AÇUCENA
Em Tiradentes - (MG), terminou no último sábado ( 30) a 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, anunciando os vencedores, e premiando o melhor filme da Mostra Aurora ao documentário AÇUCENA, de Isaac Donato, confirmando a forte presença e prestígio do cinema baiano em 2021.
Em versão digital, em decorrência da pandemia do Covid-19, foi transmitida pelo site do evento.. A Mostra abre o calendário cinematográfico nacional.
O filme apresenta uma senhora de 67 anos que se recusa a passar dos sete. A narrativa acompanha boa parte dos preparativos para mais um dos aniversários de sete anos de AÇUCENA. Preocupada com os detalhes, ela escolhe cada uma das bonecas de sua coleção de uma centena que irá participar da festa.
Graciela Guarani, integrante do júri, cineasta e curadora declarou que o filme AÇUCENA "celebra e movimenta as imagens para dar e ver o que não é da ordem do visível", pois, "acumulou delicadamente um estranho familiar, evocando uma infância ou maternidade coletivas"
(Divulgação)(DIVULGAÇÃO FACEBOOK)
CODA - FILME VENCEDOR DO SFF 2021
Em Park City, em Utha, USA, foi anunciado na última terça-feira (2) em uma cerimônia virtual apresentada por Patton Oswalt, os vencedores do Festival Sundance de Cinema 2021.
O evento que contou com 73 longas e 50 curtas selecionados entre mais de 14.000 inscrições.
O evento aconteceu em formato híbrido e premiou como melhor filme "CODA", drama americano escrito e dirigido por Siân Heder, vencedor de 4 prêmios: Grande Prêmio de Júri, Melhor Direção, Melhor Elenco e Prêmio de Público.
O filme conta a história de Ruby (Emilia Jones), a única ouvinte de uma família de surdos. Aos 17 anos, ela precisa se equilibrar entre ser a única intérprete da família, administrar seu negócio de pesca e perseguir seus sonhos de se tornar uma cantora, apesar de ter medo de enfrentar as pessoas.
O elenco do filme é composto por Emilia Jones, Daniel Durand, Marlee Matlin e Troy Kotsur
As imagens e fotos são divulgadas pelo SUNDANCE FILM FESTIVAL
SFF (DIVULGAÇÃO)
(Divulgação SFF)
(Divulgação)
DAVID BOWIE ODYSSEY
Em Paris, uma exposição em homenagem ao grande e irreverente David Bowie programada para iniciar no último dia 1º (segunda-feira), até 21 de março de 2021, no Le Palace, foi cancelada e será remarcada, devido ao Covid-19. A imensa exposição "BOWIE ODYSSEY: 50 YEARS OF FANMANIA" reúne mais de mil objetos raros dedicados a Bowie, é apresentada por seus maiores fãs, que colecionaram objetos por anos, incluindo até certidão de nascimento original do artista e fotos tiradas por Mick Rock durante a época em que Bowie era Ziggy Stardust, além de LPs raros de encontrar, fotos, pôsteres e material promocional associado a David Bowie da coleção de Jean-Charles Gautier, um dos primeiros fãs.
David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, foi um cantor, compositor, ator e produtor, que nasceu em 8 de janeiro de 1947 e faleceu em 10 de janeiro de 2016, em Nova York. Conhecido como o Camaleão do Rock, Bowie se reinventou ao longo das décadas e inovou ao criar personagens que encarnava em seus álbuns e nos palcos, dentre os mais famosos estão "Major Tom", "Ziggy Stardust" e "Alladin Sane".
CARTAZES E ITENS PROMOCIONAIS ASSOCIADOS A BOWIE, COLETADAS PELO FÃ FRANCÊS JEAN-CHARLES GAUTIER ( RFI) A FOTO CENSURADA QUE SERIA CAPA DO LP "YOUNG AMERICAN", ONDE DAVID BOWIE APARECE EM FRENTE A BANDEIRA DOS ESTADOS UNIDOS SEGURANDO UM COPO DE LEITE (AFI)
(Divulgação)
DAVID BOWIE (divulgação) MAGAZINE HD BY CHRISTELLE BILODEAU DAVIR BOWI BY PABLO LOBATO BY ALLISYN ZAGROSKI DAVID BOWIE (by ZIGGY STARDUST FANS )by ( by JARBAS DOMINGOS)
SÍTIO ROBERTO BURLE MAX
No Rio de Janeiro, o Sítio Roberto Burle Max, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi reaberto, ampliando e requalificando o acesso público à vida e Obras do Paisagista. O projeto teve por objetivo valorizar os locais de visitação, melhorar as instalações de trabalho, aperfeiçoar as condições de acessibilidade e potencializar as ações de pesquisa e educação.
Com 407 mil metros quadrados e uma coleção de mais de 3500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, o espaço localizado na Barra de Guaratiba, na zona oeste carioca, conta com obras de artistas consagrados e do próprio paisagistas como pinturas, gravuras, móveis, cerâmicas, tapeçaria, murais, painéis de azulejos, todos itens de sua coleção particular com cerca de 1700 peças. Os temas são diversos, mas há uma predominância das composições abstratas em sua produção.
Nascido em 1909, em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, onde morreu em 1994, foi reconhecido mundialmente como paisagista de destaque no país. Foi também artista plástico, pintor, escultor, designer de joias, figurinista, cenógrafo, ceramista e tapeceiro.
O Sítio é candidato ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
As visitas são guiadas mediante reservas feito no site do sítio e ocorrem em grupos de até cinco pessoas.
SÍTIO ROBERTO BURLE MAX ( TANIA REGO - JB) SÍTIO ROBERTO BURLE MAX (
Foto Tania Rego) BURLE MAX DIVULGAÇÃO DOM TOTAL WIKIPEDIA FOLHA DE PERNAMBUCO ( EDITORA DE ARTE)JARDINS
PAINEL DE BURLE MAX, NO INSTITUTO MOREIRA SALLES (RJ) ( foto CUSTODIO COIMBE - O GLOBO) UM GRANDE MOSAICO DE BURLE MAX NO CALÇADÃO DE COPACABANA NOS ANOS 1970 ( FOTO CUSTODIO COIMBRA - O GLOBO)O PARQUE DO FLAMENDO, INAUGURADO EM 1965 É CONSIDERADO O MAIOR PROJETO DE BURLE MAX ( FOTO CUSTODIO COIMBRA - O GLOBO)ROBERTO BURLE MAX
BURLE MAX
BURLE MAX
CERÂMICAS DO ACERVO DE BURLE MAX BURLE MAX
PARIS FASHION WEEK - KIM JONES
Em Paris, durante o Paris Fashion Week-Primavera/Verão 2021, no último dia 27, foi apresentado sem público e exclusivamente online, a primeira coleção de Alta Costura, do estreante britânico KIM JONES, de 47 anos, que assumiu o posto de Karl Lagerfeld, em setembro pp, para a grife italiana FENDI, para trabalhar com Silvia Venturini Fendi.
No Palais Brongniart em Paris, a célebre marca Fendi, mostrou entre as colunas douradas e os afrescos de Vanessa Bell e Duncan Grant, a coleção de alta costura, sob a direção artística de Kim Jones, desfilando renomados modelos, entre eles, Naomi Campbell, Kate Moss, Christie Turllington, Cara Delevigne, Bella Hadid, Leonetta e Delfina Fendi, filhas de Silvia Venturini Fendi, além da atriz Demi Moore.
PALACIO BRONGNIART DE PARIS ( Divulgação) LILA MOSS, DEMIE MOORE E NAOMI CAMPBELL, DESFILE DA FENDI ( BY STEPHANE SAKUTIN ( REPRODUÇÃO) GIGI HADID KATE MOSS CARA DELEVIGNE CHRISTIE TURLLINGTON O ESTILISTA KIM JONES ENCERROU O DESFILE DA SUA COLEÇÃO PARA A FENDI (BY STEPHANE DE SAKUTIN AFP)
KIM JONES ficou famoso por ter introduzido com êxito os códigos do "Streetwear" do mundo do luxo, que se mede com o ponto da referência da sofisticação na arte da moda.
FENDI foi fundada em 1925 por Adèle e Edoard Fendi, herdada pelas cinco filhas, Anna, Alda, Carla, Franca e Paola, que gerenciaram por décadas o destino da renomada marca até a fusão em 2001, com o grupo LVMH, deixando apenas o departamento criativo a cargo de Maria Silvia Venturini Fendi, que trabalhou ao lado de Karl Lagerfeld como encarregada de acessórios, das linhas masculinas e infantil.
KIM JONES E KARL LAGERFELD (REPRODUÇÃO GLAMURAMA UOL)
LEONETTA , SILVIA E DELFINA FENDI (L'OFFICIEL MAROC) TIM JONES E SILVIA FENDI ( HARPER'S BAZAAR BRASIL)
"ÇA VÁ, CHER KARL ?"
Em Paris, foi lançado no último dia 27 para toda a Europa, o livro de memórias de Sébastien Jondeau sobre Karl Lagerfeld. O livro "ÇA VÁ, CHER KARL " ( COMO VAI, CARO KARL?) foi compilado pela jornalista de moda francesa Virginie Mouzat.
Sèbastien Jondeau foi guarda-costas, assistente pessoal e modelo com toda a intimidade de quase três décadas de convivência diária do estilista e fotógrafo Karl Lagerfeld, que morreu em fevereiro de 2019 de câncer no pâncreas, episódio, que é comentado por ele, lembrando quando descobriu a doença de Karl diagnosticado em junho de 2015 foi mantido em sigilo para seu círculo íntimo de amigos.
Os dois criaram uma relação quase de pai e filho. Sébastien conheceu Karl aos 15 anos em Paris e não demorou muito para modelar para Chanel e fazer parte da família "Lagerfeld".
Em 2018 a marca de Karl lançou a primeira de duas "collabs"(unir marcas) chamado de Karl Lagerfeld curated by Sébastien Jondeau, com roupas e acessórios inspirados no guarda-roupa de Sébastien.
Enquanto isso, Sébastien continua sendo um embaixador da marca homônima de Karl Lagerfeld e um colaborador da Fendi, marca que Karl trabalhou quase uma vida.
O livro está sendo vendido por E19,90 (euros) e não tem previsão para chegar ao Brasil.
SÉBASTIEN POSA PARA AS LENTES DE KARL EM SUA PRÓPRIA BIBLIOTECA (Divulgação) SÉBASTIEN JANDEAU E KARL LAGERFELD ( GETTY IMAGES)
VIRGINIE MOUZAT, KARL LAGERFELD E EMMANUELLE ALT ( PURITREND, STÉPHANE FEUGÉRE) VIRGINIE MOUZAT E KARL LAGERFELD (
THE HANDBOOK) ( FUNDAÇÃO LOUIS VUITTON)
EXPOSIÇÃO DO CARNAVAL NA FRANÇA
Em Moulins, capital de Allier, a 300 quilômetros de Paris, acontecerá, com previsão para 29 de maio, a exposição de Fantasias de Carnaval do Rio de Janeiro, no Museu do Centre National du Costume de Scéne, o Centro Nacional de Traje de Palcos, o mais famoso museu de figurinos do mundo. A empresa Incentivo Brasil. fundada pelo francês Alexis de Vaulx promoverá a exposição com curadoria do carnavalesco e figurinista Alexandre Couto. A data está dependendo da evolução da pandemia e da vacinação na Europa.
Delphine Pinasa, diretora do museu, formada em história da arte na Sourbonne esteve no Rio de Janeiro para conhecer o acervo da exposição, no Studio de Alexandre Couto, em Bento Ribeiro, na zona norte do Rio, onde as fantasias foram criadas, ou restauradas, a partir de figurinos dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e ficou deslumbrada com o que viu.
As fantasias seguiram para França, no último dia 28 pela Air France e na carga foram 280 fantasias de foliões anônimos do carnaval de rua, de bailes de salão e desfiles na Sapucaí, ao todo pesando quase uma tonelada e 600 quilos de fantasias no "Voo da Alegria". Para a exposição será produzido um catálogo com as peças. No último salão do museu, será montado um carro alegórico em proporções adequadas.
LE CENTRE NATIONAL DU COSTUME DE SCÉNE DE MOULINS ( divulgação) ESCADA DE ARENITO BOURBONNAIS, DO CENTRO NATIONAL DU COSTUME DE SCÉNE ( divulgação) DELPHINE PINASA - (
Babelio) DELPHINE PINASA E ALEXIS VAULX ( divulgação)ALEXIS DE VAULS E ALEXANDRE COUTO NO ATELIER DO FIGURINISTA, EM BENTO RIBEIRO (foto Guilherme Pinto - Jornal Extra) ALEXIS DE VAULX COM AS FANTASIAS DA EXPOSIÇÃO ( (GUILHERME PINTO JORNAL ESTRA)
ALEXANDRE COUTO E AS FANTASIAS DA EXPOSIÇÃO EM MOULINS ( Foto Guilherme Pinto -Jornal Extra) ( ALEGORIA PARA A EXPOSIÇÃO (DIVULGAÇÃO)
CORTINA D'AMPEZZO 2021
Em Cortina D'Ampezzo, na Itália, conhecida por ser famosa com sua estação de esqui. acontece o Campeonato de Esqui Alpino de 7 a 21 de fevereiro. Durante 14 dias de provas, campeões de esqui vindos de 70 países vão disputar os 13 títulos, "Downhill", " Super G", "Slalom Gigante", "Slalom", "Combinado Alpino", e pela primeira vez, "Slalom Pararelo".
Será o primeiro evento esportivo global durante a pandemia do novo Covid.
A Fondazione Cortina 2021, é uma organização liderada por Alessandro Benetton e dirigida pelo CEO Valerio Giacobbi, é o comitê organizador do Campeonato Mundial de Esqui Alpino.
WWW.CORTINA 2021 COM
CORTINA D'AMPEZZO ( divulgação)CORTINA D'AMPEZZO ( Divulgação)
CORTINA D'AMPEZZO ( Divulgação) CBDN
(Divulgação)CBDN (Divulgação)
OBERSTDORF - ALEMANHA (Divulgação)
ESTAÇÃO DE ESQUI DE OBERSTDORF (Divulgação)
O CARROSSEL NA ESFERA CULTURAL E SOCIAL:
DALVINHA RIBEIRO
MARANA BARRETO
A Edição 219 do Carrossel Sócio Cultural, mantem a qualidade e veracidade de suas noticias, de maneira impar, são assuntos que interessa e alegra a todos, como por exemplo: No Rio de Janeiro, a reabertura do Sitio Roberto Burle Max, paisagista que realizou obras importantes na cidade do Rio de Janeiro, Em Paris, a Exposição Odyssey 50 Years Of Fanmania, em homenagem a David Bowie-artista famoso cantor, compositor, ator, no cenário musical e internacional, a Exposição do Carnaval da França, enfim; tudo que nos diverte!
ResponderExcluirParabéns amigos, edição primorosa. 👏👏👏👏
ResponderExcluir