Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2023



  CARROSSEL SÓCIO CULTURAL,  01 DE NOVEMBRO DE  2023, EDIÇÃO 359


                     SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 359 DESTACA OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NA ÚLTIMA SEMANA  DE OUTUBRO, RESSALTANDO O DIA DOS MORTOS, FESTEJADO NA CIDADE DO MÉXICO, COM A TELA DO ARTISTA MEXICANO DIEGO RIVERA (1886-1957)

                                                                               DIEGO RIVERA - DIA DOS MORTOS



AS NOTÍCIAS DA SEMANA 


1. DIA DOS MORTOS, NO MÉXICO ///// 2. MUSEU MARIA CALLAS, EM ATENAS///// 3. LABRFF 2023, EM LOS ANGELES ///// 4. MOTO GP THAILANDIA 2023, EM BURIRAM ///// 5. CHÂTEAU DE VILLERS COTTERÊTS, NA FRANÇA ///// 6. BALOON D'OR 2023, EM PARIS ///// 7. FESTIVAL LIBERATUM 2023, EM SALVADOR ///// 8. GRANDE PREMIO F1 BRASIL 2023, EM SÃO PAULO ///// 9. GILBERTO GIL, DOUTOR HONORIS CAUSA, EM LISBOA /////  10. EXPOSIÇÃO MAESTRAS, EM MADRID........



                  DIA DOS MORTOS NO MÉXICO

No México, na cidade do México e em todo o pais, o Dia dos Mortos é celebrado durante três dias  com festividades de 31 de outubro a 2 de novembro, mantendo uma tradição secular mexicana  que os ancestrais e entes queridos já falecidos são homenageados por meio de oferendas e diferentes manifestações animadas lembrando os que já foram.
Centenas de esqueletos "LA CATRINA" desfilam na Avenida Paseo de La Reforma, a principal  e importante  da Cidade do México até o Zócalo, onde as famílias  lembram  os seus mortos e celebram  a continuidade da vida, que os mexicanos voltam suas atenções para as flores, velas e imagens que adornam cemitérios, capelas e residências, com decoração  de papel picado e até objetos e comidas  preferidas dos falecidos, com altares públicos que atraem multidão.
LA CATRINA,  é um esqueleto  que foi criado por José Guadalupe Posada (1852-1913), cartunista, ilustrador e artista mexicano cujo trabalho influenciou muitos artistas latino-americanos por causa da sua perspicácia satírica e engajamento político.

 LA CATRINA E SEU CRIADOR JOSÉ GUADALUPE POSADAS (Facebook)DESFILE NA AVENIDA PASEO DE LA REFORMA (divulgação)

                                                  AVENIDA PASEO DE LA REFORMA, NO MÉXICO (divulgação)        

                                                                                  HOMENAGEM A FRIDA KHALO (1907-1954)                                         DESFILE NO PASEO DE LA REFORMA, NO MÉXIXO (divulgação)                                        ALTAR EM HOMENAGEM AOS MORTOS, NO MÉXICO (divulgação)                                           HOMENAGEM A CANTORA MEXICANA CHAVELA VARGAS (1919-2012)     

AVENIDA PASEO DE LA REFORMA, NO MÉXICO 


   MUSEU MARIA CALLAS

Em Atenas, na Grécia, após preparativos que levaram 25 anos, incluindo dez anos de reformas  foi inaugurado oficialmente  no último dia 26, o museu em homenagem à lendária  e célebre soprano greco-americana  MARIA CALLAS, no ano do centenário de seu  nascimento, num prédio de quatro andares tombado, desde 1920. que abrigou anteriormente um hotel.
O circuito da visita começa no segundo andar, onde os visitantes entram em cena de floresta enquando Callas, aparece numa silhueta na parede do fundo cantando uma ária da Ópera Norma de Bellini. Em outra  sala recria a vista noturna da varanda da casa da diva em Paris, com suas cortinas flutuando.
Entre os destaques da coleção  estão os álbuns de fotos pessoais da cantora, um espelho de seu camarim e seus óculos que ela nunca usava. Há também caixas de fósforos doadas por companhias aéreas e hotéis durante sua turnê mundial de 1973-1974, bem como o menu da famosa noite em Veneza em 1957, quando Callas conheceu o magnata grego Aristóteles Onassis, que acabou se divorciando do então marido, o industrial italiano Giovanni Battista Meneghini, para se casar com Onassis, que mais tarde a trocou pela ex-primeira dama americana Jackie Kennedy.
Para a instalação do museu foram doados  objetos de amigos pessoais da cantora, do La Scala de Milão, Metropolitan Ópera  de Nova York,  La Fenice  de Veneza e Arena di Verona, onde Callas fez sua  primeira estreia na Itália em 1947.
MARIA CALLAS, (1923-1977), nascida Sophia Anna Maria Kalogeropoulos viveu em Atenas de 1937 a 1945, após a separação de seus pais, ambos gregos.  Em 1979, dois anos após sua morte suas cinzas foram espalhadas no Mar Egeu.

                                                             
     O EX-PREFEITO  DE ATENAS, KOSTAS BAKOYANNIS, FALANDO AO PÚBLICO DURANTE A ABERTURA OFIVIAL DO MUSEU MARIA CALLAS                                                                                                        (AF /  Theophile Bloudanis)
                                                                                                 MUSEU MARIA CALLAS, EM ATHENAS  
                                                                       MUSEU MARIA CALLAS EM ATHENAS
                                                                                           MUSEU MARIA CALLAS EM ATHENAS
                                                                                            MUSEU MARIA CALLAS EM ATHENAS
                                    VARANDA  DA CASA DE MARIA CALLAS, EM PARIS (Museu Maria Callas em Atenas)                              MARIA CALLAS NUMA ÁRIA DA oOPERA NORNA  DE BELLINI (Ph by Thanassis Stavrakis / AP)
                                                                                             MUSEU MARIA CALLAS EM ATENAS 
                                                                                             MUSEU MARIA CALLAS EM ATENAS 
                                                                                             MUSEU MARIA CALLAS EM ATENAS 
                                                     MARIA CALLAS E SEU PRIMEIRO MARIDO GIOVANNI BATTISTA MENEGHINI(Museu Maria Callas em Atenas)
                                   MARIA CALLAS E SEU SEGUNDO MARIDO ARISTOTELES ONASSIS (Museu Maria Callas em Atenas)
ARISTÓTELES ONASSIS , JACKIE KENNEDY E MARIA CALLAS  (Museu Maria Callas, em Atenas /GettyImages)
          MUSEU MARIA CALLAS, EM ATHENAS  (By  Aristidis Tsiampouris)

                                                        

LABRFF 2023

Em Los Angeles, aconteceu o 16º Festival Brazilian Film  Festival  LABRFF, que celebrou à diversidade e prestou homenagem póstuma ao legado do cantor e compositor  brasileiro LUPICINO RODRIGUES (1914-1974). Além de dedicar um troféu à familia do artista. 
O Festival é considerado um dos mais importantes festivais de cinema brasileiro no exterior e uma vitrine da produção brasileira em Hollywood. É uma iniciativa cultural caracterizada pela difusão do Cinema Brasileiro nos Estados Unidos e pelo fomento de apresentações e negócios.que tem na sua programação Mostras Paralelas, Seminários, Pitchings de Projetos Audiovisuais e Encontro de Negócios. Mais de 40 filmes foram apresentados durante os quatro dias do LABRFF 2023.
O  Melhor Longa foi NOSSO SONHO, de Eduardo Albuquerque, sobre a vida da dupla  Claudinho & Buchecha. 
VERA HOLT, foi a melhor atriz  pelo filme "Tia Virginia"de Daniel de Oliveira.
DANIEL OLIVEIRA  foi o melhor ator, pelo filme "Rio de Desejo"
O Melhor Documentário  foi  "Sinfonia de Um Homem Comum, de José Joffily.
Uma   das granes atrações foi o documentário "LUPICINIO RODRIGUES - CONFISSÕES DE UM SOFREDOR", do diretor Alfredo Manevy, que fez parte  da mostra que trouxe para Hollywood uma batalha pelo reconhecimento da obra e pelos direitos de Lupicinio. O filme mostra  a história  de como uma das músicas do cantor "SE ACASO VOCÊ CHEGASSE"  fez parte  do filme hollydiano  "LADY LET'S DANCE",   (DANÇARINA LOURA) de Frank Woodroof, cuja música foi indicado ao Oscar  de 1945, sem nenhuma menção ao compositor. 
A música foi composta pelo gaúcho Lupicinio Rodrigues  e lançada em 1960 por  ELZA SOARES (1930-2022)


DANIEL OLIVEIRA, MEIRE  FERNANDES, FUNDADORA DO LABRFF E SOPHIE CHARLOTTE, NA ABERTURA DO 16º LABRFF 
( Foto Livia Wippich)
(FULL CINE PLUS)
BELITA E JAMES ELLISON NO FILME "DANÇARINA LOURA", QUE TINHA COMO TRILHA SONORA A MÚSICA "SE ACASO VOCE CHEGASSE"  DE LUPICINIO RODRIGUES  (reprodução O Globo)
(FOLHA DE SÃO PAULO / O GLOBO )
(Wikipedia



MOTO GP THAILÃNDIA 2023


Em Buri Ram, capital,da provincia de Buriram, nordeste da Thailandia, aconteceu no domingo (29),  a 17ª etapa da temporada 2023 do Moto GP da Tailândia., no Circuito Internacional  de Chang, com a  terceira vitoria consecutiva do espanhol JORGE MARTIN, seguido do italiano FRANCESCO BAGNAIA, 2º lugar e do sul africano BRAD BINDER, 3º lugar.


JORGE MARTIN, VENCEDOR DO MOTO GP THAILÂNDIA 2023, LADEADO POR FRANCESCO BAGNAIA E BRAD BINDER   (Moto GP)

JORGE MARTIN, FRANCESCO BAGNAIA, BRAD BINDER (Facebook)


CIRCUITO INTERNACIONAL CHANG, EM BURIRAM, TAILÂNDIA
TEMPLO KHMER, PRASAT HIN MUEANG TUM, EM BURIRAM, TAILÂNDIA
GRANDE BUDA NO PARQUE FLORESTAL KHAO KRADONG, EM BURIRAM, TAILÂNDIA)
KHAO KRADONG PARK, EM BURIRAM, TAILÂNDIA (In Thailand Travel)
RUINAS KHMER, EM BURIRAM, TAILÂNDIA  (In Thailand Travel)



CHÂTEAU DE VILLERS-COTTERÊTS


Em Villers Cotterêts, na França, o Presidente Emmanuel Macron, inaugurou na segunda-feira (30), após uma extensiva reforma, o Castelo de Villers-Cotterêts, cerca de 50 minutos de trem, no nordeste de Paris, para abrigar a "Cité Internationale de La Langue Française", um centro para a preservação do idioma francês. A inauguração foi considerada o maior projeto do  mandato de Macron., que será palco  da Cúpula da "Francofonia de 2024', para a qual serão convidados os líderes de 88 países.
O Château   de Villers-Cotterêts começou a ser construído  em 1532 e ficou pronto em 24 anos.
Villers-Cotterêts é a terra de um dos grandes  nomes da literatura francesa, o romacista e dramaturgo ALEXANDRE DUMAS, autor de clássicos como "Os Três Mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo"



JOURNAL L'UNION
(RADIO FRANCE)
CASTELO DE  VILLERS-COTERÊTS (Photo by Pierre Rene Worms/ FMM)
REI FRANÇOIS I  (1494-1547) ( Maurin Litografia), EMMANUEL MACRON (Florian Goga / Reuters)
ALEXANDRE DUMAS (PAI) (1802-1870) PINTURA NO ESTILO DE  ANDY WARHOL,  CREATIVE FABRICA
 ALEXANDRE DUMAS FILHO (1824-1895) (Wikipedia)




BALOON D'OR 2023

Em Paris, aconteceu  no Teatro Châteled a 67ª Cerimônia anual  do Baloon D'Or, na segunda feira (30), apresentada pela revista France Fottball, que premiou os melhores jogadores de futebol do mundo na temporada 2022/2023.
A cerimônia foi apresentada por DIDIER DROGHA, ex-futebolista marfinense e pela jornalista SANDY HERIBERT,  que anunciaram os vencedores nas categorias :
BOLA DE OURO MASCULINA - LIONEL MESSI (Argentina/PSG/Inter de Miami))
BOLA DE OURO FEMININA - AITANA BONMETI, (Espanha/Barcelona)
CLUBE DO ANO MASCULINO  - MANCHESTER CITY
CLUBE DO ANO FEMININO  - BARCELONA 
TROFEU GERD  MULLER - ERLING HAALAND (Noruegues/Manchester City)
TROFÉU YASHIN - EMILIANO MARTINEZ (Argentina/ Aston Villa)
PRÊMIO SÓCRATES - VINICIUS JUNIOR (Brasil, Real Madrid)
TROFÉU KOPA - JUDE BELLINGHAM (Inglaterra,  Boursorama ,Real Madrid)
A Cerimônia foi transmitida para todo o mundo em diferentes horários dos países.



DIDIER DROGHA E SANDY HERIBERT, APRESENTADORES DO BALOON D'OR 2023  ( by Franck Fife/Getty Images)

VENCEDORES DO BALOON D'OR DESDE 1956
PORTAL PEPPER
(By Franck Fife/Getty Images)
VINICIUS JUNIOR E O PRINCIPE ALBERT DE MONACO  (A Cidade On / Terra)
AITANA BONMATI, ERLING HAALAND, EMILIANO MARTINEZ, JUDE BELLINGHAM E VINICIUS JUNIOR ( by Franck Fife, Facebook/Instagram)


FESTIVAL LIBERATUM 2023

Em Salvador, acontece o FESTIVAL LIBERATUM   no Centro de Convenções  e apresentação de shows na Praça Cayru, de sexta-feira (3) a domingo (5) com a participação de dezenas de celebridades mundiais. 
O LIBERATUM é uma organização internacional  que exalta a cultura negra e já realizou o festival em 13 países, difundindo os ideais de inclusão, com a participação de expoentes das artes, negócios e tecnologia, com o objetivo de "Criar  coneções, ajudar pessoas a acreditarem em seus próprios sonhos.
O LIBERATUM, criado em 2001, é um Festival Global Multidisciplinar de Diplomacia Cultural.
Das celebridades internacionas confirmadas para o Festival estão VIOLA DAVIS, ANGELA BASSETT, LEE DANIELS, DEBBY HARRY,  e, por motivos de agenda, não estarão presentes NAOMI CAMPBELL e NORMAN  FREEMAN.




ANGELA BRASSETT  (by Justin Bishop,Vanity Fair)

ALCIONE, NAOMI CAMPBELL, DEBBIE HARRY, LEE DANIELS (Harper's Bazaar)




GRANDE PRÊMIO F1 BRASIL 2023



Em São Paulo, acontece a 20ª etapa da temporada de Fórmula 1 de 2023, no Autódromo de Interlagos, que já tem como campeão MAX VERSTAPPEN
Antes da corrida, às 14h, haverá uma homenagem a RUBENS BARRICHIELO, pela estreia de 30 anos na Fórmula 1, seguido da apresentação do  Hino Nacional com a cantora LUDMILLA, na companhia de MIGUEL VICENTE NO CAVAQUINHO, o Miguelzinho do Cavaco de 12 anos, e apresentação do MONOBLOCO.





RUBENS BARRICHELO  (Pinterest/Facebook)
LUDMILLA E MIGUELZINHO DO CAVACO (Facebook)

LUDMILLA E MIGUELZINHO DO CAVACO (Facebook)
BLOCO MONOBLOCO (Facebook)





GILBERTO GIL, DOUTOR HONORIS CAUSA

Em Lisboa,  a Universidade Nova de Lisboa,  atribuiu doutorando Honoris Causa   ao cantor, compositor, ex-Ministro da Cultura, e atual membro da Academia Brasileira de Letras GILBERTO GIL, na Reitoria da Universide, no Campus de Campolide  numa cerimônia que  inseriu as celebrações dos 50 anos da instituição, na última terça-feira (31).
Foi uma homenagem aos valores fundamentais da arte e da cidadania.


GILBERTO GIL RECEBENDO O DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Facebook)
GILBERTO GIL (YouTube)


EXPOSIÇÃO MAESTRAS

Em Madrid, aconteceu ontem (31), a Noite  de Arte e Moda, no Museu Thyssen-Bornamisza a primeira exposição com perspectiva feminina da Pinacoteca, patrocinada por Carolina Herrera, com coquetel de abertura que reuniu ilustres convidados.
A exposição coletiva, na Sala de Exposições Temporárias, oferece  um percurso  desde finais do século XVI até as primeiras décadas do século XX, através de oito cenas relevantes da lista das mulheres pela sua emancipação, mostrando como as diferentes artistas abordaram temas relevantes  de sua época, que tomaram posição  e contribuíram para a criação de diferentes iconografias e visões alternativa.
A mostra reúne  cerca de uma centena de obras, entre pinturas, esculturas, obra sobre papel e têxteis das artistas, ARTEMISIA GENTILESCHI, ANGELICA KAUFFMAN, CLARA PEETERS,  ROSA BONHEUR, MARY CASSAT, BERTHE MORISOT, MARIA  BLANCHARD, NATALIA  GONCHANOVA, e MARUJA MALLO, célebres no seu tempo e que são agora reconhecidas  como MESTRAS, numa contestação à omissão dos seus nomes da história da arte, que sofreram junto com outras que romperam moldes com obras de uma qualidade  inquestionável.
A conjunção de periodos históricos, gêneros artisticos e temas servem  de eixo condutor  a esta exposição.


FOTO 1. BLANCA CUESTA, CAROLINA ADRIANA HERRERA E BORJA THYSSEN, 
FOTO 2 , WES GORDON, CAROLINA ADRIANA HERRERA E AMPARO CORSINI 
(Getty Images/ Vanity Fair Spain)
ISABEL PRESLEY E TAMARA FALCO  / BLANCA PADILHA (GTres/Vanity Fair Spain)
HIBA ABUK (atriz)  ESTER CANADÁ (modelo) (Getty Images, Vanity Fair Spain)
CAROLINA ADRIANA HERRERA E WES GORDON  / GALA GONZÁLEZ (Getty Images/GTRES/Vanity Fair Spain)
CAROLINA HERRERA  (Blog Alessandra Spain/ Interview)
                                                                                        EXPOSIÇÃO MAESTRAS (EFE)



ILUSTRAMOS A EDIÇÃO 359 COM ALGUNS TRABALHOS  DAS ARTISTAS QUE FAZEM PARTE DA  EXPOSIÇÃO MAESTRAS, NO MUSEU THYSSEN-BORNAMISZA DE MADRID:

                                                                    ARTEMISIA GENTILESCHI 
                                                                  ANGELICA KAUFFMAN  
                                                                                 CLARA PEETERS
                                                                                      ROSA BONHEUR
                                                                                   MARY CASSATT
                                                                         BERTHE MARISOT
                                                                           MARIA BLANCHARD
NATALIA GONCHANOVA
SONIA DELAUNAY
MARUJA MALLO

ENCERRAMOS A EDIÇÃO 359 COM O PENSAMENTO DE ALEXANDRE DUMAS:



OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 360,  
ATÉ LÁ !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário