no último sábado (3),  a barreira contra inundação, cuja instalação para proteger Veneza da maré alta era sempre adiada. O prefeito de Veneza  Luigi Brugnaro comemorou o acontecimento com alguns dos engenheiros e autoridades responsáveis pelo projeto multibilionário conhecido como MOSE. A rede de proteção é compostas de 78 barreiras amarelas que barram  a entrada na Lagoa Veneziana, e se erguem do fundo do mar Adriático quando as marés, impulsionado por ventos fortes e chuva, começam a subir.
As autoridades municipais  previam uma maré de 1,3 metros, bem abaixo  da maré devastadora de 1,87 que atingiu Veneza em Novembro de 2019.


                                         BARRAGEM EM VENEZA  ( Photo Manuel Silvestre / Reuters)
                 PROJETO MOSE, INSTALADO NA ENTRADA DA LAGUNA DE VENEZA ( Divulgação Picture Alliance)
                            BARRAGEM EM VENEZA ( Divulgação Comunità Italiana) - Picture Alliance


                                

                     ENQUANTO E LIVROS DE ARTE 


No Rio de Janeiro, aconteceu no último sábado (3) a reabertura na Casa Roberto Marinho de duas exposições inéditas "ENQUANTO e LIVROS E ARTE", com os devidos cuidados: limitação no número de pessoas, o uso obrigatório de máscaras e a verificação da temperatura na entrada.
A exposição ENQUANTO reúne trabalhos de Carlos Vergara, Luiz Áquila e Roberto Magalhães, com curadoria de Lauro Cavalcanti e 50 obras no térreos da Fundação.
LIVROS E ARTE concentra 149 trabalhos de nove artistas, em 9 salas do andar superior,  que cria diálogos  entre os nove livros de artistas produzido pela UQ! Editions parceria editorial, com curadoria de Leonel Kaz e a designer Lucia Bertazzo, e os  trabalhos de cada um deles: Antonio Dias, Wanda Pimentel, Ferreira Gullar, Frans Krajceberg, Luiz Zerbini, Paulo Climachauska, Pedro Cabrita Reis, Leo Battistelli e, novamente Roberto Magalhães.
Cada sala é consagrado a um artista, e os livros exibidos evidenciam o envolvimento físico de todos eles, num processo extremamente artesanal. A mostra revela a reinvenção desses grandes criadores através da arte gráfica. A exposição fica em cartaz até 31 de janeiro de 2021.


                                                                     ( DIVULGAÇÃO)
                           FACHADA DA CASA ROBERTO MARINHO ( Foto Monica Villela)
              O JARDIM ASSINADO POR BURLE MARX, NA CASA ROBERTO MARINHO (Foto Roberto Teixeira)
                                         INTERIOR DA CASA DE ROBERTO MARINHO  (BY MONICA VILLELA)
                 CARLOS VERGARA SEM TÍTULO, DA SERIE QUARENTENAFOTO JAIME ACIOLI)
                                 APARELHO, GUACHE DE ROBERTO MAGALHÃES (FOTO JAIME ACIOLI)
                            SALA DE LUIZ ZERBINI NA MOSTRA LIVROS E ARTE     ( FOTO  CADU PILOTTO )

         LUIZ  ZERBINI - PAINEL  DA PRIMEIRA MISSA ( 2014), UMA RELEITURA DO QUADRO DE VICTOR MEIRELLES, DE 1860 ( Foto Jaime Acioli) 
                               
)





