Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

  CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 29 DE OUTUBRO DE 2020, EDIÇÃO 205


                    SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 205 DO CARROSSEL, PRESTA UMA HOMENAGEM, PELO DIA DE ONTEM (28),  A SÃO JUDAS TADEU, PADROEIRO DAS CAUSAS DESESPERADAS, ILUSTRADO PELO PINCÉIS DO ARTISTA PLASTICO CLAU SOUZA.
 ENCERRANDO O OUTUBRO ROSA, FOCAMOS DUAS ATRIZES DE CINEMA, ELIZABETH TAYLOR (1932-2011) E JANE FONDA, TRAJANDO MODELOS EM TONS ROSA, COR DA CAMPANHA DO CÂNCER DE MAMA.
NO MAIS, DESTACAMOS  OUTRAS INTERESSANTES NOTÍCIAS QUE AGRADARÃO AOS LEITORES INTERNAUTAS.
 

                      
                                 CLAU SOUZA  - SÃO JUDAS TADEU

                                  OUTUBRO ROSA :       LIZ TAYLOR  E JANE FONDA  ( Wikipedia)

                                  

                             REVISTA TIME - VOTE


Em Nova York, foi divulgado na última quinta feira (22), que pela primeira vez em 100 anos, os leitores da edição americana da revista TIME, não encontrarão o tradicional logotipo estampado na capa da publicação. Na edição de 2 de novembro, a revista ostentará, no lugar do seu nome TIME, o imperativo VOTE que tem o mesmo significado em português.
A iniciativa busca estimular a participação dos americanos no pleito de 3 de novembro , que vai decidir  se Donald Trump continua na Casa Branca  ou se será substituído por Joe Biden.
Nos Estados Unidos o voto não é obrigatório.  

                
                                                         REVISTA TIME ( Reprodução)
                                           JOE BINDEN E DONALD TRUMP      ( Divulgação BBC com.)



                                


                        DIA DOS MORTOS NO MÉXICO


Na Cidade do México, México, de 31 de outubro a 2 de novembro será comemorado  a milenar tradição do Dia de Los Mortos (Dia dos Mortos), celebrado  desde os tempos  dos povos nativos mesoamericanos maia, astecas, purépechas e totonacas. 
Devido à pandemia o Dia dos Mortos no México, caracterizado por trajes coloridos de caveiras, doces, festas nas ruas,  altares e zero melancolia, não será o mesmo como nos anos anteriores. O México  vai fechar os cemitério durante o período e restringir os festejos nas ruas.
Considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, é tradição reunir famílias e amigos para comemorar a visita dos antepassados à Terra.
A famosa caveira  mexicana  "LA CATRINA", na cultura popular mexicana  é a representação  do esqueleto de uma dama da alta sociedade e uma das figuras mais populares da Festa do Dia dos Mortos.
Essa comemoração no México  não tem relação com o "HALLOWEEN" americano e muito menos com o Dias de Finados no Brasil. Trata-se  apenas de coincidência  de calendário, cuja comemoração é completamente distinta  e muito mais animada.
No 24º filme da série de James Bond "SPECTRO" reproduzimos  as cenas gravadas no México na  sequências da abertura do filme,  no Centro Histórico da Cidade do México, na principal Praça da Constituição, conhecida como Zócalo.:

A FILMAGEM REUNIU 1500 FIGURANTES NA SEQUENCIA DA ABERTURA DO FILME SPECTO, NO MÉXICO.                                                  Divulgação (GYFCAT/ METRO-GOLDWYN MAYER E COLUMBIA PICTURES)
                    STEPHANIE SIGMAN ( ATRIZ MEXICANA) E DANIEL CRAIG (JAMES BOND) (Divulgação)
                                                                      ( DIVULGAÇÃO  TENOR GIF
                                                        ( Divulgação TUMBIR GIF)
                                                 MURAL DE DIEGO RIVERA  - LA CATRINA 
                                                                 ( Divulgação Internet)
                                                  LAS CATRINAS - (Divulgação Facebook)


                                LAS CATRINAS ( 1ª MEDIUM) e ( 2ª FREIPIK) (Divulgação)




                             



                REQUIEM PARA OS BARTHÉLEMY


Em Paris, o vernissage de Henri Landier "Réquiem Pour Les Barthélemy" começou no último sábado (17) no Museu da Grande Guerra de Meaux, até 3 de janeiro de 2021.
Por sessenta anos Henri Landier produziu um trabalho considerável de pintor e gravador, acumulando 4000 pinturas e 2000 gravuras em todo o mundo, por meio das centenas de exposições  particulares que fez em galerias e museus na Europa, Estados Unidos e Japão. Uma dúzia de livros e quarenta catálogos popularizaram sua visão original, colorida, profunda e divertida.
O Atelier D'Art Lepic, expõe permanentemente as obras de Henri Landier, há 40 anos.
                   


FOTO  1  -  HENRI LANDIER  ( WIKIPEDIA)
FOTO  2  -  HENRI LANDIER  ( BY CAROLINE LEMOINE)

 


HENRI LANDIER ( Divulgação ArtNet)





                                                                          (DIVULGAÇÃO)


                                       


                                     GREENLIGHTS

Em Londres, foi lançado na última terça-feira (20), pela editora Crown, o livro de memórias, auto biográfico, do ator Matthew McConaughey, "Greenlights".
Em entrevista ao jornal britânico The Sun, Matthew divulgou trechos do livro que apresenta um retrato de toda sua vida que acumulou desde sua criação em uma tumultuada família texana à sua ascensão como astro másculo e sereno, consagrado em Hollywood, pelos filmes que atuou em "Magic Mike", "The Detective" e "Clube de Compras Dallas", no qual  foi vencedor do Oscar de melhor ator em 2014.
Matthew McConaughey, completará 51 anos dia 4 de novembro, 
No livro ele relata as origens de diversos de seus personagens mais conhecidos, filme por filme, sua infância, carreira e vida com Camila Alves, de 38 anos,  sua esposa brasileira, nascida em Itambacuri, Minas Gerais, que foi para os Estados Unidos com 15 anos de idade, tornando-se modelo e apresentadora de televisão em Nova York.
O casal tem três filhos: Levi de 14 anos, Vida de 10 anos e Livingston de 7 anos.
           MATTHEW McCONAUGHEY  BY KEVIN WINTER / GETTY IMAGES/  NORTH AMERICA

                                                MATTHEW McCONAUGHEY   (METRÓPOLES - GETTY IMAGES)
              MATTHEW McCONAUGHEY E SUA ESPOSA BRASILEIRA CAMILA ALVES  McCONAUGHEY (BY ANDREAS RENTZ - GETTY IMAGES)
                   MATTHEW McCONAUGHEY E CAMILA ALVES McCONAUGHEY ( Photo Grosby Com.)




                                    


                                        A NOIVA DE FRANKENSTEIN



Em Nova York, o estúdio de cinema norte-americano A24, fundado em 2012  por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges anunciou, sem data de estreia definida,    o "remake" do filme "A Noiva de Frankenstein", de 1935, com Boris Karloff ( 1887-1969) John Carradine ( 1906-1988) e Elsa Lancaster ( 1902-1986)
A nova versão tem como protagonista  Scarlett Johansson, como a Noiva do Frankenstein. A direção  ficou por conta do cineasta argentino Sebastian Lelio, vencedor do Oscar 2018, de melhor filme estrangeiro. O  ator espanhol  Javier Bardem será o Dr. Frankenstein.
 A proposta da produção  é contar a história de um cientista que cria uma mulher perfeita  para se casar, mas ela decide não corresponder o romance com ele. Ao fugir dessa situação a "Noiva" precisa redescobrir, enquanto mulher, que não é aceita pela sociedade.
No remake do filme homônimo de 1935, descobre-se que o Dr. Frankenstein e seu temido monstro não estavam mortos como se pensava. O pesquisador retorna e agora pensa em parar com suas demoníacas experiências,  quando um cientista louco sequestra  sua esposa e ele vai ter que ajudá-lo a criar uma nova criatura, uma mulher, para ser companheira do monstro.


FOTO  1  -  SCARLETT JOHANSSON ( FLICKERING MYTH)
FOTO  2  -  ELSA LANCASTER  ( UNIVERSAL)


A NOIVA DE FRANKENSTEIN SCARLETT JOHANSSON (2021) E ELSA LANCASTER(1935) ( Jornal do Porto)

JAVIER BARDEM  E BORIS KARLOFF  ( Divulgação )




EXPOSIÇÃO DUPLA DE PICASSO

Em Paris, o Museu Picasso apresenta desde 21 de julho uma dupla exposição  "Picasso et la Bande Dessinée" e "Picasso Poète", abordando  um aspecto pouco conhecido da obra de Pablo Picasso ( 1881-1973), mostrando a importância da escrita poética em seu processo criativo.
A exposição oferece uma viagem por muitos dos poemas escritos à mão do artista confrontando-os com pinturas e desenhos contemporâneos.
A exposição permanecerá até 3 de janeiro de 2021, se não houver prorrogação devido a pandemia.

                                                    MUSEU PICASSO DE PARIS  ( Divulgação)


                                                    PABLO PICASSO ( Divulgação Museu Picasso)

RETRATO DE ALGUNS AMORES DE PICASSO:

FOTO  1  -  FERNANDE OLIVIER ( BY PICASSO)
FOTO  2  -  OLGA KOKLOVA  ( BY PICASSO)
FOTO  3  -  MARIE-THÉRÈSE WALTER  ( BY PICASSO)
FOTO  4  -  DORA MAAR  ( BY PICASSO)
FOTO  5  -  FRANÇOISE GILOT  ( BY PICASSO)
FOTO  6  -  JAQUELINE ROQUE  (  BY PICASSO)

                                                           ( Divulgação Museu Picasso )
       
        MAYA WIDMAIER PICASSO COM SUA BONECA EM 1938, FILHA DE MARIE THÉRÈSE WALTER
                           


                                



                                    MARGE CHAMPION



Em Los Angeles, o Hollywood Reporter divulgou no último dia (21), o falecimento de Marge Champion, ( 1919-2020), aos 101 de idade, de causas naturais.
Nascida Marjorie Celeste Belcher, Marge Champion foi uma atriz, dançarina e coreógrafa americana, que iniciou sua carreira  em 1937, contratada pelo Walt Disney Studios, como modelo de dança de referência para seu filme de animação e criação de movimentos do personagem Branca de Neve, "Snow White and The Seven Dwarps". 
Casou-se com o desenhista da Walt Disney, Art Babbitt Gower Champion, treinou famosas artistas e dançarinas como Shirley Temple, Cyd Charisse e Gowen Verdon.
Marge Champion , além de Branca de Neve,  serviu de modelo para os filmes "Fantasia (1940), "Dumbo" (1941) e "Pinocchio" (1952) e participou  de inúmeros musicais na Broadway, programas de TV e filmes ao lado do seu primeiro marido o ator Gower Champion
Em 1975, venceu o Emmy por sua coreografia para o filme "Queen of The Stardust Ballroom".


                                              MARGE CHAMPION   (Divulgação Walt Disney Studios)
                                     
                                                    MARGE CHAMPION       ( Divulgação New York Post)

FOTO  1  -  CYD CHARISSE  ( WIKIPEDIA)
FOTO  2  -  SHIRLEY TEMPLE ( WIKIPEDIA)
FOTO  3  -  GWEN VERDON ( WIKIPEDIA  - MASTER WORKS BROADWAY)
FOTO  4  -  MARGE CHAMPION  ( PARAMOUNT)




MARGE CHAMPION AO LADO DE ATORES FANTASIADOS COMO PERSONAGENS DE "OS SETE ANÕES", NO GREAT AMERICAN INK ANIMATION  FINE ART GALLERY, EM LOS ANGELES, EM 2004    ( GETTY IMAGES)



                          




Em Nova York,  o Museu da Fashion Institute of Techinology,  -MFIT, reiniciou em setembro a exposição que  aborda a importância da ROSA como elemento sócio cultural na moda, explicando o seu significado desde 1750 até a atualidade, a partir de 75 objetos selecionados dotados de 3 milhões de anos atrás, a espécie poderia contar grande parte da história da humanidade.
Muito mais do que uma flor, ela é um símbolo com muitos significados e referências que englobam política, imigração, religião, comida, beleza entre muitos outros, além do forte simbolismo de amor, que se tornam também um elemento inspirador em diferentes áreas artísticas.
A rosa tem sido associada a tudo, desde a libertinagem à pureza.
Amy De La Haye, curadora  da exposição do MFIT, declarou que : " Embora sugiram que a rosa foi cultivada  pela primeira vez na China, há cerca de cinco mil anos, a flor é na verdade muito mais velha. O gênero rosa  data de 35 a 40 milhões de ano"


            AS ROSAS DE HELIOGABULUS ( 1880), DE LAWRENCE ALMA Y TADEMO, RETRATA  CONVIDADOS SE AFOGANDO EM UMA CHUVA  DE                 PÉTALAS ROSA EM UM BANQUETE ROMANO DECADENTE   ( Divulgação Alamy

NO RETRATO DE ELIZABETH I DE NICHOLAS HILLIARD (1573-75), A RAINHA É MOSTRADA SOB UMA ROSA SEM ESPINHOS, SIGNIFICANDO CASTIDAE              ( DIVULGAÇÃO ALAMY)
     
