Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2020



 CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 26 DE NOVEMBRO DE 2020, EDIÇÃO 209


                    SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


O CARROSSEL  209 DESTACA AS NOTICIAS DA SEMANA AO REDOR DO MUNDO, INICIANDO COM O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS NA AMÉRICA DO NORTE /// A MORTE DE DIEGO MARADONA /// O LANÇAMENTO DA LEGO COLISEU DE ROMA ///A EXPOSIÇÃO EL SUENO AMERICANO /// O LANÇAMENTO DO BOX ESPECIAL DE CLARICE LISPECTOR/// O FESTIVAL SUMA FLAMENCA/// A EXPOSIÇÃO DE ALPHONSE MUCHA/// A RETROSPECTIVA DOS FILMES DE MEL BROOKS/// O IMPRESSIONISMO ALEMÃO//// O  FILME PUBLICITÁRIO SOBRE OS 100 ANOS DO PERFUME CHANEL Nº 5 ENTRE OUTRAS NOTICIAS.



      DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS - THANKSGIVING DAY


Na América do Norte, Estados Unidos, Canadá e Ilhas do Caribe hoje (26), é celebrado o Dia de Ação de Graça, conhecido em inglês como "THANKSGIVING DAY", comemorado como um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano, embora tenha sido um ano atípico por causa da pandemia do Covid-19. Registros históricos, mostram que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos teve início em 1621. Durante muitos anos o Dia de Ação de Graças não era considerado feriado nacional, porém, em 1863, o então Presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln ( 1809-1865), declarou que  a quarta quinta feira  de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Para comemorar o Dia de Ação de Graças,  as pessoas se reúnem com a família e os amigos e dizem pelo que são gratos. Depois vem a parte do jantar com comidas típicas, como a torta de abóbora, o peru, o purê de batatas, o milho cozido e outras iguarias, que marca o início das festividades de natal na América do Norte.

                      FAMÍLIA  SIMPSONS CELEBRANDO O THANSKGIVING DAY  ( divulgação)


                            


                                DIEGO MARADONA


Em Buenos Aires, o corpo do jogador argentino Diego Armando Maradona Franco, falecido ontem (25),  em Tigre, aos 60 anos,  foi velado na Plaza de Mayo, na Casa Rosada e sepultado no cemitério Jardins de Bella Vista.
Maradona foi um futebolista e treinador argentino, nascido em Lanús, que atuava como meia e atacante. Foi um dos maiores futebolistas de todos os tempos e liderou a conquista da Copa do Mundo de 1986,

                                               DIEGO MARADONA  ( GOAL COM. / GETTY IMAGES)
                                                                ( divulgação)


                          


                         LEGO COLISEU DE ROMA


Em Roma, a Lego,  empresa dinamarquesa,  anunciou que vai lançar amanhã (27), durante o Black Friday,  um modelo do Coliseu de Roma, com 9036 peças, que será o maior conjunto já feito pela empresa. A réplica do icônico anfiteatro da Itália, superou o kit da nave "Millenium Falcon", da saga "Stars Wars", que tem 7541 blocos de lego..
O Coliseu da Lego possui três andares e tem 27 centímetros de altura e 59 centímetros de profundidade. Além disso, a empresa destacou que o conjunto foi reproduzido com o máximo de detalhes do real monumento.
O designer Rok Zgalin Kobe, explicou que um dos maiores e mais importantes desafios foi transmitir a monumentabilidade do Coliseu com tijolos e a característica arquitetônica original. como as fileiras do Coliseu flanqueando os arcos em diferentes estilos, além do visual imponente.
O conjunto conta com as 80 divisórias das bancadas, seguindo fielmente a mesma quantidade do monumento original, e três  tons de peças para representar o envelhecimento do anfiteatro, que tem quase dois mil anos.
O kit estará disponível nas lojas e no site da empresa.

                                                      COLISEU LEGO ( Divulgação)
RYAN McNAUGHT,  CRIADOR E MONTADOR PROFISSIONAL DA LEGO (Reprodução/divulgação)


LEGO ( Divulgação)





         AMERICAN DREAM - EL SUEÑO  AMERICANO


Em Madrid,  o Espaço Cultural Caixa Fórum Madrid apresenta uma exposição sobre a arte gráfica na América do Norte que surgiu em 1960, fornecendo uma visão nova e diversificada de artistas que enfrentaram os diferentes períodos de profundas mudanças sociais e políticas que foram e continuam a ser experimentadas nos Estados Unidos. 
A exposição reúne mais de 200 obras gráficas  dos artistas norte-americanos,  Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Robert Rauschenberg, Edward Ruscha, Donald Judd, Jasper Johnson, Chuck Close e Willem de Kooning,  a maioria delas do Museu Britânico de Londres,
O objetivo da exposição é mostrar como a arte gráfica, após o surgimento da Pop Art, em 1960,  na cultura visual americana, encontrou um novo público de classe média afluente o suficiente para comprar obras gráficas. 
Alguns artistas usaram o meio como forma de expressão para abordar questões como consumismo, política feminismo  e direitos civis.




FOTO  1  -  ANDY WARHOL  - (1928-1987) foi pintor, cineasta e fotógrafo gráfico ( Wikipedia)
FOTO  2 -   ROBERT RAUSCHENBERG ( 1925-2008), foi colagista, pintor e artista gráfico (wikipedia)
FOTO  3  -  JASPER JOHNSON (1930...) é um dos pioneiros da Arte Pop americana (wikipedia)
FOTO 4  -  ROY LICHTENSTEIN ( 1923-1977) - pintor identificado por valorizar os clichês de histórias de quadrinhos 
FOTO  5  - EDWARD RUSCHA ( 1937...) é um pintor, gravador, desenhista, fotógrafo de cinema) (wikipedia e Artsy)
FOTO  6  - DONALD JUDD ( 1928-1994), foi pintor e artista plástico minimalista ( Piet Hein Eek - wikipedia)


         ANDY WARHOL   CULTURA GENIAL                         ANDY WARHOL  YOO MAG LIFESTYLE UAI, COM, BR
                  RICHARD NIXON, JANE FONDA, JUDY GARLAND  E LIZA MINNELLI BY ANDY WARHOL ( ART NET NEWS -1978)

ROBERT RAUSCHENBERG 

                                                                                                      JASPER JOHNSON 

                                                                                                           ROY LICHTENSTEIN

                                                                                                    EDWARD RUSCHA

                                                                                                    DONALD JUDD









CENTENÁRIO DE  CLARICE LISPECTOR


 Em Paris, para celebrar os 100 anos de nascimento  da escritora brasileira Clarice Lispector, 10 de dezembro, a mítica Editions des Femmes, lança  uma Caixa Especial com a versão francesa de "A Paixão, segundo GH" e "A Hora da Estrela".
A  Revista francesa Télérama publicou a frase "Um Grito Lançado em uma Língua Poética Loucamente Invertida, mas de grande Simplicidade", ecoando o fascínio  da público francês com a literatura  de Clarice Lispector (1920-1977), desde a década de 1970. 
Em conversa com a RF1 a escritora francesa Héléne  Cixous,  o filho de Clarice, Paulo Gurgel Valente e a editora da Caixa Especial, Christine Villeneuve, falaram sobre o lançamento do Box Especial acompanhado de livretos de fotos  e manuscritos originais.



(divulgação)

                                 BY ÁLISSON OLIVEIRA                                                      (WIKIPÉDIA)                                            (ilustração  Mariana Valente)







XV FESTIVAL FLAMENCO


Em Madrid, o Teatro Del Canal, apresenta o XV Festival Flamenco de La Comunidad de Madrid, de 1º a 20 de dezembro, que este ano, homenageará o cantor flamenco  "Enrique Morente" (1942-2010) evocando o seu mundo sonoro através do talento de artistas de várias gerações e com uma exposição fotográfica. O programa inclui mais de 37 espetáculos, sendo 19 de canto, 8 de dança, e 9 de violão tendo como espinha dorsal o universo do flamenco do maestro Enrique Morente, nos quais estarão presentes figuras importantes da cena flamenca da atualidade dirigido por Antonio Benamargo, com a participação  dos artistas mais inovadores e clássicos, jovens estreantes e veteranos mostrando sua arte nos diversos espaços.


                                                  ENRIQUE MORENTE (divulgação Listal e Cofradia del Huerto)
( Divulgação  Comunidad de Madrid - Suma Flamenca)
CARMEN LINARES, ARCÁNGEL E MARINA HEREDIA (Divulgação  Comunidad de Madrid -Suma Flamenca)
                                                                 (Divulgação Civitatis)
(Divulgação Comunidad de Madrid - Suma Flamenca)




ALPHONSE MUCHA


No Rio de Janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil CCBB apresenta desde 18 de novembro a exposição "ALPHONSE MUCHA: O LEGADO ART NOUVEAU",  mostrando 100 obras cedidas pela Fundação Mucha, a maior coleção do mestre tcheco exibidos no Brasil, com o patrocínio da BBDTUM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Banco do Brasil). A exposição fica em cartaz até 28 de fevereiro de 2021.
Com curadoria de Tomoko  Sato e Ania Rodriguez, a mostra é dividida em quatro temas:
1 - Mulheres, Ícones e Musas;  2 - O Estilo Mucha, uma Linguagem Visual e Beleza; 3 - Epopéia Eslava, Beleza o Poder da Inspiração; 4 - O Legado do Estilo Mucha.
Alphonse Maria Mucha (1860-1939), nasceu na Republica Tcheca (Checoslováquia) foi um pintor, ilustrador e designer gráfico e um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau, que produziu desde cartazes para espetáculos de Sarah Bernhardt até anúncios de cervejas e caixas de biscoito. As fotos e cartazes são divulgadas pela Fundação Mucha (Mucha Foundation).


MUCHA EXHIBITION OPENS IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL, ON 18TH NOVEMBER

ALPHONSE MUCHA  (divulgação Fundação Mucha)

                                                                                                      (DIVULGAÇÃO)
ALFONSE MUCHA  - SELF-PORTRAIT
                                 MUCHA  - BYZANTINE HEADS                                                                MUCHA - ZODÍACO - LITOGRAFIA DE 1896
(divulgação)
 MUCHA - CARTAZ PARA O FESTIVAL SW SOKOL. EM 1926, EM PRAGA
MUCHA - LITOGRAFIA  IMPRESSA EM CETIM, 1899
                                        MUCHA - CANÇÃO DA BOEMIA DE  1918  ( divulgação)





MEL BROOKS


Em São Paulo, teve início ontem (25) a mostra "Mel Brooks - Banzé no Oeste",  reunindo 29 filmes entre longas-metragens, curtas e documentários.
Esta mostra é a mais abrangente retrospectiva sobre o diretor, compositor, ator, roteirista e produtor, de 94 anos, hoje, considerado um dos maiores diretores americanos de comédia de todos os tempos.
Com curadoria de Eduardo Reginato e José de Aguiar, a mostra abrange 60 anos  do trabalho de Mel Brooks, e vai até 21 de dezembro de 2020.
Mel Brooks ganhou os prêmios Emmy, Grammy, Oscar, AFI Life Achievement Award.
Durante 41 anos foi casado, desde 1964, com a atriz Anne Bancroft ( 1931-2005), até seu falecimento.
A mostra foi apresentada este ano no CCBB RJ , em março deste ano.


                                               MEL BROOKS - HISTÓRIA DO MUNDO PARTE I  ( divulgação)
                        A ÚLTIMA LOUCURA DE MEL BROOKS COM BERADETTE PETERS ( divulgação)
DIVULGAÇÃO GI Jews
                                MEL BROOKS E ANNE BANCROFT  _ (Getty Images)







IMPRESSIONISMO ALEMÃO


Em Madrid, o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza apresenta  a exposição temporária, desde 27 de outubro,  "O Expressionismo Alemão, da Coleção do Barão  Hans Heinch Thyssen-Bornemisza, reunindo pela primeira vez em décadas, as obras do expressionismo alemão, que inclui  obras pertencentes a Carmen Thyssen-Bornemisza e de seus filhos.
Com curadoria de Paloma Alarco, a mostra pretende modificar a habitual apresentação cronológica de expressionismo nas galerias do museu para oferecer uma nova visão, estruturada em torno de três conceitos :
1 -O processo de criação das pinturas;  2 - O seu sucesso com o público e a crítica ; 3 - A relação entre o Barão Thyssen e seus negociantes de arte e os projetos de exposições que organizou para promover o conhecimento de sua coleção internacionalmente.
O museu recebeu o nome do entusiasta de arte, o holandês  Barão Hans Heirich Thyssen Bornemisza ( 1921-2002), que  fez sua fortuna comercializando vidros, plásticos, autopeças e aluguel de conteiners, daí possuindo e colecionando o mais valioso acervo particular de arte do mundo.


BARÃO THYSSEN BORNEMISZA (ALARMY/  STOCK PHOTOGRAPHY) ARKITPLUS - PORTRAIT BY LUCIEN FREUD -1981
WASSILY KANDINSK
VINCENT VAN GOGH - A IGREJA DE AUVERS-SUR-OISE -1890
EMIL NOLDE 1931   (O JOVEM CASAL)
                                                                    MAX BECKMANN 1935
AUGUST MACKE - BALLET RUSSO - 1912
                                                                     ERNEST LUDWIG KIRCHNER
                                                                                  FRANZ MARC - 1913
                                                           ERNEST LUDWIG KIRCHNER - 1906



                              


                            DANÇANDO NA LUA


Em Paris, a Maison Chanel preparou um curta metragem, que será lançado em breve, celebrando os 100 anos  do perfume Chanel Nº 5, estrelado pela atriz francesa Marion Cottilard, dançando na lua, com o bailarino Jérémie Bélingard, dirigido por Johan Renek de Chernobyl, com cenários montados nos arredores de Paris.
Uma equipe de peso participou da campanha, como convidados: o diretor sueco  Johan Renck, reconhecido pela série  Chernobyl, a atriz francesa Marion Cotillard e Jérémie Belingard, "etoile" do Paris Ópera Ballet.
Para contracenar com o bailarino, no curta de um minuto,  Marion teve uma semana intensiva de aulas de dança com o coreógrafo Ryan Heffington.
No curta-metragem, Marion faz o papel de uma mulher misteriosa, que viaja para a lua nos seus pensamentos, e lá encontra um homem à sua espera. Depois de uma dança ao luar cheia de sedução, ela volta par a realidade e se depara com o mesmo ao seu lado, numa romântica ponte parisiense, num toque surrealista..



DANÇANDO NA LUA  ( divulgação)
(divulgação)
                                                      JÉRÉMIE  BELINGARD  ( divulgação L'Officiel Brasil)
                                          MARION COTTILARD  (UNIFRANCE)                                             JÉRÉMIE BÉLINGARD  (UNIFRANCE)
                                                                                          MARION COTTILARD ( S/MAGAZINE)
JÉRÉMIE  BELINGARD ( SENS CRITIQUE) - JOHAN RENCK (BY DRESD CENTRAL) - RYAN HEFFINGTON(BY ANGELA PHAM  - BFA, COM.)






CHANEL  Nº 5

Em Paris,  o perfume  Chanel Nº 5  foi criado em 1921, por Cabrielle  Bonheur (Coco) Chanel  (1883-1971), durante um encontro com o perfumista francês Ernest Beaux (1881-1961), no seu laboratório em Grasse, na Riviera Francesa.
Em busca pelo aroma perfeito, Coco Chanel, se inspirou no perfume de Catarina, A Grande, que conheceu Dimitri Romanov, príncipe russo exilado na França. Ao mesmo tempo em que se abre para a vida, Gabrielle cria o Chanel Nº 5, que se tornaria o perfume mais famoso do mundo, com 80 componentes, entre os quais a rosa de maio, a flor Ylang Ylang, odores sintéticos e de animal, que juntos celebram a nova mulher e sintetizam o cheiro do amor.
Durante décadas,  as campanhas publicitárias foram protagonizadas desde os anos 1950,  por dezenas de atrizes e modelos,  como Marilyn Monroe, Catherine Deneuve, Carole Bouquet, Gisele Bundchen, Candice Bergan, Suzy Parker,  Nicole Kidman,  Ali MacGrow, o ator Brad Pitt. e agora Marion Cottilard.


                             GABRIELLE CHANEL E ERNEST BEAUX  ( Divulgação Perfume Power)
                                        MARILYN MONROE USAVA DUAS GOTAS DE CHANEL Nº 5 PARA DORMIR (divulgação)
MARION COTTILARD  ( divulgação L'Officiel Brasil)

                                                        MARILYN MONROE                                                                                   CAROLE BOUQUET
CAROLE BOUQUET FOI O ROSTO ESCOLHIDO PARA ESTRELAR CAMPANHA DO CHANEL N 5, VEINCULADA NAS DÉCADS DE 1980 A 1990  

SUZY PARKER MODELO E ATRIZ CORTESIA  GEEKSON COFFE COM.)
                               GISELE BUNDCHEN                                                                                              NICOLE KIDMAN 






EMMY 2020


Em Nova York, aconteceu na última segunda-feira (23) a 48ª Cerimônia de entrega dos  internacional Emmys ( Emmy Internacional 2020), transmitido ao vivo do Hammerstein  Balroom, no Manhattan Center, através do site da Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas, que reconheceu a excelência de produções feitas exclusivamente para televisão fora dos Estados Unidos e de conteúdo de língua não inglesa produzido para a TV Estadunidense.
O Brasil e o Reino Unido foram os concorrentes com maiores participações, nas 11 categorias, com sete para cada um, sendo 4 prêmios para o Reino Unido e 2 para o Brasil.
A novela da TV Globo, Órfãos da Terra venceu o Emmy Internacional 2020 de melhor novela, marcando o bicampeonato  das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid
A série brasileira "Ninguém Tá Olhando", da Netflix ganhou a melhor categoria Comédia.
A  melhor atriz foi a inglesa Glenda Jackson, de 84 anos, que venceu Andreia Beltrão na série Hebe. da Rede Globo. O melhor ator foi o inglês de 13 anos, Billy Barrat,


BRASIL PREMIADO NA CATEGORIA MELHOR TELENOVELA - ÓRFÃOS DA TERRA, ( Renato Goés e Julia Dalavia0  E MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA NINGUÉM TÁ OLHANDO,  COM KÉFERA BUCHMANN E VICTOR LAMOGLIA   (REPRODUÇÃO UAI. COM. BR).


Glenda Jackson (DIVULGAÇÃO - WIKIPEDIA)
Glenda Jackson (Divulgação playbill)
 BILLY BARRAT - Melhor ator (IMDB COM)






CARROSSEL SOCIAL E CULTURAL:


HAPPY BIRTHDAY TO :

                               JOÃO JORGE AMADO ( aniversariante), ladeado  com GIL E ISADORA LEAL XAVIER
                         ALVACELI E GILDARTE RAMOS ( aniversariante), com  JOSÉ FRANCISCO  BRANDÃO





A EDIÇÃO 209 DO CARROSSEL HOMENAGEIA  O DIA DAS BAIANAS, COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, DIVULGADAS NAS REDES SOCIAIS:

                                                             IVAN MORAES
                                                            GERALDO CASADO
                                                             DI CAVALCANTI
                                                              JURANDI ASSIS
                                               LUIZ HUMBERTO CARVALHO
                                                                          DJANIRA
                                                         CÂNDIDO PORTINARI
SIMON MARIS 
                                                                    HARRY ELSAS 
                                                                  BERNY MATHIAS

                                                                    
                                                                       
                                


ENCERRAMOS A EDIÇÃO 209 COM O PENSAMENTO DA ROMANCISTA AUTODIDATA INGLESA MARY ANN EVANS, QUE ASSINAVA COM O PSEUDÔNIMO  GEORGE ELIOT



OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 210. ATÉ LÁ !!!!!!
 


Um comentário: