CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 01 DE OUTUBRO DE 2020, EDIÇÃO 201
OLA AMIGOS,
O CARROSSEL 201 HOMENAGEIA DOIS SANTOS CATÓLICOS POPULARES SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS ( DIA 1º DE OUTUBRO) E SÃO FRANCISCO DE ASSIS ( DIA 4), ATRAVÉS DAS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO PAULISTA, CONHECIDO INTERNACIONALMENTE, VIK MUNIZ.
DIVULGAMOS A EXPOSIÇÃO DA COLEÇÃO DA FOTÓGRAFA CARLA SOZZANI, EM MADRI, O LEILÃO DO SINGLE DOS BEATLES "LOVE ME DO", EM LONDRES, A DESCOBERTA NA ESPANHA DE UM EXEMPLAR DO LIVRO DE SHAKESPEARE DE 1634, A EXPOSIÇÃO DE GABRIELLE CHANEL ENTRE OUTRAS MATERIAS INTERESSANTES, O DESENHISTA E ILUSTRADOR ANTONIO LOPEZ, ENTRE OUTROS INTERESSANTES ASSUNTOS.
ENTRE ARTE E A MODA
Em Madri, pela primeira vez na Espanha a exposição "Entre a Arte e a Moda", reúne uma seleção de obras representativas dos 40 anos de trabalho da editora, empresaria, , galerista italiana Carla Sozzani, ex-diretora da Elle e Vogue italiana e fundadora da loja conceito "10 Corso Como", reduto milanês.
A exposição faz parte da Secção Oficial da XXIII edição do Photo España 2020 apresentando parte do acervo pessoal de Carla Sozzani, no Espaço Cultural Centro-Centro, que colabora desde 2015.
Nesta amostra reúne uma seleção de 166 trabalhos de 96 fotógrafos internacionais da editora italiana, um figura internacional chave na moda, arte e design, reunindo trabalhos de fotógrafos como Richard Avedon, David La Chapelle, Mohocly-Nagy e os artistas judeus Helmut Newton, August Sander, Man Ray, Francesca Woodman entre outros..
Carla Sozzani recebeu obras e fotografias dos artistas, nascendo daí, uma coleção fotográfica de mais de 2000 imagens das quais podem são vistas desde 23 de setembro até 10 de janeiro de 2021.
Carla Sozzani faz parte da lista de 500 pessoas mais influentes no setor de negócios da moda, diretora de revista e proprietária de galeria que tem seu nome, também criadora do conceito de lojas desde 1991, "10 Corso Como"
FOTO 1 - CARLA SOZZANI ( Divulgação NOTHER MAZAGINE)
FOTO 2 - CARLA SOZZANI ( Divulgação S MODA EL PAIS)
FOTO 3 - CARLA SOZZANI ( MONOCLE CONFERENCE)
FOTO 1 - LINDA EVANGELISTA BY RICHARD AVEDON
FOTO 2 - TATIANA PATITZ BY PETER LINDBERG
FOTO 3 - ANDREA JOHNSON BY LOUISE DAHL WOLFE
FOTO 4 - DOVIMA (modelo) BY LOIUSE DAHL WOLFE ( FOTO TAGGET FLICKRIVER)
FOTO 5 - LAUREN BACALL BY LOUISE DAHL WOLFE
FOTO 6 - LEONARDO DI CAPRIO BY HELMUT NEWMAN
EM MILÃO , A FONDAZIONE SOZZANI EXIBE A EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO REN HANG, EM SETEMBRO E, EXIBIU ATÉ 6 DE SETEMBRO, COM REPERCURSÃO, "CURRENTE EXHIBITION", DO ANTONIO LOPEZ, FOTÓGRAFO E ILUSTRADOR DE MODA.
ANTONIO LOPEZ
Em Milão, a Fondazione Sozzani apresentou em setembro a exposição "CURRENT EXHIBITION" de Antonio Lopez, ilustrador e fotógrafo de moda considerado uma das muitas constelações inevitáveis na história da moda, cujos trabalhos apareceram em publicações como a Vogue, Harper's Bazaar, Elle, Interview e The New York Times É considerado um fenômeno único no surgimento das grandes publicações especializadas em moda, na segunda metade do século XIX
Foi um bom vivant capaz de detectar futuros ícones, com sua sensibilidade estética, visual extra e provocador, que logo nos anos 60 desafiou uma sociedade heteronormativo e, além de tudo isso, escolheu desenhar numa altura em que a moda só tinha olho para a fotografia.
Nascido em Porto Rico, em 1943, foi morar em Nova York, ainda criança, onde concluiu seus estudos e formação profissional Lançou dezenas de figuras que se projetaram com seus trabalhos no mundo artístico e da moda, a exemplo de Grace Jones, Pat Cleveland e Jerry Hall.
Seus incontáveis trabalhos estão registrados em publicações de vários livros sobre moda.
Faleceu, aos 43 anos na California em 1987 e no seu obituário o New York Times o chamou de "Grande ilustrador da moda"
ANTONIO LOPEZ ( Divulgação Yatzer e Wikipedia)
PAT CLEVELND E GRACE JONES BY ANTONIO LOPES E JUAN RAMOS (JULIET ART MAGAZINE) ANTONIO LOPEZ ( Divulgação Cidadão Cultura) MICK JAGGER, JERRY HALL E ANTONIO LOPEZ, EM NOVA YORK ( Getty Images)
FUNCIONÁRIA DO SOTHERBY'S, SEGURA A PRIMEIRA PRENSAGEM DO SINGKE "LOVE ME DO", DOS BEATLES, AUTOGRAFADA EM LONDRES. JERRY HALL ( Photo 1 - Publicity Picture) Photo 2 Getty Images)
MEMORABILIA DOS BEATLES EM LEILÃO
Em Londres, a Casa de Leilão Sotheby's realizará um leilão online de memorabilia dos Beatles para marcar o 50º aniversário de separação da banda britânica
A venda oferece tens que abrangem toda a carreira da banda, incluindo uma cópia autografada do primeiro single do quarteto, em 1962, "Love Me Do", avaliado entre 15 mil e 20 mil libras.
Outros itens à venda incluem um par de óculos de John Lennon, avaliados entre 30 mil e 40 mil libras, e sua advertência de detenção escolar, estimada em cerca de 5 mil libras, que detalha um registro de seu mau comportamento quando menino, um relógio Cartier de 1966, estimado em até 25 mil libras, também está à venda. Ele pertenceu ao empresário da banda, Brian Epstein, cuja morte em 1967 foi considerada um fator-chave para a eventual separação dos quatro rapazes de Liverpool.
(FOTO REUTERS - JOHN SIBLEY
AUDREY HEPBURN - BREAKFEST AT TIFFANY'S ( Divulgação) GEORGE PEPPARD E AUDREY HEPBURN, NO FILME BREAKFAST AT TIFFANY'S
ÓCULOS QUE PERTENCEU A JOHN LENNON ( PHOTO JOHN SIBLEY)
PHOTO JOHN STONE ( THE ROYAL SCOTS COLLEGE - AFP)
MUSEU DA MODA DE PARIS - PALAIS GALLIÉRE ( divulgação)
OS DOIS NOBRES PARENTES
Em Salamanca, na Espanha, o pesquisador John Stone da Universidade de Barcelona, descobriu no Real Colégio de Escoceses, uma cópia da tragicomédia "The Two Noble Kinsmen" de William Shakespeare em parceria com John Fletcher publicado em 1634, acrescentando que "provavelmente chegou à Espanha entre 1635 a 1640 John Stone acredita que o livro foi esquecido por séculos nos arquivos de um seminário na Espanha.
O livro traduzido "Os Dois Nobres Parentes"é uma trajicomédia jacobina, publicada em 1634, inspirada num dos contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer em cinco atos, encenada em duas horas.
GABRIELLE CHANEL, MANIFESTO DA MODA
Em Paris, depois de passar por uma reforma de quase dois anos, o Palais Galiiére, o Museu da Moda mais importante da Cidade Luz reabre ao público, hoje ( 1º de outubro) durante a Semana da Fashion Week ( de 28 de setembro a 6 e outubro), com a a exposição" Gabrielle Chanel, Manifesto da Moda," com retrospectiva da protagonista do estilo francês, conhecida mundialmente como Coco Chanel (1883-1971)"
Por meio de roupas e mobílias de uma coleção compilada ao longo do século passado e agora de propriedade da Galliére, concentrando os arquivos do Patrimônio da Chanel e as particulares em todo o mundo, incluindo famosos clientes..
A exposição está dividida em 10 capítulos estruturados em torno de retratos fotográficos da designer, 350 peças da coleção do museu, museus parceiros e coleção particulares, além dos arquivos e objetos extraídos do patrimônio da Casa Chanel, incluindo uma seleção de joias, acessórios e perfumes.
Uma sala também será dedicado ao famoso perfume nº 5, criado em 1921. Alguns itens da casa, como o o terno de Tweed, os acessórios em couro, as joias finas e sob medida, como o broche de diamantes cometa de 1932, e uma garrafa original da Chanel nº 5 de 1921, acompanhado de uma narração em off de um trecho de uma entrevista com Marilyn Monroe de 1952,
AS FOTOS APRESENTADAS SÃO DA VOGUE MÉXICO, BY JULIAN HARMAN
FOTO 1 - COCO CHANEL BY ANDRES KERTESZ - RMN GP
FOTO 2 - COCO CHANEL BY PAINTING DE MARION PIKE
FOTO 3 - COCO CHANEL BY PHOTOSHOP/DOMESTICA - NOELIA HERNANDEZ
FOTO 4 - COCO CHANEL BY SHUTTERSTOCK
FOTO 5 - COCO CHANEL BY HYPENESS
FOTO 6 - COCO CHANEL BY JRFFIR PIKE DURHAM ( Arquivo)
FOTO 1 - MODELO CHANEL 1926-1928
FOTO 2 - CHANEL TWEED MARROM 1927- 1929)
FOTO 3 - CHANEL PRETO 1920-1923 ( PHOTO BY JULIAN HARMNN-VOGUE MÉXICO
FOTO 4 - CHANEL PRETO PRIMAVERA-VERÃO 1959
FOTO 5 - CHANEL VERMELHO PRIMAVERA 1955 E OUTONO 1970-1971, BY JULION HARMAN
FOTO 6 - CHANEL BOLERO E SAIA 1961-1964 E VESTIDO DE NOITE 1965-1966, BY JULION HARMAN
FOTO 7 - CHANEL TAILLEUR PRIMAVERA VERÃO 1964
FOTO 8 - CHANEL SAPATO FEITO POR MASSARO 1960
FOTO 9 - CHANEL BOLSA 1965-1971
FOTO 10 - CHANEL PINGENTE FABRICADO POR GROOSSENS 1960
GABRIELLE CHANEL ( Wikipedia)
MCQUEEN : PROCURADO VIVO OU MORTO
No Rio de Janeiro, o crítico de cinema do jornal O Globo Mario Abbade espera passar a fase do Covid-19, para o lançamento presencial do livro sobre a vida do ator Terence Steve McQueen (1930-1980), considerado o Rei Cool do cinema.
Mario Abbade relembra o programa de TV "Wanted: Died or Alive, sucesso do ator de 1958 a 1961 pela emissora CBS nos Estados Unidos, antes do brilhar no cinema, tornando-se um dos maiores atores de todos os tempos e, em 1974 se tornou o astro de cinema mais bem pago do mundo. Trabalhou em vários filmes no cinema de 1956 a 1980, como Papillon, A 24 Horas de Le Mans, Inferno na Torre, Fugindo do Inferno entre dezenas de filmes
FOTO 1 CARICATURA DE BEN BURGRAFF
FOTO 2 - STEVE MCQUEEN - WIKIPEDIA
FOTO 3 - STEVE MACQUEEN - WIKIPEDIA
FOTO 4 - STEVE MACQUEEN - EBAY COM
FOTO 5 - STEVE MACQUEEN - WIKIPEDIA
TIFFANY'S
Em Nova York, os jornais The Wall Street Journal e o Financial Times divulgaram que a dona da Louis Vuitton (LVMH), recorreu à justiça para não comprar a joalheria Tiffany, conforme negociações anteriores, ou seja, em outubro de 2019, o conglomerado francês "Moet Hennessy Louis Vuitton -LVMH" iniciou a aquisição da compra da Tiffany's & Com, a icônica marca de joias americanas, fundada em 1837 por Charles Lewis Tiffny, com 300 lojas espalhadas pelo mundo.
Após a confirmação da compra, a previsão era que o acordo fosse sacramentado em junho desde ano, porém, em meio da pandemia do novo covid, a LVMH adiou a conclusão da fusão por três vezes sob alegação de questões diplomáticas entre os governos francês e americano.
Nesta última de setembro, a Tiffany ingressou com uma ação na justiça dos EUA, pedindo a concretização do negócio pelos termos acordados. Por outro lado, a Louis Vuitton alega má gestão da joalheria centenária durante a pandemia para conseguir romper o acordo e não fazer a fusão bilionária.
A LVMH também argumentou ter recebido uma carta do Ministério das Relações Exteriores da França solicitando novo atraso no negócio, até o início de 2021, por ameaças do governo americano de impor taxas sobre produtos franceses de luxo.
A Tiffany é conhecida por sua embalagem azul no mesmo tom dos ovos das aves Robin, e é um dos nomes mais conhecidos na indústria de joias e tornou-se popularmente conhecida quando apareceu no filme "Breakfast At Tiffany's (Bonequinha de Luxo), estrelado pr Audrey Hepburn e
Fundada em Nova York, em 1837por Charles Lewis Tiffany, conta hoje com 300 lojas espalhadas pelo mundo é conhecida por sua embalagem azul no mesmo tom dos ovos das aves Robin, a Tiffany é um dos nomes mais conhecidos na indústria de jóias e apareceu no filme "Breakfast At Tiffany's ( Bonequinha de Luxo), estrelado por Audrey Hepburn e George Peppard.
A LOJA DA TIFFANY NA 5ª AVENIDA, EM NOVA YORK, UM SÍMBOLO AMERICANO, SEM ACORDO O NEGÓCIO FOI PARAR NA JUSTIÇA.. ( PHOTO NICOLAS ECONOMOU - AFP)
TIFFANY DE LONDRES -(DUKAS/UNIVERSAL IMAGES GROUP - GETTY IMAGES)
(GIFS - GFYCAT - Divulgação Internet)
QUINO COM SEUS PERSONAGENS ( PHOTO EDUARDO DI BAIA - AP/PICTURE ALLIANCE) QUINO E MAFALDA ( Divulgação Catraca Livre)
MARIA DAS GRAÇAS PINTO CORDEIRO
O CARROSSEL APRESENTA NA EDIÇÃO 201, OS TRABALHOS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DIVULGADOS NAS REDES SOCIAIS:
CLAU SOUZA GIOVANNI DE PIETRO BERNARDONE - SÃO FRANCISCO DE ASSIS CARAVAGGIO - ÊXTASE DE SÃO FRANCISCO
ESCULTURA DE BETSABA
Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, depois de 46 anos, roubada em 1974, da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a escultura roubada em 1974, a que representa "Betsabá", mulher do Rei Davi e mãe do rei Salomão, foi encontrada na última terça-feira (29), em Belo Horizonte, ilegalmente no acervo de um colecionador privado..
A peça roubada de 1 metro e 20 centímetros, remonta à primeira metade do século XVIII, e estava na lista de itens procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal INTERPOL, desde 2016
A Igreja do Pilar, que tem 300 anos de história foi tombada em 1938 com todo seu acervo pelo IPHAN. Atualmente a Igreja do Pilar passa por fase de restauração.
IGREJA NOSSA SENHORA DO PILAR, EM DUQUE DE CAXIAS ( IPHAN REPRODUÇÃO INTERNET)
ESCULTURA DE BETSABÁ, RECUPERADA PELA INTERPOL ( IPHAN) QUINO, O PAI DA MAFALDA
Em MENDOZA, na Argentina, faleceu aos 88 anos cartunista, historiador gráfico e criador do personagem Mafalda, uma das personagens mais famosas de mundo dos quadrinhos.
Nascido Joaquin Salvador Lavado Tejón, conhecido mundialmente como Quino, se eternizou como pai da inconformada Mafalda, personagem de frases existencialistas.
Quino recebeu prêmios ao longo da carreira como a Ordem Oficial da Legião de Honra, na França e o prêmio Príncipe das Astúrias, na Espanha e em julho deste ano, o Ministério da Cultura da Argentina, o definiu como "Criador de uma parte da \Cultura Argentina,"
CHARGE DO ARTISTA BENETT, PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO, HOJE ( 1º DE OUTUBRO) LEMBRANDO A MORTE DE QUINO, PAI DE MAFALDA ( FOLHA DE SÃO PAULO)
O CARROSSEL GIRA NOS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS:
HAPPY BIRTHDAY TO :
OSVALDO RIBEIRO
CHICO MAZZONI ANA MOTA - IBEJI MARIA NAZARE SANTOS MURILO RIBEIRO MOEMA GUSMÃO INIMÁ DE PAULA
Nenhum comentário:
Postar um comentário