                                       VESTIDO DE COCKTAIL DE SEDA  DIOR DE 1960  ( Divulgação MIT)
      O DESIGNER  RICHARD QUINN, FASCINADO PELA PUREZA DAS ROSAS COM SEUS MODELOS INPIRADOS  NA ROSA,  ( GETTY IMAGES)
ELSA SCHIAPARELLI, CRIOU  NA DÉCADA  DE 1950, UM CHAPÉU COMPLETO COM ROSA DE ORGANDI E SEDA VERMELHA E VERDE  ( FIT)

PINTURA  DE UM TEMPLO EM BIHAR, RETRATA UMA MULHER ADORNADA COM OURO, PEDRAS PRECISOSA E ROSAS    (CRÉDITO ALAMY)



                                



                      CURSO MARILYN MONROE



No Rio de Janeiro, a Associação  de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro ACCRJ, realiza o Curso "Marilyn Monroe - A Maior Estrela de Hollywood", na Estação Net Botafogo de 2 a 20 de novembro.
Os críticos da ACCRJ irão esmiuçar a vida pessoal e profissional da atriz por trás  do mito. Foram escolhidos 19 produções  que visam ilustrar cada passo de carreira de Marilyn,  das pequenas participações aos projetos que a tornaram  a maior estrela de Hollywood.
Junto ao curso será lançado um livro com textos sobre a vida e os filmes escritos pelos críticos e profissionais da área de cinema.
O livro é  de autoria de Mario Abbade, crítico de cinema, pesquisador, professor,  jornalista e editor do livro.
        

FOTO  1  - MARILYN MONROE  (  HYPENESS)
FOTO  2  - MARILYN MONROE ( REPRODUÇÃO INTERNET)
FOTOS 3,4,5 e 6  MARILYN MONROE ( REPRODUÇÃO  INTERNET)



                              FILME:   OS HOMENS PRFEREM AS LOIRAS     (GIF - WAUFEN BLOG)


                                          


                                 JUSTIN BIEBER - WORLD TOUR 2021

Em Nova York, foi lançado pela Def Jam Recordings, da Universal Music Group, no último dia 16, o novo clipe "LONELY", canção do cantor canadense Justin Bieber, de 26 anos, e do produtor norte-americano Benny Blanco. A canção foi escrita por Bieber, Blanco e Finneas, com a produção realizada pelos dois últimos. 
A canção "LONELY" é o quarto álbum de Berbier, lançado neste ano de 2020, que fala de uma viagem ao início da carreira do cantor, que teve a participação do ator  Jacob  Tremblay, do filme indicado ao Oscar "Quanto de Jack", em que o ator aparece vestido com o figurino da turnê "My World Tour 2021",  em parceria com o produtor Benny Blanco. 
Por causa da pandemia, a turnê mundial "CHANGES", programada para estrear em março, foi remarcada  para estrear em 2 de junho de 2021, com 45 shows agendados até agosto, pela América do Norte, começando em San Diego, na Califórnia.


      JUSTIN BIERBER E O ATOR JACOB TEMBLAY    ( Photo Lisa O'Coonor AFP Getty Images) E! Online)

                                                                      DAILY MAIL

     JUSTIN BERBIER E SUA ESPOSA HAILEY BALDWIN  ( CORTESIA ELEMENT  BRAND GOUP) US WEEKLY



                                


O CARROSSEL REGISTRA O NIVER DO GENTLEMAN WILSON JOSÉ PINHEIRO REIS,  OCORRIDO NO ÚLTIMO DIA 18, NO RIO DE JANEIRO, EM COMEMORAÇÃO EN PETIT COMITÉ

                   MARY BARBOSA E SEU MARIDO WILSON PINHEIRO REIS


                           
                                            
ILUSTRAMOS A EDIÇÃO 205 COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADAS NAS REDES SOCIAIS:


                                    MENOTE CORDEIRO - SÃO JUDAS TADEU
                                                 LUIZ HUMBERTO CARVALHO 
                                    DIEGO RIVERA - RETRATO DE IGNACIO SANCHEZ 
                               ANNE MARIE TORRISE - FRIDA KAHLO
                                              CARLOS BASTOS - PROCISSÃO
                                                                       CARYBÉ
                             CALIXTO SALES - SÃO SALVADORN DA BAHIA
                                                              CHICO MAZZONI
                                                                      ED RIBEIRO

                                                 CARLOS VERGER  FIORETTI 



                                      



ENCERRAMOS A EDIÇÃO 205, COM O PENSAMENTO DE STEVE MARABOLI:



OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº 206.
ATÉ LÁ !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário