Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 21 DE JANEIRO DE 2021, EDIÇÃO 217


                       SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 217 APRESENTA AS NOTICIAS QUE ACONTECERAM, ACONTECE E ACONTECERÃO AO REDOR DO MUNDO DESTACANDO: O DIA DE SÃO SEBASTIÃO NO RIO DE JANEIRO//// A POLÊMICA DA CAPA DA REVITA VOGUE DE FEVEREIRO //// O DOCUMENTÁRIO QUE HOMENAGEIA SOPHIA LOREN //// O LIVRO SOUCÉRIE //// A EXPOSIÇÃO DE MANOLO VALDÉS, ////O FESTIVAL DE CINEMA DE TIRADENTES////   BABY TRUMP NO MUSEU DE LONDRES //// O MUSICAL ALENTO //// MILANO FASHION WEEK MEN'S//// FFF MILANO//// 


                           SALVE SÃO SEBASTIÃO


NO RIO DE JANEIRO, foi comemorado ontem (20), o 145º ano da festa    do padroeiro da cidade, São Sebastião totalmente diferente dos anos anteriores, sem a presença maciça dos fiéis  que obedeceram as recomendações para acompanhar a programação e celebrações pela Rádio Capital, Mídias  da Arquidiocese e redes sociais.



       
                             DJANIRA - SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

O PREFEITO EDUARDO PAES RECEBEU  A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO DAS MÃOS DO ARCEBISPO DOM ORANI TEMPESTA, NA SEDE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, NA CIDADE NOVA ( FOTO ESTEFAN RADOVICZ  - O DIA)DOM ORANI TEMPESTA LEVOU A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO  AO PALÁCIO GUANABARA E POUSOU AO LADO DO GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO E A PRIMEIRA DAMA ANALINE COSTA CASTRO E SILVA ( Foto Rafael Campos)

O   Cardeal Dom Orani João Tempesta,  18º Bispo do Rio de Janeiro, usou a palavra-chave ESPERANÇA  para as celebrações  neste ano. A tradicional procissão ocorreu com uma carreata quilométrica por conta do covid-19.. Após a missa pela manhã a carreata saiu da Basílica Matriz de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, percorrendo várias ruas cariocas.  Outra carreata saiu às 14:30h da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na Zona Oeste em direção a Catedral Metropolitana, no centro, que após a chegada da imagem, foi celebrado pelo Cardeal Dom Orani, uma missa drive-in na porta da Catedral, com público limitado de 1500 pessoas, reduzido  da sua cuja capacidade total  de 5000 pessoas.
Às 20h, houve o Auto de São Sebastião, sem a presença do público que acompanhou pelas redes sociais, seguido de "live musical", sob  a responsabilidade do Vicariato Episcopal a Cultura. da Arquidiocese.


                                           


                                          VOGUE MAGAZINE - AMÉRICA

Em Nova York, a edição da revista Vogue América de fevereiro traz na capa a vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris que é alvo de várias polêmicas desde o último dia 12,  quando foi postada no instagram e nas redes sociais a edição da revista , cuja capa foi  alvo de críticas e várias discursões que levou  a influente editora-chefe da revista, a inglesa Anna Wintour, a dar explicações afirmando que não quis minimizar a sua "incrível vitória". mostrando    as capas na versão digital e impressa, ambas feitas pelo fotógrafo Tyler Mitchell. A primeira  traz uma foto de Kamala Harris em um terninho azul claro, enquanto a segunda e polêmica exibe a vice-presidente num look mais despojado, usando um par de tênis da marca All Star.

A publicação,  foi acusada de ter clareado o rosto da  vice-presidente  dos Estados Unidos. Na imagem  também é criticado por ter escolhido uma foto na qual a democrata aparece, em uma postura como descontraída demais.

KAMALA HARRIS ( GETTY IMAGES)                                                      KAMALA HARRIS BY      BERNADETE ALVES CO
                                             KAMALA HARRIS E ANNA WINTOUR      ( BY MYLESKALUS VIA WIKIPEDIA COMMOMONS)

                                 OK MAGAZIN                                               FILMOW                                         GETTY IMAGES
     ANNA WINTOUR - ILUSTRAÇÃO DO THE NEW YORK TIMES, PHOTO BY CHRISTOPHE PETIT TESSON EPA VIA SHUTTERSTOCK


TYLER MITCHEL é um fotógrafo americano de 26 anos que mora no Brooklyn e é mais conhecido pela foto de Beyoncé para a capa da Vogue de setembro de 2018. Pela primeira vez em 126 anos, a publicação teve foto de capa assinada por um fotógrafo negro, que foi escolhido pela cantora
         TYLER MITCHEL - SELF PORTRAIT 2019 BRITSH VOGUE                TYLER MITCHEL BY MIRANDA BARNES - THE NEW YORK TIMES
BEYONCÉ NA CAPA DA VOGUE DE SETEMBRO DE 2018.
                  NEW YORK TIMES                               BEYONCÉ - GETTY IMAGES                            NEW YORK TIMES

 Beyoncé depois de  ser capa da Vogue, abriu espaço para a modelo africana SHUDU GRAM tornar-se a primeira supermodelo digital do mundo, criada por meio de computação gráfica pelo fotógrafo britânico Cameron James Wilson, que foi acusado de racismo, com técnicas de 3D.

SHUDU GRAM, MODELO AFRICANA CRIADA POR MEIO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA PELO FOTÓGRAFO BRITÂNICO CAMERON JAMES WILSON         ( REPRODUÇÃO INSTAGRAM)




SOPHIA LOREN


Em São Paulo, a Netflix Brasil, apresentou  no último dia 15, um documentário de curta-metragem de 32 minutos,  homenageando numa plataforma especial  uma das maiores estrelas da sétima arte Sophia Loren, aos 86 anos, que voltou à ativa na produção "The Life Ahead", com o filme   "What Would Sophia Loren Do"? ( O Que Sophia Loren faria?)
Estrelado pela atriz Nancy Vincenza  Careri Kulik, uma avó ítalo-americana de Fort Lee, New Jersey, que experimentou muitos desejos e triunfos, enfrentando a jornada da vida com amor, resiliência e alegria, inspirada em parte por outra avó-italiana, a estrela de cinema Sophia Loren.
Dirigido pelo cineasta Ross Kauffman, Sophia Loren ícone do cinema mundial que está nas telas desde 1950 e sem intenção de se aposentar sempre soube se valorizar e apresentar sua beleza sedutora de uma forma divertida..


REPRODUÇÃO NETFLIX
SOPHIA LOREN E NANCY VICENZA CARERI KULIK ( NETFLIX)
        ROSS KAUFFMAN ( AMERICAN FILM SHOWCASE)        (OSCARS WIKI - FANDOM
     1956                                                          1960                                                            1964   GETTY IMAGES
                 1970                                                               1993                                      1995  GETTY IMAGES
                            2002                                     2004                                             2008  GETTY IMAGES
                                        2013                                                                2014  GETTY IMAGES
SOPHIA LOREM BY REN ZHEN YU


                           



SOUCIÈRE ( BRUXA)


Em Paris, Alix Paré, historiadora  francesa especializada em pintura ocidental, recentemente publicou  o livro "Sorcière" (Bruxa, em português), pela Éditions du Chêne, uma obra que  detalha o nascimento e a evolução da representação da bruxa na História da Arte. É um livro, segundo a crítica, emocionante sobre a invenção desta mulher má, uma vez que, as bruxas, se um dia existiram foram antes de tudo inventadas pelo olhar das pessoas que as temiam.


DA ESQUERDA PARA DIREITA, ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO O VÔO DE DUAS BRUXAS SOBRE UMA VASSOURA E UM PAU, EM LE CHAMPION DES DAMES, DE MARTIN LE FRANC 1451. AS TRÊS MULHERES E TRÊS LOBOS, AQUARELA DE EUGÉNE GRASSET, POR VOLTA DE 1900.  A ILUSTRAÇÃO DO PINTOR IVAN BILIBIN EM 1900         ( WIKIPEDIA)
          ALIX  PARÉ VALLERAND     (SOUND CLOUD)                                                    ALIX  PARÉ     ( LE SANCTUAIRE DE LA CULTURA)





AS FORMAS DO TEMPO


Em Roma, o artista espanhol Manolo Valdés, nascido em Valência em 1942, após uma ausência de 25 anos, retornou à Itália, em outubro passado com uma mostra individual, no Museu Palazzo Cipolla, previsto para encerrar em 10 de janeiro, porém, com o "lockdown" na Itália, será prorrogada a data de encerramento. A exposição, ocupa o Espaço da Fundação do Terceiro Museu Pilar, no Palazzo Cipolla. 
Com curadoria  de Gabriele Simongini, são mostradas 70 obras do artista entre pinturas e esculturas que retratam o processo criativo dos anos oitenta até os dias de hoje.
A metade das obras provém de Madri, diretamente do artista, e as outras de coleções particulares e da Galeria Contini de Veneza, que representa o artista na Itália.
As obras expostas têm origem a uma obra-prima do passado, com as quais o artista faz interface, desde Velazquez a Rubens e Zurbarán, de El Greco a Léger, Matisse, Lichtenstein, dando vida a um diálogo multifacetado que se completa nas obras expostas. As obras mostradas são divulgação.


PALAZZO  CIPOLLA  ( Divulgação)
A FORMA DO TEMPO DE MANOLO VALDÉS ( Divulgação)
       MANOLO VALDÉS      (ARTARTE)                                         GALERIA  BAT ALBERTO CORNEJO (divulgação)












MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Em Tiradentes (MG), começa amanhã (22), até 30 de janeiro a  24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, abrindo o calendário audiovisual brasileiro, com a exibição de 114 filmes de 19  Estados Brasileiros, oriundos da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina que farão suas estreias em sessões e debates.
Dos 19 Estados participantes, 79 títulos destacam a Pandemia e Imaginação, no evento, totalmente gratuito e online, com longas, média e curtas-metragens em pré-estreias, debates, rodas de conversa e encontro com os filmes a serem transmitidos ao vivo.
A homenageada é a cineasta Paula Gaitán e coloca em debate o tema vertentes da criação.
PAULA GUITÁN é uma artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta franco-colombiana, graduada em Artes Visuais e Filosofia pela Universidade de Los Andes, em Bogotá. Mudou-se para o Brasil em 1977 e no ano seguinte trabalhou com Glauber Rocha assinando  a direção de arte do filme " A Idade da Guerra", com Ana Maria Magalhães e Tarcisio Meira.
Paula Gaitán foi a última mulher do cineasta  e mestre Glauber Rocha, com quem teve dois filhos Ava Rocha e Eryk Rocha


(Divulgação)
TIRADENTES ( divulgação)


GLAUBER ROCHA(1939-1981) E PAULA GAITÁN ( Correio Braziliense)
          PAULA GAITÁN ( SOUNDCLOUD COM)                           PAULA GAITÁN (FOTO LEONARDO LARA MG) 
ANA MARIA MAGALHÃES E TARCISO MEIRA ( MEMORIAS CINEMATOGRÁFICAS)





 

TRUMP BABY


Em Londres,  aconteceu na segunda-feira (18), o pouso no Museu de Londres, de uma grande figura inflável de 6 metros de altura representando  Donald Trump como um bebê louro raivoso, vestido com uma fralda e carregando um celular na mão. O balão gigante de hélio, pago por meio de financiamento  coletivo representa o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, como um bebê laranja bravo. O primeiro voou pelo céu de Londres aconteceu durante protestos contra a visita de Trump em 2018 e esteve em outros países, como França, Argentina, Irlanda e Dinamarca.
Os criadores do balão disseram esperar que ele sirva como lembrete da luta contra a "política do ódio".
O balão se juntará às coleções do Museu de Londres sobre manifestações na capital britânica.

                    O TRUMP BABY, NO MUSEU DE LONDRES  (PHOTO LUKE MAcGREGON - WASHINGTON POST)
                                                                   (DIVULGAÇÃO)






ALENTO 


Em Santander, capital da Contábria, cidade portuária no Golfo de Biscaia, .
 norte da Espanha, o Palácio dos Festivais, apresenta amanhã (22), o espetáculo de dança "Alento", pela Companhia do Ballet Nacional Espanhol Antônio Najarro, após as últimas restrições do Governo da Contábria de reduzir a capacidade dos espaços culturais, por causa do Covid-19.
O espetáculo Alento tem duração de 1 hora e 15 minutos, é inspirado na partitura original do compositor Fernando Egozcue, que será  tocado ao vivo pelo próprio violonista e mais quatro músicos, sob a iluminação de Nicolas Fitschel. e figurinos da requintada designer  espanhola Teresa Helbig,.
A  Companhia inclui 8 coreografias, seis delas estreadas pelo Ballet Nacional Espanhol em junho de 2015 e duas delas estreadas de forma absoluta pela Companhia de Antônio Najarro, em abril de 2020. Navarro considera o trabalho Alento, como um reflexo vivo do seu estilo bem como a sua visão pessoal da dança clássica espanhola, numa memória da sua formação coreográfica inspirada na partitura do grande compositor e violonista  Fernando Egozcue, que  criou uma música muito rítmica e cheia de sensibilidade.

PALACIO DE FESTIVAIS DE CANTABRIA (divulgação)
ALENTO, COMPANHIA DE DANÇA DE ANTÔNIO NAJARRO)  (Foto JORGE CUETO)
                                      ALENTO, ESPETÁCULO DE DANÇA   ( IFOMO NOTÍCIAS 24HS)
                   ALENTO, COMPANHIA DE DANÇA ANTONIO NAJARRO ( divulgação)
                    ALENTO COMPANHIA DE DANÇA ANTONIO NAJARRO  (divulgação)

                                         FIGURINOS DA DESIGNER ESPANHOLA TERESA HELBIG  ( Divulgação)
                         FIGURINOS DA DESIGNER TERESA HELBIG PARA O ESPETÁCULO ALENTO ( Divulgação)

NICOLAS FISCHTEL, DESIGNER DE ILUMINAÇÃO ( CAUPROGES)    TERESA HELBIG ( CYLFASHION WIKIPEDIA)      FERNANDO EGOZCUE                                                                                                                           (Divulgação)
  ANTONIO NAJARRO (PHOTO SAMUEL DE ROMAN - WIREIMAGEM)                           REPRODUÇÃO (facebook)    (INOUT VIAJES)



                               


                  MILANO  FASHION WEEK MEN'S


Em Milão,  terminou na terça-feira (19), o Milano Fashion Week Men's, com 37  grifes masculinas que apresentaram suas novidades para outono-inverno 2021/22, com ideias capazes de chamar a atenção dos homens antenados, que se surpreenderam com as tendências propostas.
A edição "inovadora" apresentou ao público 37 marcas com as novidades na moda por meio de desfiles virtuais e presenciais, com a colaboração da Câmara Nacional de Moda Italiana e do Fashion Film Festival de Milão..
Ermenegildo Zegna abriu  a Semana de Moda de Milão com um desfile acompanhado "via streaming", enquanto Dolce & Gabbana, cancelou o seu desfile marcado para dia 16, devido ao aumento do Covid-19.  A Fendi e Etro fizeram desfiles, sem público ao vivo.



A FENDI mostrou sua coleção projetada por Silvia Venturini Fendi e com o artista Noel Fulding, ícone da cena undergroud londrino, que forneceu uma série de arte psicodélicas para a coleção Fendi, por meio de sua arte de rabiscar separando o logotipo da Fendi e enfatizando o espirito cósmico da estação por meio de sua arte de rabiscar multicoloridas. 

FENDI
Nova versão do jeans para o inverno da grife Moschino    TERNOS CRIADOS POR JEREMY SCOTT, PARA A COLEÇÃO MOSCHINO 
ESTILO CLÁSSICO, COM SUÉTER PRETA E CALÇA COM VINVO POR SILVIA VENTURINI PARA FENDI - DIVULGAÇÃO
FENDI
FENDI
FENDI
               SILVIA VENTURINI FENDI (W MAGAZINE)             NOEL FULDING ( WORDPRESS COM.)

DOMENICO DOLCE E STEFANO GABBANA, APRESENTARAM PARA O INVERNO A IRREVERÊNCIA DO RAP E DO HARLEM PARA O GUARDA ROUPA DOS HOMENS QUE CURTEM O ESTILO DE MILAO.


                           


                   FASHION FILM FESTIVAL MILANO 


Em Milão, terminou dia 18 (segunda-feira), a 7ª edição do Fashion Film Festival Milano, que teve a colaboração  da plataforma de streaming "MyMovie It" para todo território italiano. 
O FFFMILANO é um evento internacional que celebra a união entre a moda e o cinema, fundado e dirigido por Constanza Etro, que aconteceu  em formato digital.
Desde a sua criação, a FFFMILANO  sempre demonstrou interesse na defesa dos direitos das mulheres, através da sua "FFFMILANO FOR WOMEN", que cria e aprova projetos, associações e movimentos em prol da emancipação das mulheres, destacando os valores de inclusão e diversidade, disponibilizando seu projeto especial para streaming,
Mais de 200 filmes de moda em competição, procedentes de 60 países participaram do Festival.
,


COSTANZA CAVALLI  ETRO FUNDADORA DO FASHION FILME FESTIVAL MILANO         ( THINK FEEL DISCOVER/FASHION GRADUA)






COSI FAN TUTTE


Em Milão, o Teatro Alla Scala, receberá dia 23 (sábado), a primeira ópera ao vivo, "COSI FAN TUTTE", de Mozart, via streaming. Os ensaios do espetáculo começaram em dezembro e será dirigido pelo maestro Giovanni Antonini.
A volta da ópera aos palcos do Scala acontecerá sem público, em decorrência da pandemia, e será transmitido ao vivo no site do Teatro e na plataforma RaiPlay.
Em dezembro, uma apresentação online de música e dança substitui a tradicional inauguração da temporada artística de 2020/21, batizado "A Rivederle Stelle", que apresentou árias e duetos, com estrelas da ópera e do balé de todo o mundo.
Na ocasião seria inaugurado a nova produção de "Lucia de Lammermoor", estrelado por Lisette Oropeso e Juan Diego Flórez, mas foi adiado devido a um surto de covid-19  entre os coristas.

                                  TEATRO ALLA SCALA DE MILÃO  ( COMUNITÀ ITALIANA - DIVULGAÇÃO)
                                                             COMUNITÁ ITALIANA - WIRE.COM
                                                   ÓPERA COSI FAN TUTTE ( divulgação COMUNITÁ ITALIANA)
ENSAIO NO TEATRO SCALA DE MILÃO  (COMUNITÁ ITALIANA - ANSA)
                                         TEATRO ALLA SCALA DE MILÃO ( COMUNITÁ ITALIANA)
               MAESTRO GIOVANNI ANTONINI, REGENTE DA ÓPERA COSI FAN TUTTE -  (ASKONAS HOLT)
LISETTE OROPESA E JUAN DIEGO FLÓREZ,  ABRIRIA A NOVA PRODUÇÃO DE ÓPERA DO SCALA,  "LUCIA DI LAMMERMOOR, EM DEZEMBRO, SUSPENSA PELO LOCKDOWN         ( DIVULGAÇÃO BECKMESSER E ÓPERA WIRE.COM.)


                                   


SEMANA DE MODA MASCULINA EM PARIS


Em Paris  a Semana De Moda Masculina Outono/Inverno 2021/2022 começou na última terça-feira (19) até domingo(24) sem a presença do público e em ambientes virtuais,  apresentando as coleções que chegarão às lojas na Europa e América do Norte a partir de setembro e, no Brasil em 2022
A Federação da Alta-Costura e da Moda, órgão responsável pelo calendário da Semana  de Moda de Paris, revelou as programações provisórias dos desfiles masculinos e de alta-costura, que tradicionalmente ocorrem em janeiro e no meio do ano, com alterações inesperadas devido a pandemia.
Os destaques são para o Teaser da Berluti, que abriu os desfiles  e da Celine que encerrará a Semana de Moda de Paris.

            A BERLUTI ABRIU A SEMANA DE MODA MASCULINA,  DIA 19 (TERÇA-FEIRA)  PHOTO VICTOR VIRGILE - GETTY IMAGES)
                              A CELINE ENCERRARÁ A PROGRAMAÇÃO DO DESFILE  DIA 24 (DOMINGO) - GETTY IMAGES



PARIS FASHION WEEK 



Em Paris, começa dia 25 (segunda-feira) até 28 (quinta-feira), a edição do Paris Fashion Week, com a participação de 32 marcas do calendário da Alta-Costura.
Este ano, sete modelos brasileiras, que sempre participaram dos desfiles da Alta-Costura, ficarão ausentes, ou seja,  não desfilarão este ano, por decisão tomada pelos estilistas que não querem investir no "casting", devido a pandemia, trazendo  modelos de fora da Europa para suas passarelas, apesar de algumas grifes terem optado por transmitir seus desfiles ao vivo, nas plataformas  digitais
Com o cancelamento dos desfiles físicos, as modelos brasileiras ficarão de fora e não desfilarão no PFW, são elas: Amira Pinheiro, Bárbara Valente, Carol Trentini, Caroline Ribeiro,  Daiane Conterato, Isabell Fontana e Sarah Berger
 Segundo levantamento da Fédération de La Haute Couture et La Mode (FHCM), no último desfile em março de 2020, as brasileiras  foram as recordistas de desfiles, com a participação de 16 modelos brasileiras.

AS MODELOS BRASILEIRAS QUE NÃO PARTICIPARÃO DO PARIS FASHION WEEK, NO CALENDÁRIO DA ALTA-COSTURA   (REPRODUÇÃO - LU LACERDA)

(


CARROSSEL NO GIRO SOCIAL E CULTURAL:



BON ANNINVERSAIRE:

                                                       LUSIZETE  ROCHA
                                                         FABIANA MACHADO


O CARROSSEL NA EDIÇÃO 217 HOMENAGEIA  SÃO SEBASTIÃO, ATRAVÉS DOS PINCÉIS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:

                                                    POSTADO POR VERA SABA
GLAUCO RODRIGUES
LUIZ HUMBERTO CARVALHO
PERICLES ROCHA
ANTONIO DIAS
MENOTE CORDEIRO
MARCIO CINTRA
MOEMA GUSMÃO
ED RIBEIRO  -OXOSSI
CHICO MAZZONI 
ALBERTO CHAMMUS





ENCERRAMOS A EDIÇÃO  217 COM O PENSAMENTO DE MARCEL EVANDRO DE OLIVEIRA





OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 218, ATÉ LÁ !!!!!


                                            











































































































                        







Nenhum comentário:

Postar um comentário