             REBECCA, A MULHER INESQUECÍVEL



Em Los Gatos, na Califórnia a Netflix, provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, distribuídos por mais de 190 países que assistem mensalmente filmes, séries de TV e produções originais, propagam para o mês de outubro, um dos filmes  mais esperados  o segundo remake da obra de Alfred Hitchcock  (1899-1980), de 1940, "REBECCA, A MULHER INESQUECÍVEL", um romance gótico de Daphne du Maurier, vencedor do Oscar de melhor filme e melhor fotografia de 1940, estrelado por Joan Fontaine( 1917-2013 e Lawrence Olivier(1907-1989)
Trata-se da história da jovem humilde  que se apaixona por um viúvo rico, nobre inglês,  e vai morar com ele na mansão, mas o espírito da esposa, espreita por todos os lados da casa, e ela descobre surpreendentes segredos sobre o passado dele.
Lily James faz o,papel de Rebecca (Joan Fontaine)  Armie Hammer de Lawrence Olivier e Kristin Scott Thomas o papel da governanta Judith Anderson ( 1897-1992)
A esteia está marcada para 21 de outubro







FOTO  1  -  JOAN FONTAINE ( Divulgação Buscas Biográficas do Cinema)
FOTO  2  -  LAWRENCE OLIVIER  ( Classic Movies)
FOTO  3  -  JOAN FONTAINE  ( Alt Film Guide) 
FOTO  4  ´  JOAN FONTAINE  ( CineForever)




                LAWRENCE OLIVIER E JOAN FONTAINE - REBECCA ( Divulgação Gif Tumbir - Classic Movie e Fanpop)    
LILY JAMES E ARMIE  HAMMER ( Divulgação Netflix)
LILY JAMES E ARMIE HAMMER ( Divulgação Netflix)






CELEBRANDO A VIDA 


Em Paris, durante a Semana do Paris Fashion Week (de 28/09 a 6/10), o mundo da moda lamentou o falecimento do estilista e designer da moda, Kenzo Tanaka de 81 anos, ocorrido no domingo (4), vítima do Covid.
A grife que leva seu nome, apresentou no último dia 30, a coleção de verão 2021, cujo tema principal foi a Celebração da Vida, criada pelo seu diretor criativo, o português Felipe Oliveira Baptista, uma vez que o estilista Kenzo  deixou a grife, em 1999 para se dedicar as artes plásticas.
A coleção criada por Felipe Oliveira Baptista  questionou sobre contrastes do tempo presente, como um convite para não perdermos a esperança, apresentando modelos protegidos por grandes chapéus, inspirados naqueles com os quais os apicultores, se protegem, com nuvens onduladas e coloridas de onde despontavm releituras de alguns elementos típicos da Maison Kenzo, impressões de arquivo de papoulas e hortencias  retrabalhadas com um efeito de lágrimas digitais, enquanto  certos detalhes e volumes da cultura japonesa do fundador Kenzo Takada encontram espaços em conjuntos vagamente misteriosos.
O desfile aconteceu no Jardim do Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris, apresentando as peças com estampas floridas, cores vibrantes e grandes chapéus que, hoje em dia, podem ser interpretados como sinônimos de proteção, mas para a grife, trazia uma releitura da cultura japonesa no ocidente.
As fotos anexas, foram divulgadas pela internet, reproduções e pela  revista L'Officiel do Brasil.

   DESFILE  DA MAISON KENZO, NO PARIS FASHION WEEK, COLEÇÃO CELEBRANDO A VIDA, DIA 30 DE SETEMBRO
                                                                                       (Photo Gamma-Rapho via Getty Images)

COLEÇÃO CELEBRANDO A VIDA  DA MAISON KENZO ( Divulgação)


FOTO  1  -  KENZO TANAKA  - BY AKIRA KOBAYASHI - NIKKES ASIAN REVIEW
FOTO  2  -  KENZO TANAKA BY MASARU MIZUSHIMA
FOTO  3 -   KENZO TANAKA - AUTO RETRATO SOBRE TELA - ARTNET
FOTO  4  -  FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA   -PHOTO BY KARIN SADLI





PARIS FASHION WEEK PRIMAVERA VERÃO 2021

Em Paris, terminou na última terça-feira (6), o Paris Fashion Week  - Primavera Verão 2021, com o sucesso esperado. Mostramos algumas fotos dos desfiles divulgados nas redes sociais, através de reproduções.:

                            DESFILE DA COLEÇÃO BALMAIN,  (1º de outubro)  L'Officiel Brasil)
            COLEÇÃO CAROLINA HERRERA  (3 de outubro) -  (Divulgação  - Instagram @Carolina Herrera)
COLEÇÃO CAROLINA HERRERA - ( DIVULGAÇÃO INSTAGRAM @ CAROLINA HERRERA)
COLEÇÃO PACO RABANE  (5 de outubro) L'Officiel Brasil
                                          DESFILE DA COLEÇÃO CHRISTIAN  DIOR  (2 de outubro- L'OFFICIEL BRASIL)


CHRISTIAN DIOR
                                                                     ELIE SAAB ( reprodução)

                                                          MAISON CHANEL  ( 6 de outubro) ( reprodução)





PREMIO NOBEL DE QUÍMICA 2020


Em Estocolmo, na Suécia,  aconteceu ontem (7) a entrega do Prêmio Nobel de Química para duas inventoras de técnica para alterar o código genético. Foram laureadas Emmanuelle Charpenter, do Instituto Max Planck, da Alemanha e Jennifer Doudna, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, pela possibilidade de reescrever o código da vida a partir desenvolvimento de um método de edição genética.
O Prêmio Nobel, criado em 1901, é um reconhecimento mundial, organizado pela fundação homônima e entregue todos os anos, no mês de outubro,  por instituições suecas e norueguesas a pessoas ou organizações que realizam no ano precedente, pesquisas e descobertas benéficas  para a humanidade.
O Prêmio Nobel foi criado pelo químico e inventor sueco Alfred Bernhard Nobel ( 1833-1896)

                         ALFRED NOBEL E A MEDALHA DE PREMIAÇÃO  DO PRÊMIO NOBEL  (Divulgação Wikipedia)
                              EMMANUELLE  CHARPENTER E JENNIFER DOUDNA
                                               (MAX PLANCK SOCIETY / ROYAL SOCIETY  - DIVULGAÇÃO CNN BRASIL)


                               



LEILÃO COLEÇÃO  LOURDES CATÃO



No Rio de Janeiro, começa hoje (8) até 12 de outubro  a exposição no Escritório de Soraia Cals, na Gávea de  centenas de  objetos que pertenceram a decoradora e socialite carioca Lourdes Catão.. A exposição  é limitada a três pessoas por vez, respeitando o uso obrigatório de máscaras e outros procedimentos de segurança.
O Leilão, online, acontece de 13, 14 e 15 de outubro, às 20h
Dentre as centenas de itens do leilão, consta objetos pessoais como fotografias, joias, e centenas de peças de decoração.


FOTO  1  -  CÔMODA CHIPPENDALE SEC XVIII/
FOTO  2  -  TERRINA COM TAMPA
FOTO  3 -   BIOMBO TRÊS FOLHAS
FOTO  4  -  PAR DE LUMINÁRIAS DE MESA


PAR DE PATOS E GALOS EM PORCELANA CHINESA
SOPEIRA DE PORCELANA CHINESA DA CIA, DAS INDIAS, DECORADA EM ESMALTES POLICROMADOS COM CENAS PALACIANAS. ( Divulgação Soraia Cals)

FOTO  1  -  TEA URN
FOTO  2  -  CÔMODA INGLESA
FOTO  3 -   PAR DE CADEIRAS COM BRAÇO


SORAIA CALS LEILÃO ( divulgação)





GOYA, TRÊS LEITURAS

Em Madri,  a  Calcografia Nacional, integrante da Real Academia de Belas Artes de San Fernando, apresenta desde 29 de setembro a exposição que nos permite conhecer três facetas da obra gráfica de Francisco de Goya: " a Mulher, a Guerra e o Rosto."
A exposição  revela como Goya adota uma profunda reflexão crítica em três aspectos fundamentais com três visões distintas, o papel da mulher, a crônica de guerra e o estudo da fisionomia.
O primeiro olhar é dirigido à mulher, e apresenta um repertório goyesco do mundo feminino contemplado  de vários pontos de vista, abarcando as atividades quotidianas das mulheres.
A segunda visão da exposição  está associada nos horrores da guerra e das suas consequências.
A última visão de Goya debruça-se sobre a relação dos rostos goyescos com traçados da fisionomia contemporânea do artista.
O destaque da exposição, são as lâminas de cobre gravados em água-forte por Francisco de Goya, consideradas obras da história universal da gravura.
FRANCISCO DE GOYA Y LUCIENTES, ( 1746-1828) foi um pintor e gravador espanhol que se destacou na pintura dos horrores da guerra, das assombrações do mundo e da vida interior  dos homens, muito importante para a pintura do Romantismo Espanhol.



                                        FRANCISCO DE GOYA  ( Museu de Belas Artes de San Fernando)
DONA ISABEL LOBO VELASCO  DE PORCEL, FRANCISCO DE GOYA ( divulgação da Academia de Belas Artes)

JOSEFA BAYEU, A PRIMEIRA ESPOSA DE GOYA EM 1805 ( Museu de Belas Artes)
LA LECHERA DE BURDEOS, EM 1827, NO EXÍLIO DE GOYA EM BORDEAU, CONSIDERADO O ÚLTIMO QUADRO DO PINTOR
                                                                                         ( Museu de Belas Artes de San Fernando)
                                    VISÃO FANTÁSTICA/ ASMODEA ( Museu de Belas Artes de San Fernando)
       ÁTROPOS/LAS PARCAS, REPRESENTANDO AS "MOIRAS", DA MITOLOGIA GREGA ( Museu de Belas Artes)
A GUERRA  ( Museu de Belas Artes de San Fernando)
                             DUELO A GARROTAZOS DE GOYA ( Museu de Belas Artes de San Fernando)






JANIS JOPLIN,  SUA VIDA E SUA MÚSICA


Em São Paulo, a Editora Seoman, do Grupo Editorial Pensamento, lançou em setembro, o livro "Janis Joplin, Sua Vida e Sua Música", escrito por Holly George Warren, uma das mais respeitadas cronista da história da música norte-americana, baseado em um acesso sem precedentes a familiares da cantora, amigos, colegas de banda, arquivos, diários, cartas e entrevistas há muito perdidas. Trata-se do retrato completo e gratificante de JANIS JOPLIN ( 1943-1970),  uma das artistas  mais notáveis e uma das cantoras mais influentes da história do rock, que consolida a Rainha do Rock & Roll, como pioneira musical.
No último dia 4 (domingo),  completou 50 anos de morte da cantora, vítima de uma overdose de heroína, aos 27 anos de idade. Janis Joplin foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista norte-americana, considerada a maior cantora de rock dos anos 1960, e a maior cantora de blues e soul da sua geração. No livro consta as passagens de Janis Joplin pelo Brasil, principalmente em Salvador e no Rio de Janeiro. As fotos anexas foram pinçadas no Facebook  dos fans da cantora,








A EDIÇÃO 202  HOMENAGEIA UM DOS DESTAQUES NA 1ª QUINZENA DE OUTUBRO,  AS  CRIANÇAS, COM TRABALHOS DE ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:

                                    JOSAFÁ NEVES - NOSSA SENHORA APARECIDA

                                                               CHICO MAZZONI
                                                           KATHLEEN CRISTIANE 
                                                                 RICARDO FERRARI
                                                                     IVAN CRUZ
                                                                         DJANIRA
                                 CÂNDIDO PORTINARI - NATALIA COM PALHACINHOS
                                                               GUSTAVO ROSA
                                                           MILTON DA COSTA
                                                                     INOS CORRADIN
                                                              NANDO RIBEIRO


                                  


ENCERRAMOS A EDIÇÃO Nº 202 COM O PENSAMENTO DE WILLIAM JAMES




OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E DIVULGAÇÃO. ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 203
ATÉ LÁ  !!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário