CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 14 DE JANEIRO DE 2021, EDIÇÃO 216
SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
INICIAMOS A EDIÇÃO 216 LEMBRANDO O MÊS DE JANEIRO EM FEIRA DE SANTANA, NOS ANOS 60 E 70 QUANDO ERAM REALIZADOS OS FESTEJOS DA PADROEIRA DA CIDADE, NOSSA SENHORA SANTANA, ATRAVÉS DA TELA DO SAUDOSO ARTISTA PLÁSTICO FEIRENSE CARLO BARBOSA, COM A TELA "LAVAGEM DA IGREJA", DATADO 1978.
ACERVO PESSOAL
LEMBRAMOS NESSA EDIÇÃO, A FESTA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM DE 2020, QUE HOJE (14), NÃO TEVE A TRADICIONAL LAVAGEM DO BONFIM DE 2021, NEM VISITAÇÕES À COLINA SAGRADA, COM A IGREJA FECHADA E UMA PROCISSÃO SEM PÚBLICO, E MOTORIZADA, TRANSMITIDA PELAS REDES SOCIAIS E TELEVISÃO COM O LEMA "QUEM TEM FÉ FIQUE EM CASA", DEVIDO A PANDEMIA DO COVID 19
NOSSO SENHOR DO BONFIM 2020 ( FOTO JOILSON CÉSAR - AG. HAACK) A CASA DA COLINA E A BASÍLICA DO BONFIM, FECHADOS HOJE, NO DIA DA TRADICIONAL FESTA ( Foto MAX HAACK)LAVAGEM DO BONFIM (2020) - ( FOTO JOILSON CÉSAR)BAIANAS NA LAVAGEM DO BONFIM (2020) - FOTO JOILSON CÉSAR)LAVAGEM DO ADRO DA IGREJA DO BONFIM (2020) - (DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE SALVADOR)
"NO AR COQUETEL MOLOTOV"
Em Recife, acontece desde segunda-feira (11), a 17ª edição do Festival Coquetel Molotov, em meio à natureza, interação via Chrome e portal 3D, evento pernambucano, um dos primeiros de uma temporada, com todos os eventos e atrações programadas virtuais, online.
Das atrações do festival, destacam-se dezenas de artistas de várias nacionalidades brasileiras principalmente pernambucanas, citando alguns: Derek, Alessandra Leão, Bel Puã, Amaro Freitas, Jup do Bairro, Avoada, Ava Rocha, Boogarins, Mc Thá, Trio Tuyo, Lia de Itamaracá, entre outros que integram o "line-up".
Em parcerias com as marcas patrocinadoras, o festival terá um ambiente online, em que os visitantes podem criar avatares, oficinas e encontros. O Festival tem o patrocínio de TNT Energy Drink, Natura Musical e outras empresas, incentivado pelo Sistema de Incentivo `a cultura de Recife.
DEREK, ALESSANDRA LEÃO E LIA DE ITAMARACÁ ( Divulgação Diário de Pernambuco)
MARTINS, AMARO FREITAS, BELLA KAHUN E A PERFORMER CARIOCA ARETHA SADICK ( Divulgação Diário de Pernambuco)
RAYSSA DIAS, MC THA E LEO DA BODEGA ( Divulgação Diário de Pernambuco) BOOGARINS E AVA ROCHA, O ENCONTRO INÉDITO DO FESTIVAL . ( Foto Ana Alva Wieding) AVOADA (Foto de Juba Valença e Marcelo Cavalcante) JUP DO BAIRRO E TUYO ( TRIO PARANAENSE FORMADO POR LIO, LAY E MACHADO) -Foto Fernanda Martucci, Revista Noize e Yahoo)
I PECCATI - JOHAN CRETEN
Em Roma, a Academia Francesa de Roma apresenta até 31 de janeiro, se não houver prorrogação, a exposição "I Peccati" de Johan Creten, iniciada em 15 de outubro, com curadoria de Noella Tissier.
A exposição reúne pela primeira vez na Itália, uma coleção de 55 obras do artista, em bronze, cerâmica e resina, reunidas e justapostas a algumas obras históricas de artistas renascentistas como Lucas Van Leyden (1494-1533), Hans Baldung (1484-1545), Jacques Callot (1592-1635), Barthel Behan (1502-1614), marcos subjacentes de Johan Creten.
Johan Creten, nascido em 1963, é um escultor flamenco radicado em Paris e ex-bolsista da Academia Francesa, em Roma que trabalha em todo o mundo, de Haia a Nova York, de Moscou a Cidade do México. O artista já exibiu notavelmente nas salas renascentistas do Louvre em diálogo com Bernard Palissy e no Museu Eugéne De Lacroix.
YOU TUBE WIKIPEDIA
JOHAN CRETEN JOHAN CRETEN JOHAN CRETEN JOHAN CRETEN JOHAN CRETEN
JOHAN CRENE EXPÕE SEUS TRABALHOS AO LADO DE OBRAS DE ARTISTAS RENASCENTISTAS:
LUCAS VAN LEYDEN : foi um gravador e pintor dos Países Baixos (1494-1533)
LUCAS VAN LEYDEN, PORTRIAT BY LEONARD BASHIN LUCAS VAN LEYDEN
HANS BALDING CRIEN - famoso pintor do renascimento, gravador, desenhista e artista vitral (1480-1545)
HANS BALDING AUTO-RETRATO E PORTRAIT (WIKIPEDIA)
HANS BALDING - MISSA DE SÃO GREGÓRIO ( divulgação)
HANS BALDING -A VIRGEM COMO RAINHA DO CÉU ( divulgação)
HANS BALDING - O HOMEM DAS DORES LAMENTADO POR MARIA E ANJOS ( divulgação)
HANS BALDING - EXECUÇÃO DE SAO SEBASTIÃO ( divulgação)
BARTHEL BAHAM - foi um gravador e pintor alemão (1502-1540)
BARTHEL BEHAM - WIKIPEDIA
BARTHEL BEHAM - APRESENTÇÃO DE CRISTO AO TEMPLO ( divulgação)
PAULUS VAN VIANEN - foi medalhista, escultor e ouvires holandês (1570-1613)
CORNELIS KETEL RETRATADO POR PAULUS VAN VIANENPAULUS VAN VIANGEN ( divulgação)
PAULUS VAN VIANEN (divulgação)
MUNDIAL DE HANDEBOL MASCULINO 2021
No Cairo, Egito, começou ontem 13 (quarta-feira), a 27ª edição do Mundial de Handebol Masculino com a participação de 32 seleções de vários países.
A Confederação Internacional, presidida pelo egípcio Hassan Moustafa, manteve o evento e confirmou a presença de público, o que gerou protestos, insatisfação e críticas.
O Campeonato teve que se adaptar às estritas condições sanitárias para atletas, delegações e todos os envolvidos que fizeram testes anti-covid e respeitar as regras de distanciamento social.
A seleção brasileira, todos paranaenses, estreia hoje (14), quinta-feira contra a Espanha, atual campeã europeia e uma das melhores do continente. Dia 17 o Brasil enfrenta a Tunísia e dia 19 encerra com a Polônia, encerrando a primeira fase do campeonato.
Mikkel Hansel, dinamarquês eleito várias vezes como o melhor jogador do mundo de handebol, atualmente é o campeão mundial e marcará presença no campeonato.
Mikkel Hansel WIKIPEDIA e OLYMPIC CHANNEL
MODE IN KLEUR - CHOISE COLOUR
Em Haia, na Holanda, o Kunstmuseum Den Haag, mudou a data da exposição de Christian Dior, programada para setembro de 2020, para o outono de 2021, substituindo pela exposição "Choise Colour" composta em grande parte por itens do acervo da coleção do próprio museu, criado e programado antes da pandemia em março. Usando a moda para explorar o simbolismo da cor, apreciando as criações dos principais designers holandeses e internacionais incluindo "Comme des Garçons": Chanel, Alaia, Dries Van Noten, Louis Vuitton, Walter Van Beirendonek, Vivienne Westwood, Gianni Versace, Thierry Mugler, Jacques Heim, Fong Leng, Jan Taminian, Frank Govers, Dick Holthans, Issey Miyake, Emilio Ungaro, Liberty's, Eduard Malyneux entre outros.
Fashion Colours conta muitas histórias sobre a esperança e cor usando as modas de ontem e de hoje. Vários estilistas , incluindo Valentino, mostram peças que lhes dão esperança. A exposição pode ser visitada até 28 de fevereiro de 2021, se não houver prorrogação.
FOTO 1 - FRANS MOLEENAAR - MINI VESTIDO DE 1967 - PHOTO BY ALICE GROOT)
FOTO 2 - FRANK GOVERS - VESTIDO DE NOITE 1968 = PHOTO BY ERIK E PETRO HESMERG
FOTO 3 - CHRISTOFER JOHN ROGERS - 2020 - PHOTO BY HOLLANDSE HOOGTE -AFP
FOTO 4 - EMMANUEL UNGARO - 1967 - PHOTO ERIK E PETRO HESMERG
FOTO 5 - HUBERT DE GIVENCHY - VESTIDO DE FESTA 1960 PHOTO ERIK E PETRO HESMERG
FOTO 6 - VALENTINO - 2028 - PHOTO HOLLANDSE HOOGTE (REX)
FOTO 7 - FRANG LENG MANTEL VELASZQUEZ - 1974 - (ACERVO DO KUNSTMUSEUM)
FOTO 8 - VESTIDO INGLATERRA - 1860/62 - PHTO ALICE DE GROOT
FOTO 9 - LIBERTY' COM - 1906/7- PHOTO ERIK E PETRO HESNERG
FOTO 10 - CHRISTOPHER JOHN ROGERS - MODELO E ATRIZ ZANDAYA ( GETTY IMAGES)
FOTO 1 FOTO 2 FOTO 3 FOTO 4 FOTO 5 FOTO 6 FOTO 7 FOTO 8 FOTO 9 FOTO 10
INGRID SILVA
Em Nova York, a brasileira Ingrid Silva, primeira bailarina da renomada Companhia Dance Théatre of Harlem, é uma das convidadas da 14ª Conferência de Empoderamento e Desenvolvimento de Mulheres Latino- Americanas, na Universidade Americana de Harvard.
Ingrid Silva abordará o tema: "Como saiu de Benfica, na zona norte do Rio, até chegar a Nova York, e ser uma referência ao universo da dança, de ser filha de uma empregada doméstica que teve a oportunidade de fazer parte do projeto "Dançando para não Dançar", na Comunidade da Mangueira e hoje liderar duas plataformas: EmpowHer New York e Blacks in Ballet.
Ingrid Silva é bailarina profissional, nascida no Rio de Janeiro, que veio para Nova York aos 18 anos após ser convidada pelo Dance Theatre of Harlem. Além de bailarina é também influenciadora digital.
A plataforma Empowher gera oportunidades de educação e networking para quem aspira a trilha e seus próprios caminhos.
instagram twitter divulgação
LURDIANA TEJAS
No Cairo, Egito, uma bailarina brasileira Maria Lurdiana Alves Tejas de 32 anos, atendeu aos pedidos das funcionárias de um salão de beleza para que "dançasse um pouquinho" para suas colegas, porém, não imaginava que sua vida mudaria radicalmente a partir daquela apresentação informal
Lurdiana não vestia nenhuma peça do figurino tradicional de dança do ventre, A apresentação sorridente e espontânea foi registrada por um celular e o vídeo postado nas redes sociais, causou uma explosão com mais de 100 milhões de visualizações. No twitter, tanto no Cairo quanto em Dubai, a hashtag # "Lurdiana # Brasil" foi parar no trending topies por dois dias seguidos, transformando Lurdiana em uma celebridade que ganhou visibilidade no competitivo mercado da dança do ventre no Egito.
Lurdiana, nasceu em Porto Velho, foi criada pela avó em uma área rural. O contato de Lurdiana com a dança acontecia apenas por meio de apresentações nas festas do Boi Bumbá.
LURDIANA TEJAS -
(Arquivo Pessoal - Estadão) LURDIANA TEJAS ( REPRODUÇÃO INSTAGRAM ) (divulgação- Instagram)
A BONDOSA CRUELDADE - LEÓN FERRARI
Em Madrid, o Museu Reina Sofia apresenta desde dezembro de 2020, a exposição "La Bondadosa Crueldad - Léon Ferrari, 100 anos", mostrando o legado de Ferrari num extenso repertório de obras que evidenciam o seu senso crítico para responder ao poder, seja político, religioso ou dos meios de comunicação social.
A exposição permite-nos ver como a obra de Ferrari conjuga a experimentação formal, poética, conceitual e política sem possibilidade de encaminhar em uma tendência ou estilo.
Trata-se de um conjunto de colagens, desenhos, esculturas, vídeos e pinturas reunindo um total de 219 cópias únicas
A exposição leva o título do livro de poemas e colagens de León Ferrari (1920-2013) em que o artista alertava para uma "crueldade" tão intimamente misturada com o bem que a esconde"
A curadoria da mostra é de Fernando Carvajal, Javier Del Olmo, Andrea Wain e a equipe Flfaa
Leós Ferrari, foi um artista conceitual argentino e segundo o New York Times era um dos cinco artistas plásticos mais provocadores e importantes do mundo. Os pilares de sua obra foram as guerras, todas as formas de intolerância e religião. Faleceu aos 92 anos em Buenos Aires.
A exposição fica em cartaz até 12 de abril de 2021.
LEÓN FERRARI ( Divulgação)
LEÓN FERRARI ( Divulgação)
LEÓN FERRARI (divulgação)
LEÓN FERRARI ( divulgação)
LEÓN FERRARI ( Divulgação)
LEÓN FERRARI - HELICÓPETERO ( Divulgação) LEÓN FERRARI
XVI RIO HARPA FESTIVAL
No Rio de Janeiro, começa amanhã (15) até 5 de fevereiro, a versão latino-americana virtual do XVI Festival de Harpas, reunindo 15 músicos de 9 países, entre artistas brasileiros e orquestras de projetos sociais. Apoiado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o evento está inserido no projeto " Música no Museu" que, em 24 anos de atividades ininterruptas de janeiro a dezembro que atingiu o Brasil de norte a sul.
A estreia amanhã (15) é com a banda brasileira de Rio Claro (SP), "Burning Symphony" formada por Jonathan Fanganello ( harpa), Celso Lazzarini (flauta), Pedro Bortolin ( violoncelo) e Edson Tamiazo (bateria), que apresentam um repertório composto por música de rock como Iron Maiden, Helloween, Nightwish, Black Sabbath, Led Zeppelin, AC/DC, e Stratovarius, que toca clássicos, rock and roll, heavy metal em instrumentos eruditos e com arranjos inéditos.
Das atrações do festival, destacam-se os harpistas brasileiros Nando Araújo, Tatiana Henna, o peruano Yns Ever, o equatoriano Ernesto Guerra, o paraguaio Lucas Zaracho, o colombiano Trio Camilo Lopez, o mexicano Baltazar Juarez, o chileno Trio Cristian Rodrigues entre outros harpistas.
BURNING SHYMPONY (
divulgação)) YNS EVER ( facebook) NANDO ARAÚJO - BRASIL - YOUTUBE TATIANA HENNA - BRASIL (facebook) BALTAZAR JUÁREZ (MEXICO) Facebook) ERNESTO GUERRA EQUADOR - EL UNIVERSO
CARLOS JOSÉ - UMA NOITE DE SERESTA
No Rio de Janeiro, o Instituto Moreira Salles, recebeu da família do cantor seresteiro Carlos José (1934-2020) um precioso acervo fonográfico incluindo raridades 78 RPMs. O cantor gravou preciosidades como a série de seis LPs "UMA NOITE DE SERESTA", com repertório fantástico de modinhas e canções seresteiras nos anos 1960 e início de 1970. No acervo há gravações de músicas de Tom Jobim, ainda jovem, com as canções "Aula de Matemática" e "Foi a Noite"
Carlos José foi um dos últimos cantores do rádio.
As fotos de Carlos José são divulgadas no facebook do seresteiro.
reprodução (Facebook)
G1- GLOBO
FACEBOOK
FACEBOOKCARLOS JOSE E SILVIO CALDAS ( Facebook) CARLOS JOSÉ E AGNALDO RAYOL ( FACEBOOK) JERRY ADRIANI E CARLOS JOSÉ ( Facebook)CARLOS JOSÉ, ROBERTO CARLOS E CARLOS GALHARDO ( Facebook)
CARROSSEL CIRCULANDO NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL
"
"BON ANNIVERSAIRE"
HILDETE GALEÃO
BABY OLIVEIRA
PARABENIZAMOS TODOS OS FOTÓGRAFOS PELO SEU DIA OCORRIDO NO ÚLTIMO DIA 8 DE JANEIRO, ATRAVÉS DA FOTO DE TOBY MELVILLE (REUTERS)
RETRATO DE UM AVIÃO SOB A LUA, NOS CEUS DE LONDRES
NA ESFERA CULTURAL A HOMENAGEM DOS ARTISTAS PLÁSTICOS AO NOSSO SENHOR DO BONFIM, PELO DIA DA TRADUCIONAL LAVAGEM DO BONFIM.
LUIZ HUMBERTO CARVALHO
ERONILDES DA SILVA BACELAR
JURANDIR ASSIS
SÁ CORTEZ
GABRIELA DANTÉS
AÉCIO
LUIZ NOGUEIRA NETO
CHICO MAZZONI
MURILO RIBEIRO
ENCERRAMOS A EDIÇÃO 216 COM O PENSAMENO DE MICHELLE MENESES
OBRIGADO AMIGOS POR ACOMPANHAR NOSSAS POSTAGENS E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 217.
ATÉ LÁ !!!!
EXCELENTE .
ResponderExcluir