Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

CARROSSEL SOCIO CULTURAL, 17 DE JUNHO DE 2021, EDIÇÃO 238



SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 238 DIVULGA OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS DURANTE O  PERÍODO, DESTACANDO: OS CAMPEÕES DO ROLAND GARROS ///// O MUSEU ROLAND GARROS ///// O FESTIVAL MARTHA ARGERICH ///// A REMONTAGEM DO BALÉ LE SYLPHIDE ///// A EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO LUÍS REINA, PALMIRA, A RAINHA DO DESERTO ///// A EXPOSIÇÃO FASHION MANIFESTO DE CHANEL  ///// A EXPOSIÇÃO MA + VI ///// O HOTEL LE GRAND CONTRÔLE, EM PARIS ///// A VOLTA DA VIDA NORMAL  EM NOVA YORK ///// E OUTRAS NOTICIAS.




ROLAND GARROS 2021



 Em Paris, aconteceu no último domingo (13), a 54ª edição da "era aberta" e a 125ª de todos os tempos, do torneio Roland Garros,  com a final entre o sérvio Novak Djokovic, 34 anos e o grego Stéfanos Tsisipás, de 22 anos.  Djokovic venceu  a partida  com 3 sets a 2, após 4 horas e 11 minutos, em quadra, conquistando seu 19º troféu da carreira.
Rafael Nadal, dono de 13 títulos no saibro de Paris e 20 no total  em Grand Slam, sofreu uma derrota na competição, não chegando a final.
A tenista tcheca Barbora Krejcikova de 25 anos, conquistou o título em Roland Garros, tornando-se  a nova campeã de simples,   derrotando  a russa Anastasia Pavlynchenkova 

SURTO OLIMPICO
                                              STÉFANOS TSISIPAS E NOVAK DJOKOVIC ( Getty Images)
NOVAK DJOKOVIC   (LE FIGARO - PINTEREST)                STÉFANOS  TSISIPÁS   (CONTRA GR)
BARBORA  KREJCIKOVÁ  ( WE ARE TENNIS)                      ANASTASIA  PAVLYNCHENKOVA   (CELEBMAFIA COM)
                        NOVAK DJOKOVIC AO LADO DA TORRE EIFFEL, NO DIA SEGUINTE AO BICAMPEONATO EM ROLAND GARROS. 
                                                                                ( Photo   by Christophe Archambault - - EFE)             





MUSEU ROLAND GARROS 


Em Paris, o Musée du Tennis  ou Musée Roland Garros, inaugurado em 2003, apresenta uma exposição permanente com uma dupla ambição: preservar o patrimônio do tênis e divulgá-lo junto ao grande público. por meio da pintura, pôster, moda. fotografia e escultura, contando  a história do lendário torneio, que continua, nos dias de hoje, se reinventando.
O Museu exibe mais de uma centena  de peças de jogadores e jogadoras, algumas nunca expostas anteriormente ao público. A exposição dá especial atenção aos estilistas que fizeram a história da moda no tênis, a exemplo de Jean Patou. Há vestidos e shorts desde os anos 1890, trajes autografados por nomes como  Steffi Graf e Serena Williams, além de coleção de calçados dos tenistas participantes.

MUSEU ROLAND GARROS ( Divulgação)
(divulgação)
                                                                       JEAN PATOU E A MODA TÊNIS  NOS ANOS 1920 ( WordPress com)
                                                       JEAN PATOU ( 1887-1936) ( HARPER'A BAZAAR)
                                                                               STEFFI GRAF  (WTA)  SELENA WILLIAMS (  ESSENCE)
                                                     SERENA WILLIAMS E STEFFI GRAF ( World Press com.)





MARTHA ARGERICH FESTIVAL


Em Hamburgo, na Alemanha, acontece de 19 (sábado) a 30 de junho, o Festival Martha Argerich, evento exclusivo  em streaming, na   Sala  de Concertos do Neustadt de Hamburgo, em Laeiszhalle, inaugurada em 1908.
Martha Argerich  nasceu em Buenos Aires em 5 de junho de 1941,  é considerada uma das maiores pianistas vivas que  ganhou destaque internacional quando venceu  o sétimo Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia, em 1965. Aos 80 anos é considerada  como um músico único, com um dom   pessoal inconfundível.. Conhecida como a "Leoa do Piano" é considerada uma diva temperamental e imprevisível.
Durante o Festival serão apresentados 12 concertos, de compositores mundialmente conhecidos, a exemplo Frédéric Chopin, Franz Schubert, Beethoven, Mozart, Astor Piazzola, Mendelssohn, Tchaikovski,  César Franck, entre outros.


LAEISZHALLE DE HAMBURGO  ( divulgação)

    MARTHA ARGERICH               WIKIPEDIA                         PIANOLIT                                  FRANCE MUSIQUE
MARTHA ARGERICH E MISCHA MAISKY ( violoncelo)  (Leiszhalle Hamburgo)
  PARTICIPANTES DO FESTIVAL  MARTHA ARGERICH, SUSANNE BARNER, MARTHA ARGERICH E RENAUD CAPUÇON (Symphoniker Hamburg)
                              MARIA JOÃO PIRES ( piano), MARTHA ARGERICH (piano) E TEDI PAPAVRAMI ( violino) ( Symphoniker Hamburg)
                                  COMPOSITORES  CÉSAR FRANCK   WOLFANG AMADEUS MOZART E FELIZ MENDELSSOHN ( wikipedia)






LA  SYLPHIDE ( CHOPINIANA)


Em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso,  a eterna primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde  1981, Ana Botafogo, de 63 anos, de renome internacional e aposentada dos palcos, remonta  o espetáculo  clássico "La Syilphide ( Chopiniana), do russo Michel Fokine, de 1909, com música de Chopin, (Opus 64 Nº 2).
O espetáculo da São Paulo Companhia de Dança - SPCD  é apresentado com público presente, e também exibição online ao vivo, com coreografia de Ana Botafogo e Inês Bogêa.
O balé, em um ato,  tem como cenário um bosque onde um jovem  sonhador está cercado de sílfides bailando ao seu redor.
Ana Botafogo encenou, há anos  atrás,  La Sylphide, no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro, assim como outros inesquecíveis espetáculos, como Giselle, O Lago dos Cisne, A Bela Adormecida, Copélia, O Quebra Nozes e outros,  que tive a oportunidade  de assistir todos eles,  como convidado da própria Ana Botafogo, através do nosso saudoso amigo feirense Antônio Carlos Pedra, que trabalhou no Theatro Municipal e era muito amigo da eterna diva do balé, Ana Botafogo.
 


                                                   (Foto Tiago Queiroz - O Estadão)
                                                                     (Foto Tiago Queiroz)
                     ANA BOTAFOGO COREOGRAFANDO LA SYLFPHIDE ( Foto Tiago Queiros - O Estadão)
(Foto Tiago Queiroz)
                            ANA BOTAFOGO ( wikipedia)                                          INÊS BORGEÁ ( BANCO CULTURAL)





PALMIRA, A RAINHA DO DESERTO



Em Tavira, município de Portugal, o Núcleo Islâmico  do Museu Municipal de Tavira, apresenta a partir de sábado (19),  até 27 de novembro, a exposição "Palmira, A Rainha do Deserto", de autoria do fotógrafo Luís Reina. A exposição funcionará  como uma viagem fotográfica a Palmira, antiga cidade situada no centro da Síria, classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, em 1980 e considerada como um dos locais arqueológicos mais importante do mundo.
A mostra  conta, com a presença das esculturas do artista plástico portuense Manuel Ribeiro (1907-1957)
Com esta exposição efetua-se uma reconstrução contemporânea deste sítio arqueológico sírio.
PALMIRA, um oásis no meio do deserto sírio, ficava na encruzilhada das rotas comerciais entre o oriente  e o ocidente. Foram várias as civilizações e impérios que deixaram o seu testemunho.
Luís Reina homenageia a cidade, declarando: " que foi  erigida pela vontade do homem e imbecilmente destruída pelo homem, após anos de laborioso trabalho artesanal com séculos de existência. hoje, manchados  com o sangue da insensibilidade  do ser humano e da sua avidez incessante pelo poder supremo em nome de um Deus, que também não respeitam."


                                                           MUSEU MUNICIPAL DE TAVIRA ( divulgação)

LUÍS REINA  ( facebook)
                                                             PALMIRA  (  foto Luís Reina)
                                                                             PALMIRA
                                                              RUÍNAS DE PALMIRA 
RUÍNAS DE PALMIRA 
                                                                  RUÍNAS DE PALMIRA 
                                                                RUÍNAS DE PALMIRA 
                                                               RUÍNAS DE PALMIRA 
                                                                 RUÍNAS DE PALMIRA 
                                      MANUEL RIBEIRO  E UMA DE SUAS ESCULTURAS  ( TOPA TUDO)


PALMIRA, remonta mais de quatro mil anos, segundo textos descobertos nas ruínas  de MARI, perto do Iraque. Funcionava como um entreposto comercial com paragens de caravanas que transportavam mercadorias e especiarias entre o Mediterrâneo e Mesopotâmia e a Penísula Arábica. Foi também  um importante elo na antiga rota de seda que ligava  a China e  India à Europa.

                                              ZENOBIA, A RAINHA DE PALMIRA QUE DESAFIOU ROMA (NATIONAL GEOGRAPHIC PORTUGAL )
AS RUINAS DE PALMIRA, VENDO O TEATRO E O TETRAPILO, AO FUNDO O VALE DOS TÚMULOS ( NATIONAL GEOGHAPHIC PORTUGAL)




GABRIELLE CHANEL


Em Paris, o Palais Galliera, Museu da Moda da Cidade Luz, reabriu suas portas, fechadas devido  à pandemia Covid-19, com a exposição "Gabrielle Chanel, Fashion Manifesto", primeira retrospectiva parisiense, com o apoio da Maison Chanel.
A exposição mostra mais de 350 peças dos arquivos da Chanel de museus internacionais como o "Victoria & Albert Museum de Londres," o "De Young Museum de San Francisco", o Museu de La Moda em Santiago e o MOMU em Antuérpia, na Bélgica.
Além da exposição Chanel,  acompanha a mostra "Vogue 1920-2020", por meio de fotos, desenhos, revistas, arquivos e filmes, que mostram a importância  da Vogue  Paris para tornar a Cidade Luz na capital internacional da moda.
A exposição está dividida em duas partes : a primeira mostra o começo da carreira de Gabrielle Bonheur Chanel ( 1883-1971) com algumas peças emblemáticas, entre elas a famosa "marinière", em jersey de 1916. Na sequência vem a evolução do estilo de Chanel, vestidos pretos e modelos esporte dos anos loucos até os vestidos mais sofisticados dos anos 30. Uma sala é consagrada ao perfume Nº 5, criado em 1921.
A segunda parte convida os visitantes a decifrar o "dress code" de Gabrielle Chanel, as bijuterias e a alta joalheria, o tailleur em tweed, o "scarpin bicolor", a bolsa de "matelassê" e as cores preto e branco e também o vermelho e dourado.
A exposição destaca o desenvolvimento de seu estilo, as características de seu trabalho, a emersão de seus códigos e sua contribuição para a história da moda.


STUDIO IMMAGINE - REPRODUÇÃO INSTAGRAM 
STUDIO IMMAGINE - REPRODUÇÃO INSTAGRAM 

                                                                                                     (VILLE DU MUY) - REPRODUÇÃO INSTAGRAM 

(MALAY MAIL) REPRODUÇÃO INSTAGRAM 
ILUSTRAÇÕES DE KARL LAGERFELD PARA A BIOGRAFIA DE COCO CHANEL ( FOTO GNT)
GETTY IMAGES

COCO CHANEL BY DAVID HINDS( INSPIRADO EM PICASSO) E  CHANEL BY IRINA MATIASH




 A RETOMADA DA VIDA NORMAL 


Em Nova York, desde ontem (16), abonou a maior parte das restrições adotadas há mais de um ano, 473 dias, para conter a pandemia.  .O Estado de Nova York atingiu  antes do prazo  previsto a meta de vacinar 70% dos adultos.
Nova York, retoma "vida de volta ao que era antes", foi o que garantiu o Governador do Estado, Andrew Cuomo, anunciando a retirada da última etapa das restrições  impostas pela pandemia, desde março de 2020, quando adotou uma serie de restrições.
Os Nova-iorquios já podem frequentar espaços internos de bares, restaurantes, ir para academias, museus, cinemas e para eventos pequeno e médio porte, como concertos e competições.
Na Costa Oeste, do outro lado do país, a Califórnia  fez a reabertura se tornar realidade na mesma semana da Big Apple.
A retomada nesses dois importantes estados americanos sinaliza que o país entra em nova fase na luta contra o covid 19.

FOGOS DE ARTIFÍCIOS COMEMORAM O FINAL DAS RESTRIÇÕES DE SEUS MORADORES. (EDUARDO MUNOZ - REUTERS
 
COMEMORAÇÃO EM NOVA YORK, COM O FIM DAS RESTRIÇÕES DE SEUS MORADORES ( ANGELA WEISS - AFP) 
ANDREW CUOMO, GOV. DO ESTADO DE NOVA YORK            BILL DE BLASIO, PREFEITO DE NOVA YORK ( THE WASHINGTON POST/ WIKIPEDIA)





MAR + VIN


Em São Paulo, a Galeria Mario Cohen, apresenta desde 8 de junho, a exposição ARTE-MODA-POLÍTICA, dos fotógrafos Marcos Florentino e Kelvin Yule, que formam a dupla MAR + VIN. 
Os dois artistas apresentam e definem em 42 imagens na exposição virtual e em 35 fotografias na mostra física, uma investigação na formação do povo brasileiro, dando protagonismo aos negros, fazendo referências aos povos originários e enfatizando questões de gênero.
A mostra tem curadoria de Mario Cohen e poderá ser visitada até 28 de julho de 2021.


MARCOS FLORENTINO E KELVIN YULE  (SPETACULU ORG, BR) 
                                                  KELVIN YULE ( Pinterest)                                      MARIO COHEN ( divulgação)

(Galeria Mario Cohen)
PIETÃ ( GALERIA MARIO COHNE)
                                                     GALERIA MARIO COHEN - EXPOSIÇÃO  MAR + VIN
                                                                             MAR +_ VIN - GALERIA MARIO COHEN 
                                                            GALERIA MARIO COHEN 



LE GRAND  CONTRÔLE

Em Paris, foi inaugurado no último dia 1º, o hotel mais aguardado do ano, dentro das dependências do Palácio de Versalhes, o mais famoso da França e do mundo.
Pertencente ao grupo francês "Les Airelles", instalado  num edifício construído há 340 anos, em 1681,  pelo arquiteto favorito de Luís XIV, Jules-Hardoun Mansaid,  ícone do classicismo francês, do reinado de Luís XV (1715-1774), ao de Luís XVI (1774-1792).
 O complexo de luxo conta com 14 quartos, entre eles uma suíte especial com 120 metros quadrados. Cada cômodo foi nomeado em homenagem a pessoas famosas, que teve importância com o lugar e decorado em estilo inspirado nos séculos XVII e XVIII.
A restauração ficou ao cargo do arquiteto e designer de interiores  Christophe Tollemer e de Emmanuelle Vidal Delagneau, especialista em arte e herança francesa.
O restaurante  do hotel é comandado por Alain Ducasse, chef com maior número de estrelas  do guia Michelin no mundo.
Por 1700 euros por noite, o hotel de luxo de Versalhes, leva você de volta à época de Luís XVI.

AIRELLES CHÂTEAU DE VERSALLES - LE GRAND CONTRÔLE  ( Le Figaro)
                                            DOIS MORDOMOS EM TRAJES DO SÉCULO XVIII, RECEBEM OS HÓSPEDES. ( Le Parisien/ Jeanne Cassard)
                                       JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES ( TOWN & COUNTRY)
                                               CHAMBRE DE MADAME DE FOUQUET  ( TOWN & COUNTRY)
                                      A PISCINA DO LE GRAN CONTRÔLE  ( TOWN & COUNTRY
                                                                      
                                                      RESTAURANTE  DE ALAIN DUCASSE   ( TOWN & COUNTRY)
                               BANHEIRO NA SUÍTE  NECKER ( JACQUES NECKER), MINISTRO DAS FINANÇAS DE LUÍS XVI   (  TOWN & COUNTRY)
            LUÍS XVI E MARIA ANTONIETA  FORAM DECAPITADOS PELAS FORÇAS REVOLUCIONÁRIAS FRANCESAS EM 1793  ( divulgação)


                                            


                                              NANDO


Em Nova York, na 20ª edição do Tribeca Film Festival,  o curta-metragem brasileiro sobre o menino Nando, teve  na sua exibição de estreia os ingressos esgotados.
O filme, (documentário),  dirigido por Aléc Cutter é sobre Nando, Luis Fernando Fernandes, um menino de 10 anos, morador da favela da Mangueira, que sonha em jogar no Maracanã e nunca tinha visto uma partida  ao vivo, embora o famoso Estádio seja vizinho da comunidade.
Em declaração à imprensa, o diretor Aléc Cutter, ressaltou que o filme protagonizado pelo verdadeiro Nando, não é apenas sobre futebol, enfatizando que " é também sobre garantir o sentimento de esperança para uma criança, além de iluminar a beleza e o sonho das pessoas que vivem em comunidades e que essa história possa ser contada para o mundo".
O filme concorre  na categoria de melhor curta-metragem, cuja premiação será domingo (20)
O filme é o primeiro projeto independente do diretor e cineasta  Aléc  Cutter, norte-americano que vive no Brasil desde 2014.

                             LUIS FERNANDO FERNANDES, O NANDO,  DÁ NOME AO FILME ( Foto CASSIO ANDREASI) - (divulgação)
                                                                    ALÉC CUTTER E NANDO  ( divulgação O Globo)


                                 

                                       CINE ROXY


No Rio de Janeiro, os cariocas lamentaram a nota oficial do fechamento definitivo do histórico Cine Roxy, na Av, Copacabana, esquina com a Rua Bolivar, fundado há 83 anos, com 914 assentos,  com três salas de exibição, administrado  pelo grupo Kinoplex.
Considerado a "Marca do Rio", em seu estilo art-décor,  foi palco de alguns dos maiores lançamentos da história do cinema nacional e internacional.
Assim como outros monumentais cinemas que existiram em várias cidades brasileiras, chega ao fim  de uma era, dos grandes cinemas catedrais. 



                                                                                                  CINEMA ROXY ( divulgação)
                                                
                                                                                      CINE ROXY ( divulgação)



                                        

                                      CARROSSEL SOCIAL: 


RELEMBRANDO UMA INESQUECÍVEL FESTA, NOS SALÕES DO EXTINTO FEIRA TÊNIS CLUBE, INTITULADA "UMA NOITE NA BAHIA", PROMOVIDA PELO SAUDOSO  COLUNISTA SOCIAL EME PORTUGAL, ATRAVES DA FOTO COLORIDA DIGITALMENTE, PELO INTERNAUTA E ADVOGADO ROOSEVELT A. O. DOS REIS, QUE TAMBÉM DIGITALIZOU A SEGUNDA FOTO,OS BROTOS DO ANO. 

                         DIANA CUPERTINO, SUZANA JATOBÁ, ANA LUCIA PAOLILLO, ANGELA OLIVEIRA E GRAÇA FERNAND
                             EME PORTUGAL COM AS ETERNAS BROTOS DO ANO FEIRENSE, CÉLIA NASCIMENTO E LURDINHA CAMPOS

MARIA NAZARÉ SANTOS  PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO COLETIVA "DIVERSIDADE DA ARTE", NO SHOPPING BUTANTÃ, EM SÃO PAULO, PROMOVIDO PELA A ABRASCI.


EM SÃO PAULO, FOI INAUGURADA ONTEM ( 16), A EXPOSIÇÃO JOÃO CARLOS MARTINS - 80 ANOS DE MÚSICA, NO CENTRO CULTURAL FIESP, NO MES QUE COMPLETOU 81 ANOS DE IDADE,  (  FOTO DE KARIM KAHN/FIESP)


                                       A FOTO DA SEMANA :

VEÍCULOS PROJETADOS PARA CIRCULAREM SOBRE A AGUA, DIRIGIDOS NO PORTO MARINA, EM ALEXANDRIA, NO EGITO.  - (PHOTO BY MOHAMED ABEL EL)

                                     

                           CARROSSEL CULTURAL


ILUSTRAMOS A EDIÇÃO  238, REFERENCIADANDO  SANTO ANTÔNIO, ATRAVÉS DOS PINCÉIS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, MOSTRADOS NAS REDES SOCIAS:

                                                                     INDIA PRADO

                                                                MOEMA GUSMÃO          

                                                                           JULIO POMAR 
                                                                       EL GRECO
 CHICO MAZZONI 
                    
                                                                      PABLO PICASSO

                                        

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 238 COM O PENSAMENTO DE FABRÍCIO CARPINEJAR


OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 239. 
ATÉ LÁ !!!!!!!





















































































































































































 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário