Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

 

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 19 DE NOVEMBRO DE 2020, EDIÇÃO 208

SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 208 DO CARROSSEL APRESENTA AS   NOTÍCIAS DO PERÍODO,  COM ESPOSIÇÕES RECOMEÇADAS  E INTERROMPIDAS TEMPORARIAMENTE,   PRORROGANDO E ALTERANDO AS DATAS  PARA 2021.
EM DESTAQUE  A EXPOSIÇÃO EL GRECO EN ILLESCAS ///  FICK 2020 /// O LEILÃO GWS AUCTIONS ///  DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS /// O HOLOGRAMA MARIA CALLAS /// O REMAKE DO FILME MADAME ROSA /// JAZZ MADRID 20 /// A EXPOSIÇÃO DE ALÉSIA À ROMA E OUTRAS  NOTÍCIAS. 



El Greco em Illescas

Museu Nacional do Prado. Madrid20/10/2020 - 28/02/2021

Em Madri, o Museu do Prado  com o apoio da FUNCAVE, o patrocínio da Fundación Amigos del Museu del Prado e a colaboração da Comunidade de Madri, oferecem aos seus visitantes a extraordinária oportunidade de contemplar na sala 9B, até dia 28 de fevereiro de 2021, o conjunto fundamental de pinturas realizadas por El Greco para este templo . entre 1600 e 1605, juntamente com as telas do retábulo-mor do Colégio de Dona Maria de Aragon e as pinturas que se conservam no Santuário de Nossa Senhora da Caridade, em Illescas -Toledo.
As obras foram realizadas para um dos espaços religiosos mais notáveis de Toledo, o Hospital de Misericórdia Y Beneficcencia de Illescas ( conhecido como Hospital de Caridade), onde se encontra uma pequena imagem mariana ( A Virgem de Caridade), de grande devoção popular.
El Greco, nascido Doménikos Theotokópoulos (1541-1614), em Creta, na Grécia,  foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte de sua carreira na Espanha


EL GRECO ( Wikipedia)                                                      EL GRECO ( Bridgeman Images)
SAN ILDEFONSO - foi um dos santos mais venerados e representados em Toledo, onde foi bispo entre 657 e 667.(divulgação)
                                EL GRECO -    LA CORANACION DE LA VIRGEN  1591 ( Museu do Prado)
                       EL GRECO  - LA NATIVIDAD 1604 (Museu do Prado)
                    EL GRECO - LA VIRGEN DE LA CARIDAD 1597 ( Museu do Prado)
EL GRECO -LA ANUNCIACION  1596 ( Museu do Prado)
                                              EL GRECO  -  LA ANUNCIACION 1596 ( Museu do Prado)


                                         FICK 2020

Em Gijón, Astúrias, no nordeste da Espanha, terá início amanhã (20), o 58th Festival Internacional de Cinema  de Gijón/Xixón, com exibições presenciais obedecendo as condições sanitárias e os protocolos de segurança. A comédia francesa "À L'ABORDAJE" ( A Bordo), de Guillaume Brac abrirá o festival. O FICX teve início em 1963.
O  FICX  homenageará a fundadora  da Academia de Cinema e Prêmio Goya,  Marisol Carnicero Bartolomé, com o prêmio "Mujer de Cine 2020". Ela foi a primeira mulher na Espanha a exercer a responsabilidade de direção e produção;
O FICX é um festival anual de cinema realizado em Gijón, cujo objetivo é apresentar as últimas tendências do cinema jovem em todo o mundo. São filmes realizados por ou para jovens mas sobretudo, filmes que traduzam criatividade, independência e inovação.
Como principal novidade neste ano terá  uma tríplice competição internacional de longas-metragens, "A Seleção -Retueyos Oficial", "A Seleção Oficial - Albar", e "Terras de France - Seleção Oficial". e suas categorias principais, combinando obras de ficção, não ficção,  e animação,
Os jurados e homenageados são figuras conhecidas do cinema espanhol.
O encerramento dia 28, será com o longa-metragem de Javier Tolentino "Um Blues por Teerã"

A DIRETORA E PRODUTORA ESPANHOLA  MARISOL CARNICERO BARTOLOMÉ, RECEBERÁ O PRÊMIO "MUJER DE CINE DEL CINE 2020"       ( Divulgação FICX)

A COMÉDIA FRANCESA À L'ABORDAGE ( A Bordo), ABRIRÁ O 58TH FICX, FILME DE GUILLAUME BRAC, DIRETOR, ESCRITOR E ROTEIRISTA, COM O ELENCO: EDOUARD SULPICE, ERIC NANTOCHOUANG, SALIF CISSÉ, LUCIE GALLO,  ASMA MESSAOUDENE, COM ESTREIA MUNDIAL PARA 7 DE JANEIRO DE 2021
O FILME É UM HINO DE OTIMISMO, UMA REIVINDICAÇÃO DE AMIZADE, BPM HUMOR E CONVIVÊNCIA.
                                                                           
                                              (Divulgação Berlinale 2020)

FOTO  1  -  GUILLAUME BARC ( DIRETOR DO FILME - (Mubi Com)
FOTO  2  -  EDOUARD SULPICE  ( UBBA)
FOTO  3  -  SALIF SISSÉ  ( UNIFRANCE)
FOTO  4  -  ERIC NANTOCHOUANG ( UNIFRANCE)



                                
À L'ARBODAGE ( divulgação Berlinale 2020)



                          LEILÃO GWS AUCTIONS


Em LOS ANGELES, na Califórnia,  a Casa de Leilões  GWS Auctions, leiloará dia 28 de novembro, 300 itens, dentre os quais, objetos pessoais do eterno rei do rock, o  cantor norte americano, Elvis Presley (1936-1977), destacando um anel de ouro e diamante "TCB", usado por ele,  entre souvenirs  que vai de guitarra de rock a uma motocicleta  FLH, e um conjunto de fitas gravadas originais do festival de Woodstock de 1969, podendo ser a coleção de fitas originais um dos itens mais caro, que ficou guardado durante  mais de 10 anos. Dessas gravações  incluem apresentações de Jimi Handrix, Janis Joplin, The Who e dezenas de outros artistas que participaram do festival, que foi considerado o pilar da cultura hippie, com 700 horas de gravação.

    ELVIS PRESLEY ( REPRODUÇÃO TV FOCO)            ELVIS PRESLEY  ( ZUMAPRESS )
                            ANEL DE OURO E DIAMANTE COM GRAVAÇÃO  TCB ( Divulgação GWS Auctions)
                            ANEL USADO POR ELVIS PRESLEY ( Divulgação GWS Auctions)
                        MOTOCICLETA FLH 1200 HARLEY DAVIDSON 1975 ( Divulgação GWS Auctions)
             CADILLAC ROSA FLEETWOOD SIXTY SPECIAL 1955, UM DOS MUITOS CARROS DA COLEÇÃO DE ELVIS PRESLEY - ( Divulgação)
(Reprodução)

FOTO  1  -  JIMI HENDRIX  ( FORBES COM.)
FOTO  2  -  JIMI HENDRIX  ( EL MUNDO)
FOTO  3  -  JIMI HENDRIX ( REPRODUÇÃO)
FOTO  4  -  JIMI HENDRX  ( WPAP BY ED HOARTWORK COM )




ELVIS PRESLEY JANIS JOPLIN BY PABLO LOVATO




         DESCOBERTAS  DE NOVOS SARCÓFAGOS


Em Saqqara, no Egito, os arqueólogos descobriram no último sábado (14), durante escavações, mais de 100 sarcófagos com cerca de 2,5 mil anos, além de 40 estátuas, enterradas  há mais de 2,500 anos, encontradas em três poços, a uma profundidade de 12 metros da extensa necrópole do sítio arqueológico de Saqqara.

                                Photo by  MOHAMED ABD  EL GHANY ( Reuters)

.O Ministro do Turismo e Antiguidade Khaled El-Anany, declarou numa entrevista coletiva que os itens descobertos datam da dinastia ptolomaica, que  governou o Egito por volta de 30 a.C  no período (664-332 a.C),  As escavações continuam em andamento e, sempre que esvaziam um poço de um cemitério de sarcófagos, encontram entradas para outros.

Photo by Mohamed Abd El Ghany ( Reuters)Photo by MOHAMED ABD EL GHANY ( Reuters)
Photo Mohamed Abd El Ghany ( Reuters)Photo by Mohamed Abd El Ghany ( Reuters)




                         CALLAS  EM CONCERTO


Em Madri, o Grande Teatro Bankia Príncipe Pio, apresenta desde  2 outubro  até 27 de novembro, um concerto vivo de palco, da saudosa lenda da ópera Maria Callas (1923-1977),  através da tecnologia 3D por meio de um Holograma,  apresentando as maiores canções de ópera  acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Bankia, composta por 20 músicos.
Este feito tecnológico é obra da empresa americana BASE HOLOGRAMA, co-produtora desta produção que recentemente foi apresentada na Salle Pleyel em Paris.
Apelidada de "La Divina", Maria Anna Cecília Sofia Kalogeropoulos, nascida em Nova York, em 1923, falecida em 1977 em Paris, é considerada uma das maiores cantoras de ópera do século XX. Abençoada por uma voz magnífica  e um alcance vocal incrível, a morte prematura de Callas aos 53 anos. cimentou seu status como uma lenda.



FOTO  1  -  MARIA CALLAS  ( BY WILLIAM MEDEIROS)
FOTO  2  -  MARIA CALLAS ( GETTY IMAGES)
FOTO  3  -  MARIA CALLAS ( BRITANNICA)
FOTO  4  -  MARIA CALLAS ( BY LUSSORIO DANIELE CAREDDA)
FOTO  5  -  MARIA CALLAS ( LOS ANGELES TIMES)B
FOTO  6  -  MARIA CALLAS ( BY NATALIE HANDEL /AFP)





ROSA E MOMO

Em São Paulo, a Netflix, provedora brasileira de filmes e séries global, estreou na última sexta-feira (13), na plataforma streaming o filme "Rosa e Momo", de olho no Oscar 2021, com um drama que traz de volta às telas a atriz italiana Sophia Loren, depois do seu último filme "Voce Umana" de 2014.
Em  "Rosa e Momo" Sophia  Loren  interpreta "Madame Rosa", sobrevivente do holocausto que acolhe crianças filhas de prostitutas e tentar dar a eles alguma perspectiva de vida. Uma delas, Momo (Ibrahima Gueye), ator estreante, conhece a senhora tentando assaltá-la. 
O remake do filme Madame Rosa (1977), com Simone Signoret ( 1921-1985), ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1978, baseado no livro "A Vida Pela Frente" do escritor francês Romain Gary (1914-1980)
O filme  "Rosa e Momo" tem direção de Edoardo Ponti, filho da atriz.



SOPHIA LOREN E IBRAHIMA GUEYE  ( Divulgação Netflix)  
EDOARDO PONTI E SOPHIA LOREN (  Divulgação  IMDB COM) 


                                                            DIVULGAÇÃO (FILM-CINE)


                 


                           JAZZ MADRID-20

Em Madrid, acontece desde o dia 5, o Festival Internacional de Jazz de Madri, em vários locais pela cidade com vários shows, que reúne  os melhores artistas do gênero até 29 de novembro.
O festival celebra com essa edição especial enquadrada em tempos de Covid-19, com a programação voltada  para mostrar o melhor do cenário nacional, reduzindo sua capacidade e contando com todas as medidas de higiene e segurança necessária para todos.
O evento não é só uma festa para os amantes do Jazz, mas também uma forma de apoiar os artistas espanhóis neste momento que atravessa o setor da música. 
O Jazz Madrid 20 homenageia a lenda do jazz espanhol, PEDRO ITURRALDE (1929-2020), professor pioneiro do jazz, saxofonista, clarinetista, compositor e criador das bases do jazz-flamenco, que faleceu no último dia 1º, aos 91 anos.


                  
                                           (Divulgação Facebook)






      GABRIEL PESO ( pianista) (revista plácet)              CHARIO DOMINGUEZ E MARTIRIO PHOTO BY LOU VALERIE DUBUS
                                                            THE MACHETAZO E PEDRO ITURRALDE  ( Divulgação Revista Plácet)


                

                           

                        D'ALÉSIA Á ROME

 

Em Saint Germain-en-Laye, na França o Museu  Nacional de Arqueologia, apresenta a exposição " D'Alésia à Rome, L'aventure archéologique de Napoleon III", desde 19 de setembro, interrompida temporariamente pelo Covid-19.A exposição prevista para ficar em cartaz até 31 de janeiro de 2021, provavelmente será prorrogada.
O Museu de Arqeuologia, fica no Castelo de Saint-Germain-En-Layé, que fica a vinte minutos de Paris.. O Castelo, inicialmente foi residência real de Luis VI, "o Gross, Saint-Louis" e Luis XIV. Em 1862, Napoleão III decidiu restaurar o castelo e instalar as coleções da Arqueologia Nacional. Depois de reformado por Malraux recebeu antiguidades desde os primeiros assentamentos da França, até o ano 1000, mantendo as melhores coleções  conhecidas de arte pré-histórica gravados e esculpidas, incluindo a cabeça de Vênus, em marfim de mamute, durante o Pleistoceno, descoberta na França, em 1894, entre outras obras primas.
O objetivo da mostra é resgatar a hstória de coleções hoje, dispersas em instituições de natureta diversa (bibliotecas, museus, coleções particulares e escolas de arte. Ao reunir estres corpus, espera-se reconstruir o andamento das escavações que Napoleão III empreendia nas pegadas dos Césares, ao mesmo tempo que propõe uma nova abordagem que questiona o papel  da fotografia e dos métodos de registro neste programa arqueológico.
A exposição  é organizada pela Réunion des Músees Nationaux-Grand Palais e pelo Museu Nacional de Arqueologia.




                 CASTELO  DE SAINT-GERMAIN-EN-LAYÉ, NA FRANÇA  ( Divulgação Wikipedia)
                                     VÊNUS EM MARFIM DE MAMUTE ( Divulgação Wikipedia)
LUIS NAPOLEÃO BONAPARTE III, SOBRINHO DE NAPOLEÃO BONAPARTE, ELEITO PRESIDENTE DA FRANÇA EM 1848 ( Wikipedia)

PINTURA DE LIONEL NOEL ROYES - 1899, NO MUSEU CROZALIER, EM LE PUY-EN-VELAY, NA FRANÇA - " VERCINGÉTORIX, O LIDER GAULÊS, RENDE-SE A JULIO CÉSAR" ( Divulgação)

                                                     IMPERADORES DE ROMA  ( Divulgação)




           

                  O MAIS SEXY DO MUNDO 2020


Em Washington USA, o Hollywood Reporter e a revista People divulgaram  ontem (18),  o nome  do homem mais sexy do  mundo Miichael  B. Jordan, durante o Talk Show do apresentador americano "Jimmy Kimmel Live". 
Michel B. Jordan é um ator norte-americano de 33 anos, conhecido pelos filmes "Pantera Negra" e "Creed"
Em 2019, John Legend foi eleito o mais sexy do mundo, é um cantor e compositor  americano, vencedor do Oscar de Melhor Canção "Glory", para o filme "Selma"
Em 2018, o ator britânico  Idris Alba foi o mais sexy do mundo.

                   MICHAEL B. JORDAN E JIMMY KIMMEL (BY RN E JORDAN STARUSS/INVISION AP FILE)
DIVULGAÇÃO ( jetss e People) 

FOTO  1  -  JOHN LEGEND (BIOGHAPHY)
FOTO  2  -  IDRIS ALBA ( WIKIPEDIA)


    

FESTIVAL VARILUX 2020

Em São Paulo, começa hoje (19), o reencontro com a cenematografia francesa atual, o Festival Varilux de Cinema Francês que segue até 3 de dezembro, em diversos cinemas, exibindo 18 longas, sendo 17 inéditos ou recentes, de 2019 a 2020. 
Em homenagem aos 60 anos da nouvelle vague será exibido o clássico  "Acossado", de Jean Luc-Godard de 1960.
A diretora e curadora da mostra, Emmanuelle Boudier descreve o festival como uma edição atípica devido a pandemia, que seguem rígidos protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, nos locais de exibição, 



 


O CARROSSEL RECORDA  OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS:


                    SRA ADA BAHIA ENTRE OS  ESCRITORES CONCEIÇÃO CARVALHO E JOSE F BRANDÃO
        LUIZ CARLOS NASCIMENTO ( aniversariante), ELIANA BACELLAR E ELICE PASSOS
                                            MARY BARBOSA E FRANK BORGES
                  SOLANGE RODRIGUES E MARY DIAS PEDRA

          CONSUELO AVELAR COTIAS COM A FILHA  LUANDA ( aniversariante)

MARIA NAZARE SANTOS PARTICIPANDO DA EXPOSIÇÃO "ARTE EM FOCO", EM SÃO PAULO, DE HOJE 19 A 4 DE DEZEMBRO DE 2020, NA ABRASCI,



                                            

 

O CARROSSEL ILUSTRA NA SUA EDIÇÃO 208 AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADAS NAS REDES SOCIAIS


                          MIRIAM RYLANDS
                 VICENTE DO REGO MONTEIRO E VIRGULINO
                                        MOEMA GUSMÃO
               HARRY ELSA 
  MIRABEAU MENEZES
DIMITRI VOJNOV
MENASES VAIDERGORN
NATALIA GONCHAROVA
JACIRA SANTOS
JULIE PASCHKIS

            

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 208 COM O PENSMENTO DE LEONARDO DA VINCI 

 

OBRIGADO AMIGOS POR ACOMPANHAR NOSSA TRAJETÓRIA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 209.

ATÉ LÁ !!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário