Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

   CARROSSEL SÓCIO CULTURAL, 05 DE NOVEMBRO DE 2020, EDIÇÃO 206


                      SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


A EDIÇÃO 206   DO CARROSSEL TRAZ ASSUNTOS   DO MOMENTO, PRINCIPALMENTE A EXPECTATIVA SOBRE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DOS USA, QUE ESCOLHERÁ O NOVO PRESIDENTE ///  O CANCELAMENTO DA ÓPERA AMOR AZUL///, O SPFW, /// OS 90 ANOS DA CANTORA OMARA PORTUONDO,/// O LONDON JAZZ FESTIVAL,/// A EXPOSIÇÃO IMERSIVA DO ARTISTA JIMMY NELSON, /// A EXPOSIÇÃO LUXES EM PARIS,/// O LANÇAMENTO NO BRASIL DO NOVO  LIVRO DE MUHAMMAD ALI  ENTRE OUTRAS NOTÍCIAS.


 WASHINGTON DC - USA - a  grande  expectativa no mundo está voltada para o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, cujo resultado  final sairá  a qualquer  momento.,
Ilustramos os candidatos JOE BIDEN  e DONALD TRUMP, com o trabalho do artista plástico Pablo Lobato
 
                          JOE BIDEN  E  DONALD TRUMP  BY PABLO LOVATO  ( divulgação)



                                     


                                          AMOR AZUL

Em Paris, a França adotou novas restrições contra o novo Covid-19 e cancelou as apresentações da ópera  "Amor Azul", escrita por Gilberto Gil e pelo maestro italiano Aldo Brizzi, cujas apresentações seriam encenadas pela primeira vez na Cidade Luz,   nos dias 13,14 e 15 de novembro, no Théâtre du Chatelet.
Os autores definem  a ópera como o amor do Deus Hindu Krishna, em que as palavras do "Amor Azul" vem dos "Cânticos dos Cânticos", do Mensageiro das Nuvens de Kalisada, e especialmente do Gitagovinda de Jayaveda que é o fulcro da estrutura narrativa da ópera.
A ação se divide em dois planos : o espaço "Cósmico" de uma India Mística, fora do tempo, onde os avatores de Krishna e Radha dançam, e um segundo plano mais físico ancorado no Brasil de hoje onde Krishna e Radha (cantores), revivem  a mesma história em inúmeras outras vidas: ciúme carnal, desejo de separação, a emoção do reencontro.
O concerto seria realizado em parceria com a France Télevision, transferido para outra ocasião.

                                        ALDO BRIZZI E GILBERTO GIL  ( Divulgação)

ALDO BRIZZI E GILBERTO GIL     (Divulgação)
                                                                      KRISHNA E RADHA        (GETTY IMAGES)





50ª SAO PAULO FASHION WEEK



Em São Paulo, começou ontem ( 4) a  50ª edição do SPFW até dia 8 (domingo)., sob o comando do seu idealizador Paulo  Borges. Pela primeira vez foi instituída  a cota racial obrigatória para desfiles em decisão histórica. A metade dos modelos serão negros, afrodescendentes ou indígenas
O Festival SPFW, planejado para comemorar em grande estilo os 25 anos da maior Semana de Moda do Brasil, foi transferido para 2021.
A 50ª edição do SPFW  adotou uma agenda de conteúdo inédito "compartilhados em múltiplas projeções na cidade", adotando um novo formato 100% digital, reestruturado  de forma a manter a segurança de todos. Durante o SPFW serão exibidos  online filmes, desfiles e apresentações dos grupos, no Youtube.


PAULO BORGES( Desopilandopoa com.)        REVISTA NEWS
                                              REPRODUÇÃO INSTAGRAM/ SPFW ( DIVULGAÇÃO)
                                                                         SPFW (DIVULGAÇÃO)
                                                       FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM / SPFW
GIPHY/GIF - LUCAS LEÃO (divulgação)
                                           REPRODUÇÃO INSTAGRAM - SPFW  ( Divulgação)



                                  



                  OMARA PORTUONDO, MARIPOSAS 


Em Havana, Cuba, um dos ícones da música cubana  a musa do Buena Vista Social Club,  a cantora  Omara Portuondo, completou no último dia 29 de outubro, 90 anos de idade e lançou o último álbum "Mariposas", preparado durante a pandemia. O repertório desse novo álbum é quase todo assinado pelo jovem compositor cubano Jessee Soares.que também é co-produtor do disco com Carlos Cartaya e Yusef Diaz.
As comemorações  dos seus 90 anos, começaram  com um show virtual com artistas cubanos como a cantora Haydee Milanês e a Orquestra  Faílde, cuja orquestração  e arranjos  no estilo 50 e 60 não soam antigas, mas vintage.


                                                                     (Divulgação)
                                                                    (Divulgação)
 (SKOOB      CUBA SI      WIKIPÉDIA)
                                                                       (Divulgação)
                                                  MIGUEL FAILDE E OMARA PORTUNUONDO (Facebook)


                                   
               

                                            LUXES

Em Paris. o Museu de Arts Décoratifs apresenta desde o dia 15 de outubro,   pela primeira vez na Cidade Luz a exposição LUXES,   uma certa ideia de luxo para o uso do mundo contemporâneo. O curador da exposição Olivier Gabet, faz inteligentemente um paralelo do que é o luxo em várias épocas diferentes, até chegar aos dias de hoje.
A cenografia foi confiado a Nathalie Crinière e uma agência com a excepcional participação da Confederação Europeia do Linho e do Cânhamo.
Após "Ten Thousand Years of Luxury", projetado em parceria com o Louvre de Abu Dhabi, em 2019, a exposição oferece uma viagem no tempo e na geografia, combinando momentos de contemplação e escansões mais monumentais, oferecendo a cada uma das 100 obras apresentadas o espaço mais relevantes de encanto e compreensão.
O percurso cronológico e temático abre dois lugares emblemáticos mas habitualmente fechados à visitação:  " O Salão de 1900, memória viva da Exposição Universal de Paris, encomendado pelo museu para celebrar a Art Noveau e as Artes Decorativas Francesas e o Salon des Boiseries, revelando outras obras primas da decoração europeia, incluindo um incrível lustre de Venini exposto em Paris  em 1925, numa sala generosa onde se pode ler e sonhar, sem pressa, de frente para as Tulheries e ao ritmo da cidade.


                                         RELÓGIO AJAX  1815 (Bronze e Dourado Platinado)    - (Divulgação MAD)
BULE,  CHALEIRA, CAFETEIRA E CHOCOLATEIRA , COM UMA COBRA, CRIADO NA MANAFACTURE DE SÉVRES EM 1808, FABRICADO EM 1833, século  XVIII ( divulgação MAD)

                           VASO LA CARPA, DE EMILIO GALÉS ( 1846-1904) - (Divulgação MAD)

            CÔMODA  MERCADORA ATRIBUÍDA A JEAN DEMOILIN, CARPINTEIRO 1745 ( Divulgação MAD)

COPA RIVOLI, FABRICAÇÃO DE SÈVRES, DECORADO COM CENAS DA ODISSÉIA , EM PORCELANA DURA PINTADA EM DOURADO, 1866 ( Divulgação MAD)
                                                                                  (DIVULGAÇÃO DHbe e MAD
                                           (Divulgação  Musee des Arts Décoratifs - MAD)
MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS ( Divulgação)
                                           MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS  ( Divulgação)
                                                          MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS  ( divulgação)


          



                                       LONDON JAZZ FESTIVAL 2020



Em Londres,  em resposta ao bloqueio nacional deste ano, acontecerá o maior evento de música ao vivo da capital,  EFG LONDON JAZZ FESTIVAL, criado em 1992, que retorna em um novo formato,  para receber apresentações socialmente distintas em locais e eventos transmitidos ao vivo, durante 10 dias de Festival de Jazz, com mais de 350 shows, palestras, oficinas e um total de 2000 artistas, ao vivo e online, de 13 a 22 de novembro, no Kings Place
O EFG LONDON JAZZ FESTIVAL é conhecido mundialmente por apresentar uma mistura eclética de música com artistas de classe mundial e estrelas emergentes. feitos sob medida para encantar os fãs e o público, que  tem sido aclamado por seus programas ousados com artistas de diferentes gêneros musicais.
O Jazz, em suas raízes, é a música criada, desenvolvida e moldada pela cultura negra e o EFG trabalha há anos para promover a diversidade culturais  e as oportunidades para novos talentos.


       LINDA  MAY HAN  OH, TENDERLONIOUS, SHABAKA HUTCHINGS E YAZZ AHMED  ( Divulgação EFG) 
                                             SOUTHBANK CENTER  ( divulgação)

ALGUMAS DAS ATRAÇÕES  DO EFG LONDON JAZZ ESTIVAL:
AS FOTOS DIVULGADAS SÃO  DO LONDON JAZZ FESTIVAL,

FOTO  1  -  JUDY JACKSON - A MELHOR VOCALISTA DO ANO  (WIKIPEDIA)
FOTO  2  -  STEVE WILLIAMSON TRIO     
FOTO  3  -  SAM LEAK BIG BAND          
FOTO  4  -  FINI BEARMAN                         
FOTO  5  -  GILAD HEKSELMAN TRIO  COM MARK TURNER E KENDRICK SCOTT   
FOTO  6  -   LJO - ORQUESTRA DE JAZZ DE LONDRES      
FOTO  7  -   BRUNO HEINEN                       
FOTO  8  -   DAVID MURRAY                      
FOTO  9  -   ANGELICA SANCHEZ QUARTETO        
FOTO 10  -  BINKER GOLDING                     








                   AS VOCALISTAS DO ANO 2020, JUDI JACKSON, ALICE ZAWADZKI E GEORGIA CÉCILE ( Facebook)



                                                



                                       MUHAMMAD  ALI, UMA VIDA


No Rio de Janeiro, a Editora Record lançara no Brasil uma nova biografia até o fim deste ano, de Muhammad Ali  ( 1942-2016),
O jornalista e biógrafo Jonathan Eig para escrever as 770 páginas de Muhammad Ali, Uma Vida entrevistou 200 pessoas e teve acesso a documentos e gravações inéditas feita pelo FBI e pelo Departamento de Estado por causa da relação de Ali com Marthin Luther King, Malcolm X e Elijah Muhammad, líder da nação do Islã. Uma delas foi o grampo de uma ligação  entre o boxeador e King, em setembro de 1964, em que ele garante estar 100% com o ativista. Alerta, porém,  que não pode correr nenhum risco e que o pastor deve "tomar cuidado com os brancos".  Jonathan Eig traz uma nova análise sobre o boxeador. 
Pesquisadores assistiram as lutas de Ali que tinham  filmagens completas e contaram quantos socos ele deu e recebeu. Entre 1960 e 1967, quando o atleta estava em sua melhor forma, foram analisados 16 duelos. Neles definiu 2245 golpes e foi atingido apenas 1414 vezes. Já em suas últimas nove lutas, foram apenas 1349 socos contra 2197 murros recebidos.
O livro foi eleito o melhor do ano, em 2018, pelo Sports Illustrated,  e um dos 10 melhores livros de não ficção do ano pelo The Wall Street Journal,
Fonte O Globo,  do colunista Lauro Jardim (1/11/20)

                                                                                                                            JONATHAN EIG ( Facebook)


FOTO  1  -  MUHAMMAD ALI  ( PIN ON ART BY JOHN STANGO)
FOTO  2  -  MUHAMMAD ALI  ( WIKIPEDIA)
FOTO  3  -  MUHAMMAD ALI  ( BY ANDY WARHOL - 1977)

                                         
     MALCOLM  X, MUHAMMAD ALI, MARTIN LUTHER KING - (BIBLIOTECA  E MUSEU  LYNDON JOHNSON - USA - foto AP)



                                 




                               JIMMY NELSON,  THE LAST SENTINELS




Em Paris, foi prorrogada até dia 15 de novembro no Atelier Des Lumiéres, excepcionalmente a noite, durante o outono, a exposição imersiva  "The Last Sentinels", criada a partir de centenas  de fotografias tiradas pelo famoso artista Jimmy Nelson. Trata-se de uma viagem de cerca de 40 minutos no coração das últimas culturas e paisagens indígenas, ao redor do mundo.
Criada pelo estúdio Specter Lab, celebra a diversidade desses povos que vivem  em harmonia com a natureza. A exposição envolve o Culture Space que apoiou   financeiramente a Jimmy Nelson Foundation, que se esforça para reunir os povos do mundo em torno da preservação do patrimônio natural e cultural da humanidade,
A Fundação Jimmy Nelson foi fundada com o  objetivo de salvaguardar  as últimas culturas indígenas do mundo e compartilhar sua rica tradição com o resto do mundo e com esta  exposição   reconectar-se com o lado mais puro do planeta, que deu vida a impressionante  exposição "The Last Sentinels".
Jimmy Nelson, é um renomado fotógrafo, que combinou nesta exposição, fotografias, filmes, animais e sons para dar vida a uma experiência imersiva que presta homenagem aos povos indígenas.
O Atelier Des Lumiéres possui 120 projetores digitais e um sistema de som especial com 50 caixas de som.

                     A EXPOSIÇÃO FOI PRORROGADA ATÉ 15 DE NOVEMBRO DE 2020.

                                                 ATELIER DES LUMIÉRES ( DIVULGAÇÃO)
                                                           ATELIER DES LUMIÉRES    ( DIVULGAÇÃO)
ATELIER DES LUMIÉRES  ( Divulgação)
ATELIER DES LUMIÉRES  ( Divulgação)



ATELIER DES LUMIÉRES   ( DIVULGAÇÃO)
JIMMY NELSON - Twitter



                              
                              
                        
                            REMBRANDT ORIENT


Em Basileia, na Suíça, o Kunstmuseum Basel, apresenta desde o último sábado (31 de outubro), a exposição "REMBRANDT ORIENT, ENCONRO OESTE NA ARTE BAIXA DO SÉCULO XVII", apresentando mais de 120 obras. incluindo  além das pinturas, gráficos, desenhos, miniaturas, mapas,  livros, obras de arte, objetos de uso e pessoas  de todas as partes do mundo, então conhecidas que foram inspirações em sua criação.
A exposição aborda  deliberadamente as imagens do estranho, com o conceito de terra matinal e noite, que as pessoas na Antiguidade descreveram as áreas do mundo e o teste foi chamado de "Oriente", na época de Rembrandt. No século XIX e XX surgiu com o orientalismo, uma atitude excêntrica que exigiu autoridade contra os Países do Oriente Médio e do mundo árabe.
A curiosidade de Rembrandt Harmenszoon  Van Rijn ( 1606-1669), por tudo  estranho e seu apetite incansável como colecionador já eram lendários em sua vida e como artista,  colecionador e cidadão , entrou em contato com obras de arte de vários lugares do mundo.


                          DANIEL E CIRO  DIANTE DA IMAGEM DE BEL (Divulgação Basel)

       O PASTOR DAVI APRESENTA A CABEÇA  CORTADA DE GOLIAS AO REI DO POVO DE ISRAEL, SAUL
                                                                             (Divulgação Basel )
                                                  REMBRANDT  ( Divulgação Basel)

                                                   REMBRANDT  ( Divulgação Basel)


                                            



                         DELON: LES FEMMES DE MA VIE

Em  Genebra, na Suíça, o ex-ator e empresário francês Alain Delon, completará 85 anos neste domingo (8) se recuperando de um AVC em junho. O maior símbolo sexual masculino do cinema francês, atualmente mora na Suíça, desenvolvendo um trabalho de proteção animal, principalmente canino tal como Brigitte Bardot. 
Em maio de 2019 recebeu emocionado a Palma de Ouro Honorário no Festival de Cannes, por sua brilhante carreira carreira, totalizando mais de 80 filmes. Alain Delon recebeu o prêmio das mãos de sua filha Anouchka Delon, filha de Rosalie Van Breemen com quem Delon foi casado.
Sua relação com diversas lindas mulheres foi notória  durante décadas, desde os anos 50.
No livro "DELON: LES FEMMES DE  MA VIE" escrito  por Philippe Barbier e prefaciado por Brigitte Bardot foi lançado na França, há alguns anos atrás e  reúne cerca de 200 fotos em preto e branco e algumas coloridas, contando suas histórias amorosas com mulheres belíssimas e famosas.
Reproduzimos  algumas fotos do livro mostradas no facebook.
 

                                CONTEC                                    FACEBOOK                                            WIKIPEDIA          




FOTO  1 e 2  -  ALAIN DELON E DALIDA    ( Facebook)
FOTO  3 e 4  -  ALAIN DE LON E NATHALIE DELON  ( Facebook e Tumbir)
FOTO  5 e 6  -  ALAIN DELON E ROMY SCHNEIDER ( Facebook)
FOTO  6 e 7  -  ALAIN DELON  E BRIGITTE  BARDOT  ( Facebook e Buzz)
FOTO  8 e 9  - ALAIN DELON,COM MIREILE DARC E PELÉ  (GETTY IMAGES  E FACEBOOK)
FOTO 10 e 11- ALAIN DELON COM ROSALIE VAN BREEMEN ( BLOGGER O FALCÃO MASLTÊS E  BLIKK)
FOTO  12 E 13 ( ANOUCHKA DELON , (FILHA DE ROSALIE) e    ANTHONY DELON ( FILHO DE NATHALIE WIKIPEDIA E  ACHETRON)








ALAIN DELON COM O FILHO ANTHONY DELON  E A NETA ALYSON DELON     (PARIS MATCH



                                       


         ACONTECIMENTOS SOCIAIS  E CULTURAIS:


                                                 HAPPY BIRTHDAY  TO :

                                                         ED RIBEIRO - (ARTISTA PLÁSTICO
                                        VALDNA E LUCIANO RIBEIRO 


                                                



ILUSTRAMOS A EDIÇÃO 206 COM AS OBRAS DOS ARTISTAS PLÁSTICOS MOSTRADOS NAS REDES SOCIAIS:



                                                                       ALLISON GRAY
                                               MARIA NAZARE SANTOS 
                                                                 MURILO RIBEIRO
                                                        MULATAS DE CARYBÉ
                                                                      ENEL DESIR
                                                  GUILHERME NETO
                                                                ED RIBEIRO
                                                       MOEMA GUSMAO
                                                                ALFRED GUILLOU




ENCERRAMOS A EDIÇÃO 206 COM O PENSAMENTO DE RODRIGO CHUNG



OBRIGADO AMIGOS PELA LEITURA E ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO Nº  207  
ATÉ LÁ  !!!!!           





Nenhum comentário:

Postar um comentário