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quinta-feira, 22 de outubro de 2020

 


 CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 22 DE OUTUBRO DE 2020, EDIÇÃO 204


                 SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 



                                 
O CARROSSEL APRESENTA NESTA  EDIÇÃO 204 NOTICIAS SOBRE O SENLIS ARTFAIR 2020,  GAL GADOT A NOVA CLEÓPATRA NO CINEMA,  A HOMENAGEM AO CINEASTA BAIANO GLAUBER ROCHA NO FESTIVAL DE CINEMA DE ROMA, O RECOMEÇO DA EXPOSIÇÃO DE MAN RAY, INTERROMPIDA PELA PANDEMIA, O CALENDÁRIO DE ARTE VIRA-LATA,  OS ARQUIVOS DO INPI DE PARIS  SOBRE MODA SAIA CURTA, O PACIFIC JAZZ FESTIVAL NA CALIFORNIA,  ENTRE OUTRAS INTERESSANTES NOTICIAS.


                                 SENLIS ARTFAIR 2020


Em Oise, na Região dos Alpes da França, começou ontem (21) a Senlis ArtFair 2020 até domingo (25), reunindo cem artistas de toda a França, numa exposição muito importante, entre pintores, escultores e fotógrafos que apresentam suas últimas criações para o público, englobando quase 700 obras
Na programação, consta a visita a uma antiga pedreira subterrânea perto de Senlis Carrière, mostrando  o trabalho dos pedreiros, há vários séculos, a posterior exploração do sítio pelos cultivadores de cogumelos, a geologia local, a formação de concreções, a fauna subterrânea, no longo de um percurso ora labiríntico, ora desportivo limitado a grupos de 15 pessoas, mediante reservas, obedecendo as normas sanitárias.
Como convidado especial a exposição recebe sábado (24), o artista de Toulon Yann Rebecq, pintor pós-impressionista que através de suas pinturas nos faz sentir os raios vibrantes do sol.




                                                 YANN REBECQ (WordPress,com)
                                                                 YANN REBECQ (Divulgação)
                                                                                    YANN REBECQ
                                                                              YANN REBECQ 
                                                                               YANN REBECQ
                                                                                 YANN REBECQ
                                                                            YANN REBECQ

                                  


                               CLEOPATRA, NOVA FILMAGEM 


Em Los  Angeles, Califórnia, a Paramount Pictures venceu a disputa entre a Warner Bros,  Netflix, Universal e Apple para produzir  um novo épico  para os cinemas focado em Cleópatra.
Depois de  algumas indicações para o papel da Rainha Egípcia foi escolhida a israelense Gal Gadot, conhecida pelo papel de Mulher Maravilha,  que venceu as veteranas Lady Gaga e Angélique Joly, numa escolha que gerou  a mais recente controvérsias de "Whitewashing" ( termo usado que se refere  ao branqueamento de personagens de outras etnias de Hollywood) e renovou um debate histórico sobre a ancestralidade da antiga Rainha do Egito.
Apesar da polêmica, Gal Gadot  foi confirmada como produtora e estrela do novo épico cinematográfico da Paramount, dirigido por Patty Henkis, assumindo o papel que ficou famoso com Elizabeth Taylor em 1963.
O que favoreceu  a Gal Gadot  foi a rapidez que ofereceu  num pacote de grande orçamento, para desenvolver o filme.
Lembrando que o primeiro filme Cleópatra  foi lançado mundialmente em 14 de outubro de 1917, nos Estados Unidos, na época do cinema mudo, estrelado por Theda Bara (1885-1955), dirigido por J. Gordon Edwards.
A segunda filmagem em 1934, com direção de Cecil B DeMille, foi lançado em 16 de agosto de 1934, com Claudette Colbert (1903-1996), Henry Wilcoxon e Warren William.
A terceira versão de Cleópatra  em  1963,  com direção de  Joseph L. Mankiewicz foi lançado mundialmente em 12 de junho de 1963, ganhando quatro estatuetas do Oscar, estrelado por Elizabeth Taylor (1932-2011), Richard Burton e Rex Harrison

                                                 GAL GADOT  ( USA TODAY)
GAL GADOT        (DIVULGAÇÃO PARAMOUNT)

               ELIZABETH TAYLOR ( Paramount) E PAINTING BY   MARC-ANTOINE COULON

CLAUDETTE COULBET PAINTING ERNEST SCHUESSLESR PARA PROMOVER O FILME EM 1934
THEDA BARA    (Wikipedia) 




MAN RAY ET LA MODE

Em Paris, reiniciou  no dia 23 de setembro, a exposição "MAN RAY ET LA MODE",. no Museu de Luxemburgo, interrompida pela pandemia.
Nascido Emmanuel Radnitsky, Man Ray ( 1890-176), desembarcou em Paris, vindo dos Estados Unidos no início dos anos 1920, entre as guerras e o surrealismo. 
O objetivo da exposição  é mostrar o fruto das lentes de um dos fotógrafos mais icônicos do século XX, sob um ângulo desconhecido do público.
A fotografia,  que não era considerada uma arte por Man Ray, não fazia parte  dos seus planos. Amigo de Marcel Duchamp, Jean Cocteau e Francis Picabia, seu objetivo era se dedicar a pintura, uma vez que a fotografia  era apenas uma  forma de sobreviver em Paris.
A exposição também evidencia o espaço central da mulher na obra de Man Ray.
A exposição fica em cartaz até 17 de janeiro de 2021.


            
                                       AVA GARDNER BY MAN RAY - 1950

FOTO  1  -  MAN RAY  ( DIVULGAÇÃO)
FOTO  2  -  NANCY CUNARD  ( BY MAN RAY)
FOTO  3  -  LEE MILLER ( BY MAN RAY - 1930)
FOTO  4  -  COCO CHANEL ( BY MAN RAY - 1935)
FOTO  5  -  ELSA SCHIAPARELLI ( BY MAN RAY - 1931)
FOTO  6/7   MODELOS, CAPAS DE REVISTAS  BY MAY RAY
FOTO  8   - MULHER COM VÉU BY MAN RAY- 1939
FOTO  9  -  RUTH FORD BY MAN RAY
FOTO  10 -  PEGGY GUGGENHEIM BY MAN RAY






                                        


                                     ASSÉDIO SEXUAL

Em Londres, a modelo Linda Evangelista,  top model famosa na década de 90, em entrevista à Revista do jornal The Guardian, no último sábado (17), defendeu mulheres que acusam seu ex-marido, Gerald Marie, de ter cometido abusos sexuais e estupros. Linda crê  nos relatos dados por elas.
A modelo canadense, de 55 anos foi casada  com o ex-diretor da agência de modelos Elite na Europa entre 1987 e 1993. Gerald já havia tido o nome envolvido em acusações  deste tipo e, em uma reportagem do The Sunday Times, duas ex-modelos  relataram casos de assédio e estupro.
Linda declarou que durante o seu relacionamento com Gérard  Marie não sabia nada dessas alegações sexuais contra ele.

                               GÉRARD MARIE E LINDA EVANGELISTA                    ( Getty Images)
                                                   LINDA EVANGELISTA  E GÉRARD MARIE ( Getty Images)







                            FESTIVAL DE CINEMA DE ROMA


Em Roma, o filme brasileiro "GLAUBER, CLARO" teve sua estreia mundial no sábado (17), durante o 15º Festival de Cinema de Roma. O longa-metragem aborda a experiência  italiana do cineasta Glauber Rocha e de seu filme CLARO ( 1975). Dirigido por César Meneghetti, o documentário revisita  lugares que o diretor frequentou nos anos 1970 através de memória de amigos testemunho, de colaboradores e de pessoas que o amaram, revelando fatos inéditos de seus anos de exílio até sua cólera contra o Festival de Veneza em 1980.
O Festival de Cinema de Roma, homenageou no último dia (19) o diretor brasileiro Glauber Rocha (1939-1981),  considerado o Pai do Cinema Novo,   com um documentário sobre seu exílio voluntário na Itália  nos anos 1970. 
As gravações foram feitas em Roma e se concentraram em apenas um mês do ano passado. A equipe contou com o apoio da Embaixada do Brasil para gravar dentro de sua sede no Palazzo Pamphilj.
Segundo Meneghetti, o filme Glauber Rocha, Claro, retratou os problemas sociais de 1975 "Para Glauber, Claro é Roma vista por um pai capitalista, uma mãe prostituta, e  dois filhos que tramam a morte do pai, mas a temática é mais profunda"
A exibição foi no Maxxi, Museu de Arte do século XXI. O filme participará também da 44ª Mostra  Internacional  de Cinema de São Paulo.
O longa-metragem será distribuído internacionalmente pela WIDE, com sede  em Paris.

(Divulgação)
(Divulgação)

           CÉSAR MENEGHETTIV(PHOTO BY IVAN SHUPIKOV)                 GLAUBER ROCHA  EM SALVADOR EM 1979 (DIVULGAÇÃO)
        TRECHO DO FILME  CLARO  DE GLAUBER ROCHA RESGATADO POR CÉSAR MENEGHETTE            (DIVULGAÇÃO)





44ª MOSTRA DE CINEMA DE CINEMA 2020

Em São Paulo, a 44ª Mostra Internacional de Cinema  começa hoje (22)  até 4 de novembro, e serão exibidos  em plataforma de streaming exclusivo.. Cerca de 150 títulos serão exibidos dos mais diversos países. O Prêmio Humanidade, nesta edição, será dedicado aos funcionários da Cinemateca, que  desde o ano passado estão sem receber salários e sofrem com o risco que o acervo da instituição  corre pelo descaso do governo.
A 44ª edição terá a arte do pôster assinado pelo cultuado diretor  chinês Jin Zhangke, que tem seu mais recente longa, " Nadando até o mar ficar azul".





PÔSTER DO FILME DO DIRETOR CHINÊS JIN ZHANGKE , "NADANDO ATÉ O MAR FICAR AZUL" -( DIVULGAÇÃO)





 CALENDÁRIO CELEBRIDADES DE VIRA-LATA


Em São Paulo, foi lançado neste mês de outubro, pela  ONG do Marcelinho , Protetor da Natureza em Forma, a folhinha 2021, mostrando histórias de animais adotados e retratados  em obras pelo grafiteiro argentino, radicado em São Paulo TARIK KLEIN, de 36 anos, que transformou  obras de artistas famosos em  calendário de  Celebridades Vira-Lata.
As releituras, assinadas pelo artística plástico Tarik Klein , serão leiloadas virtualmente e, o valor arrecadado com a venda do calendário e das obras serão revestido  para castração e cuidados dos animais.




TARIK KLEIN, GRAFITEIRO, AUTOR DO CALENDÁRIO DE CELEBRIDADE VIRA-LATA
(Foto Rafael Felisbino - divlgação)

                          AUAU RETRATO DE VAN GOGH,  INSPIRADO NA AUTO-RETRATO DE VAN GOGH

DOGA MAAR, INSPIRADO  EM DORA MAAR DE PABLO PICASSO
                                     AUAU PORU, INSPIRADO  NA TELA ABOPORU DE TARSILA DO AMARAL
                                AUAU  TROPICÃO, INSPIRADO  NO TROPICAL DE ANITA MALFATTI
OS BEATLES CANINOS
                                                                         (Divulgação)
                                                                           (Divulgação)




PACIFIC JAZZ FESTIVAL

Na Califórnia, o Conservatório de Música da Universidade do Pacífico, que engloba três Campus, em São Francisco, Sacramento e Stockton, apresenta sexta-feira (amanhã 23) e sábado (24), o Pacífico Jazz Festival, evento anual de Jazz de dois  voltado para estudantes, músicos e fãs de jazz.
O Conservatório de Música convida indivíduos, grupos e conjuntos para Master Classes e performances ao vivo com o corpo docente do Conservatório e renomados artistas convidados.
Na sexta-feira (23) apresentação de Patrick Langham Quintet. / No sábado (24)  Lewis Nash, baterista de Jazz americano. / Michael Dease, um dos maiores trombonistas do mundo e Dharma Latin Jazz Sexteto de Jamie  Dubberly



PATRICK LAUGHAM QUINTET, LEWIS NASH, MICHAEL DEASE E DHARMA LATIN JAZZ SEXTET




A HISTÓRIA DA SAIA CURTA

Em Paris, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), no seu arquivo criado em 1951, demonstra seu apreço pela moda como manifestação cultural e artística, sob a tutela do Ministério da Economia e das Finanças da França.
Pesquisando estes arquivos , a equipe editorial da publicação francesa "Runway Magazine" organizou um histórico focando a "A SAIA CURTA".
Segundo a pesquisa, abreviando , a "Saia Curta" existe desde a pré-história usado por homens e mulheres, nos tempos das cavernas.
A Revolução Industrial incentivou as maiores e  rápidas transformações das roupas, tanto em termos de forma como de uso prático.
A genialidade do estilista e costureiro Paul Poiret, um dos maiores  figurinistas do século passado, libertou as mulheres de tortura imobilizantes como as gaiolas de arame que davam roda às saias longas que viraram moda.
Segundo a Runway Magazine, declarou que: " em formas, cores, comprimentos, materiais e motivos variados, a saia deixou um rastro duradouro nas ruas e passarelas, reflexos das mudanças sociais e políticas , além de indicador do lugar das mulheres no espaço público, a saia é uma peça icônica, atemporal, reinventada sem cessar"
AS ILUSTRAÇÕES  E PESQUISAS FORAM CEDIDAS PELO INPI PARA A RUNWAY MAGAZINE.

NA PRÉ HISTORIA, AS SAIAS USADAS POR HOMENS E MULHERES NAS CULTURAS EUROPÉIAS ( REPRODUÇÃO)
        REGISTRO DE 1965 DAS CRIAÇÕES DO FRANCÊS ANDRE COURREGES ( FOTO REPRODUÇÃO) 
ANGELIQUE CAROLINE  MILLIET REGISTROU NO INPI ESTAS GAIOLAS QUE DAVAM VOLUME AS ROUPAS EM 1856   (REPRODUÇÃO0)
RESUMO DA HISTÓRIA DA SAIA PELO ARQUIVO DO INPI FRANCÊS ( REPRODUÇÃO)
EM 1923, AS PRIMEIRAS CRIAÇÕES SIMPLISTAS DE GABRIELLE COCO CHANEL ( REPRODUÇÃO)
MODELOS DE SAIAS MAIS SOBRIOS DOS ANOS 40 ( FONTE AFER)
SAIAS RODADAS E MAIS CURTAS DERAM GLAMOUR NOS ANOS 1950, ENFATIZADAS POR DIOR ( FREPRODUÇÃO)


NOS ANOS 1990, CALÇAS LARGAS E SAIAS BORDADAS, EM 2020, AS MÁSCARAS COMO ACESSÓRIOS  REPRODUÇÃO)
BLOG MODCARD ( FONTE HANYA KARENA)  EVOLUÇÃO DAS SAIAS
MODELOS E COMPRIMENTOS DAS SAIAS DOS ANOS 60  (FONTE LOVE ARMARIO FASHION)
 BLOG MODCARD MENTE FLUTUANTE)





A CASA DA MARQUESA DE SANTOS 


No Rio de Janeiro, o juízo da 16ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condenou o Estado do Rio, no caso Funarj ( entidade estadual responsável pela promoção da cultura que administra vários  espaços), a concluir  no prazo de 24 meses, as obras de restauração da Casa Marquesa de Santos, em São Cristovão.
O Palácio, erguido a mando de D. Pedro I para a amante Domitila de Casto Canto, em 1827, estava em reforma quando, em junho de 2016, o governo Pezão decretou situação de calamidade pública e arrestou a verba destinada em R$ 307.692,48 destinado a conclusão das obras.
A Casa Marquesa de Santos, uma joia arquitetônica  do Rio de Janeiro, foi presente do imperador  D. Pedro I para sua amásia, foi projetado por Jean Pierre  Pézerat, arquiteto do imperador com pinturas decorativas de Francisco Pedro do Amaral e trabalhos em estuque dos irmãos Férrez, com aura gravado e romântica, mesclando tema do universo feminino com o universo neoclássico.
Tombado  pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional, o prédio constitui a principal riqueza do museu, guardando em seus belos salões decorados, lembranças do período colonial. O acervo da Casa da Marquesa possui cerca de 3500 peças patrimoniadas, contando com objetos e acessórios do século XIX, além de coleções de obras artísticas e decorativas,  vestiário, acessórios, gravuras, leques e peças do período Brasil-Império.

CASA MARQUESA DE SANTOS  ( Divulgação Funarj)
D PEDRO I E DOMITILA DE CASTRO CANTO,  MARQUESA DE SANTOS  (Wikipedia)
  (Divulgação Funarj)
CASA DA MARQUESA DE SANTOS  ( Divulgação)
CASA DA MARQUESA DE SANTOS ( Funarj)

LEQUES  DO PERÍODO IMPERIAL  ( Divulgação)




O CARROSSEL ILUSTRA  SUA EDIÇÃO 204, COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS, MOSTRADAS NAS REDES SOCIAIS:



RAIMUNDO BIDA
           VERA SABINO - FESTA DO DIVINO
ALEXANDRE SULIMOV
                                                             DIMITRI VOJNOV
                                                                    ALFRED GUILLOU
                                                                     ROM ONKAR
                                                             CLAUDE THÉBERG
                                                         RAIMUNDO OLIVEIRA
                               DENILSON BANIWA - MONALISA INDÍGENA
                                                          ALDEMIR MARTINS



ENCERRAMOS A EDIÇÃO 204 COM O PENSAMENTO DE ANNA PAULLA



OBRIGADO AMIGOS POR ACOMPANHAR AS EDIÇÕES DO CARROSSEL E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 205.
ATÉ LÁ !!!!!!!


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