Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

CARROSSEL SÓCIO CULTURAL 18 DE FEVEREIRO DE 2021, EDIÇÃO Nº 221


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA





A EDIÇÃO 221 DO CARROSSEL, DESTACA OS ASSUNTOS DO MOMENTO QUE SÃO: AS SEMANAS DE MODA DE LONDRES E MILÃO//// O LEILÃO DAS CERÂMICAS DE PICASSO//// OS VENCEDORES DO PRIX LAUSANNE 2021//// O LEILÃO DO BUGETTE DE 1937//// O DOCUMENTÁRIO´SOBRE O BRASILEIRO ALDO BALDIN////A MOSTRA DOS FILMES DO STEVE McQUEEN, NO CCBB-SP//// OS JOGOS OLÍMPICOS E A NOVA PRESIDENTE DO COMITÊ OLÍMPICO//// AS EXPOSIÇÓES:   A ARTE DA MODA, EM SÃO PAULO E A EXPOSIÇÃO A PAISAGEM DO ROSTO EM MADRID//// NATHALIE MOELLHASEN, A CAMPEÃ MUNDIAL DE ESGRIMA//// A HOMENAGEM A ATRIZ SANDRA DEE, ENTRE OUTRAS NOTÍCIAS. 
 


LONDON FASHION WEEK 


Em Londres, a primeira edição anual do LONDON FASHION WEEK acontece de 19 (amanhã) a 23 (terça-feira), com plataforma digital onde as pessoas podem acessar as coleções  que normalmente estariam em uma passarela ou apresentação, mas também o conteúdo multimídia adicional, incluindo entrevistas com designers, podcast  e-commerce.
Os desfiles "Mini Moda Sponsored by Harumika", serão transmitidos amanhã (19) e no sábado (20), às 15h no recurso "What's On", do site da London Fashion Week, além de dois desfiles virtuais, sendo apresentadas as novas coleções outono-inverno. Outra transmissão para o consumidor apresentará, no sábado, as últimas coleções "SEE-NOW-BUY-NOW para a primavera verão.
Desfiles físicos podem ser realizados, contanto que sejam transmitidos online, sem a presença de convidados, ou gravados previamente. A plataforma LFW COM., armazena todos  os conteúdos que as marcas optarem por apresentar : desfiles virtuais, talks, lookbooks e muito mais.
 Antes do anúncio do British Fashion Council, muitas marcas já planejavam  apresentar suas coleções em formatos digitais.
A marca britânica "Ralph & Russo", comandada pelos australianos  Tamara Ralph e Michael Russo, não apresentarão   coleção de Alta-Costura nesta temporada.
O LONDON FASHION WEEK  reúne moda masculina e feminino em uma vitrine digital, celebrando a criatividade por meio de eventos digitais e lançamentos de coleções.



    MICHAEL HALPERN,  ESTLISTA BRITÂNICO, APRESENTA  O MODELO , SEM GÊNERO OU TEMPORADA DEFINITIVA, NO LONDON FASHION WEEK DE FEVEREIRO, QUE SERÁ 100% DIGITAL. (DIVULGAÇÃO LFW)
  A GRIFE DE ALTA-COSTURA E PRÊT-À-PORTER- RALPH & RUSSO, BASEADA EM LONDRES,  FOI FUNDADO PELOS AUSTRALIANOS TAMARA RALPH ( DIRETORA CRIATIVA) E MICHAEL RUSSO ( CEO)  (DIVULGAÇÃO LFW)
                                                          ( Divulgação FABUK MAGAZINE E LFW)






MILANO FASHION WEEK FALL/WINTER 2021/2022



Em Milão, começa  dia 23 ( terça-feira),  (quando termina o London Fashion Week), o desfile da "Women's Collection Fall/Winter 2021/2022" que vai até 1º de março (segunda-feira), num desfile predominantemente "online", mostrando um cronograma contrário de Nova York e Londres, onde reunirá  todos os pesos pesados da moda que confirmaram presenças: FENDI, PRADA, MOSCHINO, VALENTINO, DOLCE & GABBANA que vão mostrar suas coleções.
Fonte Milano Fashion Week.


                                                   DOLCE & GABBANA  ( You Tube)




THE KING OF COOL


Em São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil CCBB, apresenta a Mostra "Steve McQueen - The King of Coll" programada para acontecer em 2020, quando o ator completou 90 anos, e cancelada por causa do covid-19. foi  programada para acontecer de 22 de fevereiro até 29 de março de 2021.
A mostra exibirá a trajetória de um dos principais fenômenos da indústria cinematográfica de todos os tempos, que influenciou uma leva de atores e artistas da música e da animação, e que comemoraria 91 anos dia 24 de março.
Sob a curadoria do jornalista, crítico e diretor de cinema Mario Abbade e produção da BLG Entretenimento, a mostra exibirá 29 produções, entre filmes e documentários sobre o astro.
Além da filmografia, que será apresentada em sessões presenciais no formato digital, haverá também na programação algumas atividades ONLINE como debate, aula magna, palestra, lives e sessões com recursos de acessibilidade (áudio descrição, legenda descritiva e interpretação em libras), e ainda em plus: play list no app Spotify com as músicas dos filmes estrelados por McQueen.
A mostra passará também pelos CCBBs do Rio de Janeiro e Brasilia.

                                   GOLDEN  GLOBES                                                     TWITTER                            PORTRAIT BY SHAHIN       
                             FILMOW                                                           BY WILLIAM CLAXTON                                              OMELETE  






ALDO BALDIN - UMA VIDA PELA MÚSICA


Em Nova York, o cineasta brasileiro Yves Goulart, natural de Urussanga (SC), descobriu na estante da casa de uma amiga a capa de um disco na qual estava estampada a igreja de sua cidade natal, com a foto de um homem, ALDO BALDIN., que Yves nunca tinha ouvido falar e acabou  descobrindo que o conterrâneo foi um dos maiores nomes da música clássica brasileira e internacional. Um tenor  reconhecido no mundo inteiro, mas desconhecido pelo cineasta e no Brasil. A viúva  do músico, Irene Flesch Baldin, foi quem mostrou o universo trilhado pelo tenor lírico e deu acesso a um extenso acervo. Na casa de Irene, o cineasta descobriu mais de 30 mil fotografias, arquivos pessoais gravados em Batacam, em programas especiais da TV da Alemanha, que Irene gravou na época, somando ao legado  enorme deixado pelo tenor, com mais de 100 discos gravados.
O fio condutor do documentário é um áudio que foi gravado em uma fita cassete pelo próprio Aldo Baldin, antes de morrer, em janeiro de 1994, quando o tenor tinha acabado de completar 49 anos e estava no auge da carreira.
O documentário está na fase de pós-produção e, segundo o diretor, não há pressa para o lançamento,
ALDO BALDIN  é homenageado na 13ª  VINDIMA GOETHE, mostra fotográfica  que pode ser vista desde o último dia 12, apresentada por Yves Goulart, diretor do documentário, em um dueto virtual entre Aldo e Kalinka Damiani com o pianista Rodolfo Wulfhorst

ALDO BALDIN (facebook)
         YVES GOULARTDIRETOR DO DOCUMENTÁRIO E CORRESPONDENTE INTERNACIONAL DE JORNALISMO DO SBT     wikipedia
(divulgação RFI)





CERÂMICAS  DE PICASSO



Em Londres, a Casa de leilões Sotheby's retornou as vendas semestrais "Online"  e expõe e leiloa de 11 a 23 de fevereiro uma coleção importante de cerâmicas, apresentando propriedade da coleção Nina Miller, reunindo cerca de cem obras em cerâmica do artista espanhol Pablo Picasso. A coleção apresenta algumas das criações mais magistrais, inventivas e lúcidas de Picasso em argila feitas em colaboração com a conceituada Olaria Madoure em Vallauris, desde pratos funcionais a vasos extravagantes e esculturas que agradarão tanto o comprador de primeira viagem quanto o colecionador privado e estabelecido.


                                                                       (Divulgação SOTHEBY'S
(Divulgação SOTHEBY'S)
                                                                                (Divulgação SOTHEBY'S)
                                                                   (Divulgação SOTHEBY'S)
                                                                    (Divulgação SOTHEBY'S)


    A SOTHEBY'S é uma empresa de Arte Global pioneira que oferece à clientela mais diferenciada do mundo a oportunidade de vender ou comprar os tesouros mais raros e excepcionais através de leilões, varejo e vendas privadas. A Sotheby's tem uma rede global com mais de 90 escritórios em 40 países e é a empresa mais antiga listrada na Bolsa de Valores de Nova York (BID)

                                                  SOTHEBY'S LONDON (Divulgação)
       PHOTO BY ARNOLD NEWMAN - LIAISON AGENC                           BY GABRIELE DONELLI
                                                    WIKIPEDIA                                                        BY GABRIELE DONELLI




VENCEDORES DO PRIX LAUSANNE 2021



Em Lausanne, na Suíça, o Júri do Grand Prix  presidido este ano pelo diretor e coreógrafo britânico  do Ballet de Basileia, Richard Wherlock, selecionou seis  bailarinos vencedores do Prêmio, que terão a oportunidade de ingressar numa das prestigiadas escolas e empresas parceiras do Prix de Lousanne, graças as suas bolsas.
Os vencedores são :  1º Lugar - ANTONIO CASALINHO, de Portugal; LUCA ABDEL-NOUR, do Egito; AUDREY JESUS MACIANO, do Brasil; SEOJEONG YUN, da Coreia do Sul; SHUNHEI FUCHIYAMA, do Japão e ASHLEY COUPAL, do Canadá..
O Júri atribuiu o Prêmio de Interpretação Contemporânea ao bailarino português de 17 anos,  ANTONIO CASALINHO e também uma bolsa que equivale ao 1º lugar da competição.
O brasileiro ANDREY JESUS MACIANO, de 16 anos ganhou o Prêmio de Melhor Jovem Talento.
O egípcio LUCA ABDEL-NOUR ganhou os Prêmios Favorito do Público e Melhor Candidato Suíço.

                                               ANTONIO CASALINHO, DE PORTUGAL  - 1º PRÊMIO ( RADIO ALFA)
ANTONIO CASALINHO - VENCEDOR DO GRAND PRIX LAUSANNE 2021 ( Facebook)
AUDREY JESUS MACIANO - BRASIL - 3º LUGAR (facebook)
AUDREY JESUS MACIANO (3º LUGAR- BRASIL)  - (Facebook)
RICHARD WHERLOCK ( Facebook)







A ARTE DA MODA - HISTÓRIAS CRIATIVAS


Em São Paulo, foi inaugurada no Farol do Santander, no Edifício Altino Arantes,  no centro paulista, a Exposição A ARTE DA MODA - HISTÓRIAS CRIATIVAS, mostrando como os ateliês  de alta-costura do início do século XX no Brasil e na Europa, surgiram,  em especial os franceses, que influenciaram os artistas.
 A exposição no 20º andar do prédio conta com uma linha do tempo dos grandes nomes da moda francesa e brasileira por meio de registros fotográficos, históricos, bijuterias, casacos, bordados e quadros. São mais de 170 itens, alguns exibidos pela primeira vez em uma exposição. 
A exibição traz peças de Coco Chanel, Christian Dior e até mesmo o vestido de noiva da artista brasileira Tarsila do Amaral, de seu casamento com Oswald de Andrade em 1926, feito pelo icônico PAUL POIRET, a partir da cauda do vestido de noiva da mãe do escritor.
A mostra tem curadoria de Giselle Padoin que apontou o vestido de Tarsila como principal fio condutor ao se mostrar a evolução da moda.
Entre os destaques, estão os artistas que criaram estampas para os tecidos da Rhodia, inspirados nas tapeçarias de Genaro de Carvalho, bijuterias de Yves Saint Laurent, da coleção "Ação particular de Rose Benedetti dos anos 60 e 70 e o "corset" de uma das peças da coleção "A Costura do Invisível", que Jun Nakao apresentou no São Paulo Fashion Week  em 2004.
A exposição fica em cartaz até 4 de abril de 2021.


GEORGIA QUENTAL ( 1ª A ESQUERDA) E OS MODELOS  DA COLEÇÃO DA RHODIA, NOS ANOS 60   - (GRUPO SOLVAY - Fotos FifiTong)
COLEÇÃO RODHIA  ( divulgação)

A EXPOSIÇÃO  HOMENAGEIA GRANDES ESTILISTAS E DESIGNERS DA MODA BRASILEIRA DOS ANOS 1960 A 1980, CITANDO O PIONEIRO DA ALTA COSTURA FRANCESA  PAUL POIRET ( 1879-1944)

PAUL POIRET ( wikipedia e LILIAN PACCE)
TARSILA DO AMARAL NA INAUGURAÇÃO DE SUA !ª EXPOSIÇÃO  EM PARIS, NA GALERIE PERCIER, EM 1926, COM MODELO DE PAUL POIRET.
                                                                   PAUL POIRET ( wikipedia e Lilian Pecce)

GRANDES NOMES E MESTRES QUE MARCARAM A HISTÓRIA DA MODA BRASILEIRA NOS ANOS 60,70 E 80, DESTACANDO:

MENA FIALA, DA CASA CANADÁ, NO RIO DE JANEIRO ( Acervo O Globo)

                    ZUZU ANGEL ( FILMOW)                                                          GUILHERME GUIMARÃES  (REPRODUÇÃO)
CLODOVIL HERNANDEZ (REPRODUÇÃO)                                 RONALDO ESPER (REPRODUÇÃO)      DENER  FOTO RENATO PIZZUTTO VEJA SP
DESFILE  DE COLEÇÕES DE DENER NOS ANOS 1960 ( divulgação)DAS


DAS MUITAS MODELOS  QUE DESFILARAM PELA CASA CANADÁ, E PELOS RENOMADOS COSTUREIROS BRASILIROS, UMA DELAS  É GEORGIA  QUENTAL, QUE DESFILOU EM PARIS,   COMO CONVIDADA NOS ANOS 1960, PARA COLEÇÕES DE COSTUREIROS FRANCESES COMO PIERRE BALMAIN, DIOR ENTRE OUTROS.


                    GEORGIA QUENTAL, EM PARIS , DESFILANDO PARA AS COLEÇÕES FRANCESAS.
  GEORGIA QUENTAL FOI CAPA DE DEZENAS DE REVISTAS BRASILEIRAS. NO DESFILE DA RHODIA NOS ANOS 60. TAINÁ E GEORGIA QUENTAL.                  






A PAISAGEM DO ROSTO


Em Madrid, a Sala Recoletos da Fundação Mapfre, apresenta desde 11 de fevereiro, uma exposição intitulada A PAISAGEM DO ROSTO" dedicada ao conjunto das obras do famoso pintor russo ALEXEI VON JAWLENSKY, desde o seu inicio na Rússia incluindo sua passagem pela Alemanha e Suíça. 
A Fundação Mapfre  sempre organiza exposições temáticas onde somos capazes de conhecer a faceta de uma escola artística ou de um autor apenas visitando suas salas. Desta vez, o escolhido é o russo ALEXEI VON JAWLENSKY  e seus retratos que abarcam  todas as fases de sua prolífica produção.
Com curadoria de Itzhak Goldberg, esta mostra aborda a relação de Jawlensky com outros autores como Vaslli Kandinsky, Gabrielle Munter e Marianne Werefkin., cujas influência converteu-o num dos maiores expoentes do movimento expressionista, através do novo grupo de artistas de Munique e do coletivo artístico "O Cavalo Azul". O seu estilo  caracterizou-se pela simplicidade das formas e pelo cuidado da cor reminiscente da arte popular russa.


                                                             ALEXEI VON JAWLENSKY ( Fundação Mapfre)                         



FUNDAÇÃO MAPFRE ( divulgação)




JOGOS OLÍMPICOS 2021


Em Tóquio, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, conformou as datas para a realização dos  Jogos da XXXII Olimpíadas. A renúncia  do Presidente  do Comitê Olímpico de Tóquio, Yoshiro Mori, pairou sobre à realização das olímpiadas, aumentando o clima de incerteza mas, o COI  insisti em manter  a data já definida, de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Yoshiro Mori  foi substituido  hoje (18),  pela ex-atleta  Seiko Hashimoto.




A NOVA PRESIDENTE DO COMITÊ ORGANIZADOR DE TÓQUIO 2020, EX-ATLETA SEIKO HASHIMOTO QUE SUBSTITUIU YOSHIRO MORI, QUE PEDIU DEMISSÃO HÁ UMA SEMANA ATRÁS.  ( FOTO REUTERS/ YUICHI YAMAZAKI )  (EL ESPANHOL)



NATHALIE MOELLHAUSEN - OURO EM ESGRIMA



Em Banyuls-Sur-e Mer, sul da França, a campeã mundial de Esgrima Nathalie Moellhausen, nasceu em Milão, na Itália e se naturalizou brasileira, e até agora  é a única  atleta  da equipe de esgrima do Brasil que tem sua vaga garantida nas Olimpíadas.
A campeã de espada de 2019, ouro em esgrima, e atual número 2  do ranking mundial, passou o ano praticamente treinando sozinha. A esgrimista ítalo-brasileira de 35 anos é modelo e filósofa pela Sorbonne e é casada com um  chef de cozinha argentino.

NATHALIE  MOELLHAUSEN ( ATLETA E MODELO)  REPRODUÇÃO INSTAGRAM-
(BEHANCE - FACEBOOK)
                                                   NATHALIE MOELLHAUSEN     (Arquivo Pessoal- Facebook)





SANDRA DEE


Em Thousand Oaks, na Califórnia, os fans da atriz SANDRA DEE ( 1942-2005), lembrarão  no sábado (20) os 16 anos do falecimento da atriz, nascida Alexandra Zuck.
Sandra Dee foi uma atriz norte-americana que iniciou sua carreira  como modelo e atuou em dezenas de filmes tornando-se conhecida como a eterna adolescente do cinema que encantou  uma legião de fans com seus filmes inocentes  e romances açucarados, tornando-se a Rainha dos Adolescentes em Hollywood nos anos 1950.
Casou-se aos 18 anos em 1960 com o cantor e ator Bobby Darin. Tiveram um filho Dodd Mitchell Darin que escreveu um livro sobre seus pais no qual narra a anorexia de sua mãe, seus problemas com drogas e álcool e o abuso sexual que ela sofreu quando criança. Sandra morreu de complicações de doença renal em Thousand Oaks, aos 62 anos..


                           SANDRA DEE   ( FANPOP COM)                                  FACEBOOK

                                                                             SANDRA DEE  (Pinterest e Facebook)   
SANDRA DEE E TROY DONAHUE, EM 1959 NO FILME AMORES CLANDESTINOS  E NUMA DAS ÚLTIMAS FOTOS,  40 ANOS DEPOIS, (Facebook) 
TROY DONAHUE E SANDRA DEE ( Facebook)
SANDRA DEE E SEU MARIDO BOBBY DARIN ( 4ª foto)
                                                              SANDRA DEE ( Divulgação Facebook)


O LIVRO DREAM LOVERS FOI ESCRITO EM 1994 POR DODD MITHCHELL DARIN, NASCIDO EM 1961, NARRA  SOBRE A VIDA DOS SEUS PAES

DODD MITHCHELL  E SUA MÃE SANDRA DEE ( Pinterest)
                                                                          (Divulgação Facebook)




LEILÃO DO BUGETTE TYPE 57S


Em Londres, a Casa de Leilões BONHAMS, leiloará amanhã (19), um raro Bugatte de 1937, um dos carros mais valiosos e desejáveis do mundo, após ficar guardado 50 anos.  A venda está em torno de 6,9 a 9,7 milhões de dólares
A montadora italiana produziu cerca de 700 unidades do TYPE 57S, entre 1934 e 1940,  acumulando   mais de oito décadas de vida. O Bugette era o carro mais luxuoso  e moderno  da década de 1930, e pertenceu a três proprietários em mais de 84 anos, sendo que o último dono foi em 1969, entrando em   desuso por mais de cinco décadas.
O carro dispõe de 4 lugares e utiliza o grandioso motor de 8 lugares Rm linha de 3,3 litros que alcançava  até 175 CV de potência e a velocidade máxima chegava a 185 Km/h que o tornava  um dos automóveis mais rápidos do mundo, participando  do Grande Prêmio da França em 1936.
A BONHAMS é uma casa de leilões londrina dedicada à venda de objetos antigos, criada em 1793 e sobrevive desde a época georgiana. Foi criada pelo renomado negociante de antiguidades Thomas Dodd que uniu forças ao livreiro Walter Bonhams, 
A BONHAUMS  sempre leiloou veículos antigos, dentre os quais destaca-se o primeiro carro esportivo da história automobilística um VAUXHALL de 1914

                                                   BUGETTE, TYPE 57S  ( REPRODUÇÃO BONHAMS ) 
             A BUGETTE PRODUZIU  APENAS 42 ANIDADES DA VERSÃO TYPE 57S, QUE ERA O VEÍCULO MAIS BAIXO ( REPRODUÇÃO BONHAMS) 
                    VAUXHALL 1914 - PRINCE HENRY SPORTS TORPEDO  -  divulgação Bonhams)
               ROLLS -ROYCE -PHATON I - 1926 - THE PHANTON OF LOVE - ( divulgação Bonhams
                                     PHATON  OF LOVE DE 1926 ( Divulgação Bonhams)




O CARROSSEL NA ESFERA SOCIAL E CULTURAL:




HAPPY BIRTHDAY TO :

                                              DR. ADROALDO DÓREA 
                        JANE DÓREA SOLEDADE ( aniversariante)  E  EPITÁCIO SOLEDADE
                                                                 PRISCILLA QUINTELA 
                        MISAEL TAVARES (aniversariante) E IARA MORAES ALBUQUERQUE
                   HÉLDER DE ALENCAR ( GRANDE JORNALISTA E HISTORIADOR  BAIANO
             CID DALTRO ( aniversariante) COM O ESCRITOR E BLOGUEIRO JOSÉ F, BRANDÃO
ANA REGINA GONÇALVES E MARCOS VALLE




O CARROSSEL 221 ILUSTRA SUA EDIÇÃO COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS:

GUILLAUME SEIGNAC - PIERROT'S EMBRACE
KONSTANTIN SOMOV - COLUMBINE'S LITTLE TONGUE 1915
FABIO LUNA - ENCONTRO DE BLOCOS
                                                               PÉRICLES ROCHA
                                                          MARCIO CINTRA
                                                                GERALDO CASADO
                                                                        ED RIBEIRO
                                                                  GUILHERME NETO
                                                             MURILO RIBEIRO
                                                      MARIA NAZARÉ SANTOS


ENCERRAMOS A EDIÇÃO  221 COM O PENSAMENTO DE C.H. SPURGEON:


OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 222.
ATÉ LÁ !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário