Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 11 DE FEVEREIRO DE 2021, EDIÇÃO 220


SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA :



A EDIÇÃO 220 DO CARROSSEL, FALA DO CARNAVAL ATÍPICO EM TODO O MUNDO, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, CONSIDERADO O PAÍS DO CARNAVAL.
NESTE ANO DE PANDEMIA, OFICIALMENTE NÃO HAVERÁ CARNAVAL EM FEVEREIRO E ESPECULAM SUA REALIZAÇÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE.
EM  SALVADOR E RIO DE JANEIRO, HAVERÁ UM CARNAVAL VIRTUAL, TRANSMITIDO PELA TELEVISÃO, COM REPETIÇÕES  DAS FESTAS  ANTERIORES, PARA SATISFAZER A VONTADE DOS FOLIÕES, UMA VEZ QUE, NÃO EXISTE CLIMA PARA TAIS FESTEJOS. ABAIXO, UMA FOTO QUE  SIMBOLIZA A TRISTEZA E  A MELANCOLIA DOS FOLIÕES, EM TODO O PLANETA. CUJA IMAGEM É A REALIDADE DA FASE QUE ATRAVESSAMOS.

(Divulgação Duniverso)


A EDIÇÃO 220, APRESENTA  O MUSICAL CARMEN, A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL////A HOMENAGEM A  CARMEN MIRANDA QUE FARIA 112 ANOS//// O LIVRO FRAGMENTOS DE TEMPOS VIVIDOS //// O FESTIVAL REC-BEAT//// A PIANISTA COLETTE  MAZE DE 106 ANOS//// O NEW YORK FASHION WEEK//// O ANO NOVO CHINÊS, O ANO DO BOI//// O LEILÃO DA CHRISTIE'S//// O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE LANA TURNER//// A TURNÊ ADIADA DE LOUIS TONILSON, E OUTRAS NOTICIAS.



CARMEN MIRANDA

No Rio de Janeiro, estreou no último dia 4, o musical "CARMEN, A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL, que  reabriu o teatro, do Centro Cultural Banco do Brasil   (CCBB), após temporada paulista de sucesso de crítica e de público.
O musical conta a trajetória de Carmen Miranda desde a sua chegada ao Brasil, vinda de Portugal, ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro nos filmes de Hollywood. A temporada carioca vai até 28 de março e segue todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde OMS.
O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Júlia Romeu, apresentando a atriz Amanda Costa, vivendo Carmen, com direção de Kleber Montanheiro.

                                                                         (Divulgação)

CARMEN MIRANDA, nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, em  Marco do Canaveses, no distrito de Porto, completaria 112 anos (4/02/1909). Foi uma cantora, dançarina e atriz brasileira  que tornou-se conhecida no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950, trabalhando no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão.,
Carmen Miranda  chegou a ser a mulher mais bem paga de Hollywood, além de ser a primeira sul-americana com uma estrela na Calçada da Fama. Era chamada internacionalmente  de Brazilian Bombshell ( brasileira sexy). Faleceu em 5 de agosto de 1955, aos 46 anos de idade, de ataque cardíaco..

 ( BY HAYK SHALUNTS/ SHUTTERSTOCK )
CARMEN MIRANDA  NA CALÇADA DA FAMA (GIF PINTEREST)
                            CARMEN MIRANDA                                          PINTEREST                                  VAGALUME
CARMEN MIRANDA, 1930, "OSCAR NIGHT, 75 YEARS OF HOLLYWWOD PARTIES.
                     CARMEN MIRANDA  BY DYLZA ZANELLA
WIKIPEDIA


       BAR DO BULGA (Divulgação)
TCM ( Divulgação)
TUMBIR BLOG GALLERY





FRAGMENTOS DE TEMPOS VIVIDOS


Em Paris, a brasileira Marilza de Melo Foucher lançou de forma virtual, por causa do covid-19,  seu novo livro "Fragmentos de Tempos Vividos", pela Editora Valer, Na obra, a amazonense conta em estilo livre e biográfico suas experiências de mais de quadro décadas de vida na capital francesa.
A costura dos retalhos da vida, resultou de um livro com 37 crônicas, recheadas de histórias curtas que relembram aspectos pessoais e vivências, que foram surgindo sem nenhuma auto censura. Marilza declarou que : " o  computador passou a ser meu psicanalista, com ele comecei a dialogar com o mundo das lembranças e o mundo de Paris, da minha vivência e do meu contato com uma cultura completamente estranha para mim. e que o livro surgiu num momento especial quando ela teve uma fragilidade de saúde e tinha 10 minutos autorizados pelo seu médico para ficar em frente ao computador".

(Divulgação)






FESTIVAL  REC-BEAT 2021


Em Recife, acontece dia 14 ( domingo de carnaval), em edição especial e digital,   um dos mais importantes festivais de música do Brasil. O Festival  REC-BEAT  existe há 25 anos, e  reforça o distanciamento social, rompe as fronteiras geográficas e traz um encontro virtual com shows, performances, workshops e debates nesta edição 2021, sem público presente devido ao Covid-19, mas com uma programação de 5 horas, transmitida gratuitamente pelo canal You Tube..
O REC-BEAT  2021, traz sua potente versão cinematográfica para as telas de seu público.
As atrações  foram gravadas em locais icônicos de São Paulo e Recife que dialogam  com a experiência carnavalesca das duas cidades, como o Largo do Paissandu, em São Paulo e o Cais da Alfândega, no Recife Antigo, onde tradicionalmente acontece o festival.


ALGUMAS  ATRAÇÕES DO REC-BEAT 2021.  CEU (foto de Fábio Audi), O TERNO ( foto de Bill Basile),  MATEUS ALELUIA (foto Paola Alfamor), ILÚ OBÁ DE MINA ( foto de Vanderlei Yui), MC TRÓIA ( foto José Brito) e LUIZA LIAN 9foto Felipa Aurélio)





COLETTE MAZE

Em Paris, a pianista francesa COLETTE MAZE, de 106 anos prepara-se para lançar seu sexto álbum, em abril,  em três volumes com obras de Schumann, Debussy e Chopin.  Desde os quatro anos de idade  que estuda piano e estudou na École Normale de Musique, em Paris.
COLETTE diz que é preciso sempre alimentar a imaginação e credita o seu desempenho à ioga e à ginástica para os dedos. e  diz que é possível estar em forma aos 106 anos se tiver uma paixão pelo que faz e se você se cuidar COLETTE tem um filho Fabrice, nascido em 1949 que também é pianista.

COLETTTE MAZE AOS 106 ANOS.  FOTO TIRADA  EM SUA CASA , EM  04/02 POR STRINGER  REUTERS
COLETTE MAZE  (CCTV FACEBOOK)
COLETTE MAZE ( YOU TUBE)






NEW YORK FASHION WEEK



Em Nova York, a Semana da Moda, foi reduzida  em dois dias 12 (amanha) e 13 (sábado) sem a presença de público com medida preventiva adotada pelo governo do Estado de Nova York  numa cerimônia diferente das edições anteriores desfalcado em parte de sua classe oficial com tradicionais nomes ausentes na programação dessa temporada como, Ralph Lauren, Calvin Klein, Marc Forbes, Michel Kors e Tommy Hilfiger.
As semanas de Moda são importantes pelo mesmo motivo : permitem que um designer exiba sua criação para a próxima  temporada com curadoria que dá vida as tendências para  ser usada  nas próximas estações. É também quando as tendências são definidas que   vão desde designers e estrelas do estilo de rua até os varejistas de massa moldando  a maneira como o mundo se vestirá  nos próximos meses. A Semana de Moda vai até 18 de fevereiro.



                                                   DESFILE  DE UMA COLEÇÃO ANTERIOR  (PHOTO BY ANGELA WEISS / AFP - GETTY IMAGES)





ANO NOVO CHINÊS 2021


Na China, e em todo o mundo onde existe centros nipônicos, terá início amanhã (12), o Ano Chinês, quando começa o Ano do Boi ( Búfalo) de metal, que corresponde ao ano 4719 do calendário chinês, cujo término acontecerá em 31 de janeiro de 2022
Em São Paulo, o maior centro nipônico do Brasil a festa é realizada na Praça da Liberdade, que este ano, não haverá público para acompanhar a celebração;
No Rio de Janeiro,  a comemoração é feira na Colônia Oriental que existe nos bairros de Santa Cruz e Tijuca  e na Rua da Alfândega, também sem a presença do público.
Até o ano de 2020, antes da pandemia, celebrava-se em alguns locais o Ano Novo Chinês  com exposições de fotográfica, mostra de filmes, dança, artes marciais, mostra de caligrafia  e cerimônia do chá.

                                                       (Divulgação Governo do Estado RS)

(Divulgação)
                          BOI DE METAL, REGENTE DE 2021, SEGUNDO O HORÓSCOPO CHINÊS  (Reprodução)

"AS ENERGIAS VINCULADAS AO BOI SÃO RELACIONADAS A SUPERAÇÃO, TRABALHO E CERTO ESFORÇO NO EMPENHO DE REALIZAÇÕES DO COTIDIANO ONDE A DEDICAÇÃO É UMA VIRTUDE QUE DESEMPENHA PAPEL FUNDAMENTAL PARA QUE OS FRUTOS SEJAM COLHIDOS."




                                   LEILÃO DA CHRISTIE'S

Em Paris, o México solicitou o cancelamento do leilão de objetos pré-hispânicos, que seriam leiloados na terça-feira (9), pela Casa de Leilões Christie's. No catálogo do leilão consta 33 peças pré-hispânicas  que o país exige que sejam devolvidos, argumentando que seu lugar é no México e não em salas de leilões europeus. No catálogo tem peças que correspondem a culturas originárias do México, incluindo esculturas, vasilhas, máscaras, pratos e estatuetas das culturas asteca, maia, tolteca, totonaca, teotihuacana e mixtea, provenientes de diversos Estados Mexicanos.
O México considera que as peças que saíram do seu território foram roubadas pelo atual proprietário mas, pelo contrário, a França dá ao proprietário o benefício da dúvida e  na ausência de evidências, o comprador  deve provar a compra.


                   MÁSCARA TEOTIHUANA E A DEUSA  CIHUATEOTI  ( Divulgação Christie's)




    PAULO WERNECK - MURAIS PARA O RIO 


No Rio de Janeiro, foi inaugurada hoje (11), a exposição  "PAULO WERNECK - MURAIS PARA O RIO "no Museu de Arte do Rio - MAR.  Com curadoria de Marcelo Campos e Cláudia Santana, neta de Werneck, a mostra reúne   140 desenhos originais do artista, fotos e documentos, reforçando além do caráter histórico. sua importância entre os pioneiros da abstração no Brasil.
Paulo Werneck  ( 1907-1987) foi um artista plástico brasileiro. nascido no Rio de Janeiro que tornou-se pioneiríssimo na técnica do mosaico e nas formas abstratas no país. Na década de 70, Paulo Werneck realizou uma série de painéis para o Banco do Brasil, em cerca de 100 agências em todo o país.
O Museu ficará aberto de quinta a domingo, com limite de entrada de 100 pessoas por hora até agosto.


                           MOSAICO DE PAULO WERNECK NO CLUBE MONTE LÍBANO, NA LAGOA, RJ  ( FOTO DE VICENTE DE MELLO 
                                                PAULO WERNECK ( wikipédia)
                                                     PAULO WERNECK  ( wikipedia)                                                                     
          PAULO WERNECK  ( wikipedia)                      PAULO WERNECK      ( ARTSTATION)
                                                       PAULO WERNECK  (wikipedia)
                                               PAULO WERNECK - (wikipedia)
                                                        PAULO WERNECK ( wikipedia)
                                                            PAULO WERNECK ( wikipedia)




CENTENÁRIO DE LANA TURNER



Em Century City, na Califórnia, e em várias localidades pelo mundo,  os fans de Lana Turner (1921-1995), lembraram  do centenário do seu nascimento, que se estivesse viva faria 100 anos no último dia 8 (segunda feira). 
Lana Turner, nascida Julian Jean Mildred Frances Turner, em Wallace, Idaho, foi uma atriz norte-americana, que começou sua carreira aos 15 anos e percorreu várias etapas até alcançar o estrelato com o filme "O Destino Bate à Sua Porta", em 1946. Foi casada e separada sete vezes, além de ter mantido casos amorosos com várias personalidades. como Victor Mature, Howard Hughes, Clark Gable, Fernando Lamas, Rex Harrison entre outros. Não concretizou sua vontade de casar  com o grande amor da sua vida Tyrone Power, falecido em 1958.
Contracenou com os maiores astros de Hollywood  dos anos dourados, totalizando cerca de 40 filmes, de 1937 a 1980.
Seu primeiro marido foi o clarinetista Artie Shaw. O segundo foi com o industrial  Joseph Stephen Crane que teve uma única filha Cheryl Christina Crane., Casou-se também com Lex Barker ( o Tarzan da época) e com outros ricos empresários.


                  SHUTTERSTOCK                                                                WIKIPEDIA                                            WIKIPEDIA                     
            FILMOW                                                  by RON MOODY                                          WIKIPEDIA
LANA TURNER PAINTING IGOR PANTUHOFF
LANA TURNER E SUA FILHA CHERYL CRANE ( SHUTTERSTOCK)
                          ARTIE SHAW  ( wikipedia)                                           LEX BARKER ( Timenote)
                CLARK GABLE ( wikipedia)                                                              TYRONE POWER  ( Pinterest)

          ROBERT STACK (wikipedia)                                                              VICTOR MATURE ( wikipedia)








                               TURNÊ LOUIS TOMLINSON



Em Miami, Flórida, a Move Concerts, anunciou no último dia 3, o adiamento pela segunda vez das apresentações do cantor britânico LOUIS TOMLINSON no Brasil, transferida de 2020 para  maio de 2021, no Rio de Janeiro e São Paulo e cancelou  devido a pandemia,   sem previsão de datas, que serão marcadas..
Com sede em Miami, a Move Concerts tem escritórios na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Peru e Porto Rico.
LOUIS TOMLINSON ´e um cantor britânico de 29 anos que começpu sua carreira como ator de TV.. No último dia 31, o cantor comemorou o aniversário de um ano do seu álbum de estreia WALLS, primeiro álbum solo depois do quinteto britânico   One Direction.

ADIADA PELA SEGUNDA VEZ AS APRESENTAÇÕES NO BRASIL
                (Getty Images)                                                  BY  KEVIN MAZUR - WIREIMAGE                                        LEEDS LIVE
                                                               QUINTETO ONE DIRECTION (Getty Images)







O CARROSSEL NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL:



HAPPY BIRTHDAY TO :

                     HAMILTON BACELLAR ( aniversariante) COM  ELIANA BACELLAR 
           OZANA BARRETO, JOSÉ F, BRANDÃO, DALVINHA RIBEIRO E FRANK BORGES
              REGINA COSTA COM AS FILHAS CELESTE VALVERDE E FÁTIMA SANTANA
LUANA DE NOAILLES E A SAUDOSA E ETERNA MARTA ROCHA, NOS ANTIGOS CARNAVAIS CARIOCAS



NO DISTRITO DE HUMILDES, EM FEIRA DE SANTANA, ACONTECEU A PROCISSÃO MOTORIZADA DA PADROEIRA  NOSSA SENHORA DOS HUMILDES, ENCERRANDO OS FESTEJOS,DA CIDADE.  O ANDOR DA PADROEIRA FOI ORNAMENTADO POR MILÉSIO E SUA EQUIPE, COM A MAIOR SIMPLICIDADE E BELEZA, ASSIM COMO A IGREJA.
  AS FOTOS SÃO DE AUTORIA DE MARINNA BAPTISTA  E EDSON BAPTISTA.


O ALTAR DE NOSSA SENHORA DOS HUMILDES
NOSSA SENHORA DOS HUMILDES


Em São Paulo, acontece desde janeiro  a exposição coletiva " A ARTE É POESIA COM COR", com a participação da baiana americanizada, a internacional  Maria Nazaré Santos, residente na Califórnia, que divulga e propaga a arte brasileira por onde passa.


                                                             MARIA NAZARÉ SANTOS

                                                   MARIA NAZARÉ SANTOS



O CARROSSEL  DÁ DESTAQUE AO CARNAVAL  ATRAVÉS DOS PINCÉIS DOS GRANDES MESTRES DA PINTURA, DIVULGADOS NAS REDES SOCIAIS:

CÃNDIDO PORTINARI - CARNAVAL 1960
CHARLES HERMANS - MASQUERADE
DI CAVALCANTI - ARLEQUIM 1943
CLAUDE  SAUZET 1941
SYLVIE GRISELLI - PIERROT LUNAIRE
PABLO PICASSO  1960 THE SMALL PIERROT WITH  FLOWERS
                            
                                                  HENRI ROUSSEAU - CARNIVAL EVENING 1886
                                     PIERRE-AUGUSTE RENOIR  THE WHITE PIERROT 1901
                       LODOVICO POZZOSSERRATO - CARNIVAL IN VENISE
                                            INIMÁ DE PAULA  - ARLEQUIM 1957

                                     

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 220 COM O PENSAMENTO DE JOHN KENNEDY





OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 221.
ATÉ LÁ !!!!!                